Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

2093 encontrados | exibindo 1 a 16

Mari 25/03/2024

Um dos melhores livros que já li na minha vida. Simplesmente monumental!!!

Gostoso de ler, não me cansei em momento algum (pelo fato de ser um calhamaço), você entra e sai da história de uma forma muito natural. Sem falar que ele aborda muitos temas atemporais: amor, preconceito, política, desigualdade social, compaixão e lealdade.

Com essas palavras ditas, não quero deslumbrar e nem iludir ninguém porque é um livro longo e lento sim, e por isso não vai agradar a todos. Mas se você optar por fazer a leitura minha dica é, leia sem pressa, de coração aberto e sem pressão, com isso você vai se regalar e ter uma experiência maravilhosa.

Boa leitura!

Natalia Oliveira Queiroz 24/03/2024

Me surpreendeu
Eu estava esperando uma história chata mas esse livro entregou muito mais.
Até a metade do livro eu criticava os personagens e o rumo da história, porém as coisas começaram a fazer sentido mais pro final.
O livro também me fez refletir muito. Muitas vezes eu achava que Jean (o protagonista) era bondoso demais e era por isso que as coisas davam errado, pra mim ele não tinha atitude, era ingênuo. Porém, no final, ele foi recompensado de certa forma. Ele não prejudicou ninguém mas mesmo assim teve seu final feliz. Isso é uma coisa que todo ser humano deve saber e fico feliz desse livro ter me mostrado isso.

Selene12 23/03/2024

??
Nunca li "Os Miseráveis", mas depois de ler esse pequeno livro, fiquei com uma vontade imensa de conhecer mais sobre a história. Cada personagem me fez chorar do início ao fim. É uma história super emocionante!

arthur ribeiro 23/03/2024

Os miseráveis
Esse livro me surpreendeu muito, por ser um clássico de época, uma história bem instigante em que mostra todo o sofrimento do jean e todas suas relações maravilhosas que ele vai fazendo na história, tive apego em alguns personagens e o final teve um fechamento triste porém maravilhoso, espero ler mais clássicos nesse nível.

Gabriela2248 22/03/2024

Os miseráveis
Eu gostei da história no geral, a forma como o autor consegue mudar os personagens, os anos, voltar no passado e ir pro presente, sem parecer confuso, não é pra qualquer um. Eu não vou dizer que ameeeiii o livro, a história não me prendeu muito, mas é leve é bem escrito?

Matheus 22/03/2024

Os Miseráveis - Victor Hugo
Victor Hugo finalmente me conquistou. Que livro incrível, um dos melhores que já li na vida. Confesso que tinha aversão ao autor depois de ler Os Trabalhadores do Mar. A história possuía personagens incríveis, mas o autor se prendia em descrições infinitas sobre a ilha de Guernsey, o que era um martírio para quem estava lendo. Isso também não quer dizer que o autor abandonou a prolixidade em Os Miseráveis, mas o enredo tão bem escrito, personagens tão complexos e uma história comovente sobrepujaram as infindáveis descrições. Confesso que em algumas horas o tédio quase me vencia. Imagina ler quase uma hora sobre a história do sistema de esgoto de Paris, sendo que eu não precisava saber nada disso para entender que a trama se passaria exatamente nesse local. Enfim, dei mais uma chance a Victor Hugo e ele não me decepcionou. Já estou ansioso para ler O Corcunda de Notre Dame.

Os Miseráveis, é uma tapeçaria intricada de temas sociais, personagens vibrantes e uma narrativa épica que atravessa décadas na França do século XIX. Situada em um período de grande turbulência política e social, a história mergulha fundo nas camadas da sociedade francesa, revelando suas injustiças, desigualdades e lutas por redenção. No cerne da trama está Jean Valjean, um ex-prisioneiro cuja jornada de redenção e transformação moral é o fio condutor do romance. Sua luta para escapar de seu passado sombrio e encontrar uma nova vida é permeada por encontros com uma gama diversificada de personagens, cada um representando facetas diferentes da sociedade. O inspetor Javert, implacável em sua busca por justiça, personifica a rigidez da lei, enquanto personagens como Fantine, Cosette, Marius e Eponine trazem à tona temas de amor, sacrifício e redenção em suas próprias narrativas entrelaçadas.

