Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Julia2354 17/04/2024

Jurídico Fernando Seixas.
Esta foi minha segunda experiência com Alencar. A primeira, "Iracema", não foi boa. Particularmente, detestei aquele livro. Mas "Senhora" me foi uma surpresa muito agradável.

Confesso que o enredo me chamou muita atenção porque cutucou uma parte minha que ama um enemies to lovers. Então torci muito para que Aurélia e Fernando dessem certo, no fim das contas. Obviamente essa não era a intenção do autor. O livro caminha muito bem, mas o final é uma baita quebra de clima.

Aurélia não é uma personagem cativante. Na maior parte do tempo, eu só queria mandar ela calar a boca (salvo por alguns momentos de sagacidade que me fizeram sorrir).

Fernando, apesar dos apesares, não merecia tudo o que Aurélia o fez passar. O que me leva a questionar o quão perigosamente vingativa e louca é a Aurélia. Eu teria medo de conviver com ela.

Fernando, estarei com você nas trincheiras.

isabella 15/04/2024

Bem diferente dos outros clássicos q li
Eu gostei de ter sido pela perspectiva da Aurélia nesse romance, que mostra o quanto a pobreza deprecia alguém e influência suas ações.

no final aconteceu oq eu queria mas acabou muito de repente...

obs: eu imaginei o Seixas a todo o momento como o José Bezerra e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito kkk

leiturasvicks 13/04/2024

Clássico Romântico
Em geral, o livro é um ótimo livro. Confessor que senti dificuldades com os vocábulos, as palavras e o jeito no qual Alencar ia se referir a protagonista era muito subjetivo e um tanto quanto complexo. Senti essa dificuldade em relação as palavras, mas depois que você entende, é maravilhoso.

Não esperava essa final, e como ele representou a protagonista é lindo. Queria eu ser descrita com tais palavras. É um retrato de como a época funcionava, e o anseio social foi muito recorrente. Aurélia era muito a frente da época ao meu ver. Recomendo esse.

Ps: Ele é muito poético na escrita rsrsrs. Me senti uma tradutora lendo e trazendo suas ideias para um contexto contemporâneo.

Ray 11/04/2024

Fascinante
Esse livro é romantismo puro com tudo que tem direito, drama, personagens intensos, coincidências, história bem amarrada e fechadinha. Hoje em dia eu vejo o romantismo com outros olhos, se for bem feito e com bom gosto, funciona demais, o que é o caso desse livro. Além disso, passa por temas interessantes como amor ao luxo, decadência moral, e o papel do casamento na vida da mulher e do homem.

Não sei se o José de Alencar quis acentuar o problema que são esses arranjos injustos onde a mulher ficava condicionada à se submeter a casamentos por conveniência, mas quero acreditar que sim, mas quando os papéis se invertem e ela pode finalmente ser "Senhora de si", ela acaba optando pelo o que vocês vão ler... "Um traste indispensável pras mulheres de bem", e traste aqui tá no sentido de roupa, adereço mesmo.

Então fiquei na dúvida, porquê aquele final deu um sentido um tanto quanto convencional demais. Mas de qualquer forma é um ótimo livro.

Mark 08/04/2024

Excelente experiência
Sigo inédito com o desfecho final da história. Embora de certa maneira esperava algo nos contornos do marcante desfecho, não imaginei que de fato aconteceria tal coisa!

Me encontro encantado com a leitura, embora confesso sentir-me em certa medida cansado diante da escrita não muito comum ao meu cotidiano.

A história é marcante, é bela, é engraçada, é dramática! É uma excelente forma de viajar no tempo e mergulhar na literatura da escola romântica.
MaywormIsa 08/04/2024minha estante
Gostei de ler sobre sua experiência! Depois vou fazer uma sondagem pra ver se eu leio tbm em algum momento

Isabella2263 07/04/2024

Romances antigos são os melhores
Admito, comecei o livro por pura influência de um amigo, eu nem queria ler, mas a história da Aurélia e do Seixas é tão cativante! Um Lovers-to-Enemys-to-Lovers com casamento por conveniência que se fosse escrito atualmente, com total certeza estaria entre os queridinhos do Tiktok! A forma como a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro é apresentada nos faz sentir como se estivéssemos lá, chorando com Aurélia ou vendo os pombinhos dançarem em meio ao salão como se nada mais importasse. Simplesmente perfeito!

