Poder, estilo & ócio

Poder, estilo & ócio Joyce Pascowitch

Resenhas - Poder, estilo & ócio

Sarah 30/03/2022

Méh
Comprei sem saber quem era a autora, até me surpreendi positivamente com o texto simples e direto na primeira parte do livro (poder), mas logo que as palavras foram ficando mais pessoais, meu interesse foi caindo. Talvez funcione melhor para quem tiver curiosidade genuína em conhecer a autora.

De Cara Nas Letras 23/01/2016

Poder, estilo & ócio
O livro da Joyce Pascowitch é dividido em três partes e que juntas dão título ao livro: Poder, Estilo e & Ócio, um livro diferente dos demais escrito pela autora, justamente porque foi escrito integralmente com o proposito de se tornar livro enquanto os outros são em sua maioria matérias e textos produzidos para outros veículos em que ela trabalhou, como por exemplo Folha de S. Paulo, Época e a revista Quem. Hoje em dia ela mantém o website Glamurama (sobre luxo e a alta sociedade) e edita as revistas Joyce Pascowitch e Poder.

Na primeira parte do livro, Poder, ela se debruça sobre o seu inicio de carreira como jornalista quando fazia matérias politica e narrava sobre os bastidores de brasília. Tendo a oportunidade de estar presente na pose de um presidente americano e em três presidentes brasileiros - inclusive já andou no morcego negro, o avião do PC Farias. Ela mostra que têm experiencia no que fala, não se deixando intimidar com os poderosos brasileiros, citando-os como exemplos de bom uso do poder que possuem ou não.

Em estilo ela fala de moda, de se vestir bem e de forma confortável e ressalta o poder e as impressões que uma grife renomada causa nos outros quando chegamos vestidos bem em algum ambiente, dos cuidados com o corpo e com a mente.

Já em ócio é onde ela foca mais no seu lado pessoal e no que gosta de fazer e claro em suas viagens. Para quem não sabe, a Joyce já esteve em 20 países, e só na Grécia esteve 12 vezes, então ela usa isso para comentar lugares incríveis e recomenda-os para os seus leitores de uma forma bem descontraída e relax.

Poder, Estilo & Ócio é um livro de estilo de vida que também funciona como um guia de viagens, até no final temos um índice de indicações da própria Joyce com localizações e contatos de alguns lugares que ela já visitou. A impressão que fica é que ela sabe muito bem como aproveitar a sua vida; quando livre foge de tudo ligado ao trabalho enquanto no trabalho consegue juntar a vida profissional com gostos pessoais de forma proveitosa.

Tudo é narrado em primeira pessoa, em pequenos textos que poderíamos classificá-los como pequenas crônicas de experiencias pessoais, isso carregado de uma leveza que deixa a leitura com um gostinho de "quero fazer isso um dia"; é de causar inveja, de certo modo.

Dicas de como arrumar uma mala, de como desfrutar o tempo livre de forma a restabelecer as energias e criatividade (ócio criativo), dicas literárias e até mesmo o tema religião é abordado de uma forma a não desmerecer outras já que a autora consegue muito bem respeitar e aderir ao que de bom tem a oferece cada uma das religiões citadas e sem fugir de suas origens judias.

Recomendo fortemente para quem curte uma leitura bem alto astral, cheia de humor e leveza. Poder, Estilo & Ócio é um livro para ler hoje e consultar amanhã, sem compromisso com nada nem ninguém e que tem uma grande chance de agradar em sua maioria as mulheres que terão uma maior identificação com o que a autora escreve.

Toda mulher tem uma alegria e um charme independentes de seu peso.
A diagramação da intrínseca está divina, a capa é semi-dura, as folhas recebem cores diferentes com uma fonte em tamanho agradável e inúmeras ilustrações feitas pela artista Maria Eugenia além de fotos do próprio acervo pessoal da Joyce Pascowitch.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2016/01/resenha-poder-estilo-e-ocio-joyce.html

Morgana 04/06/2020

Jornalismo chic
No livro Joyce fala de si, do que gosta, das coisas boas que a profissão lhe trouxe, do cancer pelo qual passou de forma leve e o quanto gosta de viajar e que está o seu DNA. Não esconde sua predileção pela Bahia e pela Grécia pelo mundo da moda e por tudo que é chic e caro.

Laura Brand 22/01/2016

Sabe quando você abre um livro sem expectativa nenhuma e se vê apaixonada por cada página? Foi assim com o livro de Joyce Pascowitch. Não conhecia a autora e escolhi Poder, estilo e ócio para ler sem fazer a menor ideia do que esperar. Acabei me encantando com o livro, me inspirando de inúmeras maneiras e conhecendo um livro que, com toda certeza, já é um dos meus favoritos do ano.
Poder, estilo e ócio deve ter sido um dos livros que mais me diverti lendo nos últimos tempos e, provavelmente, a resenha mais fácil que já escrevi na vida. O que não falta são coisas para dizer a respeito do livro de Joyce Pascowitch. Antes de saber qualquer coisa a respeito, me interessei pelo livro pelo fato de ter sido escrito por uma jornalista bem sucedida. Curso jornalismo e pensei que aprender pela voz de alguém que entende do assunto, seria excelente. E, com uma capa tão apaixonante, minha escolha já estava feita.

