Como Star Wars Conquistou o Universo

Como Star Wars Conquistou o Universo Chris Taylor

Resenhas - Como Star Wars Conquistou o Universo

Nat 30/03/2021

"Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, ocorreu uma aventura fantástica."

Para esse livro resolvi fazer uma resenha diferente. Ao invés de escrever uma sinopse pequena e falar sobre as minhas impressões, resolvi partir logo para a segunda parte. Sem dúvida, já está na lista dos melhores do ano.
O livro passa por eventos significantes da vida de George Lucas, quando surgiu a ideia de uma fantasia espacial, como surgiu o nome Star Wars, a escrita dos manuscritos e suas mudanças, a aprovação do estúdio, as filmagens e pós-produções (quando se vê que a real paixão de Lucas era lidar com efeitos especiais, apesar dos colapsos que ele tinha nesses momentos), as estreias (e fica claro a diferença entre cada uma, que vai aumentando de acordo com a popularidade da história), os acordos após o sucesso do primeiro filme, tanto sobre os riscos (porque na época, filmes com continuações eram um risco e tanto) de uma sequêcia quanto sobre os produtos licenciados, as cópias que surgiram depois e a forma que a Lucasfilm lidou com a situação.
Eu gostei de saber sobre várias coisas, como o Star Wars Holiday Special, que foi uma tentativa de manter o interesse na saga durante o tempo entre o que seria no futuro os episódios IV e V, mas que fracassou terrivelmente. E de entender sobre outras, como por exemplo a implicância que alguns atores tinham com o roteiro (eu já sabia de alguns, e não conhecia muito sobre a questão de David Prowse, o Darth Vader dentro da armadura, então essa parte foi muito interessante). Claro que desde a trilogia original, existem muitas falhas e cada vez, cada roteiro passa por aprovações e recusas de Lucas, mas para mim, não era necessário o nível de raiva que os atores e o fandom demonstrou.
Outras partes favoritas foram as que mencionam Carrie e sua personagem lendária: apesar de se tornar um ícone, a princesa Leia sofreu o machismo comum da época, enquanto Carrie, incomodada com o direito dado a Ford de mudar seus diálogos no ep. V, sentiu a carreira estagnada no papel.

"[...] Nos primeiros roteiros de Lucas, ela ganhou o primeiro comando na “Lua Verde” ainda sem nome onde os Ewoks viviam. Quando Kasdan escreveu o manuscrito, ela era apenas mais uma integrante da missão de Han à lua. Carrie Fisher pedira a Lucas por algum diferencial para o personagem, talvez um problema com bebida; algo, pelo menos, que indicasse o sofrimento que a princesa passara, o genocídio do planeta inteiro. Ela ganhou um biquíni de escrava."

O livro também fala do universo expandido (e de como a empresa lidou com esse material) em livros em quadrinhos e do controle que a Lucasfilm passou a exercer sobre esse material graças as mortes de Mara Jade e Chewbacca. Quando o autor começa a abordar o surgimento da trilogia prequel, o livro já passou da metade mas foi a metade que eu estava mais ansiosa para ler, porque eu sempre adorei essa trilogia e nunca entendi o ódio por ela, considerando que a trilogia original estava longe de ser perfeita. No entanto, depois de ler os capítulos sobre as prequels, entendi um pouco mais sobre algumas das decisões criativas. Aí o autor fala da criação do filme e da série The Clone Wars até chegar a época mais atual: a venda da Lucasfilm para a Disney (adorei as menções a sucessora de Lucas, que hoje todos tratam como incompetente, mais uma injustiça):

"Não, se Lucas fosse vender a Lucasfilm, teria de ser a Lucasfilm mais elegante, ao estilo Edição Especial, que ela conseguisse ser. Era a hora de mudar tudo e torná-la nova, uma última vez.
Primeiro passo: garantir um sucessor. Lucas disse que “ponderou sem parar” até a resposta lhe ocorrer: Kathleen Kennedy, sócia de Spielberg de longa data e uma das mais bem-sucedidas produtoras de Hollywood. Não havia outro candidato. “Por que eu não vi isso antes?”, Lucas se lembra de ter pensado. “Ela sempre esteve bem diante de mim.” Os dois se encontraram para almoçar em Nova York; após colocar o assunto de família e amigos em dia, Lucas disse que estava “caminhando decisivamente” para se aposentar. Será que ela estaria disposta a assumir o comando da Lucasfilm – e potencialmente ajudá-lo a passá-la para uma outra empresa? "

