O Nome do Sonho

O Nome do Sonho M. Deméter

Resenhas - O Nome do Sonho

Bia Caroline 13/11/2016

Eu tive o prazer de ler o prólogo e os primeiros capítulos, mas antes de mais nada, por favor, vamos reparar nessa capa MA-RA-VI-LHO-SA! O mistério começa aí.

O livro já começa envolto por uma camada de dúvidas. O prólogo já é um sonho e logo conhecemos os protagonistas, Vivian e Felipe, deixando claro que se conhecem, apenas não se lembram, e o reencontro se dá em uma espécie de bosque. Mas de onde eles se conhecem? E por que não se lembram? E como eles são tão ligados um ao outro? São tantas perguntas para poucos capítulos lidos…

Logo conhecemos a pequena Anne Elpis, neta de Antony Elpis, que por sua vez, é um escritor que trabalha na editora onde Vivian é recepcionista. Mais ligações? Exatamente. A autora fez tudo se ligar de uma forma.... Sonhadora. E também somos apresentados a uma dimensão bastante interessante: o Sonhar.

Para continuar lendo, acesse o Cantinho Cult.

site: http://www.cantinhocult.com/2015/12/cult-books-o-nome-do-sonho-m-demeter.html

Lary 13/10/2016

Quero ir para o Sonhar
Aqui iremos conhecer Vivian, uma garota que cresceu em um orfanato e, graças a isso, encontra bastante dificuldades em suas relações na vida adulta. Então, após terminar um relacionamento em que nada acrescentava a ela, Vivian começa a ter sonhos com Felipe, um rapaz que seria o seu par perfeito.
Vivian trabalha em uma editora pequena, mas que gosta muito. Recentemente faleceu um dos principais autores da editora, Antony, o único amigo de Vivian. E então Vivian volta a ter contato com Anne, neta de Antony. Anne é apenas uma criança, mas já aprendeu a dominar o Sonhar, lugar onde pode ficar com seu avô. É no Sonhar onde grandes dúvidas serão respondidas.
A escrita da autora ajudou em tudo nesse livro. A leitura flui, as personagens são plausíveis, a fantasia envolvida também poderia muito bem ser real, o mistério é bem bacana, embora eu o tenha desvendado rapidamente. Quem lê esse livro com certeza passa a pensar no que nossos sonhos podem representar.
Existe uma certa dureza retratada, principalmente quando se fala do passado de Vivian e sobre a situação de crianças que vivem em orfanatos. É algo duro, difícil de ser entendido por quem teve uma família ao lado por toda a vida, mas precisamos fazer o esforço de imaginar o que todas essas crianças passam.
Também é trabalhado de forma incrível as relações pessoas, entre pai e filha, avô e neta, amigos... Não é um romance leve, mas também não é difícil de ler. Ele pode causar alguns incômodos em alguns trechos, mas a maior parte do livro lhe deixa com uma sensação boa.
Alguns pouquíssimos erros de revisão, mas acho difícil o livro que não tenha. A diagramação está linda, essa capa é maravilhosa, os capítulos são intercalados, tem frases lindas... O pacote completo.
Leitura mais do que recomendada pra quem curte romance, fantasia e temas familiares.

