Olho Grego

Olho Grego Paulo Sérgio Moraes

Resenhas - Olho Grego

Simone 04/12/2022

Ótimo
Eu adoro os livros do Paulo Sérgio, esse eu li novamente porque eu gosto da história envolvente que prende nossa atenção do começo ao fim. Foi o segundo livro que eu li desse autor que tive o prazer de trabalhar junto por um tempo no mundo corporativo.

viisevilha 06/01/2016

Olho Grego
Segundo livro do autor Paulo Sergio Moraes. Amigo com o qual tive a oportunidade de conhecer e trabalhar junto. Uma pessoa fantástica, com futuro promissor. Um romance urbano, atual e bem amarrado. Leitura fácil e bem engajada com o que se vê muito em nosso dia a dia. Li com prazer e com verdadeira curiosidade de encontrar soluções para o desembaraço da história em minha cabeça. Final espetacular, como, confesso jamais pensaria. Vale a recomendação e o aguardo de próximos livros.

Rodrigo Coxta 05/03/2016

Romance gay de qualidade
Heitor é um rapaz de 27 anos. Sua origem é de Holambra,cidadezinha do interior do mesmo estado. Filho único,teve uma boa infância.Mas da época de sua adolescência carrega um passado que ele deseja não ter existido. Já que não pode apagá-lo,tenta incansavelmente esquecê-lo.
Na época da escola,já gostava de frequentar a igreja e orar na escola. Tinha um melhor amigo que sempre o acompanhava, Enzo. Até que algo muito confuso e fatal aconteceu. Fazendo com que Heitor tomasse a decisão de ir viver num Seminário.

Nos dias atuais,já um ex-seminarista,descrente e de personalidade um tanto quanto dura,Heitor vive na capital de São Paulo. Num certo dia,ao sair em busca de emprego,algo que posso chamar de o primeiro sopro de um furacão de acontecimentos que o destino tem guardado para o nosso protagonista ocorre : Ao atravessar a rua,caótica pelo trânsito,Heitor consegue salvar com uma atitude rápida e precisa,uma garota que quase seria atropelada. Ainda no chão,afetados pelo baque,aparece um rapaz. Era Fred,o irmão da garota,Ísis.

O "Herói" percebeu o interesse da garota em seu colar de Olho Grego e resolveu lhe dar,pois segundo a superstição,quem o usasse era protegido de coisas ruins. Já Fred,aproveitou a situação para agradecer e cantar descaradamente o rapaz,que ranzinza deu um "passa fora" na investida do outro. Enfim,depois da apresentação e agradecimentos,se despediram e cada um seguiu seu caminho...o que eles não imaginavam era que tão cedo,e inesperadamente ainda se encontrariam novamente.

Dias após,depois de visitar um quarto para aluguel,no qual decidiu ficar,Heitor tem uma tremenda surpresa : Os Irmãos que havia conhecido no quase acidente,eram filhos de Dona Nanci,a dona do Local. O Rapaz já havia sido avisado pela proprietária que não gostava de bagunça,pois em sua casa havia um filho doente. DOENTE!?

O que acontece é o seguinte: Fred sofria de deficiência renal. Fazia tratamento e todas aquelas coisas que deixa a pessoa fraca.Ele estava na fila de transplante.Precisava de um rim novo,para conseguir ter uma vida saudável.E Adivinha quem se voluntaria para ser doador?

Com o passar do tempo,Heitor vai conhecendo melhor seus vizinhos,os donos do local e principalmente seus filhos. Ísis é uma adolescente de 16 anos,sempre quieta,mas que o Ex-Seminarista criou um grande afeto,uma afinidade.Talvez pelo jeito reguardado,pelo gosto por Literatura no qual ele se identificava,ou até pelo acidente ocorrido semanas atrás.Concluindo:eles se davam muito bem. Já com Fred o relacionamento era bem confuso.O rapaz já era um jovem adulto,mas tinha um jeito mais moleque e brincalhão e não disfarçava o interesse por Heitor. Onde este,ficava sempre raivoso e chateado com as cantadas do outro. Sempre atormentado pelos demônios do passado,a última coisa que ele queria era um envolvimento amoroso,principalmente com um homem...apesar de lá no fundo seu coração não entender tanto a frieza que seu dono acha que tem.

Certa noite,na festa de aniversário de Fred ,algo absurdamente inesperado acontece.Uma Tragédia que vai mudar o rumo da estória e bagunçar( de um jeito louco,mas bom!) a cabeça do leitor. A partir daí você só consegue largar o livro depois que acaba. É Impossível ter paz sem saber o que vai acontecer a cada capítulo,as descobertas e as cagadas decisões que o nosso protagonista precisa tomar para que tudo entre nos eixos.

Heitor é um personagem difícil. Eu não consegui gostar dele durante boa parte da estória. Apesar de compreendê-lo.Gostar era demais pra mim.Mas há uma desesperança no personagem que instiga a esperança no leitor. Esperança de libertação,de aceitação,de vida!
A Construção dos Personagens e suas personalidades juntamente com os fatos que tomam nosso fôlego e a constante expressão : "Não acredito nisso!!!" fez com que Olho Grego se tornasse um dos romances atuais mais legais da nossa literatura que eu li.Amo livros que nos surpreendem até a última página,e foi exatamente isso que aconteceu. Uma leitura que certamente irá se repetir.

site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/01/resenha-olho-grego-de-paulo-sergio.html