Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Rena Kornreich Gelissen...

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

Cláudia Beccari 11/08/2020

Irmãs em Auschwitz
Livro emocionante e cheio de detalhes sobre como funcionavam os campos de extermínio durante a segunda guerra mundial. Faz a gente sentir como se estivéssemos lá dentro, vivenciando todos os horrores e medos da guerra.

Jefferson Vianna 15/07/2020

Simplesmente estarrecedor...
Antes é preciso dizer que este livro é incrível e que a narrativa é muito envolvente. No entanto, confesso que eu deveria ter lido num outro momento, visto que não se trata de um livro fácil e leve. Os relatos de Rena K. Gelissen, uma das poucas sobreviventes do Holocausto é simplesmente estarrecedor, em muitos momentos fechei o livro e por um momento me recusei a acreditar nas atrocidades que Adolf Hitler foi capaz de causar a humanidade, por mera vaidade e ignorância. O livro é um relato biográfico, onde Rena narra as experiências vividas desde a sua entrega voluntária para o exercito alemão, até os incontáveis dias em que foi subordinada a escravidão nos campos de concentração nazista. A protagonista relembre com lucidez o período de aprisionamento, assim como a fome, as doenças e as torturas que encarou para sobreviver. É um relato assustador e apesar de ter sido escrito com simplicidade e elegância, deixa-nos um sentimento de incompreensão, revolta, mas, sobretudo de esperança, afinal, o relato de Rena faz-nos acreditar que a persistência e a fé podem nos levar além, para lugares melhores, onde encontraremos uma solução, mesmo em meio ao horror e a escuridão. Por um bom tempo não me esquecerei desta história. Leitura Recomendada.

Débora 01/06/2020

Livro emocionante como todos os relatos sobre a segunda guerra. Amei conhecer a história das irmãs

Macshime 13/07/2020

História emocionante, dolorosa e necessária.

Mandy 05/03/2020

Essa é uma história muito forte. Cada página detalha a crueldade humana e o sofrimento do povo judeu. É uma história que todos deveriam ler.

San 09/06/2020

Gostei muito.
Bem, apesar do tema pesado, a leitura flui bem.
Escrito de forma bem direta.
Já li vários livros sobre o tema, e a cada livro há algo não mencionado em outros.
Foi o caso desse livro.
Para quem gosta de ler sobre, indico a leitura.

18/10/2020

O melhor relato
Dos relatos reais que li sobre o holocausto esse é o melhor. Recomendo para quem quer ler sobre o tema.
A descrição e a maneira como Rena enfrenta a escravidão é maravilhosa.

jessica.guidolin 13/08/2020

A polonesa Rena se entregou de forma voluntária ao exército alemão e foi levada aos campos de concentração, acreditando ser campos de trabalho. Ela fez parte do primeiro transporte de vítimas levadas a Auschwitz onde ficou exatamente por 3 anos e 41 dias. ⠀

Logo no caminho percebeu que foi uma péssima escolha, porém mais do que a dor das atrocidades foi ver sua irmã mais nova, Danka, chegar ao mesmo local. A jovem se entregou também com a intenção de seguir Rena.⠀

Irmãs em Auschwitz relata o que Rena e Danka passaram no campo de concentração. Porém, o título do livro não representa apenas as duas, e sim outras irmãs que estiveram no campo de concentração. Tanto que o subtítulo original do livro é Uma história de irmãs em Auschwitz. ⠀

É possível acompanhar a rotina delas, todas as dificuldades, as pessoas que cruzaram os seus caminhos até o momento da libertação. ⠀

Para este livro, Rena contou com ajuda da escritora Heather que ouviu sua história de forma cuidadosa e registrou tudo em primeira pessoa. A intenção de Rena com o livro foi homenagear todas aquelas pessoas que a ajudaram durante este período triste de sua vida e também esperava que a dor de sua experiência fosse diminuída ao contar o que não tinha coragem por muito tempo.⠀

Heather e Rena se tornaram amigas e a escritora esteve lado da sobrevivente do Holocausto até o último momento da vida, em 2006.⠀

Eu costumo ler livros deste período da história, mas confesso que este me marcou e foi um dos que mais chorei no final. Apesar de muito triste, recomendo a leitura com toda certeza por admirar a coragem de Rena e sua irmã e a empatia que você encontra entre as vítimas, de como em meio ao caos pode haver uma pontinha de esperança.

