O e-mail de Caminha

O e-mail de Caminha Ana Elisa Ribeiro

Resenhas - O e-mail de Caminha

dona dri 23/07/2022

? : O E-MAIL DE CAMINHA ??
Nesse título, Ana Elisa conta sobre a descoberta do Brasil através da troca de e-mails entre El Rei Dom Manuel e Pero Vaz de Caminha de uma forma leve, divertida e informal, recriando a Carta de Caminha de um jeito mais descontraído e facilitando a compreensão dos leitores e de seu público (maior parte estudantes).

É bem rapidinho de ler, gente. Tem umas 100 páginas e o livro meeeesmo são só 70 páginas, o restante é explicação e contexto histórico. Recomendo pra quem gosta de história, tá atoa ou vendo sobre o tema na escola :))

Gui 15/09/2020

Narrativa atraente
Amei a forma como a autora adaptou o texto, na tentativa de incentivar, principalmente o público mais jovem.

duda 06/08/2022

desinteressante
Fui obrigada a ler por causa da escola.
Ele até tem uma sinopse levemente interessante, mas a escrita acaba sendo chata, se eles tinham a ideia de colocar como e-mail iria fazer ficar mais legal de se ler, eles erraram.

mirai0 22/03/2023

Março 2023 #affff
Livro muito bom e sinceramente muito cômico. a diagramação é PERFEITA atrativa, e eu achei que ficou tão bem explicado e adaptado que eu nem li a carta original no final, porque era a mesma coisa (além da original ser maçante...)
é bem leve de ser e sinceramente há partes muito engraçadas (e duas ilustrações ou uma não lembro, muito lindas)
o único problema do livro é a chegada dos portugueses no brasil mesmo

Annalê_op 31/03/2023

Tinha potencial
Esse livro é basicamente a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Dom Manuel, mas em versão e-mail. Para as pessoas mais jovens se interessarem!? Eu não gostei muito não, é meio chatinho mas interessante.

Letícia Leal 10/11/2021

Ótimo livro de complemento escolar
Esse livro me ajudou tanto na parte de literatura e história do período do descobrimento do Brasil. Trata de uma forma mais simplificada e de uma escrita e formato em que, principalmente os adolescentes, estão mais acostumados, o e-mail.
Li em menos de duas horas, achei a escrita fácil de entender, e é um bom complemento nas matérias.
Adorei a forma com que o texto era disposto nas páginas, com os "ícones" específicos de cada figura histórica, assim, deixando a leitura mais leve e divertida.

Jeanderson 18/08/2023

O e-mail de caminha

O escrivão Pero Vaz de caminha mandou uma carta para Rei dom Manuel para falar sobre o achamento do Brasil , aliás da terra de vera cruz . A carta com data de 1500, que foi em porto seguro , o documento conseguiu não se molhar muito , com muita chuvas fortes e tempestade , e ficou localizado em Portugal , durante muito tempo , até que alguém o achou e postou ele ,tá mais e se caminha tivesse o e-mail em 1500?

Minha opinião :esse livro é bom pra quem gosta de histórias antigas, eu mesmo gostei muito, você consegue imaginar coisas engraçadas e etc

Murilo301 18/08/2023

O e-mail de caminha
O livro fala sobre um escrivão que ele mandou uma carta pra o Rei Dom Manuel para contar sobre o achamento do Brasil no ano de 1500
me porto seguro eles ficaram muito felizes

Gostei muito do livro porque conta a história de como foi que descobriu o Brasil, recomendo para todos.

Alline 18/12/2023

Então...
Ana Elisa traz a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Manuel sobre a "descoberta" daquilo que viria a se chamar Brasil. A proposta é boa, mas é a carta fantasiosa de exploradores aproveitadores, né? Ou seja, um horror.
Acredito que vale a leitura para as crianças do Fundamental II que estão estudando o tema, mas confesso que, como professora, dificilmente proporia aos meus alunos, por encarar esse fato histórico triste demais, a não ser que a proposta fosse desmistificar o conteúdo da carta.