Irmãs em Auschwitz

Irmãs em Auschwitz Heather Dune Macadam

Resenhas - Irmãs em Auschwitz

day 08/02/2016

muito bom!
Um livro maravilhoso! A vidas das irmãs Rena e Danka ,contada pela Rena que foi enfim contada pelas mãos da Heather Dune Macadam.
Um livro além de real,também histórico,pois podemos acompanhar as datas históricas dos fatos que Rena viveu no rodapé das páginas do livro.
Uma história de superação,amor e união...além de ser maravilhoso,pois mostra o quanto as mulheres podem superar,vencer quando se unem.
Mulheres,milhares delas,lutando pela sobrevivência em auscwitz .
Mulheres que cuidaram umas das outras,que ofereceram proteção em um mundo tão corrompido pelo nazismo.
Um dos melhores livros sobre a segunda guerra mundial que já li,
Um livro que nos deixa pensativos sobre o tema: Milagres existem??
super recomendo esse livro.
Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Anna na biblioteca 06/05/2016

Uma emocionante e intensa história verídica!
Neste livro temos a história verídica das irmãs Rena e Danka, judias polonesas, filhas de camponeses que viveram de forma inacreditável, a experiência no campo de Auschwitz.
O cotidiano é preenchido com malabarismos para sobreviverem, se mantendo o mais saudável possível, a fim de escapar das seleções para as câmaras de gás.
Narrado sob o ponto de vista de Rena, que revela a rotina rígida, massacrante e perversa a que foram submetidas, com privações severas de alimentos e higiêne, bem como a influência constante da violência e doenças.
O livro traz momentos de emoção, amor e compaixão, através de atitudes inimagináveis, em um contexto onde ajudar o outro pode significar a própria morte.
Veja minhas impressões no vídeo do YouTube.

site: https://www.youtube.com/watch?v=_di_RZcjv2E

Isa 19/02/2022

Sobreviver
Uma história de sobrevivência emocionante que me prendeu cada segundo. Só pelo título você já sabe que é pesado e que não será fácil ler.

Rena é uma jovem judia polonesa, no começo de sua vida adulta, começando até a resolver questões como casamento, quando se vê no PRIMEIRO transporte de mulheres para Auschwitz-Birkenau, um campo de extermínio.

Em pouco tempo sua irmã mais nova, Danka, chega ao campo também. E Rena fará de tudo, tudo, tudo, tudo, para protegê-la.

Cada pequena ajuda contou, mesmo um olhar. Cada ato de solidariedade e empatia, por menor que fosse, fez com que essas irmãs sobrevivessem tantos anos em Auschwitz-Birkenau e também sobrevivessem na Marcha da Morte.

Como todo relato do holocausto, o livro descreve os horrores e crueldades que aconteceram dentro dos campos. Além de como Rena, Danka e suas colegas fizeram para sobreviver.

É impressionante a força de Rena, que surgia todo dia, mesmo na situação totalmente insalubre em que vivia. Sua luz continuou brilhando, mesmo que por vezes fraca, e assim não deixou a de sua irmã Danka se apagar.

É um relato forte e emocionante. Você se sente próximo da Rena. Recomendo muitíssimo.

Rose_Asano 18/11/2016

Difícil entender como o ser Humano pode ser cruel.

Taci 22/06/2017

Esse livro merece 5 estrelas! Nos traz uma narrativa real e bastante detalhada da "vida" de duas irmãs no campo de concentração/extermínio de Auschwitz. Cada dia de sobrevivência de Rena e Danka é, de fato, uma batalha vencida, não apenas em relação às circunstâncias externas (câmeras de gás, experimentos degradantes, execuções, surras, falta de higiene e alimentos) mas também em relação ao íntimo de cada uma delas (que, em alguns momentos, "fraquejou" ao desejar se entregar e acabar de vez com tanta humilhação). Nos mostra o quanto havia solidariedade humana, mesmo em condições tão desumanas, e nos faz perceber como pequenos gestos são capazes de grandes feitos, por renovar as esperanças dos sofredores, por lhes dar uma verdadeira injeção de ânimo. Rena, apesar de todo ódio ao redor, recebeu pequenas doses de amor no campo, doses que ela nutriu e multiplicou o quanto foi capaz.

Nandadc 16/07/2021

História incrível!
Uma história verdadeira, contada por alguém que sofreu por diversos anos nas mãos dos alemães mais cruéis, mas ainda assim conheceu pessoas de coração bom e gentil.
A história te faz chorar do começo ao fim, é dolorosa e pesada ao coração. É linda a lição que Rena deixa pra quem o lê. Eu amei tudo; a escrita, o enredo, os detalhes.
Poderia ter lido mais depressa, mas às vezes é difícil digerir uma leitura tão triste e penosa quanto essa.
Recomendo muito a leitura, porque apesar de ser triste, nos traz muita informação sobre o que acontecia nos campos de concentração e também nos traz a força e resiliência das pessoas que sofreram e deram o seu máximo para sobreviver.

