Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

Bianca 19/04/2024

"Morrer não é nada; horrível é não viver." ?????????? + ??
Eu amei o livro, por ser de 1800 bolinhas e ser enorme deve assustar muita gente mas a escrita é mais fluída e tranquila de muitos clássicos menores que já li, a história é triste, isso é fato, o próprio nome já diz. ?

O Jean Valjean sofreu muito, fico me perguntando o que teria acontecido dele se não tivesse conhecido a Cosette, ela certamente salvou ele ? foi muito lindo acompanhar ela crescendo e a relação deles de pai e filha.

Não é só um clássico, é O Clássico, amigos. Vai ser um daqueles livros que a gente fica pensando por um bom tempo!!
Bianca 19/04/2024minha estante
O skoob censurando os emojis :(

NaoTemLogin 19/04/2024

Victor Hugo escreveu o retrato pulsante de uma época. Ao afirmar isso, quero reforçar que Os Miseráveis trata-se de uma saga sobre a queda e a redenção de Jean Valjean. Entretanto, nos prendermos apenas a este fato tornaria esse livro, onde tantos gêneros literários se cruzam e conversam, algo muito raso e inexpressivo. São histórias que se cruzam, vidas de sofrimentos e luta que se entrelaçam, gerando um grande emaranhado de situações e questões que traduzem como a ?grande França?, ou melhor a Paris dos reis, revolucionários e pensadores, poderia ser extremamente cruel e sanguinária. Como Marianne, a Flor de Liz ou o Galo Gaulês, fechavam os olhos quando se deparavam com os seus filhos miseráveis e os abandonavam a própria sorte.
Eis a fusão de História, Crônica e Literatura, que em alguns momentos assusta e, em outros tanto, encanta. Eis o livro que, parafraseando o seu autor, jamais será inútil!

Caio Omena 17/04/2024

A realidade material
Os Miseráveis faz parte de um movimento literário chamado Romantismo, um movimento cultural que representou a ascensão dos valores da burguesia no final do século XVIII e durante parte do século XIX. O Romantismo foi um movimento que se voltou para os valores da burguesia.

Com o surgimento dessa burguesia se via necessário criar uma ?demanda? ao qual essa classe pudesse se sentir ?representada? dentro da arte.

E com o desenvolvimento do capitalismo essa burguesia que possui os meios de produção consegue produzir um movimento ao qual seus anseios e desejos, pensamentos e reflexões fossem transmitidos através da literatura. Uma burguesia que observava um mundo de uma maneira romantizada, um idealismo, que foge da realidade material ao qual sabemos muito bem como é cruel, mas um burguês não trabalha, não sabe o que é sofrimento material.

Os Miseráveis é talvez o melhor retrato para exemplificar esse movimento, um movimento que possui suas obras magníficas, tal qual essa própria obra de Victor Hugo, mas que é totalmente abjeto da história e de seu contexto, trazendo uma idealização do sofrimento.

EmAlia.Abolafio 15/04/2024

Um livro ótimo
Ele fala de um assunto que toca nossos corações e faz várias críticas à sociedade com uma história que nos faz ler umas 100 páginas por dia . Recomendo muito!

Matheus656 15/04/2024

Esse livro é uma adaptação do original que tem por volta de 1000 paginas, e está totalmente de parabéns pois é uma narrativa extremamente incrível acompanhar a trajetória do jean em varias fases de sua vida e ver que as vezes uma pessoa pode mudar totalmente o curso da sua vid

Aline Parreira 14/04/2024

Livro 1 finalizado
Grande clássico.

Ler 'Os Miseráveis', é, além de se envolver com seus personagens, mergulhar na história da França.

O livro 1 traz Jean Valjean como personagem principal. Através dele, somos transportados para França do século XIX, repleta de injustiças e conflitos.

Em seu caminho, Valjean conhece outros personagens, como o Inspetor Javert, Fantine, Cosette, entre outros, que constroem uma história composta de muitas críticas, emoção e dilemas.

Minha única crítica é em relação as digressões de Victor Hugo em meio a história.
Apesar de serem instrutivas, são muitas, e demasiadas longas.

Isis.Hauber 12/04/2024

Realmente seriam eles miseráveis?
Eles são literalmente miseráveis. A história em si me comoveu muito, a cada capítulo eu tinha vontade de parar de ler pois não aguentava ler tanta miséria. Odiei e achei injustas todas as mortes, porém exatamente necessárias para a história ser tão boa quanto é. Esse livro me prendeu do início até o fim! Jean Valjean teve uma vida com altos e baixos, saindo de um ex forçado das galés para um rico e bondoso prefeito, para um fugitivo vivendo em paz sua vida com Cosette, filha da prostituta a quem morre, achei interessante a história de Fantine e Jean Valjean, confesso que achei que o romance apagou um pouco da história que na minha opinião era para ser um tanto quanto triste, mais no final, tudo se balanceou e ficou uma triste e bela história.

flavia.fraga.125 09/04/2024

Difícil descrever esse livro. A saga de Jean Valjean, um ex presidiário q se torna rico e depois novamente um fugitivo. Sempre tentando escapar do incansável Javert e protegendo sua querida Cosette. Um livro q nos leva a um momento histórico da França e nos faz questionar nossa sociedade, o certo e o errado, a necessidade de mudanças sociais ainda hj. Uma excelente leitura.

