Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Sônia Gregoski 04/04/2024

Os Miseráveis de Victor Hugo é um clássico da literatura!

A história se passa na França no século XIX, onde Victor Hugo nos dá uma verdadeira aula de história sobre a Revolução Francesa,a Batalha de Waterloo e os motins de Paris.

É em meio a esses conflitos que conhecemos Jean Valjean,que ao roubar um pão para alimentar sua família é preso por cinco anos,mas ao tentar diversas vezes fugir,sua pena passa a dezenove anos.

Após o cumprimento da pena,rejeitado pela sociedade,o ex-forçado recebe ajuda do Bispo Myriel,e uma verdadeira transformação ocorre na vida de Valjean.

Em sua trajetória,seu caminho cruza com o de Fantine,uma mãe solteira que por conta do desespero deixa sua filha Cosette aos cuidados da família Thénardier,acreditando tratar-se de boas pessoas.

Cosette é diariamente maltratada pelos Thénardier,ao perceber a situação deplorável em que a menina vive,Valjean a adota e Cosette passa a ser sua filha.

Valjean cuida de Cosette até a garota casar com Marius,após ver que a garota ficará bem e protegida, Valjean finalmente descansa.

Que livro!
É impossível não ficar revoltado com a injustiça cometida contra Valjean.
O desespero de Fantine,que a leva a vender o cabelo,os dentes e o próprio corpo em busca de dinheiro para sustentar a filha,é desesperador!
O que falar da menina Cosette,que é maltratada,espancada e feita de empregada ainda aos 3 anos!
Esse livro nos toca de uma forma que é impossível não chorar ao lê-lo.

Victor Hugo nos apresenta uma obra,onde ele busca justiça social,mostra que a falta de oportunidade e a desigualdade social,pode levar a criminalidade,a pobreza extrema,a injustiça,a corrupção e a violência.

Para quem tem receio de ler esse calhamaço de 1511 páginas, só digo,leia!
É impossível descrever os sentimentos que essa leitura vai te proporcionar!

Kath.Lyandra 04/04/2024

Indescritível.
Eu esperei alguns dias para poder escrever essa resenha pois pensei que minhas ideias estariam mais organizadas e seria mais fácil escrever algo, porém muito longe disso. Esse livro foi simplesmente avassalador. Você sente todo o tipo de emoções ao lê-lo pois em muitas ocasiões se sente no lugar dos personagens, e que personagens são esses construídos pelo Victor Hugo, alguns você quer que vá para o raio que o parta, outros você quer guardar em um potinho pra sempre. Não tem como alguém ler esse livro e não mudar minimamente a própria vida e os próprios achismos.

@dojogoaoslivros 03/04/2024

Gostei bastante
? A quinta e última parte desta leitura inicia com páginas intermináveis descrevendo os esgotos de Paris na época da história. Para muitos leitores, como eu, essa detalhada exploração foi desnecessária e cansativa. Inclusive, outros momentos da trama que poderiam demandar uma descrição mais aprofundada foram omitidos, o que causou estranheza e até frustração.

? A parte final também se destaca por suas reflexões importantes e por abordar temas sociais complexos. A forma como Jean Valjean é retratado, especialmente em relação à sua interação com a sociedade e seu impacto sobre Cosette, é angustiante. As falas do protagonista nos fazem questionar as normas sociais e a maneira como elas moldam a percepção de si mesmo e dos outros.

? Ao me aproximar do desfecho da história, uma agonia crescia, receoso de como tudo terminaria. Dada a narrativa marcada por tragédias e reviravoltas, eu esperava o pior. No entanto, o desfecho não pode ser facilmente rotulado como feliz ou triste.

? Apesar dos momentos de cansaço devido ao excesso de informações, que em retrospectiva parecem desnecessárias ou passíveis de redução, a experiência de ler "Os Miseráveis foi verdadeiramente indescritível. Mergulhar em 1510 páginas repletas de emoções e encontros com personagens tão marcantes e complexos será lembrado com carinho. Este monumental calhamaço, com todas as suas nuances e nuances, deixará sua marca.

Para finalizar, até o próximo calhamaço.

AVALIAÇÃO: ????
augusilveira 04/04/2024minha estante
Excelente resenha, me deixou ainda mais curioso para ler a obra. Olho para ela todo dia e fico pensando "Será?" kkkkk

@dojogoaoslivros 14/04/2024minha estante
Haha é muito boa

Neferet 03/04/2024

Se tirassem mil paginas eu dava 5 estrelas
Vou ser bem curta
A história é legal , mas não génesis nenhuma de focar em tanto tema aleatório como ele faz nesse livro , pra que falar tanto de guerra que aconteceu se não vai influenciar em nada na trama do livro? a leitura não é difícil pela escrita -como por exemplo Dante- é simplesmente MAÇANTE, não é um livro com um grande enredo -como O conde de monte Cristo, ou por exemplo as brumas de avalon que passa por gerações de pessoas - esse livro é literalmente uma encheção de linguiça da qual EU não tenho paciência , depois de terminar essa tortura, fui ouvir um áudio book de uma adaptação daquelas menores e posso afirmar , vale muito mais a pena ! Você conhece a história sem morrer torturado no caminho

