Os Livros da Selva

Os Livros da Selva Rudyard Kipling

Resenhas - Os Livros da Selva

Lobinha Sincera 01/02/2024

Os contos são divertidos e com várias críticas ao ser humano, as histórias com Mogli são as mais envolventes

Tiago 31/12/2022

O maravilhoso mundo da selva...
Aqui o autor faz uma grande viagem sobre as lendas indianas e ao mesmo tempo consegue nos passar a visão de um Mogli tomado por conflitos internos e externos. E é possível elencar a natureza desses conflitos, eles se dviidem entre éticos, culturais e acima de tudo a grande questão de onde ele realmente pertence. A escolha de Mogli não é fácil, está entre a selva que o acolheu e o aceitou como ele é, ou na civilização onde estão seu pares e semelhantes e assumir seu lugar como homem...

Lista de Livros 13/10/2022

Lista de Livros: Os Livros da Selva, de Rudyard Kipling
“– Muita cortesia é tão ruim quanto muita descortesia, pois, como diz o ditado, coalhada demais engasga o hóspede.”
“– Ninguém é feliz da cabeça aos pés.”
“– Amanhã caçamos a caça de amanhã.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/09/os-livros-da-selva-contos-de-mowgli-e.html

Cris 21/07/2021

Natureza, Família e amizade
"Como o cipó emaranhado, a lei vale para os dois lados…
Pois a força do bando é o lobo e a força do lobo é o bando." Pág. 199

A história de Mowgli é contada ao longo dos dois livros em vários contos, sem estar em sequência, que narram desde sua infância até a fase adulta. O curioso é que no apêndice, tem o conto “Dentro da rukh”, que foi a primeira história que o autor escreveu sobre Mowgli, mas é na verdade, a última, pois nos mostra Mowgli como homem.

O autor, que nasceu na Índia e viveu a maior parte de sua vida na Inglaterra, se inspirou muito em sua terra natal para escrever seus contos, que têm forte influência na natureza de seu país. Inclusive, o autor cita várias espécies de Fauna e flora em seus contos.

Como em todos os livros de contos, sempre tem aqueles que nos agradam mais do que os outros. Infelizmente, eu não consegui me conectar à maioria dos contos e acabei gostando mais dos que têm o Mogli como protagonista e alguns outros. Apesar da grande riqueza cultural indiana que os contos nos trazem, como comidas e religiosidade, eu não gostei tanto da narrativa.

Livro 1

Os irmãos de Mowgli - Esta é a história original de Mowgli, de quando ele foi resgatado do tigre pelos pai lobo e mãe loba. É um clássico e uma delicinha de ler.

A caçada de Kaa - Esta história conta também uma parte da história de Mowgli, com foco no personagem Kaa, que é uma serpente.

“Tigre! Tigre” - Também conta parte da história de Mowgli e de sua luta com o tigre Shere Khan.

A Foca Branca - Este é um dos que mais gostei. Fala sobre extinção, caça predatória, e um tipo de foca que tenta encontrar um lugar seguro para sobreviver.

“Rikki-tikki-tavi” - Esta história também é bem legal. É sobre um mangusto que é adotado por uma família de humanos e enfrenta uma naja.

Toomai dos Elefantes - Este eu gostei. Conta a história de um elefante, e uma lenda existente entre eles.

Servidores de Sua Majestade - Este narra um encontro político de países, entre um vice-rei e um emir. Os personagens principais são cavalos, burros e camelos. Não gostei do conto.

Livro 2

Como surgiu o medo - Mais uma história de Mowgli, que passa por um momento difícil com os outros animais da selva. Muitos aprendizados são passados ao menino e uma lenda é contada.

O milagre de Purun Bhagat - Uma história de um homem que foi Primeiro Ministro na Índia. Não me agradou, nesta história não há animais falantes.

O avanço da Selva - Mais uma história de Mowgli entre os humanos.

Os agentes funerários - Esta foi mais uma que não me agradou. Os personagens principais são uma cegonha, um crocodilo e um chacal.

O aguilhão do rei - Mais uma história de Mowgli, e desta eu não gostei tanto. Surge na história uma naja.

Quiquern - Eu gostei deste conto, se passa entre os esquimós do Canadá e tem cães de caça na história.

Cão Vermelho - Mais uma história de Mowgli e que não gostei. Esta narra uma luta entre lobos e uma espécie de raposa.

A corrida da primavera - Mowgli já tem dezessete anos. É a última história de Mowgli, que reencontra com os humanos e segue novos caminhos.

E se você for ler esperando por uma história infanto-juvenil, pode ser decepcionado. (Esqueça aquela animação fofinha da Disney). Os contos abordam questões climáticas, a colonização da Índia pelo Império Britânico, preservação e conservação ambiental, extinção de espécies e muitos outros temas que são muito atuais para nossa realidade de hoje. Inclusive, há o contexto político da época, que também está presente, e alguns contos são bem violentos.

Além do clássico filme da Disney, tem uma adaptação mais recente de 2016 que eu assisti na época do lançamento, que eu gostei demais. Vale muito a pena assistir, e inclusive, fiquei com vontade de rever depois que li :D .