@oilivros 16/05/2020

Choque de realidade! (@oilivros)
O nazismo é um tema que sempre me deixa angustiada e indignada com a capacidade que o ser humano teve em cometer atos tão bárbaros.
"Irmãs em Auschwitz" é uma história contada por Rena Kornreich, uma das sobreviventes do holocausto.
Rena faz chocantes relatos sobre cada barbaridade, tragédia, e desumanidade que vivenciou no nazismo. Ela lutou de maneiras inimagináveis para salvar a si e a sua irmã mais nova, Danka.
O livro também aborda a superação de Rena, de como conseguiu vencer seus traumas.
História comovente e inspiradora!

Laryssa.Costa 02/05/2020

Que bom ler uma história dessa e acalmar o coração de que as pessoas sobreviveram e tiveram felicidade, voltaram a ter prazeres simples, conseguiram formar suas famílias. Uma tristeza terem passado por algo tão sem explicação por conta de um sádico.

Malu.Rodrigues 04/09/2020

A história por quem a viveu
Irmãs em Auschwitz relata a história de duas irmãs - Rena e Danka - que estavam no primeiro trem feminino rumo ao campo de concentração de Auschwitz. A história é contada por Rena à jornalista Heather - que organiza seus pensamentos e monta o livro. Heather afirma, no prólogo do livro, que sua intenção era trazer ao livro a sensação de como se fosse Rena contando sua história ao leitor - o que, ao meu ver, ela conseguiu amplamente.
O livro torna-se um diferencial por basear-se na história verdadeira de uma mulher que sobreviveu à Auschwitz, passando por todas as fases da guerra no campo de concentração, e relata tudo pelo qual eram submetidas as mulheres presas lá. Apesar de não ser um livro extremamente detalhado, já que a história foi contada por Rena quando já era idosa, este livro nos expõe aos absurdos feitos pelos alemãs aos judeus nos campos de concentração - e admito que me deu náuseas em algumas passagens.
Achei um livro muito importante para quem se interessa sobre o assunto e é uma pena que não tenhamos tantos livros com a história verdadeira de judeus que sobreviveram aos campos de concentração para relatar a realidade que viveram dentro do regime nazista.

Marina 23/06/2020

Livraço
Eis uma ótima opção para quem nunca leu nada sobre auschwitz e pretende começar a entender um pouco sobre um dos eventos mais terríveis da história.

Monique 07/01/2016

Excelente
Como todo livro a respeito do holocausto, Irmãs em Auschwitz é comovente e emocionante. Talvez por se tratar de duas irmãs (e milhares de outras mulheres) em um campo de concentração. O livro relata nos mínimos detalhes a situação desumana daquele lugar, mostra de forma inteligente como Danka e Rena sobreviveram. Muito recomendado!!!
day 08/02/2016minha estante
é maravilhoso mesmo!!

Lidiane.Oliveira 20/07/2016minha estante
Livro maravilhoso

Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

crispujol 07/10/2020

Amei esse livro!
A renúncia e o cuidado de Rena com a irmã são uma das maiores provas do amor humano.

Maduassiss 08/05/2020

Recomendo
Um livro muito bom, principalmente, pra quem gosta de histórias de vivência em outras épocas. Mergulhei de cabeça e senti todas as emoções, às vezes mais de uma de uma única vez. Um livro de muito luta, persistência, ajuda e superação!