Auggie & Eu R. J. Palacio

Resenhas - Auggie e Eu

Patty Lima 31/03/2024

Essa "continuação" de Extraordinário é bem gostosa de ler. São três pessoas que, de alguma forma, se envolveram com Auggie e que, mesmo não sendo ou continuando tão próximos, teve sua vida afetada pelo menino. É como voltar pra escola.

Uélita 23/03/2024

O lado do Julian a história de amor e amizade da avó é do Julian... o outro lado de Charlotte e plutão...

Rayane.Raposo 22/02/2024

Aqui temos os três pontos de vistas de Julian, Plutão (Christopher) e Shingaling (Charlotte). Todos os personagens relatam como é sua relação com Auggie e ao mesmo tempo mostrando suas especificidades e seus próprios dilemas, fazendo com que cada história seja independente do plot original, mesmo acontecendo no mesmo universo da história principal. Gostei muito de saber mais sobre cada personagem, principalmente o relato da avó do Julian para o neto.

Lindiane Nascimento 15/02/2024

Julian, Chris e Charlotte
A autora teve a surpreendente ideia de explorar melhor as histórias de vida dos personagens Julian, Chris e Charlotte. Adorei conhecer melhor eles e feliz que Julian se arrependeu pelos atos de bullying. Queria conhecer melhor a Summer, aparentemente uma menina muito amiga e gentil.

Nana10 23/01/2024

Esse livro se tornou uma joia rara pra mim. Eu tenho um carinho maior por ele, do que pelo "primeiro" livro. É angustiante, mas é tão bom, tão gostoso, lembro que li em um dia e mal mudei de posição pra não perder nenhuma palavra
Agradeço mt por ter comprado esse livro (e não outro do john verde)

Vini Nigmann 10/01/2024

No fim vemos que a gentileza nos rodeia
Em Auggie & Eu somos apresentados a três perspectivas diferentes em histórias que não se entrelaçam. A primeira é de Julian Albans, o garoto que praticava bullyng com August. E como apenas tínhamos a história dele contada por terceiros, agora temos o ponto de vista dele perpassando por alguns eventos do primeiro livro. E vemos a falta de empatia que ele tem até dado momento, e como uma história dentro de outra, temos sua avó contando uma triste lembrança de infância, que ela acha importante apresentar ao neto. História esta que futuramente resultou em uma Graphic Novel, e que foi adaptada ao cinema como "Pássaro Branco".

A segunda, é narrada pelo amigo de infância de Auggust, Christopher. Que se passa ao longo de um dia (Mais especificamente o dia seguinte em que a cadela de Auggie, Daisy, morre). O mais interessante desse conto foi a perspectiva de uma criança que cresceu com Auggie e aos poucos foi percebendo como ele era diferente, mas ao mesmo tempo o conhecia. Além da interação com a família Pullman e a amizade das duas famílias.

Já o terceiro é do ponto de vista da terceira criança que o Sr. Buzanfa convida ao comitê de boas-vindas à Auggie, Charlotte. Que por mais que se passe diretamente na escola, ao longo do ano, funciona quase como uma história independente, com os circulos de amizade se formando entre duas outras personagens, Summer e Ximena. E Charlotte sendo uma criança que, mesmo tentando não fazer nada de ruim, também prefere não se posicionar contra o que ela presencia de errado.

As três narrativas tem em comum, além que de alguma forma estão relacionadas ao Auggie, a ideia que a autora já nos afirma na introdução. Que as crianças que venham cometer atitudes ruins, não são necessariamente "crianças ruins". E que as pessoas tendem a serem boas.

Stefanie.Rogelin 04/01/2024

Auggie & Eu
Esse livro não é uma continuação de Extraordinário, a escritora deixa isso bem claro no início do livro.
Ele é dividido em três capítulos onde conta como a presença de Auggie mudou a vida dos personagens...
Leitura rápida, simples, linda e extraordinária!
Quem gostou do primeiro livro e do filme certamente vai gostar de saber o lado dos outros personagens.

Bruna Moraes 04/01/2024

Auggie & Eu
Composto por três contos, o livro "Auggie & Eu" é uma extensão de "Extraordinário", por explorar a percepção dos personagens Charlotte, Julian e Christopher, mencionados na edição anterior, mas com pouco destaque. Neste livro, a vida desses personagens e suas atribuições são fundamentais para compreendermos a relação deles com Auggie e com todo o exterior.

Shingaling, recebe esse título em referência a um tipo de dança desenvolvida por Charlotte, a qual é caracterizada no livro como uma garota amável, "certinha" e estudiosa. Por essa razão foi uma das selecionadas pelo diretor da escola para recepcionar Auggie, no seu primeiro dia na instituição, apesar de não ter feito muito esforço para ser sua amiga, Charlotte também não participava das brincadeiras de mau gosto do restante dos alunos, preferia ser manter neutra a prejudicar sua possível popularidade.

