Estrela Píer

Estrela Píer Kamila Denlescki

Resenhas - Estrela Píer

Ende 04/09/2010

Sob as mãos firmes de Kamila Denlescki
Neste seu romance, Kamila Denlescki desfia uma propositalmente confusa mas bem amarrada trama de mistério, suspense e muita aventura. Ainda que esconda do leitor vários detalhes que tornam a personagem principal e narradora Lúcia Píer vítima de uma conspiração juntamente com quem a lê, Kamila sabe todo o tempo todo onde quer chegar, e sentimos o amadurecimento da sua escrita na medida que o livro se desenvolve.

Conforme a trama se revela numa ficção sem precedentes, sentimos calafrios junto com Lúcia, a obscura bibliotecária paulistana com uma família estranha e cuja estranheza notada nas entrelinhas se explica ao desenvolver de uma rede complicada mas habilmente conduzida de intrigas e ação que irão surpreender o mais criativo leitor. Com descrições na medida certa dos cenários por qual Lúcia e seu par às avessas, o astro inglês Richard Clevehouse, passam, conhecemos uma história intrigante, e cujos desfechos são, no último capítulo, bem resolvidos, e no épilogo, muito bem escrito, deixam um gostinho irresistível do que ainda está por vir de mais essa revelação precoce da literatura brasileira contemporânea.

Dri Ornellas 15/08/2010

Um conto moderno
Estrela Píer, da escriora Kamila Denlescki, conta a história de Lucia Píer Eli, uma bibliotecária invisível de um colégio de ensino médio, onde tem uma vida simples e sem grandes emoções. Lucia mora com sua vó Marisa com quem tem uma grande relação de amizade e com sua irmã adotiva Lara. Seus pais são separados e vivem viajando para diferentes partes do mundo, sozinhos.

Tudo muda quando Lucia vence o concurso para passar uma semana em Londres e jantar com o ator internacionalmente famoso Richard Clevehouse. Logo ao chegar no jantar, Richard se mostra diferente do que se esperava de um astro internacional e foge com Lucia do restaurante, sem dar explicações. Isso é o começo de uma aventura sem igual na vida de Lucia, que tem a mente povoada de perguntas e descobrirá que sua vida guarda mais mistérios do que poderia imaginar.

Antes de começar a ler Estrela Píer imaginava que seria uma história de amor tipo A princesa e o plebeu ao contrário: eles se apaixonariam mas não poderiam fica juntos por uma série de motivos devido ao contexto da vida de cada um. Bom, quando o casal se conhece já percebi que não seria isso, pois havia um mistério no ar. Então, comecei a deduzir que seria algum tipo de conto de fadas, com situações improváveis, magia, esse tipo de coisa. Porém a história vai se desenrolando e, aos poucos, o mistério vai sendo descortinado e nada do que imaginei foi mostrado no livro. É claro que não vou contar nada da história: adorei o suspense e os questionamentos que me fazia durante a leitura tentando adivinhar os motivos daquilo tudo. A partir da metade do livro as respostas começam a aparecer...

Rick e Lucia são um casal carismático, não pude deixar de lembrar de Edward e Bella. Além do sucesso da saga estar muito recente no imaginário de todos os fâs (como eu) a relação de proteção que Rick tem com Lucia é muito parecida com do casal da saga e os impecilhos que impedem os dois de ficarem juntos também lembram o casal da saga. Mas os casais possuem características diferentes e as semelhanças terminam por aqui.

Lucia é uma pessoa determinada e intempestiva, segue seus instintos; já Rick tenta ser racional e fazer o que é certo. O que pode ser o contraste de nacionalidades dos personagens: brasileira x inglês. O que no livro aparece em diversos momentos.

Como de praxe, há um personagem secundário ligado aos protagonistas que serve para aliviar um pouco a trama de suspense e dar suporte à aventura do casal, este personagem é Robert, amigo de Rick. Robert é engraçado e relaxado, aparece sempre que Rick precisa de uma ajudinha.