Através de uma prosa rica e detalhada, Victor Hugo pinta um retrato vívido da Paris do século XIX, das ruas sombrias aos salões da elite. Suas descrições meticulosas não apenas estabelecem o cenário, mas também criam uma atmosfera palpável que nos transporta para o coração da história. Além disso, Os Miseráveis é um testemunho da imaginação e criatividade de Victor Hugo, que emprega simbolismo e metáfora de forma magistral. Desde as barricadas das revoluções até os cenários naturais que ecoam o estado de espírito dos personagens, cada elemento da obra contribui para sua profundidade e impacto emocional. No entanto, além de sua amplitude temática e estilo literário impressionante, Os Miseráveis é, em última análise, uma reflexão sobre a condição humana. É uma história de redenção e esperança, de luta contra a adversidade e busca por um mundo melhor.

Lai 19/03/2024

Um dos melhores livros da minha vida
Passei 4 meses nessa jornada que é ler "Os Miseráveis", e confirmo que foi uma das melhores experiências que tive na vida até o presente momento. Me envolvi com todos os personagens, sofri, chorei, sorri. É incrível como Victor Hugo consegue adentrar o âmago das nossas emoções, construindo personagens extremamente bem elaborados e complexos, contextualizando cada minucioso acontecimento. É um livro grande, mas vale cada página. Com certeza vou reler em outro momento da vida.

Clara.Sledz 17/03/2024

Terrivelmente humano
Esse livro é tão humano que dói. Ele é tão terrivelmente real que cada personagem me fez querer chorar.

Ele mostra cada faceta do que é ser miserável: a pobreza, a fome, a guerra, a maldade, a falta de caráter, a injustiça, tudo, tudo?.

Parabéns, Victor Hugo, por escrever uma obra que mais de 200 anos depois segue sendo atual, real e necessária.

Felipe.Ramos 16/03/2024

Me surpreendeu!
Escolhi a obra de Victor Hugo para iniciar a temporada dos clássicos em 2024. Essa edição é adaptada!

- Sobre o livro: Publicado pela primeira vez em 1862. O romancista francês retrata nesta obra a política da capital francesa depois de uma monarquia restaurada.Com isso, os ideais de Revolução foram deixados de lados e isso acarretou uma série de pobreza extrema no país, além das desigualdades sociais. Muitos habitantes viviam em situações precárias nas ruas da cidade!

- O protagonista Jean Valjean comete um crime que muda sua vida para sempre: decide roubar um pão. Sim, leu isso mesmo e aqui no livro você vai perceber o extremismo que algumas pessoas tiveram que fazer para alimentar suas famílias, filhos e garantir o sustento no cenário caótico da época. A condenação do ato foi uma pena de 19 anos de prisão.

- Depois de liberto, ele enfrentará o repúdio da sociedade. Parece que agora a única pessoa disposta a dar uma segunda chance é um bispo, conhecido pela sua alma caridosa com todos. Nessa parte você vai perceber que o autor foca em religião, bondade e ajuda ao próximo. Jean não imagina que um homem bom é capaz de ajudá-lo, não depois de toda a fama que o segue!

- Outra personagem que me comoveu foi a Fantine que após um breve envolvimento amoroso com Tholomyes, precisou tomar uma decisão difícil. Seu conto de fadas durou pouco e teve uma consequência! O fruto da relação é a pequena Corsette, uma criança que não estava nos planos quando a própria vida da genitora já era difícil de se manter. Paris tinha seu preço e a mulher estava disposta a pagar por cada um deles, custe o que custar.

- Uma série de acontecimentos marcaram: cenas de pobreza, racismo, prostituição, drogas e álcool. Muitos buscaram formas pesadas de lidar com toda a cobrança pelo dinheiro, moral e bons costumes.

- O povo fez a Revolução acontecer em um cenário de guerra, muitas mortes e sangue. Na rua a multidão grita: Liberdade! igualdade! Fraternidade!

