A Depressão de Spurgeon

A Depressão de Spurgeon Zack Eswine

Resenhas - A Depressão de Spurgeon

1 | 2 | 3 | 4

Rafael do Carmo 18/02/2024

O então chamado "Príncipe dos Pregadores", cuja trajetória influenciou não só a sua geração, mas também as subsequentes, era, afinal, humano. Contrariando crenças comuns, aqueles repletos de fé também podem enfrentar o que é considerado o mal do século, à semelhança de Elias, o profeta. A abordagem humana e sensível do autor em relação a esse tema delicado permite que os leitores compreendam e superem os preconceitos associados à depressão e ao cristianismo. Este livro deveria figurar nas estantes de cada cristão, proporcionando auxílio e evitando que acabem por destruir um soldado ferido.

talitalmg 18/02/2024

Spurgeon
Sempre me senti deslocada na minha vida cristã por ter passado tantos anos em depressão, por ainda ficar extremamente deprimida e sofrer com ansiedade compulsiva e pensamentos suicidas 24 horas por dia.
Com o passar do tempo, me firmando na fé, Deus foi me mostrando que muitos dos homens grandemente usados por ele enfrentaram tipos de espinhos na carne adversos, uma angústia tão absurda que tantos quantos Jó amaldiçoaram seu nascimento...
Deus tem colocado sua palavra fortemente no meu coração, tem me sustentado e me colocado à vista pessoas e estudos sobre a mesma condição que a minha.
Achei consolo neste livro, me senti abraçada, não é fácil conviver com a doença, nem conviver com quem convive com ela, a dor nos cega, nos ensurdece, a consciência mente descaradamente para nós que é o fim, que estamos perdidos, que não há mais esperança e Deus com seu infinito amor nos mostra que passamos por tempestades tortuosas, tudo pela permissão dele, mas que ele jamais nos desamparará... Não entendemos o porquê e nem devíamos focar nisso, afinal, a fé é o firme fundamento daquilo que não se vê, que se crê.
Eu desejo que todos que leram este livro tenham sido abraçados e impactados como eu, desejo que quem tem passado por essas aflições leia-o, tenho certeza que Deus há de esclarecer em algum trecho dele aquilo que tem lhe posto dúvida.
Que a paz de Deus nos alcance até o findar de nossas vidas, e que as promessas de que Deus estará conosco em todos os momentos e que receberemos por ele a vida eterna inundem a nossa alma e nos fortaleça e impulsione a todos os dias tentar uma vez mais.
Deus vos abençoe!

teologiareforma 15/02/2024

A depressão de Spurgeon - Zack Eswine

São muitos os cristãos - em maioria protestantes - que conhecem bem Charles Spurgeon, intitulado como o ?Príncipe dos Pregadores? por tamanha referência que ele tem ainda nos tempos atuais. Poucos os conhecem como também um ?campeão da fé?, pois suas lutas foram diversas e este livro aborda, talvez uma das suas maiores.

O autor, Zack, fez uma obra que podemos até mesmo considerar como um compêndio de citações dos sermões de Spurgeon, pois em cada citação somos levados a conhecer as lutas de Spurgeon. Sim, são diversas citações e as notas de rodapé de cada página não me deixam mentir.

?A mente pode desabar muito mais profundamente do que o corpo, pois nela há poços sem fundo. A carne pode suportar apenas um certo número de feridas e não mais, mas a alma pode sangrar de dez mil maneiras, e morrer repetidas vezes a cada hora? pg. 110

Essa talvez seja um exemplo de que devemos observar com mais atenção a Saúde Mental, e nos mostra tamanha sua capacidade de destruição da vida humana.

Seja você que passa por isso, ou precisa ajudar alguém, saiba que os aflitos tem um Salvador, esse é Jesus, a fonte de toda nossa esperança. Uma Viva Esperança!

EduardaMarquess 14/02/2024

Por ouvir falar tão bem deste livro, minhas expectativas estavam bem altas, e, posso dizer, que foram superadas. De maneira bíblica, sábia e sensível Zack Eswine, utilizando ps sermões e a biografia de Spurgeon, como também a sua própria história e saberes, nos apresenta a depressão como algo multifacetado e que infelizmente pode, e está, presente na vida de tantas pessoas ? incluindo cristãos genuínos. Ele fala também sobre causas e a busca pela solução e por uma esperança realista em meio a dor. Algo bastante interessante é que ele traz 3 tipos de depressão: circunstancial, espiritual e biológica (ou clínica), o que é muito importante, pois deixa claro que um reducionismo pode ser nocivo, além de errado, e também ajuda a analisar cada caso especificamente, visto que as causas e, sobretudo, o modo de lidar, serão distintos. Recomendo a leitura a todos, para àqueles que sofrem desse mal, o livro será, com a graça de Deus, um refrigério. Para àqueles que nunca tiveram de lidar com isso na própria pele, mas conhecem e querem entender para ajudar melhor os outros, será um bom mania. Amei a leitura, entrou na lista de favoritos!
priscyla.bellini2023 14/02/2024minha estante
Eu e o Léo compramos de presente pro pastor.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Que necessário, meu Deus! Vou por na minha lista.