Entendemos o subtítulo com o decorrer do livro que ainda conta com algumas referências ao universo literário e musical. Achei interessante a parte em que Lucia conta que gosta de ler o final dos livros que lê. Já conheci algumas pessoas que fazem isso, sempre achei estranho, pois eu não gosto de saber nada mais do que a sinopse do livro. Alias, fico um pouco chateada quando leio "resenhas" na internet que são simplesmente um resumo do livro e contam tudo o que acontece na história, deixando apenas o final de lado. Para ler o final dos livros, Lucia dá uma justificativa bem particular e interessante:

"Eu tinha o terrível costume de ler o final. Era uma defesa; saber o final para não criar expectativas. Se o destino dos personagens já estava escrito, por que eu me consumiria em saber se a mocinha e o mocinho ficariam juntos?"

Gostei muito do livro, tem um mote diferente, tem momentos divertidos e um casal de protagonistas romântico. Há ainda uma brincadeira com vilões e mocinhos, quem é o certo para nos apaixonarmos? O final me deixou curiosa. Só vou comentar isso. Será que tem continuação?!? Além do final dar a entender que terá, tem dois personagens que ficam sem indicação de qual destino tiveram, apesar de não terem tido peso na trama, ficamos curiosos com o rumo que tiveram.

Só um PS que não poderia deixar de fazer: Lucia é bibliotecária, mas na verdade ela só trabalha na biblioteca, pois como explicado no começo do livro, ela acabou o ensino médio e como não entrou na faculdade, começou a trabalhar na biblioteca. Mas para ser bibliotecária é preciso, como em qualquer profissão, fazer a faculdade. A faculdade de Biblioteconomia é reconhecida pelo MEC e nenhuma biblioteca pode funcionar sem um bibliotecário e ninguém é bibliotecário sem ter cursado a faculdade.

No blog A menina do fim da rua http://a-menina-do-fim-da-rua.blogspot.com/2010/08/estrela-pier-o-tempo-chuva-o-outro.html

Carol 25/03/2010

Surpreendente!
Lucia Píer Eli trabalha como bibliotecária na escola Santa Rosa. O livro começa quando Lucia está no cinema assistindo a um filme que tem o famosérrimo ator Richard Clevehouse como protagonista. Lucia mora com a avó, Marisa, e a irmã mais nova, Lara. Lucia, tem uma vida monótona até o dia que surge um sorteio onde o vencedor terá a chance de jantar com Richard Clevehouse pessoalmente! Lucia, por condições (que você saberá lendo o livro) é chamada para ir ao encontro do famoso ator em Londres. Ela é super bem tratada no hotel, e uma equipe muito simpática a prepara para o tão esperado encontro: cabelo, roupa, maquiagem e sapato!! Quando as portas se abrem Lucia vê Richard no centro do restaurante (especialmente vazio para a ocasião) com os olhos grudados nela!

Tenho que dizer, que estava muito ansiosa para ler esse livro, e eu estava redondamente enganada com a minha opinião sobre a estória. Talvez a capa preta tenha me confundido... Porém, esse detalhe não foi prejudicial, pelo contrário, adorei ainda mais o livro de Kamila Denlescki! A estória é super bem pensada e desenvolvida, de uma criatividade extrema. Diferente de tudo o que eu ja tinha lido! As últimas páginas nos instigam para a evidente continuação, que esperamos que seja logo! Sem dúvidas é imprevisível, com muita aventura, ficção e mistérios. As adoradoras do romance, também, vão se deliciar com Estrela Píer, pois essa é mais uma de suas características.

Priscilla 05/04/2011

Em Estrela Pier somos apresentadas ao sobrenatural e a ficção científica com várias pitadas de romance.

Lúcia Píer, nossa mocinha, é cheia de personalidade, apesar de ter uma vida calma, como bibliotecária de uma escola de São Paulo. Ela nem desconfia dos segredos acerca de sua origem, até vencer um concurso para viajar para Londres e conhecer o astro do cinema, Richard Clevehouse.

Durante o jantar, a química entre a bibliotecária e o astro mundialmente conhecido ficou evidente. Eles se apaixonam. O problema que Lúcia desconhece e que Richard sempre soube é que esse amor não pode acontecer. Não estava nos planos.

Então, o que deveria ser uma agradável viagem pela Europa, passa a ser uma fulga desesperada, cheia de adrenalina.

Mistério. Surpresas. Romance. Prepare-se para se fortes emoções Estrela Pier é um livro inquietante. As personagens têm personalidade, principalmente Lúcia, que foge do clichê de menina boazinha, frágil e indefesa.

