Os Miseráveis

Os Miseráveis Victor Hugo

Resenhas - Os Miseráveis

Shay 15/12/2021

A leitura é muito rápida, a história te prende. As histórias das personagens são muito envolventes. Não é atoa que é um clássico, na minha opinião todo mundo devia esse livro para poder viver em sociedade.
Débora 15/12/2021minha estante
Anotado! Eu pensei em ler esse ano, mas vai ficar pra 2022

Neuda 15/12/2021minha estante
Comecei ontem

Annah Oliveira 15/12/2021minha estante
Estava em dúvida se colocava esse livro em minha meta de 2022, vc me convenceu a fazê-lo. ?

Joyce429 27/04/2022

História arrebatadora.
Victor Hugo nos apresenta a história de Jean Valjean, e outros miseráveis. Os personagens vão sendo desenvolvidos paralelamente, e aos poucos seus destinos se cruzam ao longo da história de forma perfeita.

É uma história arrebatadora, e ao longo dela você se emociona, fica indignado, sente raiva, tristeza, felicidade, impotência e todas as emoções possíveis.

As partes de contexto histórico são densas e possuem uma riqueza de detalhes incrível, mas diminuíram a fluidez da leitura para mim por serem muito longas. Ainda assim, o autor escreve de uma forma tão bonita e poética, que nem mesmo o contexto histórico deixa de nos encantar, e vale a pena passar por cada um deles.

Jean Valjean, Cosette, Gavroche e o Bispo Bienvenu serão personagens inesquecíveis para mim!
Diego 27/04/2022minha estante
Ótima resenha!
Obrigado!

LetiLu 30/04/2022minha estante
Joy, te "conheço" há pouco tempo por aqui, mas a cada atualização sua eu fico perplexa com o quanto você lê! Cada calhamaço, várias leituras simultâneas.... Minha inspiração ?

Joyce429 02/05/2022minha estante
? Letícia, eu gosto de ler pelo menos dois livros por vez, para mim funciona bem e acho que a leitura flui melhor, principalmente com calhamaços. E eu sempre carrego um livro comigo para onde vou, se surgir oportunidade eu paro para ler. Mas o fato de ainda estar trabalhando em home office, aliado ao fato de que eu não tenho hábito de assistir tv (só paro para ver filmes e séries no fim de semana), facilita para que eu tenha mais tempo dedicado à leitura. Mas tem dias mais corridos que só dá para ler umas 10 páginas ?

LetiLu 06/05/2022minha estante
??????

Tiago Mendes 28/05/2021

Uma obra de arte
"Os Miseráveis" é simplesmente o melhor livro que eu já li em toda minha vida. Muitas pessoas têm receio de lê-lo por causa de sua quantidade de páginas, que é quase duas mil. Esse é, de fato, um livro grande e bem descritivo. Porém, isso não é uma coisa ruim; pelo contrário. A escrita do autor é maravilhosa, repleta de reflexões, e é absurdamente imersiva.

A melhor maneira de descrever esse livro é como uma obra de arte pintada com palavras. É uma história triste e linda, simples e complexa, apaixonante e desesperadora. Misturando elementos históricos com ficção, Victor Hugo criou esse grande clássico da literatura mundial, um drama cujo primeiro personagem é o infinito. O homem é o segundo.

Uma coisa muito presente no livro é a grande quantidade de histórias paralelas que vão se interligando ao longo do livro, de uma maneira muito inteligente e nada forçada. Além da história ser perfeita, o final também é emocionante e muito lindo. Sério, é impossível não se emocionar lendo esse livro.

A história retrata a injustiça, o preconceito e o julgamento existente na sociedade. Também a miséria e o sofrimento das camadas mais pobres da população. O autor promove várias reflexões no leitor, de modo que é impossível não ser impactado pelo livro.

As características mais marcantes desse livro são, definitivamente, os personagens. A construção destes é impecável! O psicológico deles foi tão bem trabalhado, que o leitor consegue entender o porquê de cada personagem tomar certa atitude, mesmo que não concorde com esta.

O livro abrange temas e acontecimentos diversos. Tem romance, guerra, crimes, mistério, intriga, brigas, política, história e filosofia. Recomendo esse livro para todo mundo! Mas, cuidado, pois você, com certeza, não sairá inteiro dessa história.

