Do Comunismo

Do Comunismo Vladimir Tismaneanu

Resenhas - Do Comunismo

Vinícius 29/05/2022

O comunismo Europeu de Lênin a Stálin
O livro do professor romeno de ciências políticas, Vladimir Tidmaneanu, descreve as mudanças do comunismo de Marx até os Bolcheviques de Lenin e Stalin e como as mudanças dos regimes totalitários penetraram com seus seguidores e ideólogos nos países europeus. A maior parte do livro é dicada ao comunismo de N. Ceausescu na Romênia. Não deixando de comentar a influência de G. Luckas, Gramnci e Croce. As últimas 50 páginas é dedicada a escritores e estudiosos de referências na Europa temas do comunismo boa países do leste europeu. Vale a pena para quem queira profundas pesquisa no tema. Livro bem monótono em muitas partes.

davidplmatias 06/02/2019

Análise das ditaduras comunistas com um olhar crítico justo. O livro é ótimo em termos de conteúdo histórico científico, mas é enfadonho, tens que ter muita concentração e vontade de ler.

Marco 12/09/2016

Do Comunismo - Carência de profundidade
O livro do cientista político Vladimir Tismaneanu prometia "iluminar o destino do comunismo como religião secular, como fantasma oracular com ambições de explicar a totalidade do mundo e o mistério da vida". Sim, o autor adverte não se tratar de um "tratado" mas sim um convite à reflexão. O que se pode perceber logo de pronto pelo estilo adotado (artigos).
O problema é que com exceção dos capítulos concernentes até a página 147 (a valer, excelentes e ainda temperados pelo estilo de escrita do autor), tudo se torna muito esparso, não dando aderência alguma para convites à reflexões sobre o tema. De fato recebemos uma cachoeira de informações (bibliografias, documentários, biografias, etc) que muito acrescentaria ao saber daqueles ávidos pelo estudo. Grande contratempo é saber que a esmagadora maioria dos brasileiros dificilmente terá acesso à esse material.
Outro problema se encontra diretamente ligado ao citado anteriormente. O autor escreve para aqueles que parecem possuir grande familiaridade com o regime comunista romeno. Toda a experiência então passa a ser maçante, devido a mixórdia de nomes e localizações romanis, eslavas, magiares, etc. A impressão que passa, é de estar lendo um livro de "Bate Bola" com Milton Neves citando jogadores romenos...
Sim. A piada foi ruim. Eu sei.
Mas enfim. Livro recomendado para aqueles que já possuem familiaridade com o tema.
Jossi 27/02/2017minha estante
Mesmo assim, vou tentar ler e apreender alguma coisa, já que sabe-se ter sido o comunismo, na Romênia, uma verdadeira tempestade destruidora.