Fazer parte do grupo das populares: Savanna, Ximena, Ellen, sua ex-melhor amiga, e Gretchen, era o desejo de qualquer aluno. Ao ser selecionada, para o grupo de dança da professora Atanabi, foi a sua chance de se aproximar de Ximena e Summer, que estava além de ser popular, mas descobrir o verdadeiro significado da amizade, juntas compartilharam segredos, histórias e sentimentos. Pouco se menciona nesse livro sobre o próprio Auggie, tendo como foco maior a personagem Charlotte e seus atos de solidariedade e o valor da amizade.

"Às vezes, as histórias não têm finais felizes. Às vezes, os finais inclusives são tristes".

O capítulo do Julian conta a história do garoto que praticava bullying com Auggie, desde o momento que o viu, no entanto, ao ler sobre a parte de sua vida é compreensível suas atitudes, mas não justificáveis. Os seus pais o mimavam demais, até quando agiu de forma ruim não foi repreendido, a sua mãe também contribui para as atitudes do filho, agindo como se Auggie não existisse, apesar disso sua avó é o ponto fora da curva.

Através das história de "Maman", Julian reconhece que foi cruel sem motivo e pede desculpas. Os filhs são os reflexos de seus pais, a ausência de afeto e compreensão para com o Julian, o fizeram uma criança cheia de ódio, pronta para descontar no primeiro que passar, toda sua raiva e assim fez, mas foi humilde para reconhecer que havia errado.

"...a vida está diante de nós. Se perdermos muito tempo olhando para trás , não vemos aonde estamos indo".

Plutão conta a história do primeiro melhor amigo de Auggie, o Christopher, que juntos descobriram o amor por Star Wars e pelos planetas, por essa razão o nome do capítulo. No início, a aparência de Auggie não era um problema, pois não via o amigo com olhos diferentes, como as outras pessoas faziam.

Contudo, isso mudou, quando fez novos amigos e percebeu que também estava com vergonha que o conhecessem, do que iriam pensar ou se iriam rir de sua aparência. Não era fácil ser amigo de Auggie, mas com certeza não era fácil ser ele e nem estar na pele de sua família, mas com tudo isso eles eram felizes, sempre amáveis, por isso quando os conheciam decidiam ficar perto da família Pullman. Três contos que foram suficientes para envolver o leitor e matar a saudade de Auggie.

"Às vezes, as amizades são difícies".

Soso.okamoto 04/01/2024

Adorei esse livro. Como uma pessoa ja obcecada pelo livro original, me encantei em encontrar mais pontos de vistas em relacao à historia. Gostei de como da pra entender o lado da historia de outros personagens.

Jasmim.Voos 27/11/2023

É a continuação do livro Extraordinário. O livro é a união de três pontos de vista diferentes, que não foram mostrados na 1ª história. São contadas as histórias de Julian (o menino "popular", que fazia bullying com auggie); Christopher (Plutão. Um dos melhores amigos de infância de auggie) e Charlotte (Shingaling. Aquela menina que apenas cumprimentava ao passar do lado no corredor e não era muito próxima dele).
Eu quase chorei muitas vezes, e dei muitas risadas ao longo do livro. Ele em si, não se trata de August Pullman, mas mostra como cada personagem o vê. Se você leu o 1° livro (Extraordinário) e gostou, leia essa "versão", vai sentir raiva e amor pelos personagens, É um livro simples e rápido de ler.

Rolain.y 26/10/2023

Continuação de Extraordinário.
Gostei dessa continuação, mas acredito que poderia ter sido melhor, esses personagens poderiam ter sido mais desenvolvidos (principalmente o Christopher). E por mais que a intenção desse livro tenha sido compreender o lado do Justin eu não consegui sentir tanta consideração assim por ele, não, é continuo odiando a mãe dele até porque nada justifica ela ser uma adulta imbecil do jeito que é.

Calandrine0 12/09/2023

Uma boa leitura. Fala sobre gentileza, como no livro Extraordinário, mas agora focando em pessoas próximas de Auggie, que tem suas vidas afetadas por ele, mas que não vivem como se ele fosse o sol (entendedores, entenderão).
Este livro mostra que cada pessoa está vivendo uma batalha e por isso todas devem ser aplaudidas pelo menos uma vez na vida (entendedores de novo)
Mostra também que devemos cuidar dos nossos traumas, pois pessoas feridas ferem outras pessoas, já dizia Juliette.
E que nenhuma amizade fica velha para ser vivida, todas tem seu lugar, podem mudar de posição, mas sempre estão lá para nos acolher.

pascalevm 02/09/2023

Muito lindinho e bem adolescente
Minha filha leu pra escola e ele tava aqui de bobeira na estante. Como eu já tinha lido e assistido ao filme Extraordinário, resolvi ler esse também. Muito fofinho e com uma linguagem bem pra adolescentes. Quando lemos Extraordinário, focamos no lado do Auggie o tempo inteiro. Em Auggie e Eu, a gente cai na real que cada uma daquelas crianças tem uma vida própria e problemas. Tirei de lição: a gente acha que o nosso problema é sempre maior do que o dos outros. E é mesmo. Porque é um problema que afeta a vida da gente e não do outro.