Nota: 5 estrelas
Gênero: ficção histórica
Idade recomendada: 14+

Quotes:

"Verdade ou mentira, o que se diz sobre os homens geralmente tem tanta influência em suas vidas e seu destino quanto aquilo que eles fazem."

"Não devemos temer os ladrões nem os assassinos. Além de exteriores, são perigos muito pequenos. Devemos temer sobretudo a nós mesmos. Os preconceitos: eis aí os ladrões; os vícios: eis aí os assassinos. Os grandes perigos estão dentro de nós. Que importa o que ameaça nossa cabeça ou nossa fortuna? Não devemos nos preocupar senão com o que ameaça nossa alma."

"Meu amigos, não se esqueçam, nunca, de que não há más plantas nem maus homens. O que há são mau cultivadores."

"Não se pode impedir o pensamento de martelar sempre na mesma ideia, assim como não se impede o mar de voltar sempre a uma praia. Para o marinheiro isso se chama maré; para o culpado, chama-se remorso."
Ale6374 29/05/2021minha estante
Suas resenhas são maravilhosas, como sempre.

Tiago Mendes 29/05/2021minha estante
uaaaaaaaaaaaaaaaaa obrigadooo
levei um tempão pra escrever essa resenha

Ale6374 29/05/2021minha estante
Não duvido. Raramente você demora mais de um dia para postar uma resenha

kel 29/05/2021minha estante
AAAAAAAAAAAAAA perfeito

Lagares1 29/05/2021minha estante
Quando eu falo que é bom ninguém acredita ?

VOU OLHAR SEUS SURTOS

E amei a resenha

Tiago Mendes 29/05/2021minha estante
VAI LÁ KKKKK
obrigadooo

Alice 01/06/2021minha estante
Resenha perfeita pra esse livro maravilhosooo

Alice 01/06/2021minha estante
Quase chorei lembrando da história

Tiago Mendes 01/06/2021minha estante
foi sua resenha que me fez ler esse livro, então muito obrigado

Mabi21 07/07/2021minha estante
Passando aqui pra dizer que comprei o livro para me dar de presente de aniversário. Obrigada por me incentivar nessa leitura

Carolina.Gomes 29/08/2021

Uma leitura inesquecível!
O que dizer dessa obra maravilhosa? Foram dois meses mergulhada nessa leitura. Uma narrativa belíssima com personagens muito bem construídos. Emocionante!

Difícil expressar com palavras o que estou sentindo nesse momento.

Penso, como o autor, que esse livro é:

"do princípio ao fim, no seu conjunto e nos seus pormenores, sejam quais forem as intermitências, as exceções ou os desfalecimentos, a marcha do mal para o bem, do injusto para o justo, do falso para o verdadeiro, da noite para o dia, do apetite para a consciência, da podridão para a vida, da bestialidade para o dever, do inferno para o céu, do nada para Deus."

Uma experiência única, inesquecível, transformadora, emocionante e linda!

Eu amei!

Entra para o rol de favoritos da vida, COM CERTEZA!
@livrosdelei 29/08/2021minha estante
Só de ler a sua resenha deu para sentir a grande emoção que foi ?? incrível! Parabéns pela leitura

Carolina.Gomes 29/08/2021minha estante
Quero que vocês leiam! Vou ficar feliz!

13marcioricardo 30/08/2021minha estante
Foi um dos muitos que comprei agora na Book Friday.. Ansioso por ler tbm..

Eliza.Beth 30/08/2021minha estante
????? ameeiiii

Isabela 30/08/2021minha estante
Esse livro é sensacional demais ?? Uma história pra levar pra vida

Michela Wakami 31/08/2021minha estante
Muito amor por esse livro!??????

re.aforiori 03/09/2021minha estante
Carol, fico imensamente feliz em ver alguém elogiando e enaltecendo, como você o fez, este maravilhoso livro do grande Victor Hugo. ???

Este é um dos livros que ninguém pode passar por esta vida sem tê-lo lido, como gosto de dizer. É uma das mais bem acabadas construções da mente humana!

Eu o li a cerca de 5 anos e o mesmo continua vivo em minha memória; me marcou profundamente, e sempre será, sem dúvida, inesquecível para mim...

Entretanto, sei bem sobre essa sensação incrível que você senti, após a leitura deste monumento, que também está no topo de meus livros favoritos da vida. ??