site: https://www.instagram.com/p/BKwST8_jevR/?taken-by=vidasempretoebranco

Li 26/08/2016

O Nome do Sonho
Vivian é uma jovem que cresceu em um orfanato, nunca foi adotada. Trabalha em uma editora e essa é uma das formas que encontrou para não se deixar esquecer que sempre sonhou em ser escritora.
Felipe é o seu sonho, não é alguém perfeito, mas o par perfeito pra ela. Sempre que dorme sonha com ele, mas por muito tempo acreditava ser apenas sonho e ao acordar não se lembrava de muita coisa. Sempre sabe como ela se sente, mas não sabe sobre o próprio passado e nem o dela, apesar de sentir que a conhece a muito tempo.
Já Anne é uma garotinha sonhadora, seu melhor amigo sempre foi seu avô Antony, que havia falecido. O avô era escritor e apesar de não escrever sobre fantasia, sobre sonhos, sempre estimulou a neta a sonhar.
Algum tempo após a morte do avô de Anne, ela, a mãe e o padrasto vão até a editora (onde Vivian trabalha) em que Antony publicava pelas livros, para buscar seus pertences e livros.
Antony era o único amigo de Vivian e após presenciar a decepção de Anne por não poder ficar com os livros, Vivian se oferece para guardá-los em seu apartamento até que a garotinha possa ficar com eles. Meio desconfiada e com um certo ciúmes dos pertences do avô, Anne aceita.
Ao chegar em casa, Vivian, ao foguear as páginas dos livros, encontra uma dedicatória de Antony para a filha Helena, mãe de Anne, uma foto dela jovem e grávida. E assim a história começa a se formar o enredo dessa história encantadora.
Por muitas vezes acreditei que esse livro tinha vozes, era como ler um diário que guarda todo o sentir de alguém, mas não era apenas de uma protagonista e mesmo com a mesclagem entre a realidade e a fantasia, a M. Deméter soube torná-lo real. As personagens cresceram ao longo da história e no final fiquei com aquela sensação de que se tivessem mais mil páginas, eu continuaria lendo. Não é só uma ficção fantástica, não é só "mais um livro", é o O Nome do Sonho!

site: http://blogarotaestranha.blogspot.com.br/

Symathon R. Ran 13/05/2016

É um prazer conhecê-lo...
Sim, eu demorei um pouquinho pra terminar de ler. Mas a culpa não é do livro, de forma alguma. Foram questões pessoais, porque hoje, quando enfim me posicionei a retomar todas as minhas leituras por meses "enferrujadas" na minha estante, o primeiro livro que continuei foi este, partindo do início da 2ª parte em que havia antes parado... e devorando todo o livro numa só tarde. Sim, este é um daqueles clássicos e raros livros que você não consegue parar.

Confesso para você que na 1ª parte é possível que você venha ficar um pouco confuso, uma vez que vários eventos vão acontecendo, perguntas, segredos, verdades reprimidas, e com isso, passa até uma ilusória impressão de que a história não está entregando o que promete. E como isso é uma ilusão. Porque a partir da 2ª parte da obra, tudo começa a fazer sentido, não porque as respostas são entregues (só algumas, as melhores são deixaras para o devido final) e sim porque a autora nos leva à epifania, simplesmente puxa a cortina do que antes era bem místico e incompreensível, e nos revela, não apenas um mundo, mas um lugar no qual você, quase que literalmente, desejaria estar.

De maneira geral, o livro traz a história de Vivian, uma jovem cujo passado até então é muito incerto, marcado por muitos traumas que a levaram viver de mentiras, máscaras, mas não por ser uma pessoa que gosta de enganar os outros, porém tão somente por tentar, dessa forma, amenizar toda a sua dor. É fácil, ao menos para mim, rapidamente se identificar com a protagonista visto que, afinal, quem de nós não tem um passado triste do qual superar? Se você, assim como eu e, assim como Vivian, é uma dessas pessoas, a história desta garota não apenas te entreterá como te ensinará coisas tão... simples e ao mesmo tempo tão profundas, belas, sinceras, aquele tipo de mensagem que só quem te ama muito saberia te dizer, entende? É mais ou menos essa a impressão que temos enquanto lemos O Nome do Sonho. Como se a autora fosse alguém que te conhece, te entende, e acima de tudo te ama e deseja conversar contigo a respeito de sua dor. Como disse, este livro não se trata apenas de um entretenimento, é uma conversa de sofredor pra sofredor, mas de alguém que se supera e busca através de sua experiência levá-lo ao mesmo êxito.

Não quero deixar spoilers e então entregar os maiores plots do livro, sendo assim, abstenho-me apenas a dizer que Vivian é aquela pessoa cuja vida lhe fez ter muita dificuldade em sonhar e, acima de tudo, acreditar nos seus sonhos, acreditar que eles pudessem ser reais por mais que um "antigo" amigo lhe insistisse que isso é possível. Entenda, não se trata apenas de uma história de superação, de reviravoltas e lições que vão te incentivar a sonhar e acreditar nos seus sonhos, até porque, não é um livro de autoajuda. Mas ele te ajuda assim mesmo, indiretamente, bem aos poucos, um passo de cada vez, a cada página lida, a cada palavra absorvida.