Duda 05/02/2022

Livrão! Por muitas vezes fiquei chocada com a bondade da Rena. Acho que eu não seria assim. Ela e a irmã tinham uma relação muito forte e foi isso que as ajudou a serem salvas. Acho que a escritora foi muito fiel as palavras da Rena. Como sempre, posso ler o que for sobre o holocausto, não consigo acreditar. Vale a Pena a leitura e te da um conhecimento inexplicável.

Neta Austen 01/03/2022

Uma luta pela sobrevivência
"O coração é grande demais, por isso não odeio. Odiar é deixar Hitler vencer".
Essa é uma daquelas histórias em q vc ñ deve se envolver muito emocionalmente, pois viver na pele de um judeu q é refén do Holocausto... ñ é recomendado para ninguém, principalmente sabendo q é um depoimento de uma sobrevivente. Esse livro tem MUITO gatilho, e até msm um pouco de romance, vou demorar muito tempo para absorver o q eu acabei de ler e tentar ñ cair em desespero com o q eu acabei de vivenciar.

Iraci.Messias 28/07/2020

Um dos meus livros preferidos da vida. História real que faz chorar e te envolve 100%. Tão explicativo que se um dia eu for a Auschwitz vou levar como guia.

Nayane15 22/03/2023

Rena e Danka foram fortes. A história é comovente e nos prende. Pra quem gosta do tema, é uma excelente leitura.

Caroles2 08/09/2022

Grande relato! Foi muito interessante conhecer a história das duas irmãs em Auschwitz-Birkenau, seus desafios e conquistas. Recomendo leitura para que os erros do passado não se perpetue no futuro.

Kely 24/10/2021

Emocionante e forte
Irmãs em Auschwitz nos conta sobre a vitória de Rena e Danka, duas irmãs judias, sobre o ódio de Hitler. A história é forte, contém muitos relatos dolorosos e angustiantes, mas também nos faz admirar a coragem e a força de Rena, que enfrentou seus dias no campo de concentração com muita força, sempre fazendo o seu melhor para sobreviver juntamente com a irmã.

É lindo ver o amor de Rena e Danka como uma fonte de vida em meio à tantas mortes e injustiças. Este não é o primeiro livro que leio sobre o Holocausto, mas certamente foi o mais doloroso que já li, pois contém relatos muito fortes.

É assustador pensar que o mundo já adorou homens deprimentes no passado. E ainda mais assustador, pensar que muitos iguais a ele ainda existam, matando seu próprio povo de fome, negligência e sendo guiados pelo ódio. Apesar disso tudo, o amor ainda vencerá

Eduarda 26/11/2021

Demorei tanto para ler esse livro, primeiro porque o relato de Rena é tão tocante que é impossível não passar pelos mesmo sentimentos que ela: a dor, o medo, a tristeza, a ansiedade e o nada. Porque, há um momento no livro em que a desesperança da personagem é tão grande, que, infelizmente, nos tornamos desesperançosos também. Outro motivo que fez com que essa se tornasse uma leitura tão difícil e marcante para mim, foi o fato de tudo ter sido real. Totalmente real, as mortes e a crueldade, os vilões e o nazismo. Tudo aconteceu. Milhões de seres humanos, tão humanos quanto o restante do mundo, sofreram crueldades imensas.

Eu acredito que todos deveriam ler essa história, é claro, ela é forte demais, e acredito que pode gerar muitos gatilhos a muitas pessoas. Mas é impossível não se sentir afetado ao ler sobre o que Rena e Danka e mais um milhão de judeus passaram. Se decidir ler, saiba que seu coração vai ficar apertado em diversos momentos, se não ficar durante todo o livro. Tenha em mente que é uma leitura difícil, emocionante, mas vale a pena. Também saiba que, felizmente, Rena e Danka tiveram finais felizes.

Cleo.Padua 16/04/2020

Uma história de uma sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz,então,somente pode ser uma história muito,muito mesmo,triste...mas também uma história comovente de luta pela sobrevivência,su...a e do próximo que vc possa,consiga ajudar. Uma história de vida que faz vc ver a maldade,crueldade ,da forma mais desumana, de um ser humano para com o outro em uma ?luta?para purificar a raça ?humana?. Detesto livros tristes,que te faz chorar... amo história,de conhecer fatos,o saber do porquê e como aconteceram,por isso os leio.Mas o final é um final ?feliz ?,ela mesma conta sua história,como um legado para deixar para os filhos,e isso mostra que ela conseguiu superar não somente manter-se viva,corpo,mas também a alma.