Outro livro de Hugo, que é espetacular, é ?Os trabalhadores do mar?; que como Hugo mesmo disse, forma o seu tríplice ?ananke?.
Sendo que em ?Os Miseráveis?, se trata do ?ananke? da sociedade e suas leis; em ?Notre-Dame de Paris? (ou ?Corcunda de Notre-Dame?), se trata do ?ananke? da região e seus dogmas; e, por fim, em ?Os Trabalhadores do Mar?, se trata no ?ananke? da natureza e suas coisas.

Hugo tinha a intenção de abordar estes três distintos temas nestas suas três obras, se aprofundando em detalhes sobre aspectos que eram intrínsecos no século XIX; mas, que, impressionantemente, se mostram tão atuais nos dias de hoje...

Vi que além de ?Os miseráveis? - destes livros de Hugo, que menciono - você já leu ?O Corcunda de Notre-Dame?... Que maravilha,
Carol! Isto quer dizer que você ainda tem esta outra preciosidade de Hugo para ler: ?Les Travailleurs de la mer?. ??

Enfim, ando em dias corridos, ultimamente; mas estou próximo de normalizar minha rotina... E espero logo poder ir até seu PV para falar com prazer de minhas impressões sobre o magnífico ?Os Miseráveis?, que vivem em minhas entranhas, e, com curiosidade, saber das suas também...

Obrigado por dignificar esta Magnum Opus de Hugo, através de sua resenha, Carol! ??

E até logo! ??

Carolina.Gomes 05/09/2021minha estante
Obrigada pelas dicas e pelo feed back, um abração ?

Jessé 18/09/2021minha estante
Não é meu Victor Hugo desse ano ainda, mas 2022 com certeza vai. Estou lendo no momento Os trabalhadores do mar.

@LuanLuan7 02/11/2022

O melhor livro que li na vida.
O que dizer sobre o melhor livro que você já leu na vida? Devo admitir que demorei 2 meses para fazer uma resenha por não conseguir reduzir em poucas palavras o que senti durante a leitura.

Nenhum resumo seria capaz de traduzir corretamente o que ?Os Miseráveis? consegue causar no leitor: medo, aflição, ansiedade, piedade, impaciência, tristeza etc.

Nessa obra o autor nos conduz a uma viagem, de quase 2000 páginas, pela França da primeira metade do século XIX, em meio a miséria do povo que viveu a pos-Revolução Francesa.

O personagem central é Jean Valjean, um grilheta condenado a 19 anos de prisão por roubar um pedaço de pão para alimentar os sobrinhos. Liberto, enfrenta o preconceito social, até ser acolhido pelo Bispo de Digne (Bienvenu) que apresenta o caminho da redenção, iluminado pela compaixão e por um candelabro de prata (risos).

Sua caminhada será pautada pela constante luta mental entre: fazer o bem ou seguir o egoísmo. Nesta senda, Valjean encontrará prosperidade no trabalho, escape em sua força e consolo no amor ao próximo.

Esse é somente o início da história que nos apresentará outros personagens incríveis: Fantine, Cosette, Marius, Eponine, Gavroche e tantos outros.

São muitos personagens devidamente caracterizados e bem encaixados na história, de modo que ninguém aparece por acaso. São todos tão verossímeis que podemos afirmar que os conhecemos intimamente.

Victor Hugo, o autor, é um típico romântico. Mas daqueles exagerados, com histórias estapafúrdias, reviravoltas mirabolantes e imprevisíveis. E tudo isso primorosamente construído em cada um dos parágrafos.

Em síntese, a obra tem romance piegas; fugas cinematográficas, com aventuras dignas de filmes do 007; lutas, batalhas e barricadas excepcionalmente bem descritas; mortes comoventes ao ponto de levar o leitor às lágrimas ? etc.

O autor também nos fala de Deus (visto a partir do Iluminismo), mostrando o poder que a
bondade de alguém desprendido do materialismo é capaz de fazer na vida de outras pessoas. Além disso, fala também do perdão, da misericórdia e suas consequências.

Enfim, uma obra primorosa, poética, exagerada e genuinamente fundamentada no mais profundo dos sentimentos humanos: o amor ao próximo e seu poder de transformar vidas.
Mireille 03/11/2022minha estante
Uau

almeidalewis 04/11/2022minha estante
Gostei muito Laun da sua resenha ?? ???????