Poucas coisas me incomodaram na história. Apenas acho que alguns trechos poderiam ter sido melhor desenvolvidos e explicados, pois apesar de eu ter entendido, levou algum tempo e reflexão para alguns trechos fazerem sentido. Como o fato de Lúcia conseguir falar outro idioma com tanta fluência, sem ter tido recursos para estudar.

Geisiana 03/09/2016

Resenha - Estrela Píer
Nossa protagonista Lucia é apresentada como uma jovem bibliotecária de uma escola que ainda tem planos para entrar na faculdade. Ela Narra a própria história de forma simples e divertida. Se destacando também como: uma eterna romântica apaixonada por livros.

Em sua vida agradável porem monótona, ela conhece pelas telonas do cinema o ator Richard Clevehouse, e fica encantada pelo mesmo. Tendo plena consciência de que, ele mora em Londres e não só por isso é inalcançável.

Logo mais, ela vence um concurso de shampoo e ganha não apenas uma viagem para Londres, mas também um jantar com o ator Richard Clevehouse.
Criada para ser uma mulher digna de ser chamada de dama por sua avó, ela embarca para seu destino entusiasmada, e é no jantar onde tudo começa, o mistério, a ação, o encanto e mais... O que era sorte, entretanto muda de cor. Richard, o belo ator de olhar sombrio, guarda um segredo: a vida de Lucia corre perigo. E ele fará de tudo para protegê-la, mesmo que, em troca, tenha de sofrer muito mais do que espera. Das certezas, apenas uma: Não há para onde fugir!

Há quem diga que os novos escritores brasileiros não estão com nada… Dizem por que não leram esse livro.

Nossa autora Kamila, criou uma verdadeira obra prima. A forma como escreve e o modo como descreve a trama e toda história do começo ao fim... não conseguia parar de ler. Lutava contra o meu sono para continuar lendo. É realmente cativante e não há um página de tédio. Um daqueles livros que vão ficar no topo da lista dos prediletos.

Meus parabéns a escritora, e essa é minha resenha e indicação para quem gosta de ler!

Citação:

“Na batalha entre a ciência e o destino, a ciência e o inexplicável, a ciência e o amor, parece que de qualquer forma, a ciência sempre sai perdendo.”

Aline Memória 06/01/2015

Estrela Píer foi, no mínimo, surpreendente.
Eu esperava um romancezinho no estilo Crepúsculo, com protagonista lenga lenga e um mocinho super protetor, já que a sinopse não é muito bem feita: uma menina “sem graça”, bibliotecária de uma escola, que ganha uma promoção para conhecer O ator do momento, pelo qual todas suspiram. Ou seja, um romance adolescente comum.

Porém essa história só dura até a página 70 do livro mais ou menos, pois a partir daí Richard, o ator, meio que foge com Lucia, a protagonista, parecendo que a está escondendo de algum mal, do qual não sabemos nada.

É aí que a história se desenvolve num ritmo que te prende a atenção: você fica lendo sem parar, querendo saber o que está por trás desse romance proibido, e o por que de Richard na verdade não ser o mocinho, mas o vilão (será?). Como foi algo totalmente diferente do que eu esperava, inclusive com toques de ficção e fantasia, com engenharia genética, perseguições e um triângulo amoroso, achei um romance super diferente, que vale a pena ser lido, principalmente por se tratar de uma jovem autora brasileira.

Aliás, a narrativa da autora merece elogios, com várias referências a filmes, músicas e outros detalhes cult. Gostei também das descrições dos lugares: Londres, interior da Inglaterra e Santorini... Não gostei de alguns detalhes (como a mania da autora de fazer “adendos”, escrevendo assim) e, embora o livro perca um pouco o ritmo no final, recomendo a sua leitura. O final é um pouquinho decepcionante, pois poderia ter tido um fim fechado, após tantas perseguições e dúvidas do casal.

E a pergunta é: vai ter continuação ou não, afinal? Considerando que o livro foi lançado em 2009, gostaria de saber. Se alguém puder me informar, agradeço!
Luci Eclipsada 04/04/2015minha estante
Segundo a autora haverá uma continuação, só não se sabe quando.