O Nome do Sonho conseguiu provocar em mim algo que há muito tempo não me ocorria lendo um livro. Ele me arrancou lágrimas, e quando o terminei - cerca de vinte minutos antes de começar a escrever esta resenha - até agora, no momento em que estou escrevendo este texto, em mim deixou uma comoção paradoxal de sensações. Sinto-me tocado, de verdade, por Vivian e seu mundo (por que não dizer... mundoS?), como se eles fossem reais e, não, não se trata apenas de uma colocação clichê, essa é exatamente a sensação que a história nos transmite, como se acabássemos de ter-nos lido ali, e descoberto uma vida que jamais imaginássemos ter sido escrita. Melhor: jamais imaginássemos poder ser real. Junto com esta efusão tão gostosa, me sinto de certa forma triste também, porque o final é emocionante, é comovente, e ainda assim... é o final.

Sim, eu já escrevi muito e, acredite em mim, isso ainda não é nem metade do que eu poderia escrever. Mas não quero me estender para não correr o risco de entregar muita coisa ou parecer um tanto quanto surtado, apesar de que talvez já tenha falhado nessa minha premissa. Afinal, é quase impossível não ficar alterado com esta história, aparentemente, tão sutil, tão "inocente" e quem sabe até, poderia dizer, uma história comum. Só que não. Ela conta muito mais do que vc espera de início, e te deixa motivado de um jeito totalmente inesperado no final.

Não vou nem dizer que vale muito a pena ler, porque isso seria redundante, até, depois de tudo o que disse. Se me sirvo de umas últimas palavras, gostaria apenas de agradecer a genialidade indiscutível desta pessoinha linda que escreveu tudo isso. É perceptível que a autora se permitiu ser usada pelo seu talento, colocando alma e coração em cada palavra, em cada página, para que deste modo pudesse então, não só conceder um corpo a esta história, como também um nome para este sonho.

Dayane 08/03/2016

[Resenha] O Nome do Sonho - Mara Deméter
Encantador, inovador, delicado... são algumas das palavras que me vieram a mente ao virar a última página de O Nome do Sonho.

Assim que comecei a leitura desse livro, simplesmente fui envolvida pelo encanto que havia nele; não pela temática em si, mas pela magia que eu pude sentir a cada letra. Como se cada uma das palavras ali dispostas tivesse sido posicionadas com amor, cuidado e harmonia. O Nome do Sonho é um livro diferente de todos os que já li; tanto pela narrativa quanto pela temática. E se você soubesse que os sonhos não se limitam aquilo que você vive quando está de olhos fechados? E se você soubesse que os sonhos tem uma realidade só deles?!

Essa é uma verdade que Anne e Vivian passam a compartilhar... embora de maneiras bem diferentes. Enquanto uma se esconde nos sonhos para fugir da realidade cheia de infelicidade a qual vive, a outra, ingenuamente, usa os sonhos por amor, para ter mais tempo com alguém que ama. Mas, quando seus mundos - e sonhos - se cruzam elas descobrem que tem mais em comum do que o fato de ambas serem Sonhadoras; criadoras e donas de uma parte do "Sonhar", mas que também compartilham algo muito mais profundo que elas sequer poderia imaginar!

"Compreendeu, sem capacidade ou vontade de voltar atrás, que antes mesmo de sonhar com ele já o amava."

A escrita de Mara Deméter é envolvente e segue seu curso nos levando junto a história; seus personagens são todos encantadores, como a pequena Anne que eu quis abraçar durante o livro inteiro e a ferida Vivian com a qual me identifiquei e cujos traumas eu fui capaz de sentir.
O livro por si só é lindo: a arte tanto da capa quanto em cada capítulo é simplesmente delicado e encantador, daquele tipo que dá vontade de emoldurar! - risos. No entanto a história é o que realmente é capaz de encantar sem que eu realmente ache palavras para explicar de que maneira ela o faz e, honestamente, jamais senti isso em qualquer outro livro. Sempre ouvi os leitores dizendo que há magia nos livros mas foi só através de O Nome do Sonho que eu pude sentir isso de forma tão vívida... e isso realmente me faz ficar em dúvida se a Mara não é um ser sobrenatural capaz ed dar vida ao que escreve, porque definitivamente funcionou para mim!

