ERASMO: LIVRE-ARBÍTRIO E SALVAÇÃO

ERASMO: LIVRE-ARBÍTRIO E SALVAÇÃO ERASMO DE ROTERDÃ

Resenhas - ERASMO: LIVRE-ARBÍTRIO E SALVAÇÃO

Bruno 31/12/2022

Um assunto complexo: livre escolha
Este é um tema bem complexo, com muitos textos bíblicos apresentados aqui condizendo com a livre escolha. Apresenta outros contrários, mas explicando como se aplica na verdade a livre escolha.
Este livro, foi direcionado a Lutero, por conta de um escrito dele sobre este assunto. Por este motivo que o li, pois comprei o livro, nascido escravo se Lutero, que é uma resposta a este. Queria primeiro entender o ponto de Erasmo, que é o que, pelo que consegui entender (texto bem complexo), o que eu acredito.

daniel.gumiero 22/10/2015

Um Texto primordial para o protestantismo
Muito se fala entre o eterno conflito entre Calvinismo (predestinação) e o Arminianismo (llivre arbitrio) na história do protestantismo. Muito embora o centro da questão tenha ficado nestes teólogos, não há que se ouvidar de outros grandes mestres que argumentaram pró ou contra este mesmo tema, causando rixas tão grande quanto.
Este foi o caso do texto de Erasmo (neste livro editado e traduzido). Com seu conhecimento e nobre elouquencia, Erasmo desafia os pilares da Teologia de Lutero ao afirmar que o Livre arbitrio tem razão de existir muito além da escolha divina. Com uma bordagem profunda e filosofica ao tema, Erasmo demonstra falhas na doutrina de Lutero que abalariam a estrutura da teologia, formando as milhares igrejas diferentes nos dias de hoje.
É uma obra prima que deve ser lida por todo estudante de teologia até como introdução para teologias mais profundas, como a de John Wesley.
Aparecida.Ferreira 11/07/2017minha estante
"o Livre arbitrio tem razão de existir muito além da escolha divina." Não sabe nem o que fala...alem do mais Lutero rebate cada um dos argumentos de Erasmo...um cara manipulado pelo papa Leão X...

daniel.gumiero 15/08/2017minha estante
Olá Aparecida Ferreira, tudo bem?!?! Eu tentei não entrar muito no mérito da questão em si (falei apenas de uma forma geral). Contudo, ao meu ver, eu acredito que ele conseguiu neste singelo livro traduzir questões muito pertinentes para a teologia da época e que, lendo o contraponto escrito por Lutero (a saber, o livro "Nascido Escravo", publicado pela editora fiel), Erasmo teve uma argumentação muito mais lógica e maior. Muitas vezes senti que Lutero muito mais vociferava ou enrolava em sua retórica do que atacava o argumento de Erasmo. Mas essa foi somente a minha impressão. Lembrando que Erasmo foi um dos maiores pensadores de seu tempo, escrevendo o texto critico em grego do novo testamento, posteriormente considerado como o pai de todas as heresias pelo papado.... então ele não foi manipulado, mas simplesmente apresentou seus argumentos que influenciaria um grande outro movimento protestante. Ao contrário, os próprios Luteranos afirmam que a teologia de Lutero já se encontrava em baixa e restrita durante o fim da época da reforma. Uma pena que muitos evangélicos não tomam tempo para ler mais sobre estes pensadores, diminuiríamos (e muito) os atuais pastores de igreja que vemos a cada esquina (cujo próprio Erasmo já previa que iria acontecer, conforme lemos neste livro). De qualquer forma, muito obrigado pela sua opinião. :)

Rogerio.Souto 15/01/2020minha estante
Concordo com o comentário do Daniel.