Contos de cães e maus lobos

Resenhas - Contos de Cães e Maus Lobos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carlinha PPinto 30/12/2023

Contos
Eu que não sou fã de contos me entreguei a esses de forma intensa.
Acho que estava com saudades de histórias infantis não infantis.
Sigam em frente. Leiam!

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Contos de cães e maus lobos
O autor afirma não saber se dirigir ao público infantil, mas aqui compõe fábulas que repercutem em nossas leituras prévias, como se buscassem encantar a criança no adulto. Uma menina pobre que busca a riqueza interior, a mãe que aprende a lidar com a perda de um filho, um menino solitário que busca a felicidade nos livros, e a aparição de uma santa em um vilarejo, no inédito “Nossa Senhora de Vila do Conde”, conto escrito especialmente para esta edição. Leitores das mais variadas idades poderão ser atingidos pela força e pela sutileza dessas narrativas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525066831
Manu 13/01/2022minha estante
Li esse livro pra escola ?

Bianca 29/12/2020

"Mais tarde, aprendi que os livros acontecem dentro de nós. Claro que eles podem ser bonitos de ver, mas são sobretudo incríveis de pensar. Eu disse que ler é como caminhar dentro de mim mesmo. E é verdade. Quando lemos estamos a percorrer o nosso próprio interior."

Arthur 25/06/2021

Um ode à simplicidade
Sempre que leio Valter Hugo Mãe, me encanta a simplicidade com que ele trata os temas. Nesse caso, ele trata a simplicidade com simplicidade. A relação com os livros, com os animais, as relações humanas, os prazeres, a discrição, enfim. Tudo isso é feito na forma de pequenas crônicas.
A minha relação com livros de crônicas se iniciou com Eduardo Galeano e, desde então, é um tipo de leitura que muito me encanta. Talvez por estar envolvido com outras leituras mais densas no momento, não consegui mergulhar e me conectar tanto a esse livro, o que não significa que seja ruim. Pelo contrário, mesmo assim algumas crônicas me tocaram profundamente e é uma obra que merecerá uma releitura em outro momento, mais tranquilo.

Sarah 12/07/2021

Alguns contos muito sensíveis
Nesse livro de contos é possível perceber o estilo característico de Valter Hugo Mãe, uma escrita poética de enorme sensibilidade. Gostei mais de alguns contos do que de outros. Se vc não conhece o autor, eu não começaria por esse livro.
A leitura é bem rápida. Tem algumas passagens lindíssimas.
"Todos os livros são infinitos. Começam no texto e estendem-se pela imaginação. Por isso é que os textos são mais do que gigantescos, são absurdos de um tamanho que nem dá pra calcular. Se os soubermos entender, crescemos também, até nos tornarmos monumentais pessoas. Edifícios humanos de profundo esplendor".

Paloma 25/08/2021

Primeiro contato com o autor. Gostei bastante da escrita: sensível e poética, que coloca muito significado em cada palavra.

Um leitura que requer uma visão sensível e talvez também abstrata para realmente aproveitar a experiência.

Em livros de contos, estes dificilmente serão unânimes para mim. Gostei e me conectei mais com uns do que com outros.

Fer Paimel 15/06/2021

Lindo!
Eu AMO a maneira singela com que esse autor descreve pessoas, animais, locais, e sentimentos. Esse livro é um conjunto de uns oito contos, cada um mais lírico que o outro. Meus preferidos foram: "A menina que carregava bocadinhos"; "O rapaz que habitava livros" e "Bibliotecas", mas todos os contos são incríveis.
Recomendo!

cestmavie 09/01/2022

RESENHA #2: Palavras que abraçam
é difícil parar e escrever sobre a escrita de valter hugo mãe, porque cada vez que me coloco a exprimir o que ela me faz sentir, parece que é insuficiente e que não deixará a minha verdadeira opinião.