JAssica.Nunes 30/10/2020

Um desafio que valeu muito a pena!
Ler ?Os miseráveis? foi um enorme desafio para mim. Nunca havia lido um livro de mais de mil páginas e, apesar da escrita de Victor Hugo ser incrível, em muitos momentos fiquei bastante desanimada com as digressões. Cheguei a pensar que talvez eu aproveitasse mais fazendo uma leitura da versão reduzida... No entanto, acredito que no fim das contas ficamos mesmo com o essencial, o que, de forma alguma, tira a beleza e importância da obra!

?Os miseráveis? é o retrato mais fiel da humanidade. Miseráveis somos todos nós que contribuímos direta ou indiretamente para que as desigualdades e injustiças sociais existam e persistam!

Está aí um livro que jamais vou esquecer!

Jess 24/05/2021

Simplesmente perfeito!
Eu sinceramente não sabia onde eu tava com a cabeça quando peguei esse desafiozão de ler algo tão grande e 'antigo', que pra você ter uma noção provavelmente se cair na cabeça de alguém, esse alguém não sobrevive. Mas o meu amor pelo filme de 2014 falou bem mais alto, além de gostar de dizer que desafio é meu nome do meio.
Pois bem, foram três meses (quase quatro), cinco partes, 48 livros, 357 divisões e 1511 páginas de puro, destilado, completo sofrimento. É: sofrimento! Durante essa trajetória conhecemos pessoas reais, e não apenas personagens. Monsieur Bienvenu, Fantine, Gavroche, Pai Mabeuf, Grantaire, Enjolras, Javert, Pai Gillenormand, Marius, Cosette, Jean Valejean e tantos outros podem ser relacionados a aspectos da própria vida real. A forma de encarar os seus demônios, de lidar com a vida e de, mesmo num meio de escuridão e frio, conseguirem estender a mão a alguém mais necessitado.
A história pode sempre retornar a rodear o forçado fugido Jean Valjean, que assume muitos outros nomes durante a trama, mas nesse livro não há protagonistas a não ser a consciência humana e como ela atua em cada um de nós.
E como eu não tenho estrutura nem habilidade de fazer uma resenha bem estruturada vou deixar aqui algumas das minhas passagens preferidas. Eu não utilizei 155 marcadores de plástico e risquei meu livro todinho pra nada!
"Para ele, o universo era como uma imensa enfermidade, por toda parte sentia febre, por toda parte auscultava o sofrimento e, sem procurar desvendar o enigma, tratava de fazer o curativo nas feridas" (página 96)

"As cidades produzem homens ferozes, porque produzem homens corruptos. A montanha, o mar, a floresta, produzem homens selvagens; desenvolvem o lado feroz, mas frequentemente não destroem o lado humano." (página 124)

"A consciência é o caos das quimeras, das ambições e das tentativas, a fornalha dos sonhos; o antro das ideias vergonhosas; é o pandemônio dos sofismas, e o campo de batalha das paixões." (262)

"É sublime e doce a esperança em uma criança que só conheceu o desespero." (458)

"Ele nunca amara coisa alguma. Havia vinte e cinco anos era só no mundo. Nunca fora pai, amante, marido, amigo. Nas galés era sombrio, casto, ignorante e arisco. (...) O bispo fizera levantar em seu horizonte a aurora da virtude; Cosette fazia levantar-se a aurora do amor." (480/481)

"O instinto de Cosette procurava um pai assim como o instinto de Jean Valjean procurava um filho. (...) Quando essas duas almas se avistaram, reconheceram-se como necessárias uma à outra." (481)

"Toda qualidade cai em um defeito; o econômico encosta no avarento, o generoso se assemelha ao prodigioso, o valente aproxima-se do fanfarrão." (708/709)

"Mas a divagação em demasia submerge e afoga. Infeliz do operário de espírito que se deixa cair inteiramente do pensamento na abstração. Acredita que facilmente tornará a subir, e pensa que, afinal de contas, é tudo a mesma coisa. Erro! (...) Substituir o pensamento pela divagação é confundir o veneno com um alimento." (903)