Esta edição da Zahar é muito perfeita. Em capa dura, com ilustrações de John Lockwood Kipling (que era pai do autor) e William Henry Drake. Possui apresentação e cronologia da vida e obra do autor com várias notas ao longo da leitura.

Eu também acompanhei a leitura em ebook pela edição da Penguin Companhia, que também está com uma ótima tradução e repleta de notas ao longo da leitura.

"Tudo o que existe já existiu antes. O que vai vir não passa de um ano esquecido que volta a acontecer." Pág. 319

site: http://instagram.com/li_numlivro

Fer 29/10/2020

Maravilhoso! Cheio de aprendizados e reflexões, porém divertido e com histórias fantásticas e leves.

André Azevedo Ferreira 27/07/2020

A Lei e o Homem
Que fabulosa experiência esse livro foi para mim! Não conhecia nem metade do que o Kipling fez e saber então que foram 2 livros em 1 só, me surpreendeu demais. A apresentação do menino Mowgli é só o começo de tudo.

Adoraria ver tudo isso em uma serie animada ou live action, tem um material muito bacana para ser explorado, com lições valiosas e muito bonitas para pessoas de todas as idades. Recomendo a leitura para qualquer um que achar que isso é uma simples fábula infantil, pois essa pessoa vai ver que está redondamente errada.

Vá na fé, e cuidado onde pisa, desejo que você saiba todas as palavras chave!

Ana :) 04/01/2018

Esqueça as adaptações que você viu até então
Lembra do Mowgli mimado e resmungão do clássico da Disney, que ia de um lado a outro sem nunca fazer algo relevante em nenhum deles? Ou de Kaa, do mesmo filme, a serpente cujo único objetivo é devorar o filhote de homem? Assistiu o recente live-action em que Shere Khan é um tigre violento e controlador, que faz suas maldades à luz do sol? Bom...esqueça todas essas versões.
A história original nos entrega personagens muito mais interessantes e complexos, apresentados por meio de uma escrita tão bela quanto pragmática.
Sem dúvida, os contos em que Mowgli aparece são os melhores, mas há outras preciosidades espalhadas pelas páginas. Destaque para a ironia em "Os Agentes Funerários" e as lindas imagens de "Quiquern".
Um livro que definitivamente vale conferir.

Pedro 04/04/2017

Difícil de continuar
Têm contos ótimos, tem contos enroladíssimos! A primeira parte do livro se foca mais no Mowgli, e foi a que eu mais gostei. A segunda parte tem histórias ótimas, como a dos Esquimós, mas a segunda parte é bem mais enrolada!
Recomendo para quem quer aprender sobre a cultura indiana, pois o livro é uma aula sobre a colonização.

Paulo 02/10/2016

A primeira vez que ouvi falar de Mowgli foi assistindo o filme de mesmo nome da Disney. Na época nem se passava na minha cabeça que Mowgli, assim como a grande maioria das grandes animações da Disney, são adaptações de livros.
'Os Livros da Selva', obras que inspiraram a animação, assim como diversos outros filmes e séries na televisão, é bem diferente do que eu esperava. Para começar, a obra não narra a história do menino Mowgli. Trata-se, na verdade, de uma coletânea de contos, nem todos sobre o garoto, com diversos protagonistas e poesias que são uma declaração de amor aos animais, à natureza e à própria Índia. Seu autor, Rudyard Kipling, é um célebre escritor britânico, conhecido por suas poesias, romances e contos. Nascido em 1865, em Bombaim, Índia, então sob o domínio imperialista inglês, o autor cresceu aprendendo os costumes ingleses e indianos, já que vivia em um contexto que lhe dava experiências de ambas as culturas. Kipling soube captar aquilo que via em seu dia-a-dia através daquele olhar que valorizava o exótico e a novidade vinda dos territórios imperiais da Coroa.
Há um magnetismo que permeia cada descrição do autor, cada característica física e cada atributo dos personagens apresentados. É impressionante o quanto os contos são deliciosos de se ler, e o quanto queremos continuar lendo. “O Livro da Selva” é uma aula sobre a Índia Imperial e sobre diversas outras culturas e animais. Valeria a leitura apenas por essa deliciosa experiência de conhecimento. Com enredos simples, mas amarrados, e personagens carismáticos com personalidades muito humanas, Kipling consegue fazer transparecer aquele ambiente exótico e cheio de mistérios que é o território indiano para os que viviam na Inglaterra. O autor nos coloca frente as vias naturais de vida, de coexistência, do início e do fim de todos nós. Podemos ver a dificuldade de Mowgli de crescer, enfrentar o mundo e descobrir afinal a que mundo pertence, e enxergar seus dilemas em cada um de nós.
E apesar de ser um livro infantil, ele não tem nada de bobo ou engraçadinho: as histórias são maduras, tensas e amedrontadoras, rodeadas de significados que vão além da mera aventura. É de fato uma obra a ser colocada em espaço especial nas nossas mentes, uma profunda reflexão acerca de nossa condição social, humana e animal.
É impressionante como uma história escrita há tanto tempo consegue-se manter tão atual. Ademais, é um ótimo livro para ler para seu filho ou sobrinho antes de dormir. Definitivamente, uma clássico para se ler e reler. E a edição da Zahar está maravilhosa, pois além de linda reune os contos da rara continuação: O Segundo Livro da Selva.