Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Fabi 07/03/2024

Fenomenal
Acho que foi a melhor leitura que eu fiz na vida. Não só pelas histórias e personagens maravilhosos, mas por todos os sentimentos que ele desperta. Não é só leitura. É uma experiência de vida, uma fonte de aprendizado, um manancial de sentimentos, um arrepio na alma. Foram cinco meses intensos e eu estou chorando há dois dias com o final. Quando o livro foi acabando, eu fui relembrando lá do início dessa jornada e começaram os arrepios e o aperto no peito. Uma cena em particular no final (sim, eu li esse livro todo imaginando cenas na minha cabeça como um filme), com aquele primeiro personagem que conhecemos, me destruiu. O que eu chorei equivale à quantidade de páginas desse livro. Me derrubou mesmo e volto a chorar agora recordando. São tantas situações marcantes, em uma narrativa maravilhosamente bem construída, que a leitura acaba, mas não sai de você. E acho que não vai sair nunca. Como olhar para castiçais de prata daqui para frente e não recordar de Os Miseráveis? Não tem como. É fantástico o que esse livro proporciona. É um privilégio ler essa obra-prima. É se presentear com muito carinho. Conhecer tantos personagens impactantes e complexos mexe com a nossa visão de mundo, a nossa relação com as pessoas e a sociedade. Victor Hugo expõe seus sentimentos e pensamentos e temos a oportunidade de conhecer o pior e o melhor de cada um. É para ler, deixar o sentimento aflorar, voltar à calma e continuar a jornada. Eu não tenho o que falar do enredo porque é glorioso e extenso e nesses dias pós-leitura eu ainda estou tentando entender o que aconteceu aqui dentro de mim após conhecer Jean Valjean. Hoje eu só sei que tenho gratidão pelo dia que abri esse tesouro.
Bella 07/03/2024minha estante
Vou ter q ler esse p escola

A soma de todas as páginas 07/03/2024minha estante
Esse é um dos clássicos favoritos da minha vida e super adorei suas considerações sobre essa leitura. Realmente um tesouro em páginas ????

Thais 07/03/2024

Apesar das digressões, que acabam sendo peças essências para este romance, é evidente que Os miseráveis se tornou para mim um dos livros mais lindos e ricos que já li.
A fé é o propósito das nossas vidas.

Amei e nunca esquecerei Jean Valjean.

Beck's 06/03/2024

Atemporal, magnífico e poético
Victor Hugo sabe fazer personagens que nos cativam e nos traz um retrato de uma França que poucas pessoas veem
Sem dúvidas meu favorito

tr11zlma 05/03/2024

Eu amei,de vdd? ia favoritar,porém o arco do final foi meio chatinho de ler, eu esperava um pouco mais ja que em 98% do livro, a narrativa estava ótima.

Léia Viana 03/03/2024

Clube Tatiana Feltrin e sua Biblioteca 📚
Livros como este nunca são inúteis.

14 anos após a primeira leitura e a emoção só aumentou. Que livro lindo, amo todos os detalhes, as digressões e para mim não tem furo algum (pode escrever que estou passando o pano para VH porque estou mesmo).

A intenção não é escrever aqui uma resenha, e sim minha impressão de leitura em alguns pontos. Na realidade, passaria horas conversando sobre esse livro, seus personagens e tudo o mais. Mas a emoção aqui está latente, então quero apenas abordar alguns pontos.

O valor dessa obra é intangível! Toda a ambientação, seus personagens e a maneira que a pobreza, a miséria, a degradação moral, a exploração da criança, o abandono dos idosos, a ignorância, os analfabetos, os sem oportunidades e as mazelas de um mundo ingrato com pessoas "cegas" a dor e a necessidade alheia, estão inseridas nessa obra sem floreio, sem entrelinhas, é tudo direto e de uma tristeza constrangedora.

