Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship

Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship Robert C. Martin

Resenhas - Clean Code: A Handbook of Agile Software Craftsmanship

Mateus 29/06/2020

Livro obrigatório para desenvolvedores de software, não importa o nível.

Matthew8 15/09/2023

A lei de um desenvolvedor
De longe um dos melhores livros técnicos que já li, ensinam lições que mudaram permanente minha forma de enxergar meus códigos e de escrevê-los.
É um livro atemporal, não importa o ano, década ou século que você o leia, as dicas irão servir para você independente do seu nível profissional.
Aqueles que falam que é ultrapassado ou que não ajuda em nada são apenas "Go horses" frustrados com a vida.

"Engenheiros ruins sempre buscam os meios mais pifeis para justificar suas decisões ruins" - Micael Mota

Erica Bertan 28/07/2020

Divisor de águas
Não tenho muito o que comentar com relação ao quão importante essa leitura foi pra mim.Um divisor de águas na minha vida profissional.

Alguns colegas de trabalho até brincaram comigo de tanto que eu falava e tentava trazer de aprendizados desse livro pro time.

Virou um livro de cabeceira, que eu não me vejo deixando de ler e consultar. Uma leitura bússola.

Ps.: naturalmente todo mundo que não trabalha com Java no dia a dia gostaria que fosse na linguagem que utilizam no cotidiano kkkk mas vale a pena, os aprendizados são estendidos a qualquer linguagem

Gabriel.Limoni 27/12/2020

Escrever código é se comunicar. Quanto mais claro, organizado, coerente e coeso, melhor.
Como disse um colega certa vez: depois de ler Clean Code, a gente começa a reparar nos assuntos dos e-mails e ver o quão importante é nomear uma variável.

Bruno Fontes 01/01/2018

Essencial para desenvolvedores
O livro ensina a escrever um código limpo, fácil de entender, fácil de fazer manutenção com o custo apenas de ter mais funções, porém funções mais simples e que são mais fáceis de testar.

Apesar dos exemplos serem todos em Java, é muito fácil entender os conceitos e aplicar na sua linguagem, seja ela qual for.

João Paulo 07/06/2017

Leitura obrigatória
Todo desenvolver de software deveria ler.

Adolfo Neto 12/08/2011

Para desenvolvedores de software
Um dos melhores livros que um desenvolvedor de software de verdade pode ler. Ensina a escrever código limpo, isto é, código para ser lido por seres humanos e máquinas.

Robert C. Martin é um excelente escritor. E neste livro ele contou com a ajuda de vários autores que escreveram capítulos extras do livro.

Anderson 23/01/2022

Manual de boas práticas
O livro é um manual muito bom sobre boas práticas em programação. Voltarei a ler quando estiver mais familiar com TDD que é muito abordado também no livro, mas independente é uma ótima leitura e recomendo!

Marcelo 13/06/2022

Se você programa há algum tempo sabe que dominar o uso de condicionais e laços é só metade do trabalho. Clean Code parece ajudar a dar um passo adiante e elevar a habilidade na programação com algumas "boas práticas". Não é necessário ler o livro programando, visto que trata de conceitos e não tem por objetivo te ensinar sequer uma linha de código.

Amy 05/01/2023

É um livro muito importante e útil, principalmente para iniciantes. Realmente faz você ter uma perspectiva diferente sobre o código que você está produzindo, mas trata-se
de um livro repleto de princípios que foram embasados nas experiências do autor e que servem como um guia.