Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Lian.Cazzarotti 21/03/2024

Raso
O livro "Guia Politicamente Incorreto da Economia" apresenta uma fórmula clássica e quase mágica para atrair um leitor curioso e desprevenido. Em minha primeira leitura, fiquei encantado com as meias verdades, os bordões e jargões contundentes, e a tentativa de ser "imparcial" em suas abordagens.

No entanto, após adquirir conhecimento durante minha graduação e ao estudar a economia brasileira e seu (sub)desenvolvimento, percebo agora o quão insatisfatório é este livro. Embora sua escrita e abordagem sejam envolventes, sua análise macroeconômica da economia brasileira é decepcionante. É compreensível que um repórter escrevendo sobre economia possa resultar em uma fonte rasa de ideias que transborda por várias páginas, repletas de espantalhos criados à sombra de uma ideologia liberalóide do período pós-Dilma.

Para que este livro cumpra verdadeiramente sua proposta como um "guia politicamente incorreto da economia brasileira", é essencial que haja um maior aprofundamento nos conceitos econômicos e um compromisso mais rigoroso com a consistência em suas análises. No entanto, é desafiador imaginar que os escritores, leitores e admiradores desse tipo de obra estejam interessados em algo além do viés da confirmação.
AliJu 21/03/2024minha estante
Já ouvi que toda a série é assim

Eder.Machado 05/03/2024

Algumas coisas tem explicação, outras não...
Novamente o autor sem papas na língua nos mostra porque algumas coisas acontecem no nosso país e como uma visão atrapalhada das coisas prejudicam todo o desenvolvimento de uma nação. E por outro lado, como ideologias conseguem fazer muito mal para economia.

Antonio Maluco 21/02/2024

Economia
O livro conta várias histórias sobre o Brasil e sua a economia brasileira e seus personagens que fizeram parte dela

Leandro423 16/08/2023

Contém possíveis spoliers
Quarto e último livro que leio do Narloc. E sempre a mesma histeria coletiva de alguém que não curte o viés do cara.

Ele escreve muita bobagem, concordo, porém muita coisa é válida e esse livro não é diferente.

Se vc tem um viés de esquerda nem leia, ele mexe em muitos dogmas que ninguém está afim de debater e logo vai soltar a palavrinha mágica "fascista".

Se vc e de direita, muita coisa é furada, não abrace tudo que está escrito.

No máximo e onque tenho a dizer.

Surrender_Nih 02/08/2023

Bom para matar o tempo, apesar do forte viés
Não tenho muita coisa a falar desse. Eu não concordo com muitas coisas que foram defendidas e não tem como ignorar o forte viés que o autor tem e expressa durante todo o livro. Também achei a parte sobre os erros dos analistas meio apelativa.

Dou 2,5 pela distração e por me ter feito rir e lembrar de uns conceitos econômicos das aulas.

skuser02844 01/06/2023

Você não entende de economia! Sinto muito.
Quando eu era criança, lembro de achar certos assuntos complexos e dificil de entender. Economia, política, religião, o programa do Jô. Coisas que requeriam um estudo aprofundado no tema para que possamos de fato entender e até mesmo aproveitar.

Conforme cresci e alguns desses temas acabou se tornando tópicos na minha vida, inevitavelmente fui pesquisando, lendo livros, consumindo filmes e documentários para expandir o meu conhecimento sobre determinado tema que eu não entendia.

A cada novo progresso nesses temas eu pensava, caraca, isso é mega complicado, sou burro demais, vou largar essa vida e me jogar no entretenimento barato e agrádavel que eu posso assistir sem prestar atenção. O que é a melhor coisa. Não existe nada melhor que olhar um filme e durante as cenas se perder na sua própria insignificancia, enquanto você tenta controlar uma possível crise de ansiedade, mas tudo voltar ao normal quando o Mufasa cai da montanha por causa do Scar.

Só ressalto que de nada adiantava procurar sobre os temas.