o que ele faz com as palavras é inefável. até então, o paraíso são os outros (também dele) era meu livro favorito, mas agora essa posição se divide entre esses dois livros, que possuem algo muito em comum: palavras que abraçam.

suspeita pra falar, me apaixono por tudo que leio dele. contos de cães e maus lobos me colocou a pensar, e mais que isso a sentir (demais). a escrita poética do autor atiça nosso lado mais sensível, tirando do peito reflexões a partir das ideias que ele expõe nos contos. ele fala sobre amor, sobre as relações (não só pessoais, mas também com tudo ao nosso redor, desde pássaros até o mar) de forma tão sútil, mas ainda assim, gigantesca. não houve um conto em que não me senti tocada pelas palavras. terminei o livro com um enorme sentimento de esperança. coisa que ele sempre nos deixa com muita maestria.

havia me esquecido do quão bom era terminar um livro dele, e essa leitura ascendeu mais uma vez meu sentimento pela prosa poética de suas obras. realmente, um escritor favorito é um escritor favorito. é uma honra viver na mesma época que vhm! saio dessa leitura diferente de como cheguei.

contos de palavras que nos abraçam, nos tocam e nos mudam. muita gratidão!

Qnat 21/07/2021

Poucos contos, curtos e muito bonitos. Há os favoritos, claro, mas todos são universais em seus sentimentos.

Sempre estranho ler um pouco no português de Portugual, mas perto de outros livros esse foi mais fácil.

Aline 30/03/2021

Um livro para refletir
O conto: o menino de água, foi o que mais me chamou a atenção. O próprio autor escreveu: " O menino de água é para todas as pessoas que acreditam que as crianças não se podem perder pela tragédia do mundo que os adultos criam".
Cada conto tem um significado e uma candura que é difícil de explicar. Ler os contos é como despertar um pouco da nossa criança interior.
Com certeza, lerei mais livros desse autor.

Maria Fernanda Greiner 03/08/2021

Belíssimo livro com contos infantis capazes de agradar todas as faixas etárias. Está sendo um enorme prazer conhecer as obras de Valter Hugo Mãe, não pretendo parar por aqui.

Maria Clara Mendes 27/12/2020

Disseram que era para crianças...
Essa leitura me pegou de surpresa. Primeiro contato com os textos de Valter Hugo Mãe e fiquei atônita. Fui ler achando que ia ser uma leitura simples, e na verdade é, mas me surpreendo como o simples me toca de uma maneira única.

Realmente é uma leitura que desperta aqueles sentimentos bons de criança, sabe? Que a gente muitas vezes é obrigado a não demonstrar pq "precisamos" passar a ideia do "adultismo" responsável e forte.

Muitas passagens que ensinam e nos relembram sentimentos bons. Uma das notas que restaurou a esperança esse ano foi: "Devemos sempre lembrar que ler é esperar por melhor."

Lindo demais.

Cris.Aguiar 12/07/2023

Maravilhoso!!!
Quanta delicadeza, sensibilidade e que prosa deliciosa.
Super recomendo esse livro, os contos são ótimos, curtos porém profundos.

Não tem muito a se dizer... Leia!!! Sinta!!

RECOMENDO!

Luiza 10/04/2021

os livros acontecem dentro de nós
O livro traz uma coletânea de contos que possuem um elemento em comum: a presença de cachorros ou lobos.

A prosa de Valter Hugo Mãe mais parece com poesia, o livro é muito lindo! Esse foi o meu primeiro contato com o autor e com certeza vou querer ler mais da obra dele.

Priscilla 16/03/2021

Comprei o livro sem saber que era escrito para crianças! Mas não há prejuízo, pois as histórias, na verdade, parecem dedicadas também aos adultos, só que com crianças como protagonistas dos contos.
Os que mais gostei são: A princesa com alma de galinha, O rosto, O rapaz que habitava os livros e O mau lobo. Esses contos são de uma sensibilidade muito grande e encantadores, me fizeram ter vontade de ler outros livros do autor, pois esse foi o meu primeiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5