E Se...

E Se... Super Interessante

Resenhas - E se...

emillyzinha 27/09/2020

As questões abordadas no livro nos faz refletir sobre como seriam as coisas atualmente, se algum evento do passado fosse minimamente alterado.
Trazendo não apenas curiosidades históricas e socioculturais, como também acerca da área da saúde. Assuntos tais quais como biologia, arte, política e religião.
Recomendo, pois através dele conseguimos repensar e entender ainda mais a importância do meio ambiente, além de aprender de forma didática sobre temas tão diversos e igualmente importantes.
Vinicius 10/10/2020minha estante
Queria ler...

Victhoria4 21/11/2023

Nao
Os textos são bem legais bem desenvolvidos mas me deu uma ressaca literária tão grande por isso eu recomendo ler alguns por dia

Pri Ruppenthal 15/04/2021

Tudo tem um motivo pra acontecer.
Às vezes pensamos que se determinados acontecimentos no mundo e até em nossas vidas não tivesse acontecido, as coisas seriam diferentes. Ledo engano. Tudo acontece por um motivo, por uma explicação lógica que as vezes não entendemos na hora, mas futuramente iremos entender. Vale a pena a leitura pra entender o que poderia acontecer se determinado fato importante não acontecesse.

Samuel.Nonoka 23/05/2022

Uma viagem para as possibilidades que não são.
Um livro de capa polêmica, conteúdo inteligente, científico, engraçado e esclarecedor.

Viajar pelas possibilidades que não são, me faz valorizar mais as que são. Perceber, que se pequenos eventos tivessem sido um pouco diferentes teríamos uma realidade completamente diferente, me faz refletir sobre a vida. Me faz pensar sobre o quão curto e frágil ela é.

Achei este livro excelente para relaxar a mente das leituras mais técnicas, além de enriquecer o conhecimento de forma leve e divertida.

Boa leitura :)

Leticia.Jennifer 29/05/2021

Eu achei esse livro muito interessante, muito curioso, pois trata de assuntos que aconteceram desde o Big Bang até a atualidade, como seria se não tivesse acontecido.

Rafa 09/06/2021

Interessante
É muito interessante, mas mesmo assim é meio chato, me senti decepcionada.

Marivaldo.Barreto 04/03/2020

Interessante imaginar o mundo e tudo ao nosso redor de maneiras diferentes. Possibilidades que talvez fosse impensáveis.
Escrito de uma maneira divertida e com uma linguagem simples, a leitura se torna gostosa e rápida.

Kelly_domings 20/11/2021

??
É literalmente ?superinteressante? imaginar nas inumaras possibilidades do mundo, se algumas coisas tivessem ou não acontecido.

Acontecimentos grandes e pequenos, situações imagináveis e inimagináveis que teriam mudado tudo como conhecemos e fazemos hoje.

É uma leitura bem nerdzinha e deliciosa, para realmente refletir as possibilidades da vida? ?e se?

Vitorianbw 29/09/2021

Um perfeito livro, para quem é CURIOSO.
Tem leitores curiosos por aqui? Se tiver, trago um livro perfeito para vocês: E SE...;
E SE..., era aquele livro que tava na minha estante a anos, foi até meu pai que me deu em 2017, mas toda vez que eu olhava para o livro, eu pensava "E se eu ler outro dia?" Até que finalmente esse dia chegou, em 2021, mas chegou.
Nas primeiras páginas, comecei a me perguntar o porquê que demorei tanto para ler essa maravilha. O livro é dividido por 7 capítulos que abordam tema como: Ciência, História, Brasil, Sexo, Mundo, Corpo Humano e Curiosidades.
Eu me segurei, para não devorá-lo em um dia só, tive que ir lendo pouquinho em pouquinho. Aconselho vocês lerem assim também, pois são tantas respostas que você pode se perder ou esquecer, acredito eu. Ele mata tanto nossa Curiosidade, que essa semana ele matou a minha sobre "E se houvesse um Tsunami no Brasil?" E o Vulcão Cumbre Vieja, estava lá nas páginas. Fiquei de boca aberta. Porém mereceu 4 estrelas, devido eu achar que ele aborda certos temas onde você tem que ser firme na sua opinião/crença se não você muda de opinião facilmente, apenas.

Com certeza, será  mais um livro que vou indicar sem pensar duas vezes, para alguém.

