Senhora (eBook)

Senhora (eBook) José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1349 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Di3gao 21/04/2024

Indústria matrimonial
A princesa nesse livro compra o amor do seu príncipe encantado. Senhora é uma obra brasileira romântica que retrata a elite fluminense da época e o poder do dinheiro dentro dela, visto pelo casamento por interesse.

O enredo começa estabelecendo seus personagens e a trama principal, que parecia que fosse caminhar para ser apenas um romance entre membros da elite. Porém, essa narratia romântica idealizada sofre uma quebra brusca e a história se aprofunda nas falhas dos personagens principais e crítica duramente as relações interesseiras dentro da elite e o jogo sujo por poder e dinheiro dentro dela. Embora o livro traga um realismo, no final ele se consolida como uma obra romântica ao defender que o amor supera qualquer barreira e entregar um "final feliz" ao casal.

Como dito, os personagens foram aprofundados e tiveram um psicólogo complexo que fazem eles serem retratados como humanos, isto é, possuem tanto falhas quanto acertos. Por exemplo, Aurelia foi apresentada em um primeiro momento na visão romântica idealizada da mulher, mas aos poucos foi mostrando seu lado rancoroso e frio; como também seu marido Seixas que não passava de um mercenário que casava por dinheiro para se manter dentro da "sociedade". Além disso, essa análise dura acerca das relações dentro da elite expõe como o dinheiro dita socialmente a importância da pessoa e pode corromper o ser humano.

O grande destaque, pelo menos o que mais me conquistou no livro, foi a narração do livro. O narrador aqui se apresenta como um fofoqueiro que ficou sabendo da história da Aurélia e agora esta contando ao leitor, isso nós aproxima muito da história e da um aspecto noveleiro para ele. Porém, a escrita é muito densa, a leitura é de difícil compreensão por encontrar várias palavras difíceis pelo caminho e o enredo se estagnou por muito tempo, parecia que a trama não avançava e nada de importante acontecia.

Portanto, Senhora é um clássico da literatura nacional que se fundamentou como um livro romântico, mas trouxe aspectos realistas e denúncia os comportamentos da elite que visa apenas o dinheiro e o poder. Recomendo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



CapivaraDoce 19/04/2024

Livro da escola literária "romantismo". Bem, o que falar, é um clássico romancista. Tendo todos as suas características. A exaltação da mulher, Aurélia, e as descrições pautadas em aspectos naturais. Sinceramente, livro cansativo. Ele começa muito bem, mas, após os 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela. As extensas descrições da personagem são insuportáveis. E o final dispensa quaisquer comentários, tenebroso. O autor constrói toda uma imagem feminista pra terminar a história dele daquela forma, é simplesmente ridículo. Apesar disso tudo, o livro tem sim seus pontos positivos. A história em si é ótima, além de ser um patrimônio histórico brasileiro. Mesmo que não mostre fielmente a realidade, como livros do realismo, apresenta os ideais da sociedade na época. Apesar de não gostar tanto desse livro, provavelmente voltarei nele algumas vezes durante a minha vida e está tudo bem sksksksksk
Barbara.Tomaz 19/04/2024minha estante
Amei a parte do " 50% é só picuinha da Aurélia com o boy dela". Definiu perfeitamente ????




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia2354 17/04/2024

Jurídico Fernando Seixas.
Esta foi minha segunda experiência com Alencar. A primeira, "Iracema", não foi boa. Particularmente, detestei aquele livro. Mas "Senhora" me foi uma surpresa muito agradável.

Confesso que o enredo me chamou muita atenção porque cutucou uma parte minha que ama um enemies to lovers. Então torci muito para que Aurélia e Fernando dessem certo, no fim das contas. Obviamente essa não era a intenção do autor. O livro caminha muito bem, mas o final é uma baita quebra de clima.

Aurélia não é uma personagem cativante. Na maior parte do tempo, eu só queria mandar ela calar a boca (salvo por alguns momentos de sagacidade que me fizeram sorrir).

Fernando, apesar dos apesares, não merecia tudo o que Aurélia o fez passar. O que me leva a questionar o quão perigosamente vingativa e louca é a Aurélia. Eu teria medo de conviver com ela.

Fernando, estarei com você nas trincheiras.
comentários(0)comente



isabella 15/04/2024

Bem diferente dos outros clássicos q li
Eu gostei de ter sido pela perspectiva da Aurélia nesse romance, que mostra o quanto a pobreza deprecia alguém e influência suas ações.

no final aconteceu oq eu queria mas acabou muito de repente...

obs: eu imaginei o Seixas a todo o momento como o José Bezerra e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito kkk
comentários(0)comente



leiturasvicks 13/04/2024

Clássico Romântico
Em geral, o livro é um ótimo livro. Confessor que senti dificuldades com os vocábulos, as palavras e o jeito no qual Alencar ia se referir a protagonista era muito subjetivo e um tanto quanto complexo. Senti essa dificuldade em relação as palavras, mas depois que você entende, é maravilhoso.

Não esperava essa final, e como ele representou a protagonista é lindo. Queria eu ser descrita com tais palavras. É um retrato de como a época funcionava, e o anseio social foi muito recorrente. Aurélia era muito a frente da época ao meu ver. Recomendo esse.

Ps: Ele é muito poético na escrita rsrsrs. Me senti uma tradutora lendo e trazendo suas ideias para um contexto contemporâneo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ray 11/04/2024

Fascinante
Esse livro é romantismo puro com tudo que tem direito, drama, personagens intensos, coincidências, história bem amarrada e fechadinha. Hoje em dia eu vejo o romantismo com outros olhos, se for bem feito e com bom gosto, funciona demais, o que é o caso desse livro. Além disso, passa por temas interessantes como amor ao luxo, decadência moral, e o papel do casamento na vida da mulher e do homem.

Não sei se o José de Alencar quis acentuar o problema que são esses arranjos injustos onde a mulher ficava condicionada à se submeter a casamentos por conveniência, mas quero acreditar que sim, mas quando os papéis se invertem e ela pode finalmente ser "Senhora de si", ela acaba optando pelo o que vocês vão ler... "Um traste indispensável pras mulheres de bem", e traste aqui tá no sentido de roupa, adereço mesmo.

Então fiquei na dúvida, porquê aquele final deu um sentido um tanto quanto convencional demais. Mas de qualquer forma é um ótimo livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mark 08/04/2024

Excelente experiência
Sigo inédito com o desfecho final da história. Embora de certa maneira esperava algo nos contornos do marcante desfecho, não imaginei que de fato aconteceria tal coisa!

Me encontro encantado com a leitura, embora confesso sentir-me em certa medida cansado diante da escrita não muito comum ao meu cotidiano.

A história é marcante, é bela, é engraçada, é dramática! É uma excelente forma de viajar no tempo e mergulhar na literatura da escola romântica.
MaywormIsa 08/04/2024minha estante
Gostei de ler sobre sua experiência! Depois vou fazer uma sondagem pra ver se eu leio tbm em algum momento




Isabella2263 07/04/2024

Romances antigos são os melhores
Admito, comecei o livro por pura influência de um amigo, eu nem queria ler, mas a história da Aurélia e do Seixas é tão cativante! Um Lovers-to-Enemys-to-Lovers com casamento por conveniência que se fosse escrito atualmente, com total certeza estaria entre os queridinhos do Tiktok! A forma como a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro é apresentada nos faz sentir como se estivéssemos lá, chorando com Aurélia ou vendo os pombinhos dançarem em meio ao salão como se nada mais importasse. Simplesmente perfeito!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1349 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR