Liga da Justiça: Origem

Liga da Justiça: Origem

Resenhas - Liga da Justiça - Origem

Rinaldo 26/02/2020

Liga Sempre
Os maiores heróis do Universo DC numa renovada versão...rever e usufruir qualidade no argumento, no esboço, artefinalização e cor nora mil.

Luciano Luíz 23/07/2016

LIGA DA JUSTIÇA - ORIGEM, com roteiro de GEOFF JOHNS é uma grande releitura do famoso grupo de super-heróis da DC. Muita gente torceu (e ainda torce) o nariz quando o assunto são OS NOVOS 52. Às vezes acho que as pessoas não pensam. Principalmente os leitores de quadrinhos das antigas. Eu gostava da DC da década de 1980 e 90. Mas, com o passar dos anos, aquilo tudo não passava de mesmice, e uma renovada seria muito bem-vinda.
E desde que o universo dos NOVOS 52 foi anunciado, eu sabia que ele teria começo, meio e fim. No entanto, um grande número de leitores acreditava piamente que esse novo universo seria um substituto para o anterior da pós-Crise... Mas, enfim...
Com a arte de JIM LEE (pelo menos no primeiro arco), me senti mais uma vez como um leitor dos anos 90. Pois aqueles desenhos com a arte-final rebuscada com muitos detalhes parece a Image (e até a Marvel quando TODD MACFARLANE desenhava o HULK) de SPAWN, GEN 13 e WILDCATS, entre outros títulos e artistas.
Muito bacana mesmo fazer essa viagem visual. Os demais desenhos também são ótimos e conquistam com facilidade. Sem contar o primoroso trabalho de cores.
O enredo da primeira saga que reúne a Liga é simples, mas bem executado. Nada de ficar enchendo linguiça ou querendo produzir um roteiro complexo. É do tipo, fazer acontecer pro pessoal crer.
FLASH, LANTERNA VERDE, CYBORG, AQUAMAN, MULHER-MARAVILHA, SUPERMAN e BATMAN dão o ar da graça nessa formação que ficou cativante.
Existem inúmeras mudanças que fazem deste universo algo que compensa acompanhar. Não apenas na questão visual, mas na mentalidade dos personagens. Alguns como Batman, nem tiveram mudanças, mas outros como HALL JORDAN, CYBORG e principalmente a MULHER-MARAVILHA foram uma grata surpresa.
Esse universo finalmente fez com que DIANA tivesse o melhor de todos os comportamentos, agindo como a amazona que é. Considerando tudo ao seu redor novidade fora da ILHA PARAÍSO, e claro, ostentando sua paixão por combates e mostrando todo o seu desejo de passar a lâmina no pescoço dos oponentes.
Ficou interessante DARKSEID ter sido o primeiro grande adversário da Liga. No segundo arco, tudo fica ainda melhor e desta vez, mais complexo e bem trabalhado. As discussões dentro do grupo, conflitos com a sociedade, governo, mídia, dão uma nova riqueza de detalhes a esses personagens lendários.
A animação LIGA DA JUSTIÇA - GUERRA é uma adaptação respeitosa. Não é obviamente 100% fiel. Há grandes alterações e isso é algo que compensa, pois assistir exatamente o que se leu, perde um pouco do sentido. Há ganhos e perdas. Normal.
O encadernado da Panini ficou caprichado. Contém como extras várias capas, desenhos-teste, etc. e tal.
Pra quem nunca leu nada da Liga, esse é um ponto de partida que vale a pena. Quem já conhecia, mas não gostou dessa versão mais jovem, bem, é uma questão de gosto tão somente.
Atualmente aqui no Brasil OS NOVOS 52 continuam, mas nos EUA, tudo voltou (ou está voltando) ao universo anterior e sendo revelado que este não passava de um universo alternativo (ou paralelo, vai saber)...
Portanto, para quem tinha odiado a ideia de ter um novo LOBO, pode ficar tranquilo que o original ainda existe, mas no seu próprio universo. Aliás, eu falei disso há muito tempo. Porém, dá mesmo a impressão de que os leitores tem preguiça de pensar.
OS NOVOS 52 vão deixar saudade (pelo menos pra mim), pois gostei das novidades (até do novo LOBO). Mas também sei que a DC vai manter esse universo ativo de alguma forma. Afinal, é um chamariz a mais.
Sendo que um dos focos principais ao criar OS NOVOS 52, foi trazer novos leitores para suas páginas. Até porque não são todos que leram tudo que saiu nas décadas anteriores, mesmo após CRISE NAS INFINITAS TERRAS.
LIGA DA JUSTIÇA - ORIGEM é um começo (e não recomeço) que sem dúvida tem de estar na sua estante caso você procure por boas estórias dos personagens da DC.

Nota: 10

L. L. Santos