Longe da Multidão

Longe da Multidão Thomas Hardy

Resenhas - Longe da Multidão

Sueli 08/09/2018

Mulheres Carentes, Escolhas Erradas.
Eu assistia a um episódio de “C. B. Strike”, baseado na obra de Robert Galbraith, mais conhecida como J. K. Rowling, quando um dos personagens diz: “Cada autor possui uma voz”. Nada mais verdadeiro! Principalmente quando se é um leitor viciado, atento e que possui suas preferências literárias.
Um leitor, como eu, que lê apenas livros em sua própria língua, sempre vai estar à mercê da qualidade do tradutor contratado por determinada editora. É sabido que o tradutor divide a autoria de uma obra. E, é justamente neste ponto que um livro pode ou não cativar o leitor mais exigente.
Lembro-me de “Belíssima”, de Nora Roberts, que suscitou uma encrenca danada quando foi lançado. A tradução recebeu muitas críticas, e concordo que aquela edição está terrível. E, foi a mesma reversão de expectativa que aconteceu comigo quando comecei a ler a edição digital de “Longe Deste Insensato Mundo”, comprada em uma promoção da Amazon, por R$ 12,90.
Veja bem leitor, quando iniciamos um livro clássico de um autor tão respeitado como Thomas Hardy nossa expectativa é alta. Eu esperava uma edição de grande beleza narrativa, que me emocionaria a cada página lida, até que fui tropeçando no texto confuso, com muitos erros de digitação e palavras “alienígenas” que sujavam o texto e o tornavam confuso.
Como havia assistido ao filme e amado, eu desejava muito ler esse livro. Então, resolvi procurar outra edição, outra tradução, outra editora, mas só encontrei a edição portuguesa... Esperei a chegada com ansiedade, mas fui plenamente recompensada, pois mesmo com pequenos e raros erros, que em nada comprometem o texto, eu li, finalmente, um romance maravilhoso e imagino a altura do texto original de Hardy.
“Longe da Multidão” é um romance recheado de menções, alusões, passagens e figuras bíblicas. Sempre com muita propriedade e coerência com a estrutura de cada personagem do próprio romance de Hardy.
Bathsheba é uma jovem que conseguiu uma posição atípica na sociedade inglesa em uma época que a liberdade financeira das mulheres solteiras era vista com grande reserva. Além de bela, possuía aptidões para administrar sua herança com desenvoltura e arrebanhar corações por onde passasse.
Há muitos e muitos anos eu li em um dos livros de Agatha Christie, se não me engano foi “O Misterioso Caso Styles”, o livro de estreia do meu adorado Hercule Poirot, que ao ser perguntado o motivo das mulheres, eventualmente, fazerem péssimas escolhas, responder que nós detestamos os homens monótonos. ;)
Talvez, a frase não seja exatamente esta, mas este é o contexto. A memória é inversamente proporcional ao avanço da idade. :/
Bathsheba, como toda mulher, é vulnerável às belas palavras. Assim como os homens ficam indefesos diante da beleza.
Mas, não podemos esquecer que Bathsheba, apesar de toda a sua vaidade e arrogância, é uma pessoa carente e fragilizada por anos de orfandade, solidão e preocupação com seu futuro, que ao encontrar alguém versado na arte da sedução, torna-se isca fácil.
Gabriel Oaks, o sargento Troy e o lavrador de meia-idade Boldwood formam o núcleo central deste romance trágico, mas de leitura agradável e emocionante.
Aproveite a descrição das paisagens e cenas rurais que são a cereja do bolo, afinal é um clássico romance inglês do final do século dezenove, que recomendo fortemente.
Claire Scorzi 08/09/2018minha estante
Até agora, o meu Hardy favorito. Porém o raio do homem escrevia tão bem, mas tão bem, que até seus livros trágicos, pessimistas até doer, são soberbos literariamente falando. Ô coisa! rs

Sueli 08/09/2018minha estante
Claire, eu li Judas, O Obscuro, mas há tanto tempo que não lembro mais nada. Penso que merece uma releitura. Adorei Longe da Multidão, que li paralelamente à edição nacional e confesso que dei umas choradinhas no caminho. Eu gosto quando um livro me faz chorar. Pode isso? rsrs

Claire Scorzi 08/09/2018minha estante
Ah, é compreensível... rs

Sueli 08/09/2018minha estante
Bom final de semana, simpatia.