"É possível acreditar que Alighieri tenha menos coisas a dizer que Maquiavel? A parte inferior da civilização, sendo mais profunda e mais sombria, acaso é menos importante que a parte superior?" (1026)

"Era ele mesmo, era mesmo Marius! (...) Teve vontade de abrir-lhe os braços, de chamá-lo, de precipitar-se; (...) enfim, toda essa ternura abriu caminho e chegou a seus lábios, e, pelo contraste que vivia no fundo da sua natureza, deles saíram uma indelicadeza." (1073)

"A pátria lamenta, é verdade, mas a humanidade aplaude. A França sangra, mas a liberdade sorri." (1172)

"Combeferre, que falava daquele modo, não era órfão. Lembrava-se das mães dos outros e esquecia a sua. Seria morto. Ele era "egoísta"." (1236)

"Tudo provém da luz e tudo retorna para a luz." (1242)

"O espetáculo era aterrorizante e encantador. Gavroche, fuzilado, arreliava os disparos. Parecia estar se divertindo muito. "(1266)

"A gente não pode resistir a estes pequerruchos! Eles nos prendem, nos seguram e não nos largam mais." (1363)

"Dever a vida a um malfeitor, aceitar essa dívida e reembolsá-la; trair a sociedade para permanecer fiel à sua consciência." (1368)

"Será que se pode amar em excesso? Será que se pode agradar, em excesso, um ao outro? (...) O amor é uma criança de seis mil anos. O amor tem direito a uma longa barba branca." (1425/1427)

"Então, com a consciência a luta nunca termina. Lançamos nesse poço o trabalho de toda uma vida, ali lançamos nossa sorte, ali lançamos nossa riqueza, ali lançamos nosso sucesso, ali lançamos nossa liberdade ou nossa pátria, ali lançamos nosso bem-estar ou nosso descanso, nossa alegria." (1434)

"Um dia, sem querer, Cosette o chamou de pai. Um raio de alegria iluminou o velho semblante sombrio de Jean Valjean. Ele a corrigiu: "Diga Jean".
? Ah! É verdade, senhor Jean. ? respondeu ela, soltando uma risada.
? Muito bem. ? disse ele.
E voltou o rosto para que ela não o visse enxugar as lágrimas." (1468)

Janaina Edwiges 10/05/2021

Existem os miseráveis pobres de bens materiais e existem os miseráveis de alma!
Esta belíssima história retrata com perfeição a condição humana e nos faz refletir sobre as injustiças cometidas pela sociedade contra aqueles que estão lutando pela sobrevivência neste mundo tão desigual. Uma história que denuncia as inúmeras mazelas sociais, os preconceitos, as difíceis condições a que estão submetidas mulheres e crianças, além de mostrar os ideias e lutas políticas da época. É justo que um erro do passado acompanhe, martirize e defina toda existência de uma pessoa? O quão poderoso pode ser um gesto de aceitação e acolhimento para a transformação de um ser humano, que se vê excluído e desprezado por toda sociedade?

A primeira parte do livro é primorosa, sendo minha favorita! O Bispo de Digne, senhor Myriel, foi o personagem que mais me cativou, inspirando profundas reflexões sobre como ser uma pessoa melhor para mim mesma e para o próximo. Nunca irei esquecer os seus ensinamentos preciosos, repletos de empatia! A história de Fantine me levou as lágrimas e também me emocionou profundamente.

Os Miseráveis é um livro a ser apreciado com muita calma e tranquilidade. A escrita de Victor Hugo é detalhista, com longas descrições de fatos e acontecimentos. Assim, é necessário que o leitor encontre a melhor maneira para deixar a leitura menos cansativa. Escolhi fazê-la sem nenhuma presa e em conjunto com outros livros, para aproveitar melhor esta obra-prima, fortemente marcada pela questão política e social. Uma verdadeira aula de História!

Recomento que todos leiam Os Miseráveis em algum momento da vida. Assim como eu, acredito que serão tocados e transformados pela comovente história de Jean Valjean. Como nos disse Victor Hugo: “Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis”.
Vivi.Montarde 10/05/2021minha estante
A primeira parte tb foi a minha favorita. E esse bispo é mesmo maravilhoso!

Janaina Edwiges 11/05/2021minha estante
A primeira parte foi pura perfeição :) Marquei várias passagens lindas com post-it! O bispo é um exemplo de bondade. Agora quero ver o filme na Amazon prime. Você já assistiu, Vivi?

