Memórias Do Bullying

Memórias Do Bullying Tahiana Andrade S. Borges

Resenhas - Memórias Do Bullying

Jade 09/01/2022

Um bom livro para leigos
Tahiana faz uma boa explicação do que é o bullying e quais suas consequências na vida dos indíviduos através de uma linguagem simples. Não é um livro acadêmico mas também não acredito que esse seja o propósito, cumpre sua função no sentido de popularizar o conhecimento acadêmico a respeito do tema com linguagem simples.

Algumas vezes parece autoajuda mas é compreensível porque o livro tem o intuito de ajudar as vítimas do bullying, não chega a ser clichê.

"Não importa o que fizeram com você. Vai passar. Por vezes, as dores vão parecer insuportáveis, e o medo, a angústia e a insegurança tenderão a te puxar pra baixo. Mas, não importa o que te digam ou o que te façam, você é o construtor da sua própria jornada, o principal responsável pela sua história. É você quem transforma o discurso dos outros a seu respeito em verdades ou mentiras absolutas. Porque você é o único capaz de acessar suas próprias memórias e reconstruí-las, resgatá-las e revivê-las, transformando as suas dores em memórias positivas através das quais é possível extrair força para prosseguir".

Mari Michelli 25/08/2020

Essencial
Este livro deveria ser lido e trabalhado nas escolas, o bullying é um tema que vem si mostrando cada vez mais essencial em ser trabalhado. Livro de leitura fácil e que prende o leitor, ao compartilhar suas memórias Tahiana nos leva a analisarmos os acontecimentos bem de perto. Tive muitas emoções ao ler, e serviu também para relembrar e refletir mediante a diversas situações do cotidiano. Super recomendo

joaoaranha 22/01/2020

Rememória e Reflexão
Ler Memórias do Bullying, de Tahiana Borges, da Novo Século (o qual achei por um acaso, mas o título me pegou) foi uma revisita profunda em memórias pessoais, que me trouxeram novas reflexões e opiniões. A autora usa da experiência sofrida com o bullying na escola para explanar sobre o problema, direcionando pensamentos e caminhos para a resolução desse problema tão recorrente na vida. Recomendado.

Júlia 28/11/2017

Bullying é uma forma de violência que, sendo verbal ou física, acontece de modo repetitivo e persistente, sendo direcionada contra um ou mais colegas, caracterizando-se por atingir os mais fracos de modo a intimidar, humilhar ou maltratar os que são alvos dessas agressões.
Neste livro a autora Tahiana trata do bullying e de suas consequências, tanto para a vítima quanto para o agressor. A autora identifica e traça o perfil dos agressores e das vítimas, cita casos da mídia, conta suas histórias como vítima na infância e adolescência e elabora estratégias de precaução como conscientização, sensibilização, identificação, punição e proteção trazendo sugestões de atividades e materiais a serem utilizados nas abordagens.
“Por ter sido vítima de bullying e ter vivido a experiência desse fenômeno, posso garantir com certeza que há diversos motivos pelos quais devemos nos preocupar com ele. Dentre essas preocupações costumo ressaltar uma informação sobre o bullying que poucos conhecem: há consequências desse fenômeno que podem repercutir até a vida adulta.”
Intercalando entre seu rico conhecimento científico e pessoal como psicóloga e vítima, ela aborda o tema de forma minuciosa e precisa. O livro consta de um material ideal para ser trabalhado nas escolas e em salas de aula, por abordar um tema tão importante e que requer visibilidade hoje em dia.

site: http://www.coisasdelivros.com.br/

23/03/2016

Emocionante e completo
Acabei de ler o livro que tinha de fazer minha resenha. Eu simplesmente amei!
É um livro como o próprio título diz: sobre bullying, mas ele vai além de todo aporte teórico da Psicologia e da Educação, ele traz relatos da autora, que é psicóloga, e que sofreu bullying em sua infância. A mescla cuidadosa de trechos teóricos com relatos íntimos me fizeram compreender de maneira bem mais completa e ampla o que significa o bullying. Eu sou psicóloga e na minha formação não tive em nenhuma matéria a reflexão acerca do assunto, o que é realmente assustador, então este livro foi meu primeiro contato técnico com o tema, que antes eu só via em reportagens.
O livro é completo, ele traça o perfil das vítimas, dos agressores, do que significa o bullying, de suas consequências a curto, médio e longo prazo, mas a autora faz além: ela aponta caminhos para lutarmos contra isso, ela dá sugestões práticas de como lidar, tanto sendo a vítima, como sendo os pais ou a escola.
Eu realmente me senti agraciada ao ler este livro e orgulhosa por ser um livro nacional, muito bem escrito e com impecável pesquisa.
Parabéns a autora! Sucesso e que este livro alcance não apenas profissionais da Psicologia ou da Educação, mas pais, alunos, qualquer pessoa que esteja disposta a olhar para o lado e entender que o sofrimento psíquico de crianças e adolescentes pode e deve ser evitado.
Top! 5 estrelas!

Nu e As 1001 Nuccias 23/11/2015

Resenha - Blog "As 1001 Nuccias"
A editora acertou na capa de forma brilhante. Uma fotografia em tons de cinza, mostrando o perfil tristonho e isolado de uma jovem adolescente. A contracapa totalmente negra e em ambas as fontes estão com tamanho ótimo e cores em amarelo e branco. As orelhas são em fundo branco com fontes em preto, dando o destaque merecido ao texto e biografia que ali estão.