Cel 07/05/2010

NÃO é sobre vampiros
Me surpreendi bastante, primeiro porque achava que era sobre vampiros e não é, nunca iria imaginar oque realmente era o (mocinho que é na verdade o vilão). No começo é meio parado, então a história começa a ficar realmente boa quando Lucia é sorteada num concurso ganhando uma viagem para Londres e uma noite com o famoso astro de Hollywood Richard Clevehouse, o homem perfeito dos cabelos despenteados, lindo e maravilhoso, ao mesmo tempo em que também é o vilão...

O livro Estrela Píer é indicado sim, mas vou avisando que ele é mais jovial então se não gosta desse gênero passa longe ;D Já quem gosta, como eu podem se apaixonar a vontade pelo vilão e curtir.

LEIA MAIS EM:

Veja também outras resenhas:
www.umajanelasecreta.com

LCaldieri ; 27/07/2010

Lá no blog!

Passem lá e digam o que acharam! :D
S! 28/07/2010minha estante
A resenha ta muito boa! fiquei muito ansiosa pra ler hehe.

Aline 08/10/2010

Sem palavras
Maravilhoso adoraria uma sequência!!!

Alícia 22/12/2011

10 de Novembro de 2010
Bom, aqui estou eu procurando palavras para começar esta resenha. Pouco antes de terminar o livro, eu comentei sobre ele aqui – porque eu não consegui esperar o livro inteiro para demonstrar o quanto eu estava gostando dele. Tá, gostar é pouco. Eu amei, juro.

Tem mistério. Digo, o livro todo é mistério, mistério, mistério, humor brasileiro da Lúcia, paixão dela por Rick e paixão do Rick por ela e, claro, mistério. *-* Falando em paixão dela por Rick, own meu Deus, é a coisa mais linda eles dois juntos. E o jeito de narrar que a Kamila tem? Talento, talento puro, merece bastante atenção essa menina, hein. Ultimamente eu tenho estado tão orgulhosa de ser brasileira, com todos esse novos autores e tudo mais.

Vou repetir mais uma vez: o livro é ótimo, perfeito, maravilhoso. A historia gira em torno de Lucia Eli Píer, ou Pierela como diz sua pequena irmã, ela tem 18 anos e mora em São Paulo, é uma bibliotecária simples de uma escola de pessoas ricas e mora com sua avó, Marisa, e sua irmã adotiva, Lara. Seus pais vivem viajando pelo mundo. E a vida de Lucia é normal, certo? Bem, certo. Até que ela ganha um concurso (que sua avó lhe inscreveu) para conhecer o ator do momento, o inglês Richard Clevehouse, para jantar com o mesmo em Londres e passar uma semana lá (de brinde: uma passagem por Paris).

O que deveria ser uma doce viagem de conto de fadas… muda a vida de Lucia para sempre.
Enquanto Richard se diz preocupado em proteger Lucia, ela esta tarando as nádegas dele. Hahahaha… O que também não falta é humor, principalmente nas conversas entre Lucia e Richard ou conversas que tenha Robert no meio. E falando em Robert, me lembrou de que, além dos protagonistas, a Kamila trabalhou muito bem nos personagens secundários.

E tem o romance entre o Richard e a Lucia (já falei mais acima, né), mas tem os obstáculos para esse amor. Ela é “prometida” ao irmão dele, digamos assim. Mas Richard a ama e Lucia, contrariando a todos, o ama também. Também tem muita ação e muita criatividade vinda da cabecinha da Kamila, quem ainda não leu vai se surpreender com o que eles são. E não, esqueça vampiros e lobisomens, é muito mais interessante.

Teve uma coisa que eu não gostei no livro, mas nem foi culpa da autora. Mas sim da editora, vou informar isso para a Kamila pelo e-mail. Bom, antes de terminar a resenha, queria deixar claro que minha personagem preferida é a Lara, sem mais. Porque ela é um amor, awm. *-*

Vanessa Vieira 02/09/2010

Estrela Píer_Kamila Denlescki
O livro Estrela Píer, da jovem escritora brasileira Kamila Denlescki, conta a história da bibliotecária Lúcia, que vive em São Paulo com a sua avó Marisa e sua irmã caçula Lara. Seus pais deixaram ela e sua irmã aos cuidados da avó desde que ela tinha 6 anos e assim ela criou um profundo laço de afeto e carinho por Marisa. A única lembrança que Lucia tem dos seus pais é um colar com pingente de coração dado de presente por eles.