Só que esses em certos momentos, acontecia coisas mágicas, eu lia algum livro que eu entendia demais. Finaliza o livro com aquela sensação de "sou o novo Albert Eisnten". Como pode uma criança de 14 anos ter tanta compreensão sobre assuntos complexos.

Vou te explicar como. Quando o determinado contéudo que consumimos não se aprofunda em nada e vive apenas a base de um raciocinio básico, sem muito fundamento e completamente sensacionalista.

E esté livro é praticamente isso.

Quando terminei esse livro, lembro de me sentir o cara mais genial do mundo. Olha para mim, uma criança lendo um livro de economia e entendendo. Parecia até o Paulo Guedes achando que entende de economia, mas na verdade eu só estava alucinado na minha própria ignorancia. Assim como o Paulo Guedes.

Esse livro surge para que algumas pessoas confusas, achem que entendem tudo de economia, para poder criticar outras pessoas que comentam sobre economia e não sabem nada. Mas deixa eu te contar uma pequena coisa meus amigos, vocês que leram e as pessoas que não leram esse livro, tem o mesmo nível de conhecimento sobre o tema. A única diferença é que por ter lido um livro que tem tanta credibilidade quando as opiniões do Monark, você se acha inteligente demais, mas no geral ambos não fazem ideia do que estão falando.

Dica: Ler um livro não te torna especialista no assunto, então pare de achar que você é inteligente. Lembre-se, você não é tão inteligente quanto imagina.
Surrender_Nih 01/08/2023minha estante
Adorei sua resenha!

lucas.pinheiro.5815 18/04/2023

Mais da série
Título: Guia politicamente incorreto da economia brasileira.
Autor: Leandro Narloch ??
Ano: 2015

De viés liberal, esse livro questiona grande parte do que a ?opinião pública? brasileira entende como sendo o óbvio no que diz respeito à economia.

Privatizações, regulamentações, sindicatos, mais privatizações, contradições políticas? tudo isso é levantado de uma forma que faz com que o leitor, se não concordar com o autor, seja levado a um momento de reflexão que pode balançar algumas dessas ?verdades? com as quais todos os brasileiros foram acostumados a ouvir na tv.

Ana 26/03/2023

Lucro é alegria
Há muito tempo eu queria fazer essa leitura e aproveitei hoje, Domingo, para continuá-la. Sobre o Guia: Narloch fez uma criteriosa pesquisa sobre o assunto, e se expressa de um jeito que até o mais leigo leitor pode entender. Aqui há de tudo um pouco: capítulos sobre sindicatos, leis trabalhistas, políticos picaretas, sobre como a taxa de natalidade influencia na renda, sobre o poder do Estado e em alguns casos, sua ineficiência, etc. Cabe lembrar que o autor obviamente desagrada a esquerda, pois a única coisa que faz é falar de economia de forma lúcida.
Aos leitores com o pensamento mais liberal: leiam. Vão terminar o livro com um conhecimento menos nebuloso sobre economia.

Jéssica 12/02/2023

Gosto bastante da linha desse livro, os fuias politicamente incorreto, neste em especial alguns capítulos não concordo mas achei maravilhoso ler opiniões diferentes e ter um novo olhar

Erick 06/01/2023

Leitura bem interessante, na verdade, muito interessante. O Autor faz muitas referências a governos passados, infelizmente o livro é de 2015, então para no governo Dilma 2, mas as referências usadas até em governos do final do século XIX, dá uma boa ideia de que nosso problema com a economia vem de mais de 100 anos de erros e acertos. No caso, mais erros.
Leandro Narloch fala sobre impostos, leis trabalhistas, que atrapalham o trabalhador, ganhadores do prêmio Nobel em economia e seus ideias, etc.
Tudo que o autor fala, e usa como exemplo, ajuda o leitor a entender com clareza a ideia passada.
Portando, eu considero uma leitura necessária. Muitas coisas tratadas no livro, não são fáceis de se encontrar, ainda mais com o jornalismo atual. Sendo assim, o leitor terá uma visão melhor da economia, uma nova visão crítica.
#Bonslivros

Rodrigo Montalvão 29/10/2022

Dinâmico e esclarecedor
Narloch não abre mão do tom bastante didático que acho que ele tem,e também não deixa de fora sua ironia característica!Fora alguns comentários um pouco exagerados para firmar as ideias de cada capítulo e manter uma estrutura coerente dentro do contexto específico do livro,acho que vale tanto para introdução como para se obter uma visão mais ampla da ambivalência que é a Economia e mesmo o contexto político partidário do Brasil!

