O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Daniel1841 09/10/2021

Ótimo suspense e policial brasileiro!
Certamente é um livro que se assemelha a alguns best-sellers americanos, mas possui suas próprias características, criando assim uma identidade autônoma. Recomendo SIM! É uma ótima leitura!

O início da história é chocante, vai lhe motivar a continuar sem medo, ou talvez seja melhor pra esse tipo de livro dizer que irá ficar apavorado com o que o assassino causa! Falando nisso, o antagonista é cabuloso e desgraçado da cabeça, do jeitinho que a gente gosta num thriller. O detetive é fofo, diferente de outros por ter espectro autista e essa representatividade é bem explorada. Aliás, tem uma diversidade bacana, com personagens gays que infelizmente morrem no início e de etnias diferentes também. MAS faltou alguma personagem feminina interessante, achei TODAS as mulheres do livro unidimensionais. Os homens que se diferem em suas personalidades e com certeza o destaque é o detetive Artur. Outro personagem bem construído é o psicólogo William, que você irá amar odiar ou odiar amar com o passar da trama.

Narrativa fluída, trama interessante, suspense de qualidade. Muito orgulho da nossa literatura brasileira contemporânea! Existe um diálogo belíssimo entre Artur e William, sobre emoções, sorrisos, justificando o título do livro, ou seja TUDO PRA MIM!

No final dá uma decaída, fica previsível e poderia ser mais interessante o clímax. Fora isso e a falta de personagens femininas que prestem, é um livro bacana e por isso merece 4 estrelas!

Aline MSS 04/10/2023

Thriller psicológico de altíssima qualidade. É Brasil!??
Livro de altíssima qualidade, uma historia fluida, rápida de ler e q prende o leitor até a ultima pagina. Não tenho qualquer crítica ao livro, é impecável! Sério! É autor brasileiro e q merece ter maior reconhecimento!??

O livro é narrado em terceira pessoa e de acordo com a sinopse trata sobre William, um psicólogo infantil, q se vê diante de um complexo dilema moral ao participar de um estudo p/ compreender o desenvolvimento da maldade humana. Esse estudo conta com a ajuda de David, q após ter presenciado o assassinato de seus pais torna-se um serial killer q recria o modo de agir do algoz de sua família.
Diante de tais crimes, a história ainda traz Artur Veiga, o detetive responsável por desvendar essa série de assassinatos que estão aterrorizando a cidade.

O livro gira em torno dos 3 núcleos, o psicólogo, o assassino e o detetive. Parece um seriado britânico muito bem escrito e com um ótimo final. Também senti q o estilo do autor é bem parecido com a escrita do Harlan Coben e isso me ganhou desde o começo. Quem gosta do Harlan não vai se decepcionar com essa leitura! ?

O diferencial da história é acompanhar o dilema moral do psicólogo e ver até onde ele será capaz de ir p/ concretizar o seu estudo. O cara anda no fio da navalha e é simplesmente impossível não sentir AGONIA durante a leitura.

Pra quem gosta de seriados criminais, esse livro tem uma pegada de "The Sinner", "Marcella" e também do filme "O Segredo dos Seus Olhos". Todos esses muito bons e q trazem no plano de fundo esse dilema moral/ético dos envolvidos.

Oq tem no livro:
- Poucos personagens;
- Diálogos e descrições bem equilibrados;
- A evolução é ótima e não tem enrolação;
- Não tem plot desnecessário (tudo se encaixa no final);
- AGONIA da primeira página à última;
- Não há romantização e nem desumanização dos personagens;
- História impecável do começo ao fim!

Recomendo p/ todos. Li pelo KU e faria uma releitura posterior de tanto q gostei. ??????
Palmas p/o autor! ??
Henrique Sanches 04/10/2023minha estante
Gostei da sua resenha... instigante!!!

Davi785 05/10/2023minha estante
Essa resenha me fez querer ler esse livro! Que resenha incrível

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Obrigada, vcs são mto gentis. Podem colocar na lista de vc, pq esse merece o hype.?????

Aline MSS 05/10/2023minha estante
Vcs* (meu corretor nesse App fica maluco). ??

Henrique Sanches 05/10/2023minha estante
Vou colocar... obrigado!!! ?

Fabio 06/10/2023minha estante
Pra variar, mais uma belíssima e instigante resenha!?
Parabéns pela escrita, Aline!???

Aline MSS 06/10/2023minha estante
Obrigada, Fabio. Vamos fundar o clube das resenhas. ???????