Lorena 02/04/2024

Li para o clube do livro da escola, eu não esperava muito, mas esse livro me surpreendeu. A história, mesmo adaptada, é fantástica, e os personagens são incríveis. Jean Valjean é um personagem muito profundo, que me ensinou muito sobre redenção, empatia, e acolhimento, como o mundo transforma as pessoas, como a fome dói, e me doi imensamente saber que essse livro foi escrito em 1862 e ainda é uma realidade presente na nossa sociedade, crianças que roubam pra sobreviver, crianças trabalhando e tratadas como empregadas, sobre a ganância do ser humano, sobre o rico estar sempre no topo, e o pobre na miseria. Bom, Esse livro fala sobre assuntos pesados, como desigualdade social, pobreza, exploração infantis, abandono, mas também sobre a importância da fé, da empatia, e da justiça. É uma leitura que pegou muito e chorei no final, lembrei do meu avô.

Eric 01/04/2024

"Os Miseráveis" de Victor Hugo é uma obra-prima da literatura que vai te envolver do início ao fim. Com uma narrativa cativante e personagens inesquecíveis, o livro nos transporta para a França do século XIX, onde acompanhamos a jornada de Jean Valjean em busca de redenção após ser liberto da prisão. Com uma escrita rica em detalhes e emoção, Victor Hugo nos leva por uma montanha-russa de sentimentos, desde a tragédia até a esperança. Este clássico é uma leitura obrigatória para todos os amantes da literatura e uma história que vai ficar gravada em sua memória por muito tempo. Recomendo fortemente!

Bia 01/04/2024

Um livro para te melhorar como pessoa.
É difícil definir em uma simples resenha o impacto absurdo que esse livro pode causar. Pode ser desafiador, pois é muito longo e tem várias digressões, mas é rico em formação e conteúdo sensibilizador.
Fantine, Cosette e Jean Valjean são personsagens que tomarão o seu coração e te ensinarão muito sobre o quanto o preconceito pode destruir a vida de uma pessoa e o quanto as segundas chances podem sim, valer a pena.
Aqui, os atos de amor e piedade salvam e a ausência deles, destroem. No meio de um mundo cruel e econômicamente destruído da França pós revolução, acompanhamos as penúrias que Victor Hugo constrói para nos mostrar as desigualdades e o sofrimento do povo francês. É assustador o quanto essa obra é atual.

site: https://www.tiktok.com/@bia_e_livros/video/7338197854755753222?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7299058870357886469

Taís 01/04/2024

Impossível esquecer
Depois de mais de um mês de ter essa leitura finalizada, ainda não consigo esquecer tudo que li e vivi dentro dessa narrativa que, diga-se de passagem, considero perfeita.

Um livro completamente realista, tocante e que aborda muitas facetas de várias misérias da vida.

Os miseráveis por aqui são muitos. Há miséria de compaixão, miséria de caráter, miséria de pobreza, miséria de acolhimento, miséria de perdão? enfim, há um conjunto de miseráveis reunidos em várias nuances que se entrelaçam por questões cotidianas.

Quero destacar aqui o quanto o Bispo foi um personagem que me tocou profundamente. Sempre li suas passagens sorrindo, porque sentia a paz de espírito que o narrador emanava ao contar sobre a vida desse bom samaritano.

Da mesma forma, meu coração se despedaçou várias vezes junto com Jean Valjean, que para mim, agora, é um sinônimo explícito de esperança. Uma esperança de que podemos crer que as pessoas mudam e de que sim, é possível retribuir as mazelas da vida com compaixão.

No fim dessas mais de mil páginas lidas, creio que a maior lição foi de que nada é mais imperativo na nossa vida do que a nossa própria consciência. Ser fiel a si mesmo é um dos nossos maiores desafios.

A consciência pode nos guiar a fazer o bem, mas também pode nos torturar profundamente e ser extremamente dolorosa. Porém, vale a ideia: do que adianta ser livre se você trai a si mesmo? Do que adianta uma alma desperta, se existe uma consciência que te aprisiona?

Só queria ressaltar que esse livro é escrito de uma forma extremamente maravilhosa, portanto se tornou um favorito da minha vida.

Que a gente possa se regenerar como Jean Valjean, ter um coração puro como Cosette, ser determinada como a Fantine e ter a pureza como o Bispo.

Jam Sales 31/03/2024

Que história bonita!
Além dos fatos históricos mencionados, das críticas sócias bem colocadas pelo autor, temos uma narrativa encantadora ( aqui, apesar de textos longos, descritivos, filosóficos ou explicativos, tudo faz um link a história narrada ; nada está jogado à toa no livro). A todo instante, nos pegamos na torcida por um personagem específico ou ainda sentindo o frio na barriga do que vem à seguir... Me emocionei com vários personagens e suas narrativas ; e acabo essa leitura como quem deixou um amigo no seu ponto de partida.

