A Pequena Vendedora de Fósforos

A Pequena Vendedora de Fósforos Hans Christian Andersen

Resenhas - A Pequena Vendedora de Fósforos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Débora 07/06/2020

Crítica social em um conto infantil
Um conto infantil extremamente tocante e que deixa o leitor reflexivo sobre a desigualdade social. Apesar de ser antigo, traz uma reflexão ainda pertinente.

É uma história desoladora e impactante. Em minha leitura, sinestésica como sou, senti arrepios e profunda tristeza.

O cenário, ambientado em festas de fim de ano, deixa o conto ainda mais pesado.

B.norte 17/04/2022

Recomendo!
Um livro no qual você consegue ler em um minuto. A história já é conhecida por muitas pessoas e sua leitura sempre me faz refletir. É um pouco triste? Sim! Contaria a história para uma criança? Sim... mas não para crianças muito pequenas, talvez crianças com 10 ou 11 anos.

Esse livro tem uma dedicatória na capa, foi um presente dado a minha prima e veio, por obra do destino, parar em minhas mãos, a data é de 07.12.99 e ainda hoje leio e receio e nunca perco o interesse.

kelly.brekker 17/12/2023

Sensível
"Todas as luzinhas da árvore de Natal foram subindo, subindo mais alto, cada vez mais alto e, de repente, ela viu que eram estrelas que cintilavam no céu."

que conto forte, apesar de ser rápido o autor fez uma crítica social muito interessante, muito lindo e triste ao mesmo tempo, mas acima de tudo verdadeiro! ?

Desnorteada 14/01/2022

Uma pequena e inocente menina tenta, no último dia do ano, vender seus fósforos. Descalça e com frio, o inverno faz mais uma vítima.

Julia 24/09/2021

Outra realidade
Marquei o livro que eu tinha quando era criança mas agora li o conto original, e eu não tinha a noção do que era morar na Europa no frio, sem nenhuma estrutura, passar fome, e morrer disso. Não que agora eu tenha noção, mas sei que essas coisas são reais.
Achei um ponto importante a hipocrisia das pessoas, que quando ela queria vender os fósforos era como se fosse invisível, mas quando morreu era ?ah pobrezinha?. Até eu já passei por alguém em situação de rua e ignorei, não tem como ajudar todos, claro, mas é bom repensar sobre campanhas de agasalho, doação de comida, e essas coisas. Sempre quando puder ajudar, ajude.
Sheryda 24/09/2021minha estante
Essa coleção era linda! Eu tinha e adorava olhar as fotos dos cenarios e das personagens! A sua reflexão aobre o frio e a pobreza é muito importante. E para além da questão da solidariedade e da caridade precisamos lembrar tambem que justiça social é tudo!

@esselivrotemhistoria (ig) 03/09/2021

Hoje tem #tbt aqui no nosso IG.

O livro é  da biblioteca do trabalho e faz parte da coleção "No país da maravilhas". Momento nostalgia para os nascidos na década  de 80. A coleção tem 8 livros ao todo com histórias de Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grimm.

As ilustrações são fotografias de bonecos. A capa simulava um efeito 3D quando virada de um lado para outro. Curiosidade: para esse efeito usa-se uma camada de plástico canelada sobre a foto.

O livro da foto traz a história da pequena vendedora de fosforos de Hans Christian Andersen, de 1848. Um autor dinamarquês que não  tinha compromisso com finais felizes e personagens fofos.
Claro que o conto original tem alguns detalhes, que nos deixam com coração na mão,  mas nessa coleção da Record o conto é  entregue com muito respeito ao original.

?A pequena vencedora  de fósforos
?1972
?Ilustrações de Rose Art Studio
?A história é baseada no conto de Hans Christian Andersen, mas não traz que fez a tradução ou adaptação.
?Editora Record

É  a história  de uma menina que na véspera do ano-novo sai pelas ruas cobertas de neve para vender fosforos. Ninguém  a nota. Ela está  ali, mas ninguém compra sequer um fosforo para que ela possa voltar pra casa, pois seu padrasto assim a alertara. (No original é  o pai).
Com frio ela se senta ao pé  de uma casa e vê  pela janela a grande mesa farta e todos aquecidos.
Ela ascende um fosforo para se aquecer, e mais um, e mais um... A cada chama ela tem uma visão... Vê  uma estrela cadente que anuncia que alguém se foi. Nessas visões  é  resgatada por sua avó para um lugar melhor.