Gabyh 17/01/2016

“E se não fossem só possibilidades? E se nossos questionamentos fossem mais que simples suposições?”
O livro E Se... é uma publicação da revista Superinteressante onde se tratam pontos importantes de questionamentos feitos pelas pessoas, as respostas são baseadas nas melhores reportagens feitas nos últimos 15 anos, o conteúdo foi revisto e está atualizado, o livro foi lançado no Brasil pela editora Abril, são 214 páginas divididas em 7 categorias e 86 cenários diferentes de possibilidades e questionamentos.
Todo mundo em algum momento da vida já se perguntou como as coisas seriam se algo fosse diferente, se aquilo não existisse, se as coisas fossem ao contrário. Esses questionamentos são algo natural das pessoas
O livro procura mostrar através de relatos de estudiosos como seria o mundo se as coisas fossem diferentes, para isso são abordados 86 possíveis cenários de situações inusitadas. Para ilustrar isso melhor, vamos falar de cada uma das sete categorias de forma individual.
A primeira categoria trata-se da Ciência, procurando mostrar como o mundo da forma que o conhecemos seria diferente se vivêssemos em outro planeta, não existisse gravidade, a terra não girasse, e outros questionamentos que podem ser explicados através de estudos, de teorias, de algo que possa ser respondido pela ciência. Seguida da categoria História que aborda temas já conhecidos e mostra uma realidade diferente do mundo que conhecemos caso os fatos históricos tivessem tomado outros rumos, mostrando como o mundo seria bem diferente do que é hoje se todos os fatos históricos que conhecemos tivessem outros resultados. Posteriormente vemos pontos relacionados ao Brasil e como as coisas no país seriam diferentes se algumas decisões tivessem sido diferentes e com isso muita coisa que conhecemos não seriam dessa forma.
Assim como as categorias anteriores as seguintes onde são abordados temas referentes a Mundo, Sexo, Corpo Humano e Curiosidades, seguem a mesma linha, de mostrar como o mundo seria completamente diferente a que conhecemos, que muitas vezes a tecnologia que conhecemos poderia ser algo bem diferente, da mesma forma.
Por fim é possível ver que essa é uma leitura interessante, e um tanto intrigante, já que o livro responde algumas perguntas que fazemos a nós mesmos quando mais novos, ele mostra a importância de alguns fatos terem acontecido, assim como nos faz conseguir imaginar como as coisas poderiam ser diferentes, mas de toda forma, um mundo totalmente diferente do que conhecemos.
E para quem ainda não leu: É um livro interessante que faz você repensar vários pontos de vista sobre os mais variados assuntos e ver novas possibilidades para tudo o que acontece ao seu redor.

site: https://geeklegend.wordpress.com/2016/01/01/ese/
Letícia Lopes 29/01/2016minha estante
Sua conclusão foi a mesma que cheguei quando terminei de ler (O que tenho que confessar que eu muitas vezes saltava tanto para frente no livro, quando voltava por sua facilidade em conferir os outros temas de maneira independente.) E uma boa leitura para as pessoas que são curiosas conhecerem outros temas, e se assim quiserem procurar a partir dali outras leituras mais profundas em determinados assuntos.

Lucas1429 20/11/2022

Explodiu minha mente
Primeiro, amo livros de teorias, então esse livro eu li com MUITA vontade.
Baixei o livro em PDF só pra ler a hora que eu quiser

Luciano Luíz 23/05/2016

E se eu não mais escrevesse?! E se ninguém mais fosse ao cinema? E se as cidades fossem flutuantes?! E se a beleza perfeita fosse o contrário daquela ditada pela sociedade? E se os empregos sobrassem? Enfim, essas perguntas que fiz, inventei agora, não constam no livro E SE... que se trata de uma compilação com mais de 80 artigos originalmente publicados na revista SUPERINTERESSANTE ao longo de muitos anos.
Aqui os textos foram construídos com base científica, e a historicidade real, mas também incluíram alguns pontos relacionados à ficção. Portanto, a maior parte do E SE... na verdade traz mais respostas negativas do que positivas. Eis alguns dos temas:

E se a velocidade da luz fosse menor que a do som?
E se todo mundo ficasse cego?
E se todas as espécies pudessem cruzar entre si?
E se o homem não tivesse pisado na lua?
E se o ocidente tivesse deixado o Islã em paz?
E se Brasília não tivesse sido construída?
E se Paul MacCartney tivesse morrido?
E se o asteroide que matou os dinossauros caísse hoje?
E se não sonhássemos?
E se a água potável acabasse?
E se o homem também menstruasse?
E se Silvio Santos tivesse sido eleito presidente do Brasil?
E se a Terra parasse de girar?
E se os nazistas tivessem ganho a guerra?
E se Jesus Cristo não tivesse sido crucificado?
E se as drogas fossem legalizadas?
E se ninguém morresse?

Tem temas de todos os tipos. Alguns realmente interessantes. Outros nem tanto. Em alguns apesar de todo o conhecimento científico empregado para elaborá-los, ainda assim dão a nítida impressão de terem sido bolados numa conversa de bar regada a muita cerveja. Não vou listar esses pontos, pois é algo que eu e apenas eu considerei até bobos.
Em certos temas fala-se em adaptação, mas aí foge da proposta, porque já teria de ser um cotidiano e não se transformar de um momento pra outro. Em certos temas isso funciona, como em e se todo mundo virasse vegetariano? Mas com relação a e se pudéssemos respirar na água? aí já não é funcional...
Tem uns balões (abobrinhas) de professores de universidades que beira mesmo ao ridículo. E faz até a ficção científica de quinta parecer mais séria. O tema e se Ayrton Senna não tivesse morrido? é talvez o mais fantasioso... chega a ser idiota... pois quem pesquisou chegou à conclusão de que ele teria casado com a Xuxa, e hoje seria bilionário, penta campeão e outros troços muito bizarros (bom, talvez fosse bilionário mesmo trabalhando como consultor de alguma equipe, vai saber...)...
É um livro bacana. A leitura é muito rápida. Cada artigo ocupa uma, duas ou no máximo três (o mais raro) páginas. Tem uns desenhos e é só isso. É tipo um guia de curiosidades. Pois é (quase) impossível saber o que poderia acontecer em certos momentos históricos. Afinal, o e se... é uma das perguntas mais comuns da humanidade. Da mesma forma como o por quê?

Nota: 7

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts

Peterson Boll 15/01/2018

Literatura fast food, mas muito interessante, embora em alguns capítulos acabe se precipitando nas conclusões deixando alguns furos para leitores mais atentos, mesmo porque há temas que poderiam render livros inteiros por si próprios.

Leticia.sc 30/03/2022

Um exercício de imaginação
Perfeito pra ler sem compromissos, com histórias rápidas. Cada temática abordando curiosidades e respondendo as perguntas mais loucas.