A reestrutuação da ordem dentro da história e a divisão entre o que seria considerado cânone e legend e a produção da nova trilogia (encerrada porcamente no fim de 2019), tudo isso ele aborda, incluindo a importância do trabalho de Pablo Hidalgo (com isso me ajudando a entender as razões de todo fã correr para ele com dúvidas sobre personagens e tudo relacionado a Star Wars). Como eu gostei da maneira como Chris Taylor aborda toda a história de Star Wars, eu adoraria que ele relançasse esse livro com mais capítulos falando da trilogia sequel, da continuação de Clone Wars, da recepção a The Mandalorian e aos filmes intermediários (Han Solo e Rogue One). De forma geral, é um livro que fala mesmo de tudo sobre Star Wars, vale a pena para qualquer apaixonado pela saga.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/03/como-star-wars-conquistou-o-universo.html

ThaiRodrigues 03/05/2023

Livro perfeito para saber a história de Star Wars e de George Lucas, leitura gostosa e fluida, cheio de fatos e curiosidades sobre a saga como um todo, desde dos filmes até os livros de bolso. Extremamente completo.
Usei para a produção do meu TCC ??

Gabriel.vini30 05/01/2016

A força do Star Wars Way of Life
Se você procura a biografia completa sobre George Lucas nesse livro, esqueça, com um pouco de tudo o editor do site de tecnologia e mídias sociais Mashable,Chris Taylor, reforça o poder de Star Wars como cultura e um estilo de vida para milhões de pessoas ao redor do mundo.
Da Turquia, indo para o Japão, passando pela Alemanha, Star Wars conquistou inúmeros adeptos fervorosos e sedentos por mais e mais conteúdo nesse Universo que existe em uma galáxia muito, muito distante. Em Como Star Wars conquistou o universo, Chris Taylor faz um verdadeiro trabalho de conhecimento ao escrever sobre(claro) os filmes da franquia(os prólogos também), livros do universo expandido, games, animações 3D(Clone Wars e The Rebels), chegando até a participar de aulas de coreografias com sabre de luz. O amor pela saga também nós é apresentado nas figuras da legião de stormtrooper 501 e do clube de montadores de robôs astromecs. Os pontos abordados neste livro são apenas um aperitivo, ou sejamos mais figurativos, de ramos e galhos dessa gigantesca e verdadeira árvore geradora de vícios e de montanhas e mais montanhas de dinheiro.
Por fim, que a força esteja com vocês, e suas carteiras também pois o conteúdo monstruoso que a Disney pretende produzir sobre star Wars nos próximos anos não será brincadeira.
Um ótimo livro e leitura obrigatória para velhos e futuros novos fãs.

Matheus Nunes 01/12/2022

"O inferno não contem crueldade igual à de um fã de Star Wars rejeitado."
Este livro é simplesmente grandioso.
Não é só a biografia de George Lucas que entra em questão aqui, mas também a biografia de um sonho que se transformou em uma grande franquia. É sobre a visão de um homem que não se permitiu ver seus sonhos serem vencidos, e correu atrás da realização deles. Dizendo isso, pode até parecer que esse vai ser um daqueles livros biográficos com foco em auto ajuda, por favor, este livro é tudo menos isso. A escrita do Chris Taylor não poderia ser melhor, ele é assertivo em todos os detalhes, cita suas fontes no final do livro, consegue se posicionar de forma imparcial em vários momentos, ora se colocando como fã e dando a sua visão, ora como escritor, como critico, como contemporâneo durante os lançamentos dos primeiros filmes. Nenhum dos blurbs na contracapa do livro na minha opinião foram exagerados. É um livro inteligente sim, Eloquente, Definitivo. E também, como disse o grande biografo de Leonardo Da Vinci, Walter Isaacson, "...é mais que um deleite Geek. É um manual da criatividade."

Outro ponto extremamente importante que esse livro levantou, foi a questão de toda a ajuda que o George Lucas recebeu durante os anos de criação desse grande universo que é Star Wars. É claro que não se cria um império desses sozinho, a participação de pessoas como o produtor cinematográfico Charles Lippincott, e da grandiosa Marcia Lucas, ex-esposa de Goerge Lucas, se mostraram mais que essenciais para que tudo desse certo, pessoas como eles foram a alma desse projeto. Destacar figuras que em muitas das vezes são ofuscadas dos holofotes por diversos motivos em um livro como esse é uma atitude honesta, e acima de tudo, profissional.