Alguns trechos do texto original:
"Mas a despeito de todo o frio, e da neve, e da noite que caía rapidamente, via-se uma menininha descalça e de cabeça descoberta."
(...)um rapazinho que saiu correndo, gritando que aquilo  ( o chinelo da menina) ia servir de berço aos seus filhos quando os tivesse.
Tinha na mão uma caixinha: não conseguira vender uma só em todo o dia e ninguém lhe dera sequer um níquel.(...)
Os flocos de neve caíam pesados sobre os lindos cachos dourados que lhe emolduravam graciosamente o rosto, mas para a menina isso nada valia, nem lhe era importante.(...)
Achou um canto, formado pela saliência de uma casa, e acocorou-se ali, com os pés encolhidos para abrigá-los ao calor do corpo, mas cada vez sentia mais e mais frio. (...)
Na madrugada seguinte, a menina jazia sentada no canto entre as casas, com as faces coradas e um sorriso nos lábios. Morrera de frio, na última noite do ano velho. O novo ano iluminou o pequenino corpo, ainda sentado no canto, com a mãozinha cheia de fósforos queimados.
? Sem dúvida, ela quis aquecer-se ? diziam os passantes."

Convido você  a ouvirem o conto na narração de @serenissima.notte. Tem uma palhinha ao final desse post.

#hanschristianandersen #contosmaravilhosos #contosdefadas #nopaisdasmaravilhas #vendedoradefosforos #anonovo #editorarecord #anos80

@karma 18/06/2021

"Ninguém podia imaginar que coisas lindas ela vira e em que glória partira com sua velha avó para a felicidade do ano-novo."
Um conto super curtinho, mas marcante! Em menos de 3 folhas, Hans conseguiu fazer uma crítica à desigualdade social bastante válida e ainda atual. É muito reflexivo, transmitindo tristeza e alegria ao mesmo tempo, em um cenário de festividades. O final é trágico e realça ainda mais a mensagem que o autor queria transmitir.

"Nunca sua avó parecera tão alta e bonita. Ela tomou a meninas nos braços e juntas as duas voaram em esplendor e alegria, cada vez mais alto, acima da terra, para onde não há frio, nem fome, nem dor. Estavam com Deus."

Ely Varella - terapias que iluminam 20/01/2010

Lindo
Esse livro eu nem sei quantas vezes eu li em criança. Chorava sempre que lia. Uma história tocante. Esse foi um dos infantis que realmente me marcou. Boa lembrança. "Recordar é viver".
Guilherme 29/06/2013minha estante
Ainda choro todas as vezes que leio!

Stephanie214 15/11/2023

A triste realidade de muitas crianças
Neste breve conto do famoso autor Hans Cristian Andersen que escreveu contos infantis super conhecidos e famosos que são contados de geração em geração, aqui temos a história de uma garotinha que está andando pelas ruas congeladas da cidade para vender caixas de fósforos pois precisa levar dinheiro para sua casa.
A menina segue andando morrendo de frio e de fome e resolve parar entre duas casas para se aquecer pois se não vender os fósforos e voltar pra casa de mãos vazias, seu pai ficará muito bravo e irá bater nela. Infelizmente a pobre garotinha não tem um final feliz o que deixa pesado e triste o conto.
O autor quis trazer críticas com esse conto retratando a pobreza, a fome, violência contra as crianças e o descaso das pessoas com relação ao próximo sem empatia ou afeto. E tudo o que a garotinha queria era estar em uma casa quentinha, com uma ceia bem farta para o ano novo, uma árvore de natal e um lar acolhedor e seguro. Isso deveria ser o que toda criança tem que ter e nada menos do que isso, mais infelizmente a realidade de muitas crianças não é essa deve ser por isso que o autor escreveu essa história pra trazer a tona a realidade.

raquellruiz 02/08/2010

Trauma
Simplesmente o livro mais triste de toda a minha vida!
Até hoje eu ainda choro lendo. Mas acho que ele me fez ser uma pessoa um pouco melhor, mas a custa de "sangue e lágrimas"! hehehe
Terapia de choque com as crianças!

Nina 27/12/2021

O melhor conto de natal
Na mesma linha de O pequeno príncipe, essa história para crianças só pode ser plenamente sentida e compreendida por adultos.

Lisiane 21/01/2024

Não pensei que fosse tão curtinho.
Que crueza. Enquanto lia, pensei alguém vai ajudar, alguém vai aparecer.
Mas não, ninguém aparece, ninguém vê, realidade de todos os tempos ?
B.norte 22/01/2024minha estante
Eu tenho esse livrinho. É de cortar o coração! ?

Lisiane 22/01/2024minha estante
Muito singelo, tão curtinho, mas diz tanto.

B.norte 22/01/2024minha estante
Verdade!