O IDIOTA DA FAMÍLIA. V.3

O IDIOTA DA FAMÍLIA. V.3 Jean-Paul Sartre

Resenhas - O IDIOTA DA FAMÍLIA. V.3

Romeu Felix 11/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Idiota da Família, v.3" é o último volume da obra póstuma de Jean-Paul Sartre sobre Gustave Flaubert. Neste livro, Sartre aborda os últimos anos da vida do escritor, desde a publicação de "Madame Bovary" até sua morte, em 1880.

Assim como nos volumes anteriores, Sartre apresenta uma análise minuciosa da personalidade e da obra de Flaubert, destacando a influência de sua família e de seu ambiente cultural na criação de suas obras literárias. Ele também discute a relação de Flaubert com outros escritores de sua época, como Emile Zola e Ivan Turgenev.

O livro apresenta uma análise crítica das obras literárias de Flaubert publicadas após "Madame Bovary", como "A Sentimental Education" e "Bouvard and Pécuchet". Sartre discute o estilo literário de Flaubert, sua técnica narrativa e os temas presentes em suas obras, como a busca pela felicidade, a alienação e a desilusão.

Além disso, Sartre aborda a relação de Flaubert com a política e a história de seu tempo, destacando sua participação na Comuna de Paris e a influência dessa experiência em sua obra.

Em resumo, "O Idiota da Família, v.3" é uma obra fundamental para aqueles que desejam compreender a vida e a obra de Gustave Flaubert, um dos principais escritores da literatura francesa. O livro apresenta uma análise detalhada de seu contexto histórico e cultural, além de uma análise crítica de suas obras literárias, especialmente as publicadas após "Madame Bovary". É uma leitura recomendada para estudantes e pesquisadores da literatura francesa e da obra de Sartre.
Por: Romeu Felix Menin Junior.