A Pequena Vendedora de Fósforos

A Pequena Vendedora de Fósforos Hans Christian Andersen

Resenhas - A Pequena Vendedora de Fósforos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Pereira 17/03/2024

"Fazia um frio terrível. A neve caía e dali a pouco ficaria escuro."
Um conto tocante e reflexivo que aborda a desigualdade social.

Blog MDL 07/02/2016

Na noite da véspera do Ano-Novo, durante o rígido inverno europeu, uma pequena menina passa pelas ruas, descalça e sem nada que possa cobrir-lhe a cabeça, numa tentativa de vender suas caixinhas de fósforo. Tal tentativa mostra-se infrutífera, pois durante o dia não conseguiu vender sequer uma caixinha, ou mesmo arranjar uma moeda. Ela teme regressar para casa, pois seu pai lhe bateria por seu fracasso e, de acordo com o narrador, não teria tanta diferença de temperatura em casa ou nas ruas. Numa tentativa de abrigar-se, ela entra no espaço entre duas casas, enquanto observa as famílias e seus lares decorados ainda de Natal, crianças com seus presentes e mesas fartas para a ceia. A menina então resolve acender seus fósforos para tentar aquecer-se. Eis então que, magicamente, as pequenas luzes de esperança manifestam-se de forma única e extraordinária para a jovem.

Não vou tentar vender uma imagem de pessoa forte para vocês (até porque, quem acompanha minhas resenhas aqui no blog, sabe que não sou), eu tive que jogar uma água no rosto após reler esse conto para resenhar. A história é extremamente triste, beirando o trauma!

Hans Christian Andersen é bem conhecido entre aqueles que apreciam contos de fada, como o autor carrasco. Vocês puderam ter uma prova disso com a resenha d’A Pequena Sereia. Nesse conto, Andersen usa de uma data geralmente festiva, onde os sentimentos de bondade afloram até mesmo nos corações mais duros e gelados (Abraços, Scrooge), para fazer uma crítica social.

Mas Marcel, o conto mal tem três folhas! Onde você está vendo crítica social ali?

Vamos lá, caros amigos: Uma pobre moça, que, em poucas linhas do texto, pudemos notar que tem uma família disfuncional e que tenta a todo custo ganhar míseras moedas para sobreviver vendendo um item extremamente banal e acaba por ser vítima de sua situação... É tão raro assim encontrarmos alguém nessa situação, mesmo em nosso país?

Ao ler esse conto, após a dor emocional gigante que ele me traz, a primeira coisa a me atingir é uma sensação de vergonha. Quantas “Pequenas Vendedoras de Fósforos” já não encontrei em minha vida e acabei por ignorar, considerando-as como parte da paisagem? Imagino esse ter sido o objetivo do autor com o texto. A crítica se encontra em nós, que nos tornamos tão “virtuosos” durante a eufórica onda natalina, tão bem disseminada por Charles Dickens, mas que na verdade tanta generosidade encontra-se muito mais vinculada a sentimentos egoístas que a uma genuína bondade.

Fora essa crítica, Andersen nos mostra que ainda podemos considerar a história um conto de fadas quando vemos o fantástico acontecer. A ideia da transformação das pequenas chamas, que meche com os diversos sentidos da menina, gera uma dúvida em nossas mentes se aquilo de fato está acontecendo ou se não passa de um devaneio de alguém que teve tão poucas alegrias na vida. Ele nos mostra que a imaginação pode sim ser uma poderosa arma contra as mazelas da vida, por mais duras e irreversíveis que possam ser.

Com um final de partir o coração, ao mesmo tempo em que a menina finalmente encontra seu alívio, esse conto mexe com nossos sentidos. Com sua escrita incrível é possível sentirmos frio com a garota, ou mesmo ter as mesmas sensações que ela, ao riscar aqueles fósforos.

Nossa, Marcel! Que mensagem mais triste! É Natal!

Meu objetivo, ao resenhar esse pequeno conto, não é estragar as comemorações de ninguém. É claro que não temos como socorrer a todos que estão ao nosso redor. Mas fica aqui meu apelo: Não se deixe levar por uma onda de alegria. Que você, que está lendo essas poucas palavras, possa manter essa aura da generosidade e bondade não durante um mês, mas durante toda a vida. E que sempre que você puder, estenda a sua mão para aquela pequena jovem entra casas, que luta com todas as forças por algo que é um direito de todos: viver.

Por isso, desejo a todos um Feliz Natal, e que possamos ser gratos pelos pequenos milagres que temos em nossas vidas.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/12/resenha-especial-pequena-vendedora-de.html

Marcos 28/12/2022

Era uma noite fria ?? de natal e a pequena vendedora de fósforos não conseguiu vender quase ou nenhum palito.

