A Pequena Vendedora de Fósforos

Resenhas - A Pequena Vendedora de Fósforos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aqualasca0 31/03/2024

A pequena vendedora de fósforos
Um conto infantil que é tão pesado, antigo, mas que continua sendo a realidade de muitos.

Demorei pra encontrar pra ler porque existem versões mais romantizadas, de uma forma que encante o público infantil, mas acredito que isso tira o peso que é o final, a verdade.

Juh 18/03/2024

Crítica social
Embora o livro seja tão antigo essa história é uma crítica que se aplica nos dias atuais, tantas crianças a mercê da rua e todos fecham os olhos, que fim elas terão?

Ana Pereira 17/03/2024

"Fazia um frio terrível. A neve caía e dali a pouco ficaria escuro."
Um conto tocante e reflexivo que aborda a desigualdade social.

malu517 26/02/2024

Já li esse livro várias vezes quando criança, lembro de ter ganhado um coleção de livros de Christian Andersen quando tinha uns 7 anos, devo ter lido essa história específica dezenas de vezes

Lisiane 21/01/2024

Não pensei que fosse tão curtinho.
Que crueza. Enquanto lia, pensei alguém vai ajudar, alguém vai aparecer.
Mas não, ninguém aparece, ninguém vê, realidade de todos os tempos ?
B.norte 22/01/2024minha estante
Eu tenho esse livrinho. É de cortar o coração! ?

Lisiane 22/01/2024minha estante
Muito singelo, tão curtinho, mas diz tanto.

B.norte 22/01/2024minha estante
Verdade!

Caroline.Grossl 31/12/2023

A pequena vendedora de fósforos
Escrito pelo renomado autor dinamarquês Hans Christian Andersen, o clássico "A Pequena Vendedora de Fósforos" transcende as barreiras do tempo, proporcionando uma narrativa infanto-juvenil repleta de sentimentos profundos e reflexões tocantes.

Na véspera de Ano Novo, em uma noite de muita neve, deparamo-nos com uma menininha descalça, frágil e desamparada que está tentando vender fósforos às pessoas que passam pela rua. Isso porque, a menina faz parte de uma família muito pobre e sua missão de vender caixas de fósforos surge como uma tentativa de contribuir para o sustento do lar.

Sendo ignorada pelas pessoas que passam por ela nas ruas cheias de neve, a menina, temendo voltar para casa de mãos vazias, pois não havia conseguido vender nenhum fósforo naquele dia, se acomoda em um canto da calçada.

Em meio ao frio implacável, à solidão e à fome, a pequena protagonista começa acender alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, ela começa a ter alucinações com sua falecida avó a cada lampejo de luz das pequenas chamas. Na manhã seguinte, a menina é encontrada congelada segurando o toco de um fósforo queimado.

Esta fábula triste, embora destinada ao público infantil, mostra uma realidade que podemos ver nos dias atuais, nos fazendo refletir em como essa época do ano também pode ser cruel para muitos. A leitura flui muito bem e nos permite imaginar perfeitamente as cenas do livro e despertando em nós o desejo de entrar nas páginas para ajudar essa menininha.

Gostou da resenha? Fique ligado no nosso blog para mais recomendações!

site: pensamentos-em-flor.blogspot.com

lucasgsan 27/12/2023

Breve, porém tocante
A beleza do conto reside justamente em dizer muito com poucas palavras e, ainda assim, poder alcançar grandes efeitos. É o que ocorre aqui.

Hans constrói um conto belíssimo que nos faz construir imagens e nos fazer refletir sobre as constantes desigualdades sociais existentes em nossa sociedade.

Achei bonito (e bem triste) a cena das visões, contrastando uma imagem de sonho tão presente na infância das crianças com a dura realidade de pobreza vivenciada pela protagonista.

Infelizmente, nem todos conseguem sonhar ou almejar coisas básicas, como um prato de comida na mesa, pois a vida pode acabar antes.

kelly.brekker 17/12/2023

Sensível
"Todas as luzinhas da árvore de Natal foram subindo, subindo mais alto, cada vez mais alto e, de repente, ela viu que eram estrelas que cintilavam no céu."

que conto forte, apesar de ser rápido o autor fez uma crítica social muito interessante, muito lindo e triste ao mesmo tempo, mas acima de tudo verdadeiro! ?

Stephanie214 15/11/2023

A triste realidade de muitas crianças
Neste breve conto do famoso autor Hans Cristian Andersen que escreveu contos infantis super conhecidos e famosos que são contados de geração em geração, aqui temos a história de uma garotinha que está andando pelas ruas congeladas da cidade para vender caixas de fósforos pois precisa levar dinheiro para sua casa.
A menina segue andando morrendo de frio e de fome e resolve parar entre duas casas para se aquecer pois se não vender os fósforos e voltar pra casa de mãos vazias, seu pai ficará muito bravo e irá bater nela. Infelizmente a pobre garotinha não tem um final feliz o que deixa pesado e triste o conto.
O autor quis trazer críticas com esse conto retratando a pobreza, a fome, violência contra as crianças e o descaso das pessoas com relação ao próximo sem empatia ou afeto. E tudo o que a garotinha queria era estar em uma casa quentinha, com uma ceia bem farta para o ano novo, uma árvore de natal e um lar acolhedor e seguro. Isso deveria ser o que toda criança tem que ter e nada menos do que isso, mais infelizmente a realidade de muitas crianças não é essa deve ser por isso que o autor escreveu essa história pra trazer a tona a realidade.

anarontani 31/08/2023

Hans se superou na chatice desse conto?.

ou eu não tenho sentimentos, nem coração ?

ou a tradução é ruim,

bem chato?

Artemis 15/08/2023

"Ninguém podia imaginar que coisas lindas ela vira"
Hans Christian Andersen mais uma vez partindo meu coração ao meio,esse autor tem o jeito certo de nos comover através das histórias,muito singelo,triste e o pior de tudo, extremamente alinhado a realidade de muitas crianças.

Maelen0 18/06/2023

Estou tentando ler os livros do desafio gilmore, eu vou terminar ele daqui ums 20 anos seriooooooo
Mas eu li esse conto tristee

Toniolo 04/06/2023

A pequena vendedora de fósforos
Um conto curto mas uma história muito emocionante sobre uma menina tentando sobreviver ao frio no ano novo

victoria 06/03/2023

Já tinha lido na escola e agora decidi ler novamente para completar mais uma leitura na lista da rory gilmore, é bem triste mas é bonito de uma forma tocante!

isabella ;-; 27/01/2023

Como eu não li esse livro antes?
Livro muito bom, história bem triste,vontade de chorar,me impacto tanto,que parecia que foi a morte de um personagem que eu amava muito,todo mundo tem que ler esse livro,recomendo?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6