A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon Zack Eswine

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

1 | 2 | 3 | 4

Giovana331 16/01/2023

A tristeza vista de perto
Ler esse livro foi essencial para compreender um pouco mais sobre a minha tristeza e a tristeza de meu próximo. Foi muito acolhedor e aconselhador em relação a coisas que toda pessoa passa.
É uma leitura ótima pra aprendermos a lidar com nossa dor e com a dor do nosso próximo

Natha 08/12/2022

Depressão é algo muito muito difícil e só quem vive isso consegue expor dimensionar o quão profunda é essa aflição. (Graças ao nosso bom Deus, não é o meu caso, todavia já experimentei dias tristes, dias sem sol)

Esse livro explora a questão da depressão, trazendo um personagem cristão que lutou e viveu tudo isso, sim, um homem pastor e temente a Deus.. Charles Spurgeon. Algumas pessoas não conseguem entender que um cristão pode perfeitamente sofrer dessa forma e, inclusive, chegar a extremos como suicídio.

E algumas vão questionar, ?mas que Deus bom é esse que permiti tal coisa??

Eu não sei se tenho intelecto pra explicar isso, aliás, não tenho, todavia, posso dizer que ainda sejamos cristãos permanecemos neste corpo de pecado, e uma coisa que posso dizer com segurança é que se ao nos tornarmos cristãos fôssemos isentos de toda aflição vivendo em um mundo como este, seríamos facilmente atraídos para o pecado, estaríamos tão satisfeitos em nossa vidinha que deixaríamos facilmente de olhar pra Deus com a adoração que Ele merece.

É difícil ser afligido??? Muuuuto! É difícil ser afligido e permanecer fiel a Deus? Muito! Mas Ele bem disse ?Eu venci o mundo?

A questão interessante aqui, e bom, eu posso facilmente falar por mim mesma enquanto cristã, é que como bem disse o autor desse livro, ?Estamos muito aptos a crescer em demasia?, diz Charles. ?É uma boa coisa para nós sermos levados para baixo, para um buraco ou dois. Às vezes nos elevamos alto demais em nossa própria estima e, a menos que o Senhor leve embora um pouco de nossa alegria, seríamos totalmente destruídos por nosso orgulho.?

Sobre isso consigo facilmente perceber o quanto nosso orgulho nos tira da rocha e nos joga em um mar de areia?

Que sejamos cheios do Espírito, para que não nos falte humildade pra reconhecer que não podemos ir a lugar algum sem sua infinita misericórdia.

Por fim dizer, leia esse livro, aprenda sobre depressão, olhe para o lado, perceba quem está do seu lado, ?um singelo ato de gentileza pode nos levantar quando estamos muito rebaixados de espírito?

Saiba que a ?a mente pode desabar muito mais profundamente do que o corpo, pois nela há poços sem fundo. A carne pode suportar apenas um certo número de feridas e não mais, mas a alma pode sangrar de dez mil maneiras, e morrer repetidas vezes a cada hora.?

E assim esteja preparado para ajudar a levantar quem está do seu lado pedindo socorro de forma silenciosa.

Leia esse livro

??

Helenzita 27/10/2022

Uma forma mais profunda e realista de entender a depressão
Esse livro introduz e exemplifica o que alguém com depressão pode sentir, sem generalizar mas tratando de forma muito delicada e nos fazendo entender o quanto a depressão se manifesta de forma única para cada pessoa. Além disso, nos mostra uma esperança realista(e não romantizada) que podemos encontrar em Jesus, o homem de dores. E como através da nossa vitória sobre as aflições podemos ajudar ao próximo.

Foi um livro que mudou minha maneira de olhar e pensar na depressão, recomendo muito.

Kesaly.Ferreira 28/08/2022

Eu ouvi várias vezes que minha depressão é porque estou longe de Deus, mas esse livro me fez se sentir entendida, pude respirar melhor, esse livro dá dicas tanto para quem tem depressão quanto para as pessoas próximas. Nunca senti Jesus tão próximo a mim quanto agora. Eu sempre me perguntava como Charles Spurgeon mantinha sua fé tão viva, agora eu sei, é a presença do Deus trino e vivo. Por nós mesmo não temos fé o suficiente para passar por fortes dores, mas Ele por vezes nos lembra que até a dor da depressão Ele levou sobre Si na cruz.