Fabio 06/10/2023minha estante
Vamos sim, Aline!?
Gostei da ideia! Kkkk

Davi785 07/10/2023minha estante
Já está na minha lista, muitíssimo obrigado!! ??

Tiago Doreia 10/10/2023minha estante
Felizão que cê tenha gostado do livro, porque eu curti na mesma medida! Livro incrível! Parabéns pela resenha!

Aline MSS 11/10/2023minha estante
Obrigada, Tiago. A sua indicação foi certeira! Amei.???

JohnJohn.3 14/10/2023minha estante
Achei interessante, vou procurar esse livro. Obrigado pela dica. ?

Aline MSS 15/10/2023minha estante
Vlw, John. Está gratuito pelo K.U e vale à pena demais! ?

Duda 02/04/2020

O Sorriso da Hiena
Meu deussss que livro!! Estou impactada, ainda mais pelo autor ser brasileiro e morar em Floripa hahaha. Mas de verdade, eu amei a história, me impressionou muito. É muito fluida e de fácil entendimento, bem construída, com total coerência, ao mesmo tempo em que é muito viciante. A cada página eu queria saber mais e por isso a história fluiu tranquilamente. Eu até estava esperando outro final, mas esse também foi digno hehe
Raul43 02/04/2020minha estante
Quero ler!!!

Joelio 11/04/2020minha estante
Graças a vcs tô começando a querer ler um bom suspense sempre aflora a imaginação e senso crítico ? e sendo autor br aí que da mais curiosidade

Thais 13/04/2020minha estante
Incrível! Tbm devorei a história

Birdman 16/10/2020minha estante
Gustavo Ávila realmente fez um grande trabalho, O Sorriso da Hiena é sua primeira obra e digo que ele acertou, me prendeu o tempo todo a leitura e foi finalizada à altura que eu poderia imaginar.

Karlla.Renally 29/12/2020minha estante
Mas foi um final bom ?

@_leandropaixao 22/09/2022

?Nós somos os únicos responsáveis por nossas interpretações?
Recebi a recomendação desse livro e juro que não esperava muito dessa leitura, mas isso que chamo de surpresa mega agradável!
Nesse livro vamos acompanhar a vida de David, William e Arthur. David teve os pais assassinados frente a ele quando tinha 8 anos de forma brutal e desde então sua vida foi marcado por dor, sofrimento e frieza, onde já na fase adulta além de fazer crianças passarem pelo mesmo sofrimento que você, procura por William um psicólogo que tem contato direto com a polícia da cidade para realizar um estudo sobre como crianças que passaram por um terrível trauma de terem seus pais mortos frente a eles reagiram posteriormente
, com isso ele fica sem saber o que fazer. Deveria ele atuar com o assassino e ter um material de estudo tão próximo a ele para uma pesquisa extremamente profunda? Ou denunciar o criminoso para a polícia? Junto a toda essa trama temos o incrível Arthur, um detetive extremamente inteligente e lógico em suas
ações, com pitadas de humor maravilhosas e bem colocadas além de diálogos incrivelmente satisfatórios.
Vamos valorizar escritores nacionais e principalmente incríveis como Gustavo Ávila.
Daniel 26/10/2022minha estante
Livrão

@_leandropaixao 26/10/2022minha estante
Muito bom mesmo!

resenhasdajulia 07/04/2021

Eu achei a premissa interessante, a leitura flui rápido, mas não me prendeu tanto e o final foi mediano.

Victor Hugo 31/01/2021

Intrigante, mas nem tanto...
Confesso que pelas resenhas o livro me chamou a atenção, a leitura é bem fluida, te prendendo em algumas partes ao longo da história. Mas em meio a essas coisas boas o autor acaba se perdendo um pouco, com furos na história e um desenvolvimento de personagens um pouco limitado. Gostei sim da história, mas acaba deixando alguns pontos importantes para trás, ele te prende naquela investigação toda, mas vai te soltando aos poucos e quando percebi só queria finalizar pois nada mudava e nada se resolvia. Talvez o autor queria que tivéssemos carisma pelo vilão da história? Não sei... Escrita interessante, gostei de alguns personagens e se tivesse um final diferente talvez pensaria melhor sobre. É um gostei mas nem tanto. Vou conferir mais livros desse mesmo autor, dou valor a uma boa escrita.