Davi VM 15/02/2024minha estante
Já me recomendaram fortemente. Acho que deverei mesmo ler!

Cin 11/02/2024

Gostei da leitura,a nossa esperança está em Jesus ele é a nossa força ele é a razão de tudo.
Ajuda bastante aqueles que estão em tempos de crises trás verdades sobres cuidados e como é importante a ajuda de profissionais para aqueles que sofrem de depressão.

Giovanna 10/02/2024

Bom, mas...
O livro é bom e tem umas passagens bem interessantes. Eu destaquei várias frases e trechos, porém acho que o autor pecou um pouco em repetir muito as mesmas coisas. Do meio pro fim fui achando um pouco cansativo. Além de não concordar com algumas partes da teologia mostrada em um capítulo específico.
Tinha tudo pra se incrível mas é apenas bom

Susu 21/01/2024

Um livro que afaga a alma do depressivo, ensina o saudável a lidar com o fraco e nos demonstra como a graça de Deus e o Seu amor são profundos e admiráveis.

Fábbio Xavier 18/01/2024

A Depressão de Spurgeon
A proposta do Autor é compartilhar um tema tão complexo de entender e lidar no meio cristão "Depressão". O ponto de partida parte da experiência pessoal de um dos mais proeminentes, Spurgeon.

O livro explora a Bíblia para mostrar que outros personagens também sofreram deste mesmo mal chamado depressão, "doença da alma". O autor analisa a depressão de Spurgeon, a partir dos sermões de Spurgeon, deixando uma vasta indicação de seus sermões e textos bíblicos que tratam da melancia de homens de Deus que tiveram que lidar com esse mal.

É uma leitura desafiante e promete lançar luz na discussão de um cristão pode ou não desenvolver depressão. Para saber mais o convido a ler este bom livro.

Fabiana 16/10/2023

Pq eu não li antes?
?? em meio às horas de espera, os aflitos têm um Salvador.?

Essa verdade penetrou ao meu coração de uma forma tão real e profunda.
As páginas desse livro vem como um bálsamo sobre as feridas e um abraço nos dias que não vemos o sol.
Spurgeon com toda sua humanidade nos leva a entender a humanidade de Jesus, quanto as aflições? e como ele nos socorre!

26/06/2023

Profundo
Sabe alguém descrever o que você simplesmente passa na pele? Assim com toda a riqueza de detalhes de quem também sentiu? É maravilhoso!!!

Saul 08/05/2023

Inesperado
O livro não era o que eu esperava. Achei que teria mais contato com Charles Spurgeon de forma direta, mas, na realidade, o livro tem um teor muito acadêmico ? como se fosse um "diálogo com as ideias de Spurgeon". Ele é citado frequentemente, porém com toda a opinião e interpretação do autor embasando a citação.

Além de não ter gostado do teor acadêmico, acredito que, apesar de alguns ensinamentos transmitidos, o livro não tem o potencial de alcançar realmente os corações que buscam por ajuda desesperados por conta da depressão ou problema afim.

Pode ser que seja um bom livro para alguns, entretanto não me tocou nem alcançou minhas expectativas como achei que faria. Portanto deixo a minha opinião, contudo não a torno um veredito sobre o livro. Não estava passando por um momento "tenebroso" quando o li (embora eu já tenha passado o suficiente para compreender quando alguém aborda sobre o assunto).

Ana Paula Pinheiro 18/02/2023

Necessário.
Um trecho expõe o porquê esse livro é necessário: "Estou certo de que corri mais rapidamente com uma perna manca do que já corri com uma saudável. Estou certo de que vi mais no escuro do que jamais vi na luz ? mais estrelas, com certeza ? mais coisas no céu e menos coisas na terra. A bigorna, o fogo e o martelo são o que nos formam; não somos tão lapidados por qualquer outra coisa. Esse martelo pesado caindo sobre nós ajuda a obtermos forma. Portanto, deixe a aflição, a tribulação e a provação virem." (SPURGEON)
Ou seja, o autor nos leva a compreender que a depressão é uma doença que é meio de graça santificadora para nossas vidas. Além disso, em sua terceira parte traz alguns conselhos práticos para que tanto os depressivos, quanto quem conheça quem esteja depressivo, possam passar pelo processo mais "tranquilo" possível.

1 | 2 | 3 | 4