Lysa 25/04/2022

Quem pode ajudar o depressivo?
Esse livro trás um senso de realidade, sobretudo a quem acompanha uma pessoa com depressão. O fato de você saber o diagnóstico de alguém, não te coloca a par de todos os sentimentos dela. Depressao não é frescura, não é demônio e precisa de ajuda, empatia e respeito. Recomendo a leitura

_Sam_ 03/04/2022

"Ser atirado ao chão é frequentemente a melhor coisa que pode nos acontecer"
A importância de se falar sobre depressão é mais atual que nunca; é talvez de se estranhar ver alguém nascido no século XIX falar desse assunto com implicações e problemas sempre muito semelhantes aos enfrentados hoje. Mais estranho ainda é ver que, ao falar do assunto, o Príncipe dos Pregadores falava com tamanha sabedoria, atributo que tanto falta quando se ouve sobre isso hoje. Numa era em que a felicidade é idealizada, em que estar triste é um mal e em que nos púlpitos das igrejas a promessa de uma felicidade terrena é assunto recorrente, a mensagem de Spurgeon nos confronta: sua depressão nunca foi embora. O talvez pregador mais influente dos últimos 200 anos teve de lidar com este mal pela vida inteira, sem trégua. Mas, de tudo isso, o que de fato mais surpreende é a maneira como lida; mesmo quando passava pelo "vale da sombra e da morte", a graça de Deus de fato se mostrou suficiente a Charles. A depressão o enfraquecia, se tornava muitas vezes uma névoa que dificultava ver a cruz de Cristo: porém, em meio a isso, se agarrou a sua Palavra, muitas vezes tomando para si falas de outros que a muitos milênios antes sofriam do mesmo - são numerosas as referências aos Salmos. Ele não abriu mão dos remédios, das férias no campo e de buscar meios humanos para tratar de sua doença; porém, de igual modo, Spurgeon não abriu mão de Deus, e até o último dia de sua vida, passando por todos os momentos difíceis, Cristo foi sua rocha. Ouso dizer - e creio que Spurgeon concordaria comigo: graças a Deus pela depressão de Spurgeon, pois foi por meio dela que Deus mostrou ao mundo contemporâneo um exemplo de sua graça, de sabedoria e persistência. Parafraseio ele:
"Estou certo de que corri mais rapidamente com uma perna manca do que com uma saudável. Estou certo de que vi mais no escuro do que jamais vi na luz (...). A bigorna, o fogo e o martelo são o que nos formam; não somos tão lapidados por qualquer outra coisa. Esse martelo pesado caindo sobre nós ajuda a obtermos forma. Portanto, deixe a aflição, a tribulação e a provação virem"
Pazcovsky 03/04/2022minha estante
A experiência de Surgeon com a depressão foi provavelmente a maior prova de que Deus não existe pra fazer as pessoas felizes, e que o contentamento com Ele é totalmente diferente da felicidade contínua que tantos cristãos pregam como se fosse pré-requisito pra ser cristão. Surgeon certamente não era feliz, pois sua doença o impedia de viver a felicidade por completo; mas, apesar disso, ele era contente, pois sabia que a graça de Deus o sustentava mesmo em meio à tristeza constante. E essa é a verdadeira mensagem que deve ser passada aos cristãos que sofrem com depressão: mesmo que nunca sejamos realmente felizes, a presença de Deus sempre será suficiente para que possamos viver plenamente alegres Nele. Com certeza esse livro passa essa mensagem da melhor forma possível. Simplesmente maravilhoso ?

Quase Thaís 12/03/2022

As aflições aprofundam nossa intimidade com Deus
"Sofri tanta dor física como a maioria aqui presente e também sei tanto sobre a depressão de espírito quanto qualquer um (...) não trocaria com o homem mais saudável, ou com o mais rico, ou com o mais culto, ou com o homem mais eminente em todo o mundo, se tivesse que desistir de minha fé em Jesus Cristo ? provada como às vezes é."

Acho que essas palavras são suficientes para recomendar o livro.
Carol 10/04/2022minha estante
Perfeito! ??

Mari 03/02/2022

Direto e simples.
O livro é muito bom para leigos e pastores que querem se aprofundar um pouco mais no tema da depressão.
Entender que é uma doença como outra doença q pode acometer qualquer um a qualquer momento da vida.
Pela perspectiva cristã.

Ruan Souza 24/01/2022

É muito interessante conhecer um pouco mais afundo a experiência vivida por Spurgeon nessa situação tão delicada que atinge milhões de pessoas.

_faabianac 08/01/2022

"A depressão afeta muitas pessoas, tanto pessoalmente quanto através da vida daqueles que amamos. Neste livro, vemos como o Príncipe dos Pregadores do século XIX, C. H. Spurgeon, lutou com a depressão. O fato de um pastor cristão tão proeminente ter vivenciado a depressão, e dela ter falado tão abertamente, convida-nos à empatia com um companheiro sofredor. Porque esse pastor e pregador saiu à luta com fé e dúvida, sofrimento e esperança, nós ganhamos um companheiro na jornada. O que ele encontrou de Jesus na escuridão pode nos servir de luz para as nossas próprias trevas."

Esse foi o primeiro livro que li quando criei o habito da leitura à dois anos atrase, e esse ano fiz uma reeleitura. Com certeza dessa vez produziu outros sentimentos dentro de mim do que na primeira vez.