Já no começo fui cativada por sua personalidade, em uma pequena dedicatória, a jornalista, depois de agradecer a alguns queridos, dedica o livro a si mesma, “porque nada foi fácil”. Mais tarde entendi que, após tantos momentos marcantes, Joyce tem todo o direito de dedicar seu livro a si mesma, sua história de vida é muito empolgante e ela fez por merecer. Nas primeiras páginas ela se introduz e apresenta a proposta do livro, também conta bem resumidamente algumas de suas melhores lembranças, momentos inesquecíveis para a jornalista.
O livro é dividido em três partes que constituem o título: poder, estilo e ócio. Na primeira parte, Poder, conhecemos de forma superficial a importante jornalista, ainda é um primeiro contato com quem nos fala. Joyce faz algumas reflexões sobre o que realmente significa ter poder no nosso mundo e no Brasil, o que faz alguém ser considerado poderoso. Pascowitch também analisa alguns importantes nomes no cenário brasileiro e explica como eles se tornaram o que são e o que os diferencia da maioria, o que os torna de fato poderosos. Ela conta sobre algumas de suas experiências profissionais e como ela se tornou confidente de alguns dos maiores nomes do país, como sua proximidade lhe rendeu furos jornalísticos imprescindíveis para sua carreira. A jornalista também conta algumas histórias dos bastidores de suas maiores reportagens que são, no mínimo, inusitados. Joyce Pascowitch foi a única jornalista no plenário da Câmara durante toda a votação do impeachment de Fernando Collor em 1992. No meio da sessão do impeachment, a primeira-dama, Rosane Collor, liga para Joyce para reclamar de uma nota sobre sua roupa. Pascowitch simplesmente disse que não podia falar naquele momento porque estava acompanhando o impeachment de seu marido. Dá pra imaginar?
Na segunda parte, Estilo, Joyce mostra seu lado humano, sua vida pessoal. A jornalista conta um pouco sobre suas filosofias de vida, conta como se virar sendo uma mulher em um ambiente de trabalho cercado por homens, compartilha experiências pessoais, discorre sobre seus cuidados com o corpo e fala a respeito de sua luta contra um câncer. É a partir daí que a autora se torna quase que uma amiga, uma confidente. Pascowitch começa a segunda parte falando da importância de se vestir bem, o que não quer dizer ser escrava da moda ou de tendências. Não é preciso gastar muito com roupas que não dizem absolutamente nada sobre você, luxo nada tem a ver com fortuna. Uma das frases mais bacanas do capítulo é a seguinte: “O verdadeiro luxo é pegar a essência de sua cultura e usá-la com criatividade – sem gastar quase nada.” Joyce Pascowitch é uma mulher estilosa, que entende de tudo um pouco, mas extremamente pé no chão. Sabe que uma bolsa Chanel é tiro e queda em qualquer situação profissional em que é preciso impressionar, mas entende a importância de se expressar usando o básico. A partir daí ela conta um pouco mais sobre filosofias de vida que a tornaram quem é, como aulas de literatura e filosofia a fizeram uma pessoa melhor. Seu relato sobre sua luta contra um câncer de mama, ela se torna ainda mais humana, ainda mais mulher. É inspirador em diversos níveis.
Na terceira parte, Ócio, é impossível não suspirar com todos os destinos que Joyce já visitou. Seja por causa de sua profissão ou motivação pessoal, Pascowitch já viajou muito e tem histórias incríveis para contar sobre cada lugar que conheceu. Ela não precisa de companhia para se aventurar pelo mundo e me identifiquei muito com sua independência e sede de conhecer lugares novos e inusitados. Foi impossível não sentir inveja ao ler sobre como o sol brilha mais na Grécia ou sobre como o Japão parece pertencer a um planeta completamente diferente. Joyce têm seus rituais anuais e destinos que faz questão de carimbar todo ano na mesma época, mas sua vontade de viver e de pisar por lugares ainda desconhecidos para ela é contagiante e inspiradora. Suas fotos de viagens parecem fazer parte daqueles perfis de viajantes do Instagram em que ficamos babando e fazendo planos para o futuro.
O livro é descontraído, extremamente fácil de ler e divertido. Além de ser visualmente maravilhoso! Cada página tem uma ilustração ou fotos de viagens da autora, de seu cotidiano, de seu estilo de vida. É um livro para enfeitar a estante e encantar a mente. Com temas dos mais variados, Joyce não tem medo de dizer o que pensa a respeito de qualquer coisa. Desde casamento arranjado, mulheres no mercado de trabalho e preconceito, Pascowitch deixa sua marca de forma sofisticada e amigável.