Seguem sendo inesquecíveis para mim, os personagens: Bispo de Digne e Jean Valjean, esse último é de uma beleza e emoção. Tanto da primeira vez quanto agora, nunca esqueci Jean Valjean, ele é inesquecível e único. Faz o leitor ter várias emoções ao longo da história: amor compaixão, medo, raiva (não dele), emoção.

Dessa vez entendi Marius e também Cosette. Aceitei o final de Thernadier, aliás, achei esse final bem crível e não poderia ter um melhor que esse. É a vida e nem sempre ela é justa. A primeira vez quando li fiquei com muita raiva de Marius e achei Cosette ingrata, agora percebo vários pontos: a mulher naquela época era criada para obedecer o pai e quando casasse ao marido; Cosette estava deslumbrada e encantada com a nova vida, aliás sabia bem pouco das mazelas da vida, mesmo passando o que passou, ela guardou no fundo e não pensou mais nisso. Quanto a Marius, tinha senso de justiça e lealdade, era preso nessas convicções. Devemos lembrar também que Jean Valjean não facilitou as informações porque vivia em permanente punição de si próprio.

Sigo aqui emocionada com o término dessa leitura, as páginas finais, em meio ao choro e cheguei a soluçar. Chorei feito criança, admito, e pela segunda vez. Segue sendo um dos meus livros favoritos da vida e Jean Valjean, meu personagem do coração.

Vanderlena.Vasconc 03/03/2024

Os Miseráveis
Iniciei a leitura desse grande clássico (e grande em todos os sentidos da palavra) em 04 de abril de 2023, e hoje, um ano depois finalizo.
E finalizo com muita alegria, alegria por ter tido a oportunidade de ler um clássico tão importante e ter podido aprender tanto com a história.

A obra se passa numa época pós revolução francesa, e sendo assim o autor vai nos contar das misérias daquela época, a dor e sofrimento dos pobres e esquecidos. Começamos pelo personagem principal, Jean Valjean, um pobre que foi condenado a 19 anos de trabalhos forçado por roubar um pão para sua família faminta.

Diante disso vamos perceber as duras críticas que o escritor faz ao governo da época, bem como das situações das pessoas que que vivem em constante pobreza, críticas a uma sociedade doente e visionária de seus próprios interesses, afinal o título "Os Miseráveis" não foi à toa.

Mas também a obra nos leva a um outro enfoque: a subida dos personagens a um patamar mais digno e feliz. A história é voltada para Jean Valjean, mas nos deparamos com diversos outros personagens na mesma situação difícil que a do personagem principal e cada um desses personagens vão se encontrado ao longo da história e mostrando sua importância.

Jean Valjean sempre foi um homem sofrido e já quase sem coração depois de tanto sofrimento, mas ai depois de ser solto ele conhece Myriel, bisbo de Digne e que é um verdadeiro anjo e um personagem cativante. Depois desse encontro Jean Valjean já não é mais o mesmo, mas sua transformação começa quando ele conhece Cosette, uma órfã que ele vai ajudar para honrar a promessa que ele fez a Fantine, mãe de Cosette. A partir daí ele não será mais o mesmo, ela com sua inocência vai fazer ele saborear a felicidade e encontrar um motivo para não desistir.

O autor também explora muito bem os valores éticos e morais, sem contar a visão transcendente religiosa.
Victor Hugo descreve com absurda maestria as emoções dos personagens deixando o leitor preso a história e causando uma necessidade de uma reflexão sobre valores ainda permanentes nos dias de hoje.

O livro conta com capítulos inteiros com detalhes políticos da época, conflitos e toda uma contextualização que nesse caso exige do leitor um conhecimento histórico considerável. Mas a base do livro, ou seja a história em si é cativante.
Com toda certeza você vai sentir um misto de emoções e asseguro que o final é impactante.

