Desvendando Jack, o Estripador

Desvendando Jack, o Estripador Russell Edwards

Resenhas - Desvendando Jack, o Estripador

Bea de Brida 25/05/2022

será?
a narrativa acompanha a investigação de um homem comum com uma fixação nesse cara, que tirou a vida de 5 mulheres na Londres vitoriana, cuja imagem penetrou o inconsciente coletivo como o "pai" dos serial killers. o autor obtém num leilão uma peça que poderia finalmente desvendar a identidade desse assassino, graças as suas pesquisas e as inovações científicas dos últimos anos.

esse livro é um diamante mal lapidado, com direito a muuuita encheção de linguiça. páginas e páginas com informações desnecessárias para os leitores. tudo bem que elas ajudaram a chegar na conclusão que ele chegou, mas são excessos que poderiam facilmente ser cortados. parecem que estão aí pra dar volume. mas pra quem se interessa pelo caso, fala bastante dos locais, do background das vítimas, e de como Londres funcionava no período, como um dos tours que a cidade hospeda pelo circuito das mortes.
ótimo pra quem gosta de midnhunter, perfis de serial killers e seguir investigações passo a passo.

Guynaciria 05/09/2018

Esse livro é interessante, levando em conta que um homem comum, fascinado com o famoso caso de Jack o Estripador, resolveu por conta própria investigar o caso que chamou sua atenção por toda a vida.

A determinação e a força de vontade, fez com que ele encontrasse parentes dos suspeitos, que ficaram anônimos para o grande público, além de diversas provas documentais, relatos históricos, jornais, e até mesmo um xale que supostamente pertenceu a uma das vítimas.

Confesso que não sabia muitos detalhes a respeito dos suspeitos da época, além dos que eram amplamente divulgados, como o príncipe ( neto da rainha Vitória), ou os diversos estudantes de medicina que foram indicados.

Foi enriquecedor descobrir sobre o suspeito judeu, que é um dos mais plausíveis suspeitos, ver como o autor costurou o contexto histórico, casos de esquizofrenia causados nessa população em decorrência das perseguições sofridas e do constante desterro. Isso abre a mente do leitor, para perceber que sempre há muito mais a respeito de um crime, do que podemos notar a primeira vista.

Mas o livro também tem pontos fracos, como o fato de ser muito arrastado e detalhista em alguns pontos, embora eu entenda a necessidade do autor em criar um certo suspense em relação a tese que iria apresentar.

Também incomoda o fato de saber que uma das suas principais provas e um xale, de mais de 100 anos, que já havia sido manipulado por diversas pessoas ao longo das décadas, inclusive tendo diversos donos que o usaram e recortaram, já que esse era literalmente prova de um crime.

Conseguir células viáveis do assassino, depois de tanto tempo e com uma amostra contaminada. Essa parte infelizmente é difícil de acreditar. Mas os relatos e detalhes históricos compensaram essas falhas.

girlbetweenbooksandcoffee 29/04/2021

RESENHANDO DESVENDANDO JACK, O ESTRIPADOR.
Em 1888, a velha Londres foi surpreendida por uma série de crimes brutais ocorridos em Whitechapel. O assassinato de 5 mulheres, cometidos por aquele a quem nomearam de Jack, o Estripador, permaneceu sem solução por muitos anos, mesmo diversos autores se propondo a expor a real identidade do estripador.

No livro em questão, o autor, Russell Edwards, lança uma proposta diferenciada de resolução do caso: a verdadeira identidade do assassino estaria escondida no xale de Catherine Eddowes, a vítima número quatro do estripador. Esse xale, cuja origem jamas foi dada a devida atenção, guardava, segundo o autor, o tão aguardado desfecho.

Diferentemente de alguns outros livros de true crime, 'Desvendando Jack, o Estripador' tem uma narrativa muito agradável e muito flúida, de forma que, em poucos minutos de leitura, você avança bastante no conteúdo apresentado.

Ao invés de mergulhar diretamente na resolução do caso, o autor nos deixa a par de detalhes da sua vida, de como adquiriu interesse pelo caso, e como descobriu a verdade sobre o xale de Catherine.