Acho que me apaixonei tanto pelo livro porque me identifiquei com seu jeito de ver o mundo e de pensar na vida, de estar sempre disposta a conhecer gente nova, lugares incríveis e de constantemente buscar uma história para contar. A todo momento parece que estamos sentados com a autora em algum café ouvindo-a contar suas histórias e momentos marcantes. Mesmo antes de terminar o livro, fiquei lendo alguns trechos para a minha mãe e mostrando as páginas maravilhosas, dá vontade de compartilhar um pouquinho com todo mundo.
Joyce Pascowitch dá dicas valiosas de como se sobressair como jornalista no meio dos ricos e poderosos, é um exemplo de como conseguir a confiança de suas fontes e ainda assim dar o furo jornalístico. Segura de si, não tem modéstia para falar onde chegou, é uma inspiração para todas as mulheres que, assim como eu, estão entrando no mundo profissional.
Poder, estilo e ócio é um livro sobre Joyce Pascowitch e o mundo em que ela vive. É ótimo tanto para mulheres que estão começando suas carreiras e querem ouvir conselhos e segredos de alguém mais experiente, quanto para aquelas que já têm certa bagagem e precisam de alguém para revigorá-las. Poder, estilo e ócio com certeza vai para a lista de favoritos do ano e já me vejo repassando as páginas várias vezes, seja para me inspirar com toda a sua experiência, seja para reler um livro maravilhoso.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2016/01/resenha-poder-estilo-e-ocio.html

Raffafust 24/01/2016

Quando decidi ser jornalista muito do que apreciava na área vinha de jornalistas como Joyce. Não exclusivamente os benefícios de se estar rodeada de famosos e áreas VIPS mas sim e também as coberturas em primeira mão de casos envolvendo políticos.
Claro que quando a Intrínseca lançou o livro dela me interessei, ela faz parte daquele seleto time que costumávamos citar na faculdade de Comunicação como exemplo de carreiras bem sucedidas e áreas que gostaríamos de trabalhar.
Dividido em 3 partes o livro é uma delícia de ser lido, e obviamente para quem me conhece bem, as partes envolvendo políticos foram as mais interessantes. Joyce é judia, paulista, filha de um banqueiro e nunca passou necessidade. Pelo contrário, era comum vir ao Rio com a mãe somente para compras de roupas na Bonita - loja de sucesso na época, hoje somente ficou uma em uma galeria bem escondida - em tempos onde o Rio era a cidade da moda e SP pouco encanto tinha.
Frequentava sua casa políticos como Delfim Netto, e estudou com milionários de vários setores. Sabe que isso facilitou sua entrada no Planalto muitas vezes, seu charme e elegância lhe abriram as portas , mas o talento para o jornalismo a manteve no topo até hoje ( Joyce tem um site Glamurama e também uma revista) . Viveu os tempos de PC Farias chegando a andar em sua famosa aeronave, estava no Planalto quando votaram o Impeachment do ex presidente Fernando Collor - inclusive a ex primeira dama tem vários podres que ela conta - e aproveita para citar o que acha que diferencia os ex presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso dos demais , de acordo com ela são figuras que se mantiveram intactas mesmo hoje com um grande número de admiradores ( bem, há controvérsias, eu , por exemplo,não suporto nem ler o nome de Lula , e lá fui eu o digitando mais uma vez!) .
Não só de política vive o livro , temos muito de estilo - como o nome diz - onde habituada com lojas de marca ela cita qual a diferença de se ter uma bolsa Chanel ou não . Confesso que apesar de amar alta costura, não sou escrava da moda e suas etiquetas, então essa parte apesar de interessante sempre me soa supérflua. Pelo menos para mim que o máximo de bolsa de grife que já tive foi Michael Kors....e que vivo passando o cartão na Renner e na C&A.
Gostei muito quando ela cita mulheres fortes que não se deixaram escravizar pela beleza como Charlotte Rampling e Meryl Streep.
Amei os relatos sobre as viagens, as do Brasil - Bahia, que ela sempre viaja no Verão - e as de fora do país.
A parte religiosa achei a menos interessante, talvez porque não me identifique mas ela descreve de maneira rápida e engraçada muitos pontos sobre suas crenças e histórias sobre tudo e todos . Com essa pegada o livro fica leve, sem compromisso e pode ser lido em apenas um dia. Mérito para as lindas fotos e ilustrações que o compõem, achei lindas.
O lado mais " sério" fica por conta da doença que todos temem , câncer. De 2008 a 2013 ela lutou contra ela e conta sua história.
No final temos um livro bem biográfico , sobre muitas histórias que ela viveu e a história de via de Joyce. Adorei !

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/01/resenha-poder-estilo-ocio-joyce.html

Denize.Dias 17/05/2019

Delicioso....
....lindo, leve, cheio de insights...

Claudia.Marcia 02/05/2020

Poder, Estilo & Ócio
Confesso que comprei o livro pois a capa me chamou muito atenção e sem uma sinopse me deixou muito curiosa.E para minha surpresa amei o livro e a leitura.
Joyce  em Poder, Estilo & Ócio aborda sobre sua história de vida, sobre a carreira, momentos difíceis, lugares que viajou e refúgios, política e políticos...

Lilian 18/04/2024

O livro conta um pouco sobre a vida da autora, fala da sua profissão, vida pessoal e descreve suas viagens! Esperava mais!