Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Kah 26/03/2024

Senhora
Essa é a segunda vez que leio uma obra de José de Alencar, a primeira foi Iracema.
É uma história com uma escrita bem rebuscada e não sei se leria se não fosse pela faculdade.

A obra não me prendeu tanto, apesar de não achar a narrativa de todo ruim, mas me irrirei muito com o orgulho excessivo da Aurélia e do Fernando, as páginas passavam e o enredo continuava no mesmo ponto. A leitura não fluiu com facilidade.

Sophia1852 22/03/2024

Foi minha primeira leitura de José de Alencar, adorei o livro apesar de ter me estressado muito com o orgulho da Aurélia e do Fernando

Mary Maia 22/03/2024

Romance Clássico
José de Alencar conta seu romance no século 19 e confesso que quando eu li esse livro eu achei super massante. A linguagem era muito rebuscada para uma criança na época.
Livro de leitura rápida.

Sarah 20/03/2024

Nunca imaginei gostar de um livro antigo,
principalmente por conta da linguagem que querendo ou nao é bem complicada, mas me surpreendi muito nesse livro e realmente gostei! feliz pela recomendação

andreia.crislainy 20/03/2024

Comprei esse livro por causa do valor primeira vez que li José Alencar foi bom mais provavelmente não vou compra mais deste escritor não gostei para ter mais livro dele por que muito difícil eu compra livro nacional
DudaSaes 20/03/2024minha estante
Esse foi um desafio pra mim ano passado kkk
As descrições são maravilhosas, o romantismo é muito bonito nesse aspecto literário!

Juba 13/03/2024

Odeio todos. E um livro bom achei meio revoltante e confundi álbuns dos personagens por que ficaram meio soltos

mhsmaran 13/03/2024

Achei a história triste do início ao fim, mas com um final bem redondinho, sem deixar nenhuma ponta solta. A escrita é bem leve e chega a ser até elegante e em alguns momentos não da vontade de parar!

Ba ð¤ 11/03/2024

??????????
?Há anos raiou no céu Fluminense uma nova estrela? José de Alencar usa de uma linguagem exagerada e extremamente romântica ao descrever Aurélia, que seria a mais bela das mulheres, a protagonista do livro. O romance se trata sobre uma garota muito pobre que recebe uma grande herança e deseja acertar contas com um antigo amor. Ele relata a sociedade da alta classe dos tempos imperiais e critica a superficialidade e a falta de moral que havia nessa época, além de trazer à tona sentimentos extremamente humanos, como o amor, a paixão, a decepção, a tristeza, a avareza, entre outros. Aurélia se mostra ser uma mulher de personalidade complexa e paradoxal, que busca o amor puro e verdadeiro, ao mesmo tempo que deseja satisfazer todos os seus caprichos para se vingar de sua grande paixão: Seixas, um homem da sociedade, vaidoso, muito materialista. O relacionamento dos dois é muito confuso e passa por altos e baixos conforme o livro decorre, mas a paixão ardente que os dois sentem um pelo outro só aumenta com as brigas, sátiras e ciúmes. O autor descreve as situações de forma riquíssima, que transparece ao leitor toda a vivacidade e as emoções da história, fazendo com que o enredo seja fluido e detalhado ( como se fosse uma fofoca KKKKKK )
O livro é incrível e recomendo bastante para quem não gosta de clássicos, a leitura ( apesar de ter palavras um pouco complicadas) é leve e muito legal. Muitas vezes me peguei rindo com as ?resoluções? de Aurélia e morrendo de amores pelo casal ( a descrição romântica ajuda muito), mas o livro além disso é uma fonte histórica que revela o quanto os valores e princípios eram ignorados pelos grandes ricos da elite fluminense em troca do dinheiro, do status, das grandes festas e bailes etc. Além de que revela costumes próprios daquela época, como casamento por dote, valorização dos princípios religiosos, como a castidade.
Amei ??

Supercut09 09/03/2024

Projeto lendo José de Alencar #4
Segunda vez que leio esse livro e minhas impressões sobre ele não mudaram em nada.

Revisitando esse livro percebi como a força feminina esta imposta sobre a narrativa de uma forma muito forte e presente e nada comum para um livro dessa época.

Larissa804 03/03/2024

Nesse livro vamos nos deparar com a fase urbana de Alencar, teremos contato com como era relações sociais daquela época, principalmente quando se tratava do matrimônio, o que está mais em jogo, o amor ou a riqueza?

Aurélia não é uma moça qualquer, é respeitada e aclamada na sociedade, órfã, gentil, inteligente, astuta e orgulhosa. Chegou o momento de enfrentar o matrimônio, e entre muitos temos o escolhido, o que será que esse homem possui para tal feito?

Teremos que lidar com o drama interno e o orgulho dos personagens, paixão e ódio, frieza e amor. Alencar traz um padrão já conhecido nas suas histórias, divididas em partes, partes essas com nomes sugestivos. Encaramos primeiro o presente, conhecendo depois o passado para finalmente compreender a obra.

Esse é um dos livros com a leitura mais fluida do escritor, obra conveniente para conhecer o autor e se impressionar com sua escrita. Senhora foi escrita para encantar, causar revolta e se apaixonar. Sendo por sua vez, a literatura de Alencar.

Edden 03/03/2024

Tive uma visão negativa do autor ao ler Iracema. Aquela história do índio herói foi me cansando.
Agora fiz a leitura do segundo livro do Alencar e mudei minha visão em relação a ele. Aurélia é uma mulher que fez Seixas amadurecer e largar de ser um aproveitador de ocasiões que não queria responsabilidades e apenas uma vida fácil.
A forma como a história foi escrita é sensacional, leitura boa (é bem verdade que começa a decolar +- nos 30 a 40% da leitura), mas valeu a pena ter me forçado a continuar lendo. Sem sombra de dúvidas foi uma obra que gostei e indico a leitura.