Aline 09/04/2024

Pelo menos o fim não foi tão ruim assim
É um ótimo livro, completamente triste e, também, bonito.
É um livro enorme e tiveram partes que eu queria que acabassem logo só por querer ver como os personagens que me interessavam estariam, e achava que essas outras partes eram irrelevantes. Não eram e deixaram a história ainda mais explicada e bem escrita.
Chorei várias vezes e fiquei com raiva em muitas outras, mas a leitura valeu a pena mesmo que não tenha acabado da forma que eu queria, apesar de já ter esperado algo assim.

Vale muito a pena, mas a única forma de eu fazer a releitura vai ser apenas pelo musical.
O musical é LINDO !!!!!!!!! Assista, vai por mim

Hosana39 09/04/2024minha estante
Eu tive que ler ele por causa de um trabalho escolar. Um livro longo e as vezes cansativo mas tem uma história linda com personagens e enredos bem trabalhados.

Anna.laboni 09/04/2024minha estante
Eu li a adaptação pra escola

Anna.laboni 09/04/2024minha estante
Foi um dos únicos que gostei que a escola pediu

Hosana39 09/04/2024minha estante
Eu ainda tive que fazer uma peça de uma das cenas do livro?

Nossa, isso é difícil

Alinne 07/04/2024

Ótimo!
Li pois era uma leitura obrigatória da aula de português, e eu gostei bastante. Depois de ter lido essas versão (uma versão bem curta), me deu vontade de enfrentar aquela versão GIGANTESCA (mais de 1500 páginas !!!!), mas isso vai ficar pra um momento eu que eu esteja com mais tempo (oq provavelmente vai demorar). A leitura é muita boa, a linguagem não é tão difícil quanto eu pensava, gostei muito dos personagens, a história é maravilhosa e fica ainda melhor quando você conhece o contexto em que a obra foi criada.

Larissa1963 07/04/2024

Emocionante
Que livro bem escrito. É viciante, não consegui parar de ler, estou eternecida mesmo depois de minutos passados desde a última página lida.
É fenomenoso que um livro que se passa em uma época tão distante consiga exprimir tantos temas contemporâneos. As diversas alusões históricas também são ótimos contextualizadores que enriquecem a narrativa já repleta de profundidade.
Não sei descrever o quão tocante e transformador esse livro é, um must read para qualquer pessoa.

Duda1405 06/04/2024

Os miseráveis
Beeeem, eu meio que fui OBRIGADA a ler esse livro, então... todos os estudantes já sabem.

Até que eu gostei da história mas a mesma é bem confusa. Muda os nomes dos personagens e o período de tempo é bem estranho.

Sônia Gregoski 04/04/2024

Os Miseráveis de Victor Hugo é um clássico da literatura!

A história se passa na França no século XIX, onde Victor Hugo nos dá uma verdadeira aula de história sobre a Revolução Francesa,a Batalha de Waterloo e os motins de Paris.

É em meio a esses conflitos que conhecemos Jean Valjean,que ao roubar um pão para alimentar sua família é preso por cinco anos,mas ao tentar diversas vezes fugir,sua pena passa a dezenove anos.

Após o cumprimento da pena,rejeitado pela sociedade,o ex-forçado recebe ajuda do Bispo Myriel,e uma verdadeira transformação ocorre na vida de Valjean.

Em sua trajetória,seu caminho cruza com o de Fantine,uma mãe solteira que por conta do desespero deixa sua filha Cosette aos cuidados da família Thénardier,acreditando tratar-se de boas pessoas.

Cosette é diariamente maltratada pelos Thénardier,ao perceber a situação deplorável em que a menina vive,Valjean a adota e Cosette passa a ser sua filha.

Valjean cuida de Cosette até a garota casar com Marius,após ver que a garota ficará bem e protegida, Valjean finalmente descansa.

Que livro!
É impossível não ficar revoltado com a injustiça cometida contra Valjean.
O desespero de Fantine,que a leva a vender o cabelo,os dentes e o próprio corpo em busca de dinheiro para sustentar a filha,é desesperador!
O que falar da menina Cosette,que é maltratada,espancada e feita de empregada ainda aos 3 anos!
Esse livro nos toca de uma forma que é impossível não chorar ao lê-lo.

Victor Hugo nos apresenta uma obra,onde ele busca justiça social,mostra que a falta de oportunidade e a desigualdade social,pode levar a criminalidade,a pobreza extrema,a injustiça,a corrupção e a violência.

Para quem tem receio de ler esse calhamaço de 1511 páginas, só digo,leia!
É impossível descrever os sentimentos que essa leitura vai te proporcionar!

Kath.Lyandra 04/04/2024

Indescritível.
Eu esperei alguns dias para poder escrever essa resenha pois pensei que minhas ideias estariam mais organizadas e seria mais fácil escrever algo, porém muito longe disso. Esse livro foi simplesmente avassalador. Você sente todo o tipo de emoções ao lê-lo pois em muitas ocasiões se sente no lugar dos personagens, e que personagens são esses construídos pelo Victor Hugo, alguns você quer que vá para o raio que o parta, outros você quer guardar em um potinho pra sempre. Não tem como alguém ler esse livro e não mudar minimamente a própria vida e os próprios achismos.