Os Miseráveis é realmente um livro incrível e apenas Victor Hugo seria capaz de entreter um leitor por quase duas mil páginas e ainda deixar a sensação de quero mais.
Os Miseráveis foi lançado em 1862, e rendeu adaptações para peças de teatro, para televisão e cinema, se tornando a obra mais famosa do autor.

Maria17661 03/03/2024

Não se deixe assustar pelo tamanho
Por mais que tenha muitas páginas é uma leitura tranquila. O autor te pega pela mão e te apresenta todo esse cenário onde várias histórias se encontram e se comunicam. Foram várias as vezes que eu me peguei dizendo "só mais um capítulo" e spoiler: não foi só mais um capítulo.
Recomendo muito a leitura da história desses personagens que vão te deixar surpresa, aflita, feliz e - em muitos momentos - com raiva.
Um livro que vale cada página lida.

Vanêssa 29/02/2024

Lindo
Com um texto rico e emotivo, o autor nos transporta por uma jornada heróica de esperança, sacrifício e resiliência, deixando uma grande reflexão sobre os dilemas morais e as lutas por dignidade e liberdade.

Uma das melhores leituras de toda minha vida!
lara a 29/02/2024minha estante
Victor Hugo é diferente né? as coisas que ele abrange, estou em Marius, ainda nem na metade, mas tem sido a melhor leitura desse ano

Vanêssa 29/02/2024minha estante
Muitooo, nossa, eu demorei tanto pra iniciar a leitura, como eu queria ter lido antes.

Maria14214 23/03/2024minha estante
??

Stefany.Carvalho 28/02/2024

Na minha ressaca literária encontrei esse livro na biblioteca da escola e resolvi reler "Os miseráveis". A primeira leitura do ano, um livro que deveria ser lido por todos. Choca o quanto um pequeno erro pode destruir a vida de uma pessoa, como a desigualdade pode levar a pessoa ao fundo do poço e tornar ela uma miserável, julgada por todos, marginalizada pela sociedade enquanto luta pela sua sobrevivência.

evemm 28/02/2024

Os miseráveis
Esse livro curto e emocionante foi um dos meus primeiros livros que li na minha infância, amo muito os miseráveis, um livro muito emocionante, que traz várias realidades que até hoje a gente vive, a trajetória da vida de jean, de como ele se tornou uma pessoa melhor, depois do bispo e cosette ter feito sua vida melhor, o amor amor as coisas melhores.

Francisco633 26/02/2024

Fantástico.
Sim, depois de alguns meses, finalmente concluí esta leitura. Há algum tempo comecei a procurar ler livros clássicos, principalmente os russos, mas logo me deparei com este clássico francês. Eu já sabia que seria uma grande leitura; tanto pelo conteúdo, quanto pelo tamanho, pois o livro - separado em dois tomos - tem aproximadamente 1.900 páginas. Apesar do Victor Hugo, autor do livro, ser considerado prolixo, a leitura é bem fluida e envolvente. Com um enredo perfeito, o autor aborda muitos temas como desigualdade social, vingança, perdão, coragem e também a Revolução Francesa - confesso que por falta de repertório histórico e sociopolítico, não consegui aproveitar de todas as referências e trocadilhos que têm na obra. Victor Hugo cria personagens marcantes e com personalidade, o principal deles é Jean Valjean, que virou referência quando se trata de personagem bem construído e humano, portanto, falho. Enfim, com certeza esta obra é 5 ??, uma das melhores leituras que tive. Para quem não está acostumado a ler livros clássicos a linguagem pode ser um pouco diferente e parada, principalmente nas partes mais detalhadas e descritivas sobre a Revolução Francesa, contudo, o livro é bem acessível e a leitura vale a pena, não se assuste, é uma obra grande, mas gigante no quesito conteúdo!

Turegues 25/02/2024

Odiei, mas eu creio que essa edição resumida seja ruinzinha
O livro inteiro da sono, a parte da revolução francesa passa que vc nem percebe, parece que nada encaixa e tem um monte de informação jogada