Isadora M 03/08/2020

Muito bom, mas
Acho que o meu problema com o livro foi ter entrado na história com expectativas altíssimas, especialmente por conta das várias resenhas que eu li que mencionavam um ultra "plot twist".
Imaginei mil coisas durante a leitura, e acabei me frustrando no final por ser uma coisa relativamente simples.
Acho que faltou um desenvolvimento maior na última parte.
Apesar disso, o enredo é incrível e a escrita do Gustavo é ótima.

afvitoriaa 14/08/2023

Finalmente consegui concluir essa leitura. ansiosa para ler outro título desse autor.

apesar de ser um bom livro e ter uma história envolvente, acredito que faltou um plot que conseguisse, de fato marcar o final, porém não deixa de ser uma história bem desenvolvida.

Gabriel 13/02/2021

É possível justificar o mal na tentativa de fazer o bem?
Esse livro tem uma proposta bem ousada: ou você ama ele ou odeia.

Os pontos principais do livro são com certeza a narrativa crua e direta do autor e a genial proposta que o Gustavo trouxe para debater nesta narrativa.

O livra peca na pouca profundidade dos personagens e no raso desenvolvimento dos mesmos. O autor poderia ter se extendido mais durante a narrativa para construir mais e melhor os personagens da história como o William, o Artur e o David. Esses 3 poderiam ter sido mais bem aproveitados.

A construção de diálogos que o autor faz durante o livro é bem direta, mas em alguns momentos soa muito amadora e superficial.

A premissa de debater sobre "os fins justificam os meios" é muito pertinente, mas o autor poderia ter se aprofundado mais nos debates e nos acontecimentos; algumas coisas foram muito convenientes (chegaram a ser cômicas) e rápidas.

A "brasilidade" dos ambientes e dos personagens é muito agradável desde o início da história. Gustavo Ávila é um autor de muito potencial que poderia (se tivesse sido mais profundo) ter criado uma obra memorável sobre a natureza humana somado a uma narrativa de suspense policial.

O Sorriso da Hiena é uma daquelas ideias que poderiam ter sido épicas se tivessem sido escritas por autores mais maduros.

Natália 26/06/2021

Quando o mal justifica o bem ?
Não é um livro totalmente ruim, mas esperava mais. Acho que criei muitas expectativas e acabei me decepcionando um pouco, principalmente com o desfecho.
Até porque a premissa é bem interessante, muitos trechos nos fazem refletir bastante sobre até onde vai a maldade humana na busca do ?bem? e se questionar sobre quem é o verdadeiro monstro na história toda, mas achei que ficaram algumas pontas soltas.
Mas no geral é um livro ok, que nos mostra que todo ser humano pode ser maldoso, porém de formas diferentes.

Dja 13/02/2024

Começou bem interessante e me prendeu com facilidade, mas do meio pro final a trama foi ficando já concluída (revelado) diminuindo minha vontade em continuar a leitura.
Não gostei muito do final.
Eduarda 13/02/2024minha estante
O fim me deixou frustrada, mas acredito que tenha sido uma reflexão pra realidade, de que a justiça muitas vezes não é justa e que estamos, na maior parte do tempo, pagando pelo erro do outro

Rafaele Albanezi 17/03/2016

Não gostei, nem recomendo.
Não gostei. Construção de personagens é rasa, não gera identificação com nenhum personagem, descrições desnecessárias, junto com muitas pontas soltas no final. A mudança de fala não é diferenciada, todos parecem iguais. Cortes abruptos de forma desnecessária. E o que mais me incomodou, sei lá, coisa minha mesmo, os personagens serem sempre tratados pelo primeiro nome, ninguém tem sobrenome, dando uma aparência pasteurizada, num mix de realidade brasileira com investigação americana. Leitura sofrível. Achei louvável o autor se aventurar por este gênero, mas acho que as avaliações positivas que vi foram super estimadas ou monetizadas. Impossível não traçar um comparativo com outros autores conhecidos, o que faz o livro perder ainda mais. Há um plot muito interessante, mas que foi mal explorado.
Natalie Lagedo 17/03/2016minha estante
Ótima resenha! Foi a primeira crítica que vi sobre este livro.

Rafaele Albanezi 18/03/2016minha estante
Oi Natalie! Aí eu ví muita gente elogiando, fui louca pra ler e quebrei a cara... nem de longe achei que seja tudo isso que estavam falando... Você leu ou vai ler?