E como se tudo isso fosse pouco, o livro ainda serve como uma grande introdução biográfica a historia da ficção cientifica, seja ela na TV através de Buck Rogers, nos Cinemas em seu começo rastejante até a era em que os estúdios já não estavam mais tão confiantes nesse gênero (e daí chega Star Wars e muda tudo isso), e é claro, na literatura. Edgar Rice Burroughs, escritor de A Princesa de Marte e vários outros livros de ficção cientifica, juntamente com o Joseph Campbell, escritor e mitologista, autor conhecido mais pelo livro O Herói de Mil Faces, são menções recorrentes dentro deste livro.

Faço uma menção honrosa aqui ao capitulo em que o autor comenta não só as primeiras cenas, mas o especial tenebroso de natal que foi ao ar no final dos anos 70 como um todo. É pra ler rindo, chorando de vergonha alheia, ou os dois ao mesmo tempo. Eu nunca tinha visto esse especial, achei que seria difícil de encontrar mas achei fácil no youtube.
Que a força esteja com quem estiver lendo isso.

Victor 30/09/2020

Excelente leitura!
Uma verdadeira viagem pelos bastidores da maior franquia de todos os tempos. Por mais que seja um texto extenso, a riqueza de detalhes é impressionante e fundamental para quem é fã e quer saber mais sobre a criação e continuidade do universo. Gostaria de um olhar para além da nova trilogia, espero que seja atualizado no futuro.

Flavia512 01/04/2018

O poder por trás de Star Wars
Eu não poderia começar falando desse livro sem rasgar elogios. A obra é incrivelmente rica em detalhes, curiosidades do universo de Star Wars, bastidores e fotos. É uma verdadeira biografia da maior saga de filmes de todos os tempos. Me arrisco a dizer que é uma leitura obrigatória para fãs, os que buscam conhecer mais por trás das câmeras e até mesmo os que não têm tanta curiosidade assim, pois o que o autor Chris Taylor nos apresenta aqui, se mostra imprescindível. Uma escrita de fã para fã.
Contendo mais de 500 páginas dos mais ricos detalhes sobre Star Wars, o livro nos leva a uma viagem no tempo e no espaço no qual conhecemos os primeiros esboços de George Lucas do que se tornaria esse sucesso estrondoso e maravilhoso que é SW, e seus motivos para criar a saga, que hoje abarca não apenas os filmes, mas quadrinhos, livros, séries animadas e que nos faz comprar brinquedos, camisetas e enfeites e adornos de todos os tipos para nossas casas e corpos.
A obra retrata todo o poder de Star Wars e como uma simples saga de filmes tirou jovens das drogas, dando um motivo a mais para o Criador, como Lucas é conhecido, não desistir do primeiro filme. Também temos exposto na obra, as dificuldades, conflitos e problemas que o diretor teve para que seus três primeiros filmes fossem lançados nas telonas, numa época em que a ficção cientifica - ou fantasia espacial como Lucas denomina seus filmes - estava ficando defasada e em um mundo em que Star Trek já era um sucesso enorme e estava quase ultrapassado também.
Dos filmes aos quadrinhos dos quadrinhos aos livros, brinquedos, viagens aos ranchos Obi-Wan (que na época do lançamento do livro abarcava nada menos que 300 mil itens (!) de Star Wars), um aprofundamento em cada personagem, em cada cocriador, diretor e roteirista que esteve envolvido com a saga, o livro é, como eu já disse, incrivelmente rico. Milionário se puder dizer assim. Leitura mais do que obrigatória: imprescindível! Mergulhe nesse universo maravilhoso que é Star Wars tanto nas telas como por trás delas.
Que a Força esteja com você sempre!

heyjcf 01/02/2021

Muito bom, todo fã de star wars tem que ler!
Aquela leitura gostosa, interessante que vai fazer todo fã de Star Wars ficar impressionado.
O livro trás muitos contextos diferentes, de muitos dos envolvidos de Star Wars, não é apenas sobre George Lucas. Chris Taylor fez um ótimo trabalho nessa sua pesquisa sobre Star wars, e ele descreve os acontecimentos de uma forma que conseguimos visualizá-los com facilidade.