A diagramação interna também foi muito bem escolhida. Simples e prática, acompanha o estilo sério do conteúdo. Os títulos dos capítulos estão com destaque maravilhoso, as margens justificadas, citações em itálicos com margens próprias e diferenças de fonte entre texto acadêmico/de discussão do assunto e relatos de memórias pessoais.

A maravilha das maravilhas, além, é claro, do conteúdo brilhante do livro, é a ausência total e completa de erros de digitação, português, pontuação, revisão. Se tinha, eu não percebi. Mas eu vejo com muita facilidade, então... Bem, tirem suas conclusões.

Agora, vamos ao que interessa: o enredo. Cabe ressaltar o que é, afinal, o tema principal do livro: bullying. Para quem não sabe, bullying é um termo ainda não traduzido em uma palavra única no Brasil para o tipo de violência verbal, emocional, social, física causada por crianças e/ou adolescentes em um jogo de poder social, especialmente em ambiente escolar, lugar onde passamos 70% do dia nesta fase.

De forma simples, didática, culta e ao mesmo tempo, lúcida, Tahiana narra todos os aspectos que envolvem o bullying, desde os seus tipos, até a caracterização dos envolvidos (vítimas, agressores, agressores passivos, vítima-agressora), bem como quais estratégias podem e devem ser elaboradas para descobrir e evitar o bullying. Tahiana dá exemplos reais e práticos, além de citar notícias de casos reais, tanto no Brasil quanto no exterior.

A autora explica o lado psicológico de dar e aguentar "apelidos", a exclusão imposta sem motivos aparentes, a humilhação coletiva e, por fim, quando todas as demais formas já estão cansadas de serem usadas, as agressões a socos, pontapés e puxões de cabelo. Conta, tanto pelo ponto de vista de vítima, quanto de psicóloga especialista, quais as sensações por trás de cada insulto recebido e porquê é tão difícil contar aos pais, responsáveis e coordenadores.

Em resumo, a autora deixa claro que não só produziu um livro, mas também publicou uma obra elucidativa, que serve tanto aos pais desavisados, quanto a professores, educadores e outros psicólogos que queiram entender melhor o fenômeno. Bullying não é uma brincadeira inocente, nem deve fazer parte do aprendizado escolar. Bullying é um tipo de crime bem silencioso.

Acho que dizer que recomendo a obra é chover no molhado... Mas, só para reforçar a ideia, faço questão: cada profissional da área de educação deveria dar uma lida e se conscientizar de sua negligência. Eu, incluída nessa listinha, ok?

Até + ver!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2015/11/resenha-livro-memorias-do-bullying.html

Clube do Livro 15/11/2015

Educativo e Reflexivo

O livro "Memórias do Bullying", da autora Tahiana Andrade, traz o tema do Bullyng através da experiência da autora como psicóloga, mas, também, como vítima, por ter sofrido diretamente o Bullying na sua infância e adolescência.
"Quando algumas crianças se divertem à custa do sofrimento de outras crianças, podemos chamar isso de Bullying".
Nesta obra percebemos como as relações humanas da criança interferem tanto positivamente quanto negativamente no emocional e em todas as áreas da vida infantil. Sofrer agressões, sejam elas do tipo que for (verbal, psicológica ou física) pode fazer com que uma criança tenha grandes problemas de auto-estima, de comportamento, interação etc.

..."Eu não sei dizer se o que aconteceu foi previamente combinado, mas, com certeza, foi o maior constrangimento e a maior vergonha de toda a minha vida. De repente, como em um coral uniforme, todos os alunos daquela turma de 35 crianças começaram a gritar. (...)"
Nesta obra, Tahiana conta episódios da sua infância na escola, e como esses maus tratos (apelidos e exclusão) mexeram e desequilibraram-na enquanto criança. A busca pela aceitação, as constantes humilhações e até mesmo ofensas em relação a sua fé e comportamentos era algo constantemente sofrido por ela no dia-a-dia escolar.

Os tipos de Bullying:
Verbal (ofensas, difamações..)
Físico (Agressão física de diversas proporções)
Psicológico: (Humilhação, rejeição e isolamento)

O livro consta de um material riquíssimo para ser trabalhado nas escolas e em salas de aula, por abordar um tema tão importante e ainda tão pouco discutido no ambiente escolar.
A obra, além de trazer importantes contribuições a cerca das pesquisas realizadas pela autora em seu próprio depoimento, nos relembra os casos de Bullying na mídia e também maneiras de identificar o Bullying de forma a observarmos melhor os comportamentos dos alunos e filhos.

Apresenta inclusive, estratégias de prevenção, com ações de prevenção ao Bullying, como: conscientização, sensibilização, identificação, punição, proteção e precaução, trazendo sugestões de atividades e materiais a serem utilizados nas abordagens.
Como Pedagoga/Educadora e mãe, identifiquei-me com o conteúdo dessa obra, que muito contribuiu para minha prática em sala de aula e para a vida.

"Quando estragamos alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa"
- Jay Asher

Resenha Amanda

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2015/11/resenha-memorias-do-bullying-tahiana.html
Zellen 13/04/2020minha estante
Em que pagina se encontram os tipos de bullying nesse livro?