Natalie Lagedo 18/03/2016minha estante
Eu vou ler sim, mas ainda tô com muitos na frente. Passei por uma situação idêntica ao ler Caixa de Pássaros: muito marketing pra um enredo falho.

Rafaele Albanezi 21/03/2016minha estante
Bom, espero que tenhamos sorte com nossas próximas leituras rsrsrs

Dann 28/03/2016minha estante
Esse livro foi uma grande decepção pra mim, ele tem uma premissa boa que poderia ser muito bem trabalhada, é uma coisa bruta que poderia ser bem lapidada, mas desse jeito não deu.

Giovana 04/05/2016minha estante
Oi... Quero ler o livro mas não encontro a vende. Gostaria de vender ou trocar?

Rafaele Albanezi 04/05/2016minha estante
Eu li em ebook, então não tem como rsrs

Aline Marques 10/05/2016minha estante
Sua opinião descreve o que sinto. Achei que estava louca.. Todo mundo usando palavras como "excepcional" ou "fantástico"

Carolina 20/06/2016minha estante
fui ler esse livro com altas expectativas devido aos comentarios da primeira pagina daqui e odiei. agora que terminei a leitura vim procurar algum comentario negativo pq nao era possivel só eu nao ter gostado desse livro kkkk ainda bem que achei o seu

Henrique Sobral 08/01/2017minha estante
Concordo em gênero, número e grau. Lendo as resenhas sobre o livro, senti-me estranhamente desconfortável: ou eu teria lido uma versão adulterada, ou não soube ler. Pois não percebi essa obra prima que todos falaram. Gostei de alguns trechos, o livro me prendeu na narrativa (embora de fato achei rasa a execução), mas o final achei fraco, nada que agregasse, ou, para mim, fizesse muito sentido ( achei até uma certa cópia do filme argentino)....

Edu021 06/02/2017minha estante
Uma resenha honesta. Perfeita.

Marcos Fontes 07/03/2017minha estante
Achei péssimo! Também quebrei a cara.

Bia França 30/06/2018minha estante
Concordei!

Marli.Ramires 27/05/2019minha estante
Estou no meio do livro. E vou abandonar. Não prende, crimes bárbaros diante de crianças, achei totalmente sem necessidade.

Karen.Costa 06/01/2020minha estante
to no comecinho desse livro e to sentindo uma estranheza ENORME na escrita. Não consigo saber direito o que é, porque comecei a ler bastante livros atras do outro só ano passado entao acho que é por isso que nao consigo entender o que me incomoda ainda. Mas só pelos comentários aqui, to achando que vou abandonar mesmo. não ta fluindo. e olha que eu sou muito apaixonada por esse tipo de história :/

Aline164 25/01/2021minha estante
Foi bom ler essa resenha negativa, assim controlo minhas expectativas quando for ler. Porque, como outros leitores disseram, lendo as outras resenhas, parece um livro "excepcional". Vamos ver, vamos ver. Gosto dos livros do Raphael Montes e estou curiosa pra ler esse.

LeonardoGS89 30/11/2023

História é envolvente, porém, final decepcionou.
O título dessa resenha é minha opinião sobre esse livro, tem uma trama muito boa, envolvente, com bastante acontecimentos, mas não gostei do desfecho, me senti um tanto frustrado com o final, mas ainda assim recomendo a leitura, e pretendo ler outros livros do autor.
A narrativa é movimentada, com cenas de ação, drama e emoção. O autor consegue criar personagens bem desenvolvidos, com personalidades e motivações complexas, o destaque é o detetive Artur Veiga, que é um protagonista inteligente e determinado, entregando, o psicólogo William e todo seu discurso achei um porre, David também foi uma figura bem emblemática.
Até onde vai o egoísmo das pessoas? A ambição? A maldade?
Quais as consequências de um trauma? Da violência? Do luto e da dor?
Essas foram algumas das perguntas que me fiz durante a leitura, dentre muitas outras.
Geovanna.Holanda 30/11/2023minha estante
esse livro é bem forte

LeonardoGS89 30/11/2023minha estante
Sim, também achei, com algumas partes bem pesadas.

Nath 11/02/2021

Superestimado. Mesmo.
Sério, a coisa mais superestimada que já li até o momento. Fraco, previsível, uns furos óbvios no plot, uma construção de personagens paupérrima. Enfim; um clichezão dos bem ruins, com direito a cenas típicas de filme de terror de baixo orçamento.