A vida de Lúcia muda de rumo quando ela é sorteada para ir até Londres jantar com o jovem e cobiçado ator Richard Clevehouse. Lúcia vai para Londres jantar com Richard e acredita que em breve voltará para a sua pacata vida paulistana, mas isso não acontece... Um emaranhado de segredos e perigos norteiam a vida de Lúcia a partir deste momento...

O livro é super romântico, tem personagens apaixonantes e um recheio de suspense e mistério. Indico a todos!

Gostaria de agradecer novamente a autora do livro, Kamila Denlescki por ter me presenteado com o exemplar de Estrela Píer autografado e com uma linda dedicatória! Obrigada Kamila!

Ah, pelo que tudo indica o livro terá uma continuação e já estou ansiosa só de imaginar...
Luci Eclipsada 08/09/2010minha estante
Parece que o livro realmente é bem interessante e eu o adicionei na minha estante de futuras leituras, espero lê-lo algum dia, né!!!

Livy 12/05/2011

Quero continuação!
{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Depois de terminar de ler este livro (já se passava de 00:30), eu fiquei um bom tempo matutando (que palavra mais antiga, mas tudo bem, define bem a minha angústia), tentando achar uma palavra que classificasse o que senti ao vivenciar esta leitura (estou pegando esta mania de "classificar" os livros com palavras que o definam). Bem, depois de muito pensar e fritar a "caixola", eu achei! E a palavra que define o que senti é: EUFORIA! Sim! Eu me senti assim quando terminei de lê-lo!

Eu já tinha ouvido falar muito bem de Estrela Píer, e claro, muitas vezes cheguei a pensar se o livro realmente era tudo aquilo que falavam. Logo de início o título me chamou atenção: é misterioso e instigante. A capa (feita pela própria autora) é simples, mas ajuda para contribuir com este ar de mistério e, claro, romantismo. E juntando diversos fatores eu conclui que esta leitura não podia esperar mais.

Assim que comecei a ler a estória de Lucia Píer Eli me cativou. Aliás, Lucia me cativou (não pude deixar de me sentir em sua pele...pense: uma garota louca por leitura, bibliotecária, e um tanto... estranha! É, me sento uma Lucia!). Ela é uma garota carismática, bondosa, séria (ao mesmo tempo atrapalhada e divertida... mostrando em diversos pontos da narrativa ser muito bem humorada). Também não posso deixar de mencionar Rick (Richard) o famoso ator inglês. Ele é encantador e...apaixonante! Um vilão que de vilão só tem o estilo!

A narrativa de Kamila é envolvente e muito, mas muito mesmo, cativante! Eu não conseguia parar de ler, e quando a trama chegou em um certo ponto, eu devorei o livro (como sempre, eu, uma traça) e o terminei em tempo recorde! E falando em narrativa, eu adorei o estilo de Kamila: leve, ágil e muito divertido, com boas doses de aventura e um romantismo na medida certa. As cenas de fuga são espetaculares, assim como a trama desenvolvida, que traz a cada página, uma nova surpresa.

E para finalizar, falo de coração: "Kamila, pelo-amor-de-Deus, diga que o livro tem continução...POR FAVOR! POR FAVOR! POR FAVOR! Mimimimimi!! " É, eu fico assim, desesperada, e muito angustiada, aguardando que o livro tenha um segundo volume. E concluo dizendo: se você ainda tem dúvidas em ler ou não ler (eis a questão), não tenha! Pois o livro só tem dois pontos negativos: poucas páginas (eu leria pelo menos mais umas 400 tranquilamente) e o nervoso que você terá ao chegar ao final da leitura (roendo as unhas como eu... esperando que o livro tenha um "Estrela Píer 2").

Luana Rodrigues 04/11/2010

Sinopse:

Lucia Píer Eli venceu um concurso para conhecer o astro hollywoodiano mais cobiçado pelas mulheres e pelos paparazzis, o ator inglês Richard Clevehouse. Ela embarca na ânsia de viver em Londres dias inesquecíveis. Lúcia sabe que em breve terá que voltar para a sua vida em São Paulo. Mas nem tudo será como ela pensa.
_______________________________________________________________

Resenha:

O livro surpreende qualquer um. É difícil fazer uma resenha sem contar a surpresa, mas juro pra vocês que eu estou me agüentando.

