Lições de literatura

Lições de literatura Vladimir Nabokov

Resenhas - Lições de Literatura

Mariana Dal Chico 21/07/2021

“Lições de literatura” de Vladmir Nabokov ganhou nova edição pela @fosforoeditora que me enviou um exemplar de cortesia. Fazia alguns anos que este livro estava na minha lista de desejados onde o autor examina os clássicos Mansfield Park, de Jane Austen; A casa soturna, de Dickens; Madame Bovary, de Flaubert; O médico e o monstro, de Stevenson; No caminho de Swann, de Marcel Proust; A metamorfose, de Kafka; e Ulysses, de James Joyce.

No prefácio escrito pelo editor, Fredson Bowers, ele salienta que os textos aqui apresentados não devem ser considerados um produto literário, já que são compilados de anotações que Nabokov usou para preparação de suas aulas do curso de Literatura 311-312 na Universidade Cornell.

Quando parou de lecionar em 1958, Nabokov tinha a intenção de publicar um livro com base em suas lições, mas o projeto ainda pairava no ar quando o autor faleceu no verão de 1977.

A Introdução foi escrita por John Updike e traz uma breve minibiografia de Nabokov, com pontos importantes para contextualizar o leitor. O autor de Lolita acreditava que “O estilo e a estrutura são a essência de um livro; grandes ideias são uma bobagem.”

Em “Bons leitores e bons escritores”, Nabokov salienta que o bom leitor é aquele que tem imaginação, memória, um dicionário e algum senso artístico. É preciso criar um equilíbrio artístico harmonioso entre a mente do leitor e a mente do escritor.

site: https://www.instagram.com/p/CRPZdYTr17J/

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

As Lições Do Mestre
Quando li o livro "O Clube do Suicídio e Outras Histórias", de Robert Louis Stevenson, entre os extras havia a análise crítica de "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde" de autoria de Vladimir Nabokov.

Celebrado autor de "Lolita", desconhecia seus ensaios sobre literatura europeia que estão disponíveis em dois volumes. "Lições de Literatura" é o primeiro, e com introdução de John Updike, abrange sete obras:

- "Mansfield Park", de Jane Austen
- "A Casa Soturna", de Charles Dickens
- "Madame Bovary", de Gustave Flaubert
- "O Estranho Caso do Dr. Jeckyll e Mr. Hyde"
- "O Caminho de Swann", de Marcel Proust
- "A Metamorfose", de Kafka
- "Ulysses", de Joyce

Todo esse material corresponde os apontamentos que Nabokov usava para ministrar aulas no Wellesley College e na Universidade de Cornell na década de cinquenta. Comentadas unicamente sobre o ponto de vista literário, elas exigem prévia leitura dos livros com exceção de "Ulysses", pois suas considerações são muito úteis para a compreensão do romance. Portanto, dependendo de sua bagagem literária, "Lições de Literatura" pode ser encarado como um projeto cuja conclusão poderá consumir um bom tempo.

Discutindo, se Gregor Samsa transformou-se num besouro ou numa barata ou a questão dos cavalos em "Madame Bovary", o livro revela "um leitor atentíssimo da obra alheia." Um homem que compara grandes livros a contos de fadas estupendos e define suas aulas como uma espécie de investigação detetivesca do mistério das estruturas literárias.

Aliás, não passe em branco por nenhum extra, especialmente, "Bons Leitores, Bons Escritores", cujo texto é soberbo para quem aprecia literatura.

"Quando lemos, devemos reparar nos detalhes e acariciá-los." ( Vladimir Nabokov)
Paulo Sousa 23/06/2022minha estante
Comecei hoje a ler!

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/06/2022minha estante
Estimo que goste. Abraços!