Entretanto, pra levantar alguns pontos positivos a respeito desse livro, posso dizer que ele começa bem; a ideia no todo é muito interessante, traz alguns questionamentos que apesar de um pouco batidos, são bem válidos. Além disso, a narrativa é fluída, com uma linguagem simples, bem clara e objetiva, indo bem direto ao ponto, o que é bom pra o que acredito que o autor se propôs a fazer e da um ritmo bom pra leitura. Não foi um livro que comecei "surtada", querendo ler rápido pra descobrir logo os capítulos seguintes, mas foi suficiente pra despertar meu interesse. Pena que isso tudo se perdeu tão rápido.

Não gostei e não achei nada convincente a forma como a história se desenrola, como o assassino se revela e como a "caçada" entre ele e o Psicológo William acontece. Tudo, absolutamente tudo é extremamente óbvio e conveniente. Os personagens (especialmente os principais) constantemente se baseiam em premissas moralistas super romantizadas pra justificar suas atitudes (que são todas horríveis, diga-se de passagem, o que os transforma em meros hipócritas) e parcamente tentar omitir suas psicopatias, o que leva o autor a usar muito de artifícios que não me agradam: muitas frases de efeito tanto nos diálogos como na narração, sempre com intenção nítida de chocar e/ou comover o leitor, o que torna o texto forçado e até um pouco sensacionalista em alguns momentos. Além disso, o famigerado "deus ex machina" também é muito usado, principalmente nos últimos 30% do livro, o que reforça minha percepção de conveniência nesse trama que pra mim foi pouquíssimo consistente.

Como disse anteriormente, a linguagem o do autor é bem clara e objetiva e é visto que ele escreve bem, tem o que precisa pra elaborar algo com potencial de envolver o leitor, no entanto, além das tais frases de efeito, ele também usa de muitos estereótipos na narrativa (talvez tenha a ver com a quantidade de clichês escolhidos), o que me incomodou muito. Exemplos significativos disso são: a forma sofrível como o autor se refere e como contextualiza bairros afastados e/ou de baixa renda, pessoas de comunidades rurais, pessoas com transtornos mentais etc; e também a parte investigativa que não só ficou muito longe da realidade (policiais invadindo propriedades e coletando provas por conta própria o tempo todo sem nunca ter mandado ou coisa que o valha, policiais portando armas de alto calibre em blitz, personagens falando sobre "acordos" na esfera criminal e por aí vai), como também resultou em algo totalmente americanizado, como que tirado de um filme estadunidense qualquer. A parte da psicologia também deixa muito a desejar, tanto que a síndrome de asperger é tratada de forma totalmente irresponsável, com um personagem sem profundidade nenhuma e que no fim das contas mais parece um mal educado do que alguém com dificuldades de interação social. Com tudo isso, a impressão que tive foi de alguém que quis fazer muito, mas que não quis ter o trabalho de fazer pelo menos uma pesquisa básica sobre os assuntos que pretendia abordar e por isso, o resultado foi que ou as coisas se mostravam incoerentes, ou ficavam muito vagas.

Isso se estende literalmente até o final, o qual, diga-se de passagem também é em grande parte previsível e cheio de clichês convenientes.

Por incrível que pareça, eu realmente queria muito gostar, principalmente pelo começo que realmente me prendeu com uma premissa que achei realmente boa e porque é um livro que foi muito falado e exaltado internet a dentro principalmente na época do lançamento. Infelizmente não me convenceu, não funcionou pra mim e minha experiência foi totalmente frustrante.
Ani 11/02/2021minha estante
muito boa a resenha

Nath 11/02/2021minha estante
Obrigada ??

Maro 11/02/2021minha estante
Nossa, adorei o texto! Uma extensão muito bem elaborada daquilo que você me explicou. Mas que pena a depepção :/

Nath 12/02/2021minha estante
Obrigada ??

Tuts 12/02/2021minha estante
Resenha muito bem escrita e críticas fundamentadas. To em 52% do livro e tá sendo só ladeira abaixo.

Nath 12/02/2021minha estante
Obrigada e boa sorte pra chegar até o fim kkkk

Tuts 12/02/2021minha estante
Quero terminar logo essa porcaria pra me ver livre disso :-: pra poder começar a Metade Sombria do king

Gabriel 14/02/2021minha estante
Resumiu o livro muito bem. Queria muito ter gostado principalmente por se um livro nacional, mas não funcionou. O Sorriso da Hiena só trouxe desgraças ??

Nath 15/02/2021minha estante
O Sorriso da Discórdia kkk