Zack, alinhou pontos sensíveis e foi muito certeiro em cada capítulo, posso dizer que esse é o tipo de livro que nos ajuda a quebrar esse preconceito contra a depressão, contra o cristão depressivo. Infelizmente vemos falas totalmente descabiveis como: "crente que é crente não tem depressão." "é culpa do diabo" "é falta de Deus" etc.

O Cristão também sofre, cristão também é acometido pela depressão, síndrome do pânico, ansiedade, assim como qualquer doença.
Nós precisamos sim exercitar nossa fé, crendo que Jesus é sufiente para curar qualquer enfermidade, e é extremamente essencial orar, ler à Bíblia, buscar aconselhamento pastoral. Tudo isso é mais que auxílio, mas um afago.

Porém não nos impede de buscarmos profissionais da área, não tem nada de absurdo o Cristão buscar atendimento de um psicólogo, psiquiatra e também tomar remédios quando prescritos.

O Cristão quando tem dor no dente não vai ao dentista?!
Cristão é ser humano, e como qualquer outro sofre, adoece, chora.
O livro nos conduz à um assunto sério de forma leve e prática, não trás nenhuma receita de bolo, também não é um livro motivacional, posso dizer que é um livro de ensinamento.
Creio, que todo cristão deveria lê-lo principalmente aqueles que passam por essa terrível doença, mas todo aquele que deseja conhecer mais sobre depressão, fé, graça e amor de Deus, esse é o livro certo.

Esse livro abriu muito minha visão para a depressão, não só por lutar contra mas para ajudar, entender e ter empatia para com o meu próximo.

Juliana1390 03/06/2021

Um guia para o assunto
Interessante como os cristãos muitas vezes não tem sensibilidade em assuntos delicados. Este livro trata a depressão com uma suavidade admirável. Livro bom para os que vivem com esta doença e mais ainda para os que estão próximo de alguém e não sabem como ajudar. Recomendo.

Mazinos 05/04/2021

Alento em meio a angustia
Charles Spurgeon foi um dos maiores pregadores do século XIX. Ele foi tão influente que recebeu o titulo de "Príncipe dos Pregadores". Spurgeon conhecia como ninguém os segredos e tesouros que haviam no coração do rei Davi, pois escreveu seus comentários em 150 salmos incluindo os de Asafe e Salomão.

Charles Spurgeon, porém, foi vitima de uma ferrenha depressão, depois que um homem que acompanhava seu sermão decidiu gritar "fogo". Uma brincadeira que parecia inofensiva, mas que custou a vida de 7 pessoas e deixou 28 gravemente feridos. Foi a partir disso que o "Príncipe dos pregadores" passou a entender como ninguém o sofrimento e a dor que a depressão pode causar no coração do ser humano.

É interessante notar como ele lidava com essa depressão. Sua esposa dizia que em muitos momentos tinha medo dele decidir parar de pregar. Alguns relatos dizem que a angustia era tão grande que ele precisava ser carregado para o púlpito, pois ele simplesmente não tinha forças para se manter de pé e caminhar. Mesmo assim, essa depressão não foi o suficiente para faze-lo se afastar daqueles que sofriam.

Mesmo que Spurgeon tivesse uma depressão tão ferrenha, isso não o impedia de ter um bom humor incrível. Como disse um de seus amigos: "Que fonte borbulhante de bom humor tinha o Sr. Spurgeon! Creio piamente que ri mais à sua companhia do que em todo resto da minha vida. Ele tinha o mais fascinante dom do riso e também tinha a enorme capacidade de fazer todos os que o ouviam rir com ele." Charles Spurgeon já entendia a fonte poderosa que é o riso e o que ela pode causar em uma alma deprimida.

Podemos dizer sem sobra de duvidas que Deus usou a condição de Spurgeon para ajudar aqueles que sofriam de depressão em sua época, ele conhecia mais do que ninguem essa condição, mas isso não o impedia de tentar ajudar a essas pessoas. Em seus sermões ele sempre lembrava daqueles que estavam sofrendo assim como ele, e fazia questão de lembra-los que temos um aliado que advoga em prol do mentalmente assediado.

Se você sofre de depressão, quero concluir dizendo que Deus também passou por isso! Sei que é algo estranho de se ler, mas Jesus Cristo suportou todo o tipo de dor física e mental, sendo chamado pelo profeta Isaias de "Homem de dores". Como disse Charles Spurgeon "Quão completamente é removida a amargura da tristeza, ao saber que ela fora, outrora, sofrida por Cristo".

Por mais que seja um livro que se perca em suas ultimas paginas, creio que ele vá servir de alento para aqueles que estão nessa condição tão triste. E quero destacar que "Não importa o quão longe você caia em sua depressão, os braços eternos estarão sob onde você estiver".

1 | 2 | 3 | 4