Apesar de apresentar um novo fôlego e uma nova perspectiva referente ao caso, Russell sofreu muito com a descrença das pessoas acerca da sua grande revelação. Veja bem, estamos tratando de um caso centenário, repleto de misticismo e dúvidas, e não seria fácil para ninguém aceitar um novo suposto fato. Tanto é que, para os próprios cientistas emvolvidos no estudo do xale, a afirmação da identidade do assassino só poderia ser dada com total certeza após finalizados todos os exames, e excluídas todas as possibilidades de refutação.

Para aqueles que assim como eu adoram um bom livro de true crime, 'Desvendando Jack, o Estripador' é uma excelente pedida para entender um pouco mais sobre as vítimas do estripador, seu modus operandi, e como conseguiu escapar ileso das acusações referentes ao caso, bem como funcionou a investigação policial e perícia médica à época.

Gygy 10/01/2022

"... Podemos prendê-lo, finalmente, para responsabilizá-lo por seus atos terríveis. Minha busca acabou: Aaron Kosminski é Jack, o Estripador."
Ok, você vê isso? É exatamente como o livro termina. Se você espera um ponto de vista neutro do autor, ficará desapontado. Esse é o meu principal problema com este livro.

Embora Russell Edwards claramente coloque seu coração e alma nesta pesquisa, ele não conseguiu me convencer (e muitas pessoas aparentemente), quero dizer, se você der uma olhada no caso, ele poderia ser resumido em 'nós alegamos sêmen em um suposto xale supostamente encontrado por Amos Simpson, que supostamente estava na cena do crime da Mitre Square, apesar de ser um oficial do Met estacionado a 25 milhas de distância e esta ser uma cena do crime da cidade de Londres', além dos problemas com o teste de mtDNA ( que não pode corresponder a um suspeito, pois é usado para fins de eliminação ), e o fato de ter sido testado apenas contra os parentes de Kosminski também. Você tem toneladas de suspeitos, como Druitt, Chapman, Lechmere... Acho que Edwards simplesmente queria construir um caso em torno de Kosminski, já que era seu suspeito favorável e contar através de 'fatos' científicos que ele era o assassino.

Sobre o livro em si, é agradável, mas às vezes pode ser TÃO CHATO, pois em 30% deste livro, é apenas o autor contando sobre sua vida/família ou ele brincando enquanto o Dr. Jari está fazendo os exames em seu laboratório . O começo é lento, mas eventualmente chega às partes boas sobre o Estripador e as vítimas (se você está estudando sobre o caso, ou é um membro do fórum casebook como eu, você não ficará surpreso, é apenas as mesmaunhas/suspeitos ), até chegar ao que chamo de capítulos "coisas científicas", onde ele explica (lentamente) o que acontece com o xale, os testes que eles fazem e a base de sua pesquisa, e então o grande final onde Edwards pensa que resolveu esse mistério de uma vez por todas sobre os assassinatos ( haha não ,ele não conseguiu)

3 estrelas, já que eu realmente gostei de ler isso como um estudo 'podemos usar novas técnicas para restaurar o DNA antigo', mas não o recomendaria.

Bella 27/12/2022

Comecei a leitura com um pouco de ceticismo e aos poucos fui entendendo e me convencendo da validade da investigação feita para descobrir quem era o infame Jack, o Estripador. É muito satisfatório acompanhar a solução de um caso tão antigo e, junto a isso, compreender historicamente como tudo se deu e por que as investigações ocorreram como ocorreram, entre outras coisas. Recomendo a leitura para aqueles que, assim como eu, se interessam por esse universo.

Rodrigo 29/12/2023

Desvendando Jack, o Estripador.
É um livro escrito por Russell Edwards, no qual ele reexamina o caso do infame assassino em série Jack, o Estripador, que aterrorizou a cidade de Londres em 1888. Edwards afirma ter resolvido o mistério identificando o verdadeiro assassino com base em novas evidências.

O autor se concentra em uma peça crucial de evidência: um xale supostamente encontrado no local do assassinato de Catherine Eddowes, uma das vítimas de Jack. Edwards conduz testes de DNA no xale, alegando ter identificado o assassino com base nos resultados. Sua conclusão é surpreendente e difere das teorias estabelecidas sobre a identidade de Jack, desafiando a narrativa histórica.