De alguma forma eu sinto que esse é tipo de livro no qual não podemos nos alongar demais na resenha; que devemos deixá-lo falar por si só... por isso eu paro por aqui! Mas, não sem antes dizer o quanto essa autora nacional me surpreendeu tanto com a escrita como com o modo que conduziu a história e que, de certa forma, ela me permitiu fazer parte - e acreditar - nesse sonho que só ela sabe o nome.

Obrigada Mara pela oportunidade de não só me limitar a conhecer a sua obra, mas também a te conhecer e perceber a pessoa divertida e doce que você é, aturando meus surtos apaixonados por seu livro. "Quando crescer" quero fazer os meus leitores sentirem o que você me fez sentir, e ser tão graciosa e adorável com meus leitores quanto você.

Todo o sucesso do mundo e, como não poderia deixar de ser: que sua vida seja como nos sonhos.

Você sabe que é só acreditar. ;)

site: http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-nome-do-sonho-mara-demeter.html
Symathon R. Ran 13/05/2016minha estante
É UM PRAZER, FINALMENTE, CONHECÊ-LO...

Tony 07/02/2016

Resenha: O Nome do Sonho - Mara Deméter
É com grande entusiasmo que venho falar sobre "O Nome do Sonho", livro que marca a estreia da autora Mara Deméter na literatura brasileira.

Com sua originalidade e trama fascinante, a obra me surpreendeu positivamente e conseguiu me ganhar completamente.

Para quem quer saber um pouquinho mais sobre a premissa do livro, preparei um rápido resumo:

"O Nome do Sonho" contará a história de Vivian, uma garota órfã que trabalha na editora responsável por publicar os livros do aclamado autor Antony Elpis. Após a morte do senhor, a garota acaba se aproximando de sua família (Anne e Helena) e descobrindo coisas — a respeito de outras dimensões e até de si mesma, — que sequer pensou em descobrir algum dia.

"E pelo que são conhecidos os sonhos se não pelas maiores realizações? Sonhos são, em suma, a mistura dos maiores desejos e talentos. Sonhos são projetos de vida, Sonhos não podem ser definidos. E sonhos são — por que não? — reais." - página 146

O quanto menos vocês souberem a respeito do livro, melhor será a experiência com ele. Mara Deméter preparou muitas surpresas e um mundo totalmente novo e original que eu adorei descobrir aos pouquinhos junto com os protagonistas da história. Sugiro que não procurem muitas informações a respeito do livro, pois quando a introdução do Sonhar começar, será bem mais interessante não saber nada a respeito Dele.

Quando a parte fantástica da obra começou eu fui pego de surpresa, pois não esperava por pitadas do gênero no livro. Mas confesso que essa foi uma ótima e agradável surpresa, e após concluir a leitura do livro, percebi que o melhor é todos esses detalhes ficarem escondidos à sete chaves mesmo. Assim a experiência do leitor com "O Nome do Sonho" será única e fascinante.

"Mas era assim que o amor funcionava, vinha de fininho, escondendo-se a cada instante até que, grande demais, já não podia ser descartado ou mascarado. Até que inundava sua vida e já não era possível fugir dele. Até que fosse real demais para não percebê-lo.
Até que fosse tarde demais para evitá-lo." - página 160

A escrita de Deméter é ótima e os capítulos são bem curtinhos, então já viram, né? A leitura do livro se torna bem fluída e gostosa de ler.

Os personagens são ótimos. Consegui me apegar à Vivian, ficar encantado com Anne, e admirado com o sábio e queridíssimo Antony. O personagem, aliás, acabou se tornando o meu preferido. A única ressalva fica para Felipe, que me incomodou com toda a sua perfeição.

