Negras Raízes: A Saga de uma Família

Resenhas - Negras Raízes

1 | 2 | 3 | 4

gabi 03/05/2015

maravilhoso
Esse livro conseguiu superar todas as minhas espectativas, sempre tive interesse em entender a história dos africanos que vieram para as Americas, no entanto , mesmo quando lemos algo sobre os afroamericanos a historia nunca é contada do ponto de vista do africano, e esse livro desafia essa lógica, da história sempre contada do ponto de vista europeu, e é isso que encanta, que fascina, o Kunta Kintê é um personagem real, que apesar de estar envolto em muitos fatos fictícios, mostra como os africanos se sentiam em relação a terrível escravidão americana.
Eu me apaixonei por essa história de facção ( fato + ficção) de maneira que simplesmente não conseguia parar de ler, e quando terminei a leitura senti que tinha perdido um pouco de mim, porque a impressionante historia do Kunta e seus descendentes se tornou um pouco da minha historia também, vi ali todos os sentimentos que meus antepassados africanos tiveram, e que nós seus descendentes temos atualmente, que é a vontade de conhece-los, exalta-los e gritar para o mundo como temos orgulho da sua força!

Alex Haley com o livro negras raízes contou muito mais que uma bela história, de força, e resistência, mas nos mostrou ( a todos afrodescendentes) a parte da historia contada por nossos antepassados, mostrando todo seu heroísmo, que foi escondido por muitos anos.
Vitor 03/05/2015minha estante
Simplesmente uma Obra Prima!

Nunes 02/05/2015

História linda e comovente.

erika 08/01/2015

Eu recomendo: Negras Raízes. De Alex Haley.
O livro conta a saga de Kunta Kinte, um negro que vivia em uma tribo na África no século XVII. Kunta foi capturado e levado para a América em um navio negreiro. Kunta é tataravô de Alex Haley, autor do livro, que chama a história de "facção", fatos misturados com ficção.
O livro pode ser dividido em 3 partes: a primeira, uma verdadeira aula de antropologia, em que são narrados os costumes da tribo de Kunta Kinte; os rituais de passagem de menino para homem; o papel da mulher na sociedade tribal; o casamento. A segunda parte começa quando, capturado pelas mãos de traficantes de escravos, Kunta é arrancado de sua terra e levado para a América em um navio negreiro. A viagem a bordo desse navio é contada em detalhes, uma travessia de quase 3 meses, em que muitos negros morriam pela fome, pelas doenças, e pelos chicotes de seus captores. A última parte é a sua vida como escravo Toby, nome dado pelo seu dono. Toby alimentava esperanças de voltar pra terra natal. Em uma das fugas teve seu pé amputado para não mais tentar escapar. Conformado, casa-se com a escrava Bell e tem uma filha chamado Kizzy. Kunta perde a liberdade, mas não quer perder a sua identidade. Sua resistência se dá ao ensinar à filha seus costumes africanos - a cultura, a educação, a história de sua amada família - a quem ele pede que essas informações sejam transmitidas aos seus filhos, netos, bisnetos... Kizzy é arrancada de Kunta, sem direito à despedida, sem direito de saber qual o seu destino... Kizzy é vendida pelo seu proprietário a outro senhor que a estupra repetidamente. Fica grávida e gera um filho mestiço, chamado George. Nesse ponto da trama não sabemos o que ocorre com Kunta. A saga continua com a historia de George e seus filhos, passando pela Guerra Civil americana, até o nascimento de Alex Haley, autor do livro, no inicio do século XX.
Em suma, esse livro me fez chorar pra caramba e me fez querer conhecer mais sobre a história da Africa, totalmente negligenciada na educação básica no Brasil. Afinal de contas, o que é ensinado é a história oficial, a história dos vencedores. Esse livro desmonta um monte de mentiras que contam pra gente quando somos crianças no colégio. Vale a pena ler as quase 500 páginas. Você lê e simplesmente não consegue esquecer... Jamais!
Edna 07/01/2017minha estante
undefined

Aldimir.Santos 04/07/2014

Kunta kinte, que chamava uma guitarra de “ko”, um rio na Virginia de “Kamby Bolongo”
Excelente obra literária de Alex Haley que inclusive virou uma minissérie nos estados unidos. Nesse livro se resumi o que chamamos constantemente de consciência negra e que poucos sabem o que realmente significa essas palavras.
Alex Haley conta a historia de Kunta kinte um guerreiro de uma tribo na África que foi sequestrado e vendido nos estados unidos como escravo, Kinte com o tempo depois de varias fugas sem sucesso se tocou que ele nunca mais ia voltar a rever sua família na África e resolveu tentar sobreviver na sociedade escravista da época e construir uma nova família, assim nasceu a primeira geração da família de Alex Haley.
O livro é constituído com as historias das gerações da família de Alex Haley formando uma narrativa da arvore genealógica com quase todos os membros da família acabando seus dias como escravos. Poderia ser dito sem hipocrisia que essa narrativa não é só