Ela sabia que se voltasse para casa com as mãos abanando, correria o risco de ser castigada por seu padrasto malvado ?.

Como o inverno estava intenso naquele natal, ela resolveu acender fósforos para se aquecer ? enquanto tentava vender os que ainda restaram, porém, ninguém lhe abria as portas ? e a garota passava despercebida.

Um garoto malvado surge e lhe rouba os sapatos ????? e a deixa completamente a mercê da situação cruel que é estar com os pés descalços na rua gélida e somente uma ajuda lá do alto ?, poderia livrá-la do que há de pior nesse mundo, a maldade.

Esse livro me fez chorar ? quando eu li pela primeira vez no ensino fundamental, ele tem várias versões sendo que todas não mudam o sentido mas desperta no leitor um sentimento de solidariedade. Eu avalio esse livro com ????? Obs: Que nesse natal, a generosidade da pequena vendedora de fósforos invada seu coração ?????

Kira 27/02/2022

É uma história pequenininha e sensível que traz a pobreza e a vulnerabilidade que a acompanha pelos olhos de uma criança

Nara Rari 02/06/2021

Uma crítica social em um livro infantil, quando era pequena chorava horrores com essa história, se eu pegar para ler hoje com certeza choro também.

duda 19/11/2021

Forte
Retrata muito da desigualdade social; é muito triste. No entanto, achei curto demais para se envolver; se fosse maior, penso que a narrativa poderia ser melhor trabalhada.

JoiceCoutinho 27/09/2022

Não conhecia a história... Que livro profundo e emocionante! Comovente, apesar de curto. Esperava um final diferente, esse condiz mais com o "real".

malu517 26/02/2024

Já li esse livro várias vezes quando criança, lembro de ter ganhado um coleção de livros de Christian Andersen quando tinha uns 7 anos, devo ter lido essa história específica dezenas de vezes

Jaque 02/04/2022

Linda e triste
Uau! Que linda história. Muito trágica, é verdade, mas a mensagem mostra que precisamos nos preocupar com as pessoas, além de nossa própria vida.
A frase final mostra que a menina alcançou um lugar muito melhor, mas, ainda assim, nos leva a pensar se somos realmente humanos com as pessoas que passam por nós.

Victória de Castro 09/11/2021

É de uma delicadeza, de uma realidade tão cruel sabe? Poxa vida dá vontade de pegar essa menininha no colo e dizer que vai ficar tudo sabe?! :'(

isabella ;-; 27/01/2023

Como eu não li esse livro antes?
Livro muito bom, história bem triste,vontade de chorar,me impacto tanto,que parecia que foi a morte de um personagem que eu amava muito,todo mundo tem que ler esse livro,recomendo?

Aline Garcia 16/01/2021

Resenha do conto: A Pequena Vendedora de Fósforos
A Pequena Vendedora de Fósforos é um conto de Hans Christian Andersen. Na véspera de Ano Novo, uma menina descalça, frágil e desamparada tenta vender fósforos aos passantes. Morrendo de frio, na neve, ela acende alguns palitos para se aquecer. Aos poucos, abandonada e faminta, a vendedora de fósforos vai produzindo alucinações a cada lampejo de luz. Na manhã seguinte, ela é encontrada congelada com o toco de um fósforo queimado na mão.

É curto, com aproximadamente oito páginas e nessa edição da Expresso Zahar há algumas imagens. A leitura é super rápida e flui tranquilamente. Um conto de fadas adorável para qualquer idade.

Disponível em: http://leitoresforever.blogspot.com/2014/07/resenha-do-conto-pequena-vendedora-de.html?m=1

Instagram: @leitoresf0rever

site: https://www.instagram.com/p/CJ_r0k-jiXh/

Karin Cristine 08/02/2021

Conto pequeno e reflexivo
O Conto A pequena vendedora de fósforos conta a história de uma menininha pobre que vendia fósforos e que ao riscar um pode ver a luz e através das paredes via um mundo bem melhor e fiz.

É um conto bem pequeno e reflexivo.

Gosteiiiii muito, me emocionei no final e super recomendo!!!!

A leitura é simples e fluída.

??O fósforo ofereceu uma chama quente e brilhante, como a de uma pequena vela, enquanto ela mantinha suas mãos sobre ele.

Greyce 04/01/2022

...
Acho que não dá para chamar de livro, rs. É do tamanho de uma redação de escola. Achei que teria lição de moral. É uma história que ainda pode ser vista nos dias de hj e talvez sempre se repita, espero que não.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6