Felipi Fraga 15/11/2023

#Livro LIDO 22 de 2023:
Star Wars é um dos mais populares fenômenos cinematográficos da cultura pop. Seus arquétipos da jornada do herói conquistaram facilmente qualquer jovem das gerações em que cada trilogia foi lançada. Seu alcance é ímpar no mundo, conseguindo ser internacional e com nuances clubísticas e quase religiosas. Suas narrativas de fantasia espacial apelam eficientemente para um sentimento de diversão quase primitivo, e estabeleceu o vilão mais marcante do universo cinematográfico, Darth Vader, assim como os heróis-samurais-hitech Jedi. E todo esse universo narrativo agregou uma união de fãs fanáticos que discutem, amam e odeiam os diversos filmes, livros, games e séries. Ler este livro, é revisar nostalgicamente e criticamente todos os filmes e seu universo expandido e entender como Darth Vader, Han Solo, Lucky Skywalker, Leia Organa, Obi Wan, R2-D2, C-3PO e Lando Calrissian. O livro vai até a venda da Lucasfilm para a Disney, nos fazendo entender a importância de Star Wars para o estabelecimento do mercado dos Blockbusters.

Bekah 17/12/2022

possivelmente minha melhor leitura desse ano
vou usar a dedicatória de um outro livro de star wars (Discípulo Negro) mas que ilustração bem o meu sentimento sobre esse livro

"Este livro é dedicado a todos que logo perceberam que Star Wars era muito, muito mais do que apenas outro filme de ficção científica... e nós amamos apaixonadamente isso. "

meus vinte reais mais bem gastos esse ano foi nesse livro, e tenho dito.

Lucas 30/01/2018

Como star wars conquistou o universo
Uma escrita tão envolvente que faz quem lê nem se importar com a falta de fotos kkkk

Douglas.Moreira 06/04/2024

Muitos detalhes, para fãs
O livro é criterioso com detalhes pra quem já conhece razoavelmente a saga Star Wars. É uma leitura leve, mas longa, porque é preciso estar atento a tantos pontos citados, realizando vez por outra uma pesquisa online para verificar visualmente o que foi relatado.

renatodsp3 13/02/2020

Recomendação máxima para fãs de Star Wars e/ou de cinema
O livro é perfeito no que se propõe, que contar a biografia da franquia.

Das influências recebidas às geradas, da infância do Criador até sua aposentadoria, os processos criativos, a indústria do cinema, a ascensão, queda e retorno, tudo que forma Star Wars e o que a franquia representa estão aqui, nessa obra fantástica.

O livro vai até a Disney assumir as rédeas, o que pode deixar um gosto de "quero mais" ao final da leitura, mas isso é um sentimento que só obras formidáveis como essa conseguem. Resta torcer para que haja uma parte dois daqui a um tempo tratando sobre o período Disney.

Marta 25/06/2020

Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, de vestuário, às livrarias, por todo lugar Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivel que o maior fenômeno da cultura pop é Star Wars. O filme e os livros, as HQs, são tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas.
Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal. Se você gostou da resenha, siga o meu IG literário: @petalasdeflorchuvadeamor

Leonardy.Negrini 07/01/2022

Para quem é Fã
Quem admira e gosta da história, sem se ocupar com prequels ou sequels, e que não está preocupado se houve uma mistura de elementos do western americano com filmes japoneses com o bushidô sentir-se-à encantado pela diversidade de informações. Vale muito a leitura !!!

najubs 03/03/2022

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...
Coisas que levam as pessoas a agirem juntas me emocionam. Star Wars é uma delas. Você pode odiar, amar ou não ter opinião formada, mas sempre terá alguém, normalmente uma multidão, para fazer isso com você.

A verdade é que isso é Star Wars, uma ideia que suporta diversas opiniões, gostos e interpretações. Por isso esse livro não é só para fãs, é para os haters, para aqueles que nunca assistiram e para os amantes de cinema e criação.

Me arrepiei diversas vezes lendo Star Wars nascer, crescer e, sem previsão de morrer, tirar cochilos por 45 anos.

O livro me deu uma nova perspectiva sobre a série, principalmente sobre os prólogos. A visão de um menino apaixonado por velocidade, correndo atrás da forma perfeita de mostrar as estrelas que viviam em sua imaginação.