A Biblioteca

A Biblioteca James W. P. Campbell...

Resenhas - A Biblioteca

Mariana Dal Chico 23/10/2018

Breve impressão de leitura
“A Biblioteca: uma história mundial” é um daqueles livros que enchem os olhos e aquecem o coração de qualquer bibliófilo.
O livro é repleto de fotografias sensacionais (de Will Pryce) que complementam o texto.
Campbell cobre uma grande linha do tempo, começando na mesopotâmia e avançando até nossos tempos, passando por todos os continentes. O texto acompanha a evolução não apenas das bibliotecas: armários, correntes, baias, estantes. Mas também dos livros: tábuas de argila, pergaminho, papiro, papel.
O autor também fala sobre o impacto da invenção de Gutemberg no mundo dos colecionadores de livros.
Nesse livro, encontramos histórias de várias bibliotecas ao redor do mundo, como elas surgiram, seu patrono, restauração, manutenção e principalmente sua arquitetura.
E foi na parte de arquitetura que o livro me perdeu um pouco, mais para o final da leitura. Os detalhes arquitetônicos muitas vezes são pesados para quem é leigo como eu, mas deve ser um prato cheio para quem gosta da área.
É claro, que terminei a leitura com uma listinha pouco modesta de bibliotecas que quero conhecer ao redor do mundo.
Seja para ter o livro apenas por sua fotografia, ou por seu texto, ou pelo conjunto, é uma obra que vale a pena ter em casa para consultar e viajar de tempos em tempos.

Instagram @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BpR-iyhnvHb