- Avaliação: ????? (5.0)

Michelle 13/03/2024

Maravilhoso
Um livro para levar às lágrimas.
Sensivel, pesado e muito necessário.
Infelizmente muitos sofrem por fardos que não deixam para trás e Jean Valjean é uma dessas pessoas. Sua trajetória é emocionante ?
LarissaaRodrigues 13/03/2024minha estante
Tu é guerreira eiin

zxsaturno 13/03/2024minha estante
Terminei esse hoje! Muito, muito bom!

frb2609 13/03/2024minha estante
Melhor livro do Victor Hugo. Apesar que Corcunda de Notre Dame ser muito bom também, mas com um final extremamente triste.

RAbiaNicoly 13/03/2024minha estante
Quero muito ler esse livro!!!!

Danúbia 13/03/2024minha estante
Estou criando coragem para ler esse calhamaço kkk

nath191 13/03/2024minha estante
Também acho esse livro maravilhoso!!!

Jú Pachêco @jujuba_literaria 13/03/2024minha estante
Está na minha lista para esse ano. Espero conseguir ler.

Natalia1512 13/03/2024

Maravilhoso
Meu clássico preferido, já vi os dois filmes, já li o livro, já vi uma peça teatral e agora em quadrinhos e sempre me emociono e choro com a história de Fantine e corsette

Vitor16Hq 12/03/2024

1500 páginas de obra incrível
Leitura que levou alguns meses, e após ter-
minar de ler esse grande clássico, há um novo
livro em minha lista de favoritos, e isso já foi
antes de eu chegar na última página.

O livro narra um grande período da vida dos personagens, e isso dá a sensação de já conhecê-los a anos. E é impressionante como cada um é bem desenvolvido, no início, é apresentado o Bispo, que é um exemplo de pessoa, e quando o Jean aparece pela primeira vez, todos fecham a porta para ele, menos o Bispo, que é acolhido dignamente, sem julgamentos.

Uma boa parte da narrativa aborda religião, mas como uma coisa boa, meio que mostrando o que deveria ser, e o lado religioso dos personagens também é muito bem explorado.

Além do Jean, a Cosette é uma personagem que divide o protagonismo com ele, é uma personagem que acompanhamos desde o nascimento, conhecemos a mãe dela e depois a vemos sendo forçada a trabalhar pelo casal que a adotou. O Victor Hugo faz com que o leitor se apegue a ela muito rapidamente.

A sequência do balde é uma narrativa que nos coloca no ponto de vista dela, e quando o Jean volta para a história, é até um alívio o vendo resolver a situação, e conforme os anos vão se passando, a relação pai e filha se torna muito comovente e também muito realista.

Ao longo do livro, o autor narra fatos históricos da França, e em muitos deles, como os confrontos são coisas ruins, a parte da capela e a narração ?corpos ao chão e fantasmas em pé? trazem uma visão realista da guerra, sem nenhuma glorificação, só mostrando a realidade.

A parte histórica é tão presente que se pode considerar Napoleão Bonaparte como um personagem aqui também, quando ele começou a aparecer, eu até me motivei a assistir o filme do Ridley Scott, mas o filme não chega nem perto da narração do Victor Hugo.

Voltando aos personagens, conforme o livro vai andando, mais personagens vão sendo apresentados, e cada um deles tem um bom desenvolvimento,
é impressionante como o autor conseguiu equilibrar o desenvolvimento de cada um e ainda
manter quem lê interessado por todas as 1509 páginas. (Para quem lê na edição física, que foi o meu caso, você pode exercitar a mente e o corpo ao mesmo tempo.)
E então, o Marius entra na história, e mais uma vez, há um baita desenvolvimento desse personagem.

A sequência final do livro, onde há uma revolução que resulta em um grande conflito, que é a parte mais frenética do livro, e resulta em partes emocionantes.

Depois da grande história que vinha se construindo, o livro vai trazendo desfechos aos poucos e nas últimas páginas, fecha tudo com uma chave de ouro banhada em emoção.

Como eu disse, o livro foi impactante o suficiente para ser uma leitura marcante para a vida toda, mesmo com esse tamanho, é um livro que vale a pena ler pelo menos uma vez.

larinha.leitora 10/03/2024

Era só uma atividade da escola sobre livros do romantismo e estou completamente surpresa, pois não dava nada e foi uma leitura muito boa.

2093 encontrados | exibindo 1 a 16