Bem o livro fala de Lúcia e sua vida monótona como bibliotecária de um colégio. Fala de sua avó, que tem mais que um sexto sentido. E de sua irmã adotiva que por sinal é bem parecida com a Barbie.

Então com o concurso ela vai para Londres e quando chega lá encontra o (louco) Richard Clevehouse.

Sério mesmo o cara faz aquilo com ela que meio que vai no embalo, porque realmente está caidinha por ele. Mas mesmo assim eu gostei muito dela, que é determinada ( na minha opinião) e ao mesmo tempo muito teimosa.

Momento paixão: Também gostei muito do Richard, no início achei o maior louco, mas de pois entendi o porque daquilo tudo, e achei a coisa mais fofa, ele proteger ela. Ele é muito carinhoso com a Lúcia, adoro quando ele da uma contada nela.

Pág. 89

... – Vocês basicamente, passam calor no inverno – apontou para a janela da sala de jantar – E nós passamos frio no verão.

– Sim – eu ria.

– Mas na Inglaterra não tem Lúcia, o Brasil tem. Isso é uma pena – aquele olhar de admiração se converteu em algo mais abrasador...

Que coisa mais fofa, adorooo.

Desculpem-me não poder falar mais, mas é que realmente tem que deixar a surpresa.

Mas voltando... quando o livro acabou me deu depressão eu queria mais, mas o que me consola é que vai ter continuação.

Pra quem gosta de romance, e que o coração bata rápido (que nem a Kamila disse) eu recomendo Estrela Píer.

Lisse 12/01/2011

"Lucia tem uma vida monótona e previsível até vencer o concurso mais cobiçado do momento.Não apenas ganha uma viagem para Londres, como também um jantar com o ator inglês Richard Clevehouse.O que era sorte, entretanto, muda de cor. Richard, o belo ator de olhar sombrio, guarda um segredo: a vida de Lucia corre perigo. E ele fará de tudo para protegê-la, mesmo que, em troca, tenha de sofrer muito mais do que espera.
Das certezas, apenas uma: Não há para onde fugir!"

Nunca foi tão sofrido para mim ler um livro, como foi para ler Estrela Píer. Foi um horror ler esse livro!!

Eu estava muito animada para ler. Quando o livro chegou nas minhas mãos através do Book Tour feito pela Luana do blog Partes De Um Diário, eu fiquei saltitante, e peguei logo para ler, mas depois larguei por causa do tédio que senti lendo. Demorei 2 semanas para terminar a leitura. Ufa!!

Começando pela Lucia Píer, eu gostei dela. Uma bibliotecária, muito sonhadora, que deseja encontrar o homem dos seus sonhos, que vive com sua avó. Ri com ela no começo. O livro tem um começo ótimo com ela no cinema num encontro com um carinha hilário, que cospe quando fala... mas logo depois o livro ficou meio sem sentido para mim.

Entra na história Richard Clevenhouse, um astro do cinema, extremamente famoso, lindo, charmoso. Gostei do Rick, da sua personalidade, mas em outras vezes o mistério do livro ficava tão chato. Aquela coisa de "eu não posso te contar, pois é para o seu próprio bem" me encheu, e desisti dele também.

Através de um sorteio, Lucia consegue ir para Londres para conhecer tal astro famoso. O que ela não esperava era ser "sequestrada" por ele, como eu já disse, "para o seu próprio bem". Aí a história fica mais mal contada ainda. Não vou entrar em detalhes porque não quero tirar a vontade de ninguém de ler o livro da Kamila. Como eu sempre falo aqui: "Essa é a minha opinião, não precisa ser a sua. Leia, reflita sobre o livro, veja o que gostou ou não, e depois volte aqui para me contar como foi a sua experiência. De repente posso ser convencida a dar uma nova chance para o livro".

Uma personagem que eu gostei muito foi a Marina, a vó da Lucia. Uma senhora sábia, que quer o bem da neta, quer vê-la muito feliz. E é dela o quote desse livro.

Trecho Favorito: "Toda mulher tem a personalidade dos felinos. Carente, carinhosa, aliciável, sedutora, vulnerável, paciente, inquieta, engenhosa, passional, fugaz, inesquecível - que mulher não tem uma dessas características?? Nascemos para surpreender."

Até amanhã!

XOXO, da Lisse