No entanto, é importante observar que as conclusões de Edwards são controversas, e há ceticismo por parte de outros especialistas no caso de Jack, o Estripador. A comunidade acadêmica não chegou a um consenso sobre a validade de suas descobertas, e o debate sobre a verdadeira identidade de Jack continua.

Isis.Piasson 12/09/2021

Gostei muito de como o autor colocou as provas, desenvolveu bem para podermos entender o que tava acontecendo.
Apesar que em umas partes achei muito enrolado. Recomendo para quem sempre teve curiosidade de quem poderia ser?

Gabi 13/09/2017minha estante
Acabei de ler e, realmente, o livro é bom, mas flerta direto com o tédio. Queremos saber logo quem foi o Estripador, mas entendo o pq do autor explicar, explicar e explicar sobre tudo nos mínimos detalhes. Erros podem ter acontecido, assim como usar um chale super manipulado em mais de 100 anos por diversas pessoas, o que nos leva a ter dúvidas da veracidade.
Mas a lição que todo do livro é de que não existe mesmo um crime perfeito, com tanta tecnologia, testemunhas, documentos e provas, uma hora a coisa é desvendada.
Gostei do seu comentário, obrigada pelas indicações.

Gabi 13/09/2017minha estante
Ops, todo : tiro
Corretor de Cel kkk

Gabi 13/09/2017

Medicina forense em nome da verdade
Incrível pensar como a obstinação de um civil, um cara que nunca descansou diante dos crimes do Estripador, pode investigar, entrevistar e documentar uma série de coisas a respeito dos crimes e como a medicina pode ajudar a solucionar crimes. Realmente, não existe crime perfeito.

Vanessa 13/06/2021

Um dos maiores mistérios do mundo do crime: a identidade de Jack. O autor apresenta uma pesquisa aprofundada onde chega a conclusão de qual dos suspeitos é o verdadeiro Jack. A conclusão do autor já é contestada por outros pesquisadores como o resultado não é totalmente incontestável, no entanto, no decorrer da leitura achei muito crível as hipóteses e resoluções do autor e do pesquisador.

lizzy18 13/07/2022

Jack o Estripador já foi descoberto a tempos
Me interessei pelo caso do Jack o Estripador graças a um vídeo no YouTube e achei esse livro aleatoriamente, obviamente só fez meu interesse pelo caso aumentar e ver a cronologia completa desde o primeiro assassinato até a investigação para descobrir quem é o suspeito mais provável de ser Jack o Estripador é incrível, é tudo extremamente detalhado, então talvez por isso eu não tenha dado nota máxima, é explicado cada partícula de DNA, cada gota de sangue mas mesmo assim, não deixa de ser incrível ver como o caso se desenrola ao longo do tempo. E finalmente depois de décadas, existe um nome para esse assassino.

Thuus 07/08/2022

Desvendando Jack
Para mim, esse livro foi um 3,5 estrelas.

A parte em que é narrado a série de assassinatos e o conteúdo que o autor traz sobre as vítimas é muito interessante e me prendeu a leitura. As tratativas científicas com as amostras de DNA, as descobertas feitas com Jari, também me interessaram bastante.

No entanto achei que o autor enche bastante páginas com observações repetitivas, cheguei a ver uma frase em uma página, e duas páginas depois a frase se repetia, um copia e cola.
Ele também fala muito sobre si e entra em detalhes sobre algumas coisas que não agregam em nada para a narrativa, afinal o que me adianta saber o nome da pessoasque comprou suas casas de repouso se depois isso não vai interferir em nada no livro?

Outra coisa, é que ele fala que está desvendando Jack como se ninguém nunca tivesse determinada pessoa como suspeita, na verdade na minha opinião ele baseou seus estudos totalmente no que o funcionário do museu contou, que sabiam quem era Jack só que não tinham como provar. Aí ele começou a vincular tudo o que descobria para provar que era realmente aquela pessoa. Então não foi nada do tipo, Jack é X e ninguém nunca nem cogitou. Também não sei se ele teria essa pessoa como principal suspeito se o funcionário do museu não tivesse dado o nome.

Por fim, acredito que o livro poderia ser bem menor e mais objetivo.

Romualdo.Costa 05/12/2022

Um serial Killer frio e calculista
Um psicopata que comete assassinatos premeditado sem deixar pistas, aliás qual é a identidade de Jack estripador? Até hoje ninguém sabe.