Alice1267 29/03/2024

Livrinho ruim
Péssimo, achei completamente confuso e chato. Odiei. Tentaram resumir um livro de 1500 pag em 100. Não deu certo

Iara LA 29/03/2024

Belíssimo!
Os Miseráveis, um livro que vale a pena ler do início ao fim.
A história de Jean Valjean é belíssima. Esse personagem sofre, busca redenção, sofre ainda mais, busca redenção e sua dedicação à salvação é extrema.

Condenado à cinco anos nas galés por roubar um pedaço de pão para dar aos seus sobrinhos, Jean Valjean tem sua pena aumentada devido a algumas tentativas de fuga. Ao se libertar ele se depara com realidade da vida de um criminoso, o passaporte amarelo que o condena socialmente. É a bondade do bispo Bienvenu que permite a Jean Valjean iniciar seu longo e doloroso processo de libertação: arrependimento após praticar atos maldosos; descobertas de modos de sobreviver honestamente; esquivas de um policial extremamente correto – Javert -; benevolência com os necessitados; apoio a uma mãe solteira e miserável – Fantine -; paternidade de uma pequena órfã – Cosette-; sua quase morte para salvar Marius, aquele que “roubaria” seu bem mais precioso; e sua eterna condenação – a própria consciência - .
Um fato importante é, se você decidir empreender essa leitura, não ouça e não dê valor aos comentários negativos. Isso foi um fator que me influenciou muito quando comecei e quase me fez desistir. Esses momentos foram, como para a maioria, os das digressões. Victor Hugo as faz muito extensas e ao interromperem partes emocionantes da história dos personagens fazem ou ter vontade de pular o trecho ou de abandonar todo o livro.

Para mim, a passagem desses trechos difíceis funcionou, ao final, como algo para lembrar a própria vida de Jean Valjean e a dificuldade que é para se chegar ao que vale a pena na vida, a redenção, ou a beleza do texto em sua totalidade. Ou seja, para se ter a recompensa passa-se por percalços.
Fiz bem em participar do @clubetfbiblioteca da @tatianafeltrin. O grupo e os vídeos e a “live” nos empurra e nos faz permanecer quando se fraqueja. Eles nos motivam porque temos com quem compartilhar, dialogar e pensar junto. Foi devido a isso que decididamente li todas as digressões mesmo que às vezes com certo desânimo. Mas o que posso dizer toda a história? Vale MUITO a leitura.

site: @entreletraseartes

Ana Nobre 29/03/2024

Enfim finalizado, 1509 páginas lançadas em maio de 1862, Victor Hugo, francês, tinha sessenta anos.

Um feito extraordinário em termos comerciais e culturais tendo em vista o alcance e os meios relativamente limitados com que os livros eram divulgados.

Hugo erudito e profundo conhecedor da história de seu país, além de influente político em seu tempo, dedicou-se ao teatro, à poesia, ao romance e ao gênero memorialistico.

Severo contestador do império de Napoleão III.

No Brasil, nossos José de Alencar, Castro Alves e Machado de Assis se deixaram contagiar pela leitura de sua obra.

Os Miseráveis provavelmente seja uma das narrativas mais extensas e populares naquele tempo no Ocidente.

"Ler não é meramente para passar o tempo, mas para municiarmos a nós mesmos."

"O homem não é um círculo com um só centro; é uma elipse com dois focos. Os fatos são um, as ideias são o outro."

Obra ficcional, romance que diz muito sobre o tempo histórico/político vivido pelo autor. Recomendo conhecer Bienvenu, Fantine, Javert, Thenardier, Cosette, Marius e Jean Valjean...

Lido entre 01/08/23 a 29/03/24, neste período li concomitante uns 50 litros... Não consigo me manter concentrada em uma só obra... Mas todos os dias um pouquinho.

Mari 25/03/2024

Um dos melhores livros que já li na minha vida. Simplesmente monumental!!!

Gostoso de ler, não me cansei em momento algum (pelo fato de ser um calhamaço), você entra e sai da história de uma forma muito natural. Sem falar que ele aborda muitos temas atemporais: amor, preconceito, política, desigualdade social, compaixão e lealdade.

Com essas palavras ditas, não quero deslumbrar e nem iludir ninguém porque é um livro longo e lento sim, e por isso não vai agradar a todos. Mas se você optar por fazer a leitura minha dica é, leia sem pressa, de coração aberto e sem pressão, com isso você vai se regalar e ter uma experiência maravilhosa.

Boa leitura!

Natalia Oliveira Queiroz 24/03/2024

Me surpreendeu
Eu estava esperando uma história chata mas esse livro entregou muito mais.
Até a metade do livro eu criticava os personagens e o rumo da história, porém as coisas começaram a fazer sentido mais pro final.
O livro também me fez refletir muito. Muitas vezes eu achava que Jean (o protagonista) era bondoso demais e era por isso que as coisas davam errado, pra mim ele não tinha atitude, era ingênuo. Porém, no final, ele foi recompensado de certa forma. Ele não prejudicou ninguém mas mesmo assim teve seu final feliz. Isso é uma coisa que todo ser humano deve saber e fico feliz desse livro ter me mostrado isso.