Sra.Smith 03/04/2024

Eu realmente não sei o que falar sobre esse livro.
Xingue os personagens. Achei as "vingança" da Aurélia muito burra.
A Aurélia apesar de ser uma mulher que é fora de curva, que não está dentro dos padrões da sociedade burguesa tradicional, mas em uma sociedade mais moderna onde o dinheiro não é o que mais importa, mas sim o amor, ou pelo menos, o que mais importa é o poder de escolha... ainda assim achei ela meio burra (o amor nos torna burros).
Seixas um grande paspalhão, o tanto que eu odiei esse homem não tá nem escrito. Todas as vezes que ele falava que ela tinha o comprado e que ele não passava de um mísero servo para ela me dava vontade de tacar o livro na parede, claro que ele não estava mentindo, mas se ele se casou por dinheiro o que importava fazer a Aurélia um pouco feliz?
Esse primeiro ano de casados foi um grande fiasco, só frustrações, chateações, brigas.... só viviam em pé de guerra. Afinal os dois eram muito orgulhosos e tals
Achei esse livro uma grande decepção talvez em outro momento eu o entenda melhor...

Livros e café 03/04/2024

Aurélia é A MULHER
Embora muitas pessoas julguem como um livro chato por ser um clássico da literatura brasileira eu devo concordar em certa parte, mas n significa que o livro é horrível, muito pelo contrario, ele retrata o perrengue que era para uma mulher conseguir se casar naquela época por causa de seu dote, mas tem uma proposta ótima para uma reviravolta, aurélia fica rica do nada e simplesmente compra o homem que ela amou mas a deixou porque ela era pobre, por outra parte por ter sido escrito a muito tempo atrás, naquela época era moda os escritores escreverem tudo detalhadamente o já não se encaixa para os padrões de hoje em dia o livro ser tão detalhado pois parece que você esta a muito tempo no mesmo parágrafo e não acaba nunca, da sono, é cansativo mas para aquela época esse livro é um dez com certeza

Thaina308 01/04/2024

Senhora
Demorei três seculos, 5 dicionarios, 2 tradutores e 1 tabuleiro de ouija pra ler.
Romantismo de outro século é meu tipo, mas Alencar levou pra outro nível a dificuldade.
Enfim, sobre a história:
Um desenvolvimento muito bom no começo, mas ao final foi me deixando um tanto desinteressada. Não sei, esperava mais (?) Sei que parece ultraje, mas é isso.

Mile :) 31/03/2024

Senhora ?
O livro Senhora traz a história de uma jovem chamada Aurélia que antes pobre, havia se apaixonado por um galã da sociedade chamado Fernando Seixas, mais chamado e conhecido somente como Seixas. Porém por problemas do destino ambos, apaixonados, não puderem ficar juntos pois Seixas se vendeu por um dote de 30 contos a senhorita Adelaine (naquela época era comum mulheres comprarem seus maridos pelo dote que preferirem). Porém Aurélia descobre uma herança do seu falecido pai e assim se tornando rica, ela então conseguiu fazer com que Seixas desistisse do contrato com Adelaide e se vendesse para ela por um dote de 100 réis sem o mesmo saber. Seixas só veio saber que o casamento o qual havia aceitado era com Aurélia, quando o acordo já havia sido selado e ele já haveria casado. Assim, Aurélia com o terrível sentimento de ter sido traída por um mero dote de 30 contos, fez questão de jogar na casa de seu marido que ele era apenas uma mercadoria. Isso foi o que afetou a relação de ambos e o livro todo se passa nessa coisa de Aurélia querer Seixas como um marido e ele apenas a tratar com uma Senhora de sua pessoa, para ele, ele era apenas um escravo. Ele já haveria amado ela a um tempo atrás mas fez questão de jogar este amor fora a partir do momento que fora humilhado.

Minha opinião pessoal:
Eu até achei o enredo da história interessante, porém devido a linguagem antiga a leitura se tornou muito cansativa, o que fez com que eu demorasse mais de um mês para ler algo que normalmente eu leio em 2 a 3 dias. Também acredito que o que também deixou a leitura mais cansativa foi que durante maior parte da história ficou aquele drama besta entre Aurélia tentando "reatar" seu relacionamento sentimental com Seixas, quando o mesmo já havia desistido disso a partir do momento que fora humilhado.