Gabriel.Fernandes 08/09/2022

O guia básico que todos deveriam, no mínimo, saber.
Acredito que qualquer pessoal que tenha senso crítico sempre irá discordar de uma ou outra coisa, mas igual mencionei, o livro é uma excelente opção pra quem tem pressa em saber um pouco sobre a economia do nosso país. Da descoberta até a atualidade o nosso governo cometeu e ainda comete uma série de fatalidades, da corrupção a ingerência, que prejudicou e ainda prejudica, e muito, nossos bolsos, a inflação que já atingiu uma porcentagem que dá medo em qualquer pessoa. Enfim, não vou me alongar muito na resenha, espero que desfrutem e procurem saber um pouco da história da economia nacional, tenho certeza que durante a leitura muitas indagações serão levantadas, bem como muitas pesquisas, todas com fontes ao fim do capítulo, mostrarão muita coisa importante.

pampamcviana 28/06/2022

Ele vai te incomodar
Não precisa concordar com todas as suas explanações (eu mesma não concordei), mas é bom saber que existem visões diferentes de um mesmo mundo. Apesar de escrito em 2015, suas percepções podem ser aproveitadas neste ano de eleição. Economia é um assunto que me interessa, talvez por isso tenha gostado.

Indico este livro para todos.

Marcelo 17/12/2021

Guia Politicamente Incorreto da Economia - L. Narloch
POLÍTICA ECONÔMICA
LUCRO É ALEGRIA
VAMOS PRIVATIZAR O MAR, O AR E AS ESCOLAS
O BRASIL É DESIGUAL PORQUE É DIVERSO
NÃO PODEMOS VIVER SEM OS BANQUEIROS

? "Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira" foi escrito pelo Filósofo Leandro Narloch e publicado pela editora Leya em 2015.

Economia, privatização, estatais, lucro, capitalismo. Essas são algumas das palavras mais usadas no livro do autor, no qual ele vem desmembrar um pouco da história econômica do Brasil, de uma forma pouco convencional do que ouvimos por aí, por isso o "incorreto" é usado no título.

Narloch, como um bom seguidor do politicamente incorreto, trás assuntos polêmicos à tona, mas não para fazer "birra", mas sim para mostrar que as coisas não são do jeito que talvez pensamentos.

Alguns capítulos chamam atenção pelo título, como "O mito do trabalho escravo", "As leis trabalhistas prejudicam os trabalhadores", "Por que mulheres ganham menos que os homens", "O PT contra o bolsa família", enfim, uma diversidade de assuntos polêmicos. O trabalho escravo realmente existe, e como é? As leis trabalhistas realmente nos ajudam? As mulheres ganham mesmo menos que os homens? As possíveis respostas estão no livro, mas fica aí o questionamento para essas perguntas e outras que surguem no livro.

Mas não pense que ele trás isso apenas com falácias ou achismos. Leandro nos trás diversas pesquisas e provas de que tudo que ele diz está pautado em algo que foi pesquisado e analisado. Um trabalho minucioso e muito bem escrito.

Eu gostei da leitura, ele trás uma visão interessante da política econômica brasileira, não só do momento no qual ele escreveu o livro (até 2015), mas porque ele traça uma linha do tempo pra gente entender um pouco de como chegamos onde chegamos.

Alexandre.Nunes 07/11/2021

É preciso ter atenção
É sempre bom analisar o viés econômico liberal. Um livro com ideias interessantes e muitas tolices também e algumas sem sentido. O importante é propor o debate e as soluções de um problema crônico, a economia brasileira.

1 | 2 | 3 | 4