Vivi.Montarde 11/05/2021minha estante
Verdade! Tem o filme! Tinha esquecido. Vou ver esse fim de semana :)

Marisa 13/05/2021minha estante
Meninas, vocês já leram? São muito rápidas!!!!! Eu tenho o filme na minha lista, quero vê-lo também.

Janaina Edwiges 13/05/2021minha estante
Comecei a ler no início de fevereiro, Marisa! Quase uns três meses e meio de leitura. Quando você assistir o filme comenta se gostou da história :)

Layla.Ribeiro 29/04/2021

Desafio literário 2021- Clássico Mundial
O livro conta a história de vida e redenção de Jean Valjean, preso por 19 anos, condenado a trabalhos forçados por roubar um pão para matar sua fome. Primeiro contato com Victor Hugo e achei maravilhoso, ele faz uma crítica a uma França com várias instabilidades políticas, ele discute nessa obra, sobre a fome, a miséria que essa sim, a grande protagonista da história, o mal que ela faz na sociedade e como impede o progresso dela, o autor não fica somente na ficção, utilizando esses pontos citados para filosofar, falar sobre política e história de maneira fantástica e atual, porém essas quebras no enredo ficaram ao longo do livro cansativo para mim. Fora isso, que livro maravilhoso, sofri muito com os personagens, não tive quase um minuto de paz nessa história, sem contar que os personagens são muito bem construídos. Não recomendo ler na edição física, apesar desta ser maravilhosa esteticamente, a leitura é muito desconfortável, mas recomendo essa história e acho que ela deveria sim ser obrigatória para qualquer leitor.

OBS: pra quem sempre pergunta, li esse baita livro em 45 dias, mas com muita disciplina, rotina e foco.
AnaB. 29/04/2021minha estante
Arrasou! E muito ??????????????

Lina_2013 30/04/2021minha estante
??

helenaslodk 18/12/2021

Um clássico que todos deveriam ler.
Livro clássico com abordagem muito atual, diversas críticas sociais ao longo do livro. Nessa versão, achei a escrita bem tranquila e o tradutor colocava notas no final quando achava necessário, explicando o contexto. Em alguns pontos a história é beeeem descritiva, agora estou craque em como o esgoto da França funciona e os nomes das ruas de Paris.

Victor Hugo queria que a história fosse nem amarradinha e contextualizava tudo que fosse necessário. Muitas vezes precisava passar por dezenas de páginas que não faziam muito sentido (a parte das freiras? a explicação da batalha?) pra poder chegar na história principal, sendo assim aquelas páginas lidas faziam um pouco mais de sentido. De qualquer forma a história é maravilhosa.

As partes que mais gostei foram a da Fantine e do Jean Valjean. Todos os personagens são bem humanizados, às vezes tu sente raiva, depois pena, ai gosta e depois odeia de novo. Enfim, não é a toa que é considerada a obra prima do Victor Hugo. Não esperava aquele final.

Um agradecimento especial pra Nanna que topou leitura coletiva na metade do livro, me estimulou pra ler até o final e ter alguém pra discutir a história.
Nanna 18/12/2021minha estante
Ruuum

helenaslodk 18/12/2021minha estante
hmmm

Alice 23/01/2021

Declaração de amor a um livro.
?Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis.?

Ler Os Miseráveis é comparável a contemplar uma tela branca que, recebendo as pinceladas de um grande artista, vira a mais bela pintura, a própria vida. Victor Hugo criou personagens e cenários a primeira vista comuns, como um menino de rua e um jardim abandonado, e deles transmitiu o complexo, o simples e o belo. Essa leitura se tornou a minha favorita na mesma facilidade com que me fez sentir o riso, o choro, a raiva, a compaixão e todos os sentimentos de não uma, mas de todas as vidas do livro, do menino de rua ao jardim abandonado.

Bastos 20/10/2022

Extraordinário
Estou a um tempo pensando em como fazer essa resenha e cheguei a conclusão que eu não consigo fazer essa resenha, é uma história tão maravilhosa e profunda de tantas formas que eu não consigo nem colocar em palavras como foi a leitura, são tantos detalhes e lições de vida que eu não sei nem por onde começar.

É simplesmente uma obra indescritível e atemporal que todos deveriam ler.