"Antony podia ser fã da realidade, mas se tornar uma fantasia mudava as preferências de qualquer um." - página 166

Toda a mitologia e genialidade do Sonhar merecem vários e vários aplausos. O mundo criado pela autora é original, fascinante e diferente de tudo que já vi.

A edição da Garcia também merece elogios. A capa do livro é linda, a diagramação é ótima, e os erros na revisão são pouquíssimos e quase inexistentes.

"Não estava acostumada com a felicidade, mas estava cansada de fugir dela. Estava cansada demais de fugir de qualquer coisa. Decidiu desistir e se entregar." - página 176

Em suma, "O Nome do Sonho" é um livro que recomendo para todo mundo. Os que procuram por uma história que foge da mesmice e conta com boas doses de fantasia e drama certamente irão adorar ler a obra.

site: http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-nome-do-sonho-mara-demeter.html

Conchego das Letras 05/02/2016

Resenha Completa
Hoje trago uma resenha de um livro que me deixou um pouco indecisa em relação ao final, se gostei ou não! No começo da leitura não entendia muito bem onde acontecia a história, mas depois que entendi onde a autora queria chegar, só fiz me deliciar e aproveitar cada momento.

Em O Nome do Sonho vamos conhecer Vivian, uma jovem que cresceu em um orfanato sem saber nada da sua vida. Quando chegou à fase adulta sem ter uma família que a adotasse, foi viver sozinha e lutar pela sua sobrevivência. Conseguiu um emprego em uma editora e lá conheceu o escritor Antony, um senhor muito querido, e fizeram um laço de amizade forte.

Ele, percebendo que Vivian não acreditava em sonhos, tentou sempre conversar sobre ter esperança e deixar de viver na mentira como ela estava vivendo. Vivian nem mais sabia quando era mentira ou verdade o que estava demonstrando ou vivendo. Além de Antony, garotinha Anne era a única pessoa com quem Vivian não conseguia dar um sorriso falso ou dizer uma mentira. E a pureza da menina sabia quando Vivian tentava disfarçar.

Até que um dia algo mudou na vida de Vivian. Ela teve um sonho tão real que a fez estremecer e ver que precisava fazer algo. Nesse sonho, Vivian conseguia ser ela sem nenhuma máscara, mostrando a jovem que existia, mas para conseguir ser assim na vida real, teria que mudar.

Eu fiquei apaixonada pela garotinha Anne. Como pode uma menina tão nova, ter pensamentos e atitudes tão maduras? Uma criança que amava as histórias contadas pelo avô e acreditava em um mundo de fantasias.

Cada página lida era um aprendizado que tinha com a narrativa da autora. Ela mostrou que podemos acreditar em sonhos, que se acreditarmos realmente, eles podem se tornar realidade.

Juro que quando percebi a intensão real de Vivian, fiquei com meu coração angustiado. Fiquei imaginando se daria certo, se era aquilo mesmo que ela queria... E Anne, como ficaria? É um final triste e ao mesmo tempo feliz.

Quem não conhece a autora, super indico para se aventurar em uma história recheada de fantasia vivida no mundo real. Aproveite e sonhe!

site: http://conchegodasletras.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-nome-do-sonho.html#more

Aline Natália 04/01/2016

O Nome do Sonho - M. Deméter
"Sentiu o corpo afundado no colchão e a mente mergulhando na escuridão do sono. Entregou -se a ela por completo, sem medo e de coração puro, desejando transformar a realidade em sonho e o sonho em realidade."

Narrado em terceira pessoa, com capítulos curtos e uma temática diferente do que estamos acostumados, a leitura pode ser finalizada em pouco tempo, pois é dinâmica e envolvente.

Toda fantasia que envolve a trama não tira a realidade dos sentimentos. Sofremos, torcemos junto com a protagonista, em uma história sobre amor, perdão, sacrifícios, amizade, recomeço e sonhos.

O livro me conquistou primeiramente pela capa, depois a cada nova página fui me envolvendo mais, a diagramação está linda, com letras capitulares, folhas amarelas, tudo para encantar ainda mais o leitor.

"A vida pode ser como nos sonhos, basta acreditar."
______________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2016/01/livro-o-nome-do-sonho.html

Dri 30/12/2015

Uma fantasia perfeita com um toque magnifico de realidade!
"(...) O problema de mentir tanto para si mesma era que às vezes a verdade estava estampada na cara e ela não era capaz de acreditar."

Vivian uma mulher que cresceu em um orfanato e não tem a minima ideia sobre sua família. Ela nunca foi adotada e nunca sentiu o sentimento que temos em uma família unida.
Assim que saiu do orfanato começou a trabalhar em uma editora próximo a sua casa, com a intenção de um dia publicar um livro, mas aos poucos começou a perder a esperança e assim como muitos de seus sonhos esse foi mais um que ela sentiu desmoronar.
Passou a viver praticamente uma farsa, fingia que estava bem e tratava as pessoas superficialmente, nunca demonstrava nem mesmo um sorriso sincero, ficou tão boa com mentiras que ela mesmo acreditava nelas.
As única pessoa que ela chegou a conversar verdadeiramente eram Antony um escritor que frequentava a editora e sua netinha Anne. Mas, Antony veio a falecer e a Vivian se distanciou mais de Anne.

"(...) Chorava ainda mais pela verdade, que sempre fora mais assombrosa que todas as mentiras juntas. Pela verdade que queria que fosse um mentira e pelas mentiras que queria que fossem verdades."

Sem saber, Vivian dormia e vivia em um mundo paralelo, em seus sonhos e após muito tempo, conseguiu um dia se lembrar do seu sonho, o incrível é que parecia real, e apesar de Vivian não ter a menor ideia de onde, sabia que conhecia a pessoa de seu sonho.
Anne também tinha alguns sonhos, conseguia sempre conversar com o avô Antony, e acreditava piamente que era real.
Ao contrario de Vivian, Anne adorava um mundo de fantasias, e acreditava em muitas coisas.

(...) Contudo, as vezes é preciso desistir de procurar para finalmente encontrar o que buscamos."

É uma historia cheia de fantasias, daquelas que nos fazem sonhar acordado e apesar de ser narrado em terceira pessoa a todo momento é possivel nos sentir como o personagem, vivendo aquele drama, e também paralelo a isso, temos uma grande dose de realidade, onde a personagem principal vive um mundo de mentiras e acha "difícil" os sonhos se tornarem realidade.
Uma historia que me afligiu muito, fiquei preocupada com o destino da Vivian, ela conseguiu me deixar agoniada, e por isso em certo momento tive que parar a leitura e recuperar o folego.

Além da fantasia é uma história que tem uma lição, trás uma realidade que não está tão distante.
Lindo, alegre, triste e emocionante. São sentimentos que provavelmente terão ao longo da leitura.

É o primeiro livro da autora e já adianto que ela começou muito bem.
Uma bela e envolvente história e uma capa que só de passar na frente da livraria já nos faz querer entrar e comprar!

site: http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

Rita.Cassia 13/12/2015

Muito bom!
Muito bom! Uma aula de otimismo, como nossos sonhos podem se tornar realidade ou que nem sempre o que sonhamos deva se tornar real...

Kammy Krysthin 08/11/2015

Primeiras Impressões: O Nome do Sonho
A curiosidade atiça meu ser com apenas 27 páginas de puro mistério envolvendo sonhos e fantasia. O Nome do Sonho foi cedido pela autora para as Primeiras Impressões do blog, e como sou nova neste quesito irei deixar a breve avaliação feita nessas páginas que li.
Este livro promete deixar o leitor na perfeita angustia da descoberta dos mistérios que rondam a linda ruiva Vivian e o misterioso Felipe ao qual não se lembra de nada em seu passado, mas tem a certeza que conhece a jovem que acabou por esbarrar na floresta.
Somos apresentados primeiramente a um tipo de flashback de Anne e seu avô, esta não apresentada realmente apenas citada no prólogo, mas que em sua sinopse temos a breve conclusão que fará parte essencial na história, deixando que tudo fique uma confusão para saber o que uma criança poderia fazer em sonhos, um mundo imaginário ou nem tanto.
Confira o resto no blog.