Independência Financeira - O guia para a libertação

Independência Financeira - O guia para a libertação Robert Kiyosaki

Resenhas - Independência Financeira

ROSEANE 08/02/2024

Melhor que Pai Rico e Pai Pobre
Perfeito, leitura prática e com fluidez.
Ele traz um QUADRANTE que te faz refletir de qual lado você se encontra e para onde quer chegar.
Conta a sua história de persistência junto a sua esposa e em busca da liberdade.
Faz vocês entender o empreendedorismo e o incentiva a tomar riscos previsíveis para alcançar voos mais altos.

Kary.Marques 26/03/2023

Quadrante cashflow
Quadrante E,A?.D,I.
Empregado, autônoma?.Dono de grandes negócios, Investidor .

Ser, fazer e ter.

4. Sou um profissional;
5. Nível capitalista.

Elias 15/01/2023

Independência Financeira
O Livro retrata que a diferença básica onde para haver a independência financeira não é o que se ganha, mas onde e com o quê é gasto.

Não se aprende em escolas as habilidades financeiras.

A maioria adquirem casas, carros, etc, para "acompanhar" a manada; já os ricos compram artigos de luxo somente depois de se pagarem e investirem em ativos.

Se for uma pessoa sem garra, que desiste, passará a vida buscando segurança, esperando por algo que nunca vai acontecer. Terá um monte de amigos que gostam de você porque é um cara trabalhador. Passará a vida na rotina, fazendo as ‘coisas certas’, submisso, com pavor de arriscar (como faz a grande maioria das pessoas).

O problema é a maneira de pensar e ágir “Os pobes e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles”.

A maioria das pessoas tem um preço, por causa de duas emoções humanas: o medo e a ambição. Primeiro, o medo de não ter dinheiro as leva a trabalhar arduamente e quando recebem o contracheque, a ambição e o desejo as levam a pensar nas coisas maravilhosas que podem comprar e então se define o padrão: acordar, ir para o trabalho, pagar contas, acordar, ir para o trabalho, pagar contas... Ofereça-lhes mais dinheiro e elas continuarão o ciclo, aumentando também as despesas. É a ‘Corrida dos Ratos’.
As pessoas têm medo de ficar sem dinheiro e em vez de enfrentar o medo, reagem emocionalmente em vez de pensar.
E se uma pessoa quiser ficar rico, precisa de uma ‘Alfabetização Financeira’: dominar os conhecimentos das finanças. Primeiro ‘construa sólidos alicerces’ sobre o assunto.

Entender a diferença de ativo e passivo é fundamental, onde seu esforço estará concentrado em ativos geradores de renda.
Começar a cuidar de seus negócios.
Se empregado fique no emprego, seja um ótimo empregado mas comece a comprar ativos reais, não passivos ou objetos pessoais que não tem valor real pois os leva para dentro de casa.
Manter reduzidas as despesas, reduzir os passivos e formar diligentemente uma sólida base de ativos.

Alguns conhecimentos são o que compõe o QI Financeiro:
Entendimento dos mercados;
Leis
Vantagens tributárias
E proteções contra processos Judiciais

O genio financeiro exige tanto conhecimento quanto ousadia.
Mesmo que as pessoas tenham estudado e se alfabetizado do ponto de vista financeiro, elas ainda podem enfrentar obstáculos para se tornar financeiramente independente.

Há cinco razões para isso:
Medo, Ceticismo, Preguiça, Maus hábitos e Arrogância.

Colocar em ação alguns não quero:
Não quero trabalhar a vida inteira (menos ainda após aposentar).
- Não quero o que os meus pais aspiravam para mim, que era a segurança de um emprego e uma casa boa e bonita.
- Não quero ser um empregado.

E listar alguns quero:
- Quero ser livre para viajar por todo o mundo.
- Quero viver com o estilo de vida que gosto.
- Quero fazer isso ainda jovem.
- Quero ser simplesmente livre.
- Quero controlar meu tempo e minha vida.
- Quero que o dinheiro trabalhe para mim.
[17:07, 15/01/2023] Meta Ser Melhor Que Ontem: Infelizmente, mais pessoas escolhem o caminho da segurança no trabalho. Quando a economia começa a perigar se apegam desesperadamente à segurança no emprego. E acabam passando a vida lá, com medo de assumir riscos ou encarar novos desafios.
E as pessoas estão cada vez mais ocupadas e sem tempo livre.
Se fizer isso, terão uma melhor chance de achar cada vez mais tempo e independência financeira.
Livro Excelente que nos faz refletir todos os dias e que somos "só nós o resultado dessa equação".

Fabiano.Carvalho 05/09/2022

Deixou a desejar
Fiquei com a impressão que o texto era apenas o rascunho, tem algumas ideias fantasiosas, mas, apesar disso, tem ideias interessantes e conselhos úteis.

Guilherme 10/07/2021

My opinion
This book is good for who wants to learn a bit about the quadrants of the career life. The writer also tells about his own life.

Francisco.RoberlAnio 16/08/2020

Uma otima leitura com muitas dicas

Vanessa Faria 22/05/2020

Um pouco cansativo mas com bons insights
O livro é bastante repetitivo sobre os quadrantes que uma pessoa pode estar, e também por ser um escritor americano a realidade de mercado lá é bem diferente do Brasil, mesmo assim tem alguns insights interessantes o melhor para mim foi identificar que quando temos uma empresa temos que delegar para crescer e não querer fazer tudo como um autônomo.

Bruno Mancini 29/08/2016

Um degrau após o outro
Ainda devo descrever que a estrada para o sucesso financeiro começa com este livro. Mesmo que já tenha lido outros do Autor. A Independência Financeira é início da tão desejada garantia de uma vida sustentável com os recursos produzidos com ativos.

Dose Literária 01/04/2015

Feliz Ano Novo: Muito Dinheiro no Bolso...
Todos sabemos que o tempo não para. Mesmo assim, aproveitamos a virada do calendário como um momento de virada em nossos próprios comportamentos. Aos leitores do Dose Literária, espero que 2015 possa ser o ano de muitas realizações!

Que o Ano Novo se descortine em melhorias em diferentes áreas da vida, e cada um sabe em que dedicará mais suas energias neste ano. Dentre essas áreas, o BOLSO tende a ser sempre uma parte sensível! Para estimular esse movimento positivo, seguem algumas leituras que me ajudam a cuidar melhor do dinheiro. Não é dica de economista, pois este não é um blog de economia. É dica de leitura, então espere por bons livros!

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/01/feliz-ano-novo-muito-dinheiro-no-bolso.html

Márcio André 18/12/2013

Muito bom.

Lodir 17/08/2009

Para aprender a mexer com suas finanças!
Excelênte para quem quer aprender a mexer com dinheiro e se tornar independente!

Carla 20/03/2009

Da série do Pai Rico este livro segue a mesma linha e os mesmo conselhos, apenas ditos de outra forma. Ler Pai Rico Pai Pobre pode abrir os olhos para alguns tabus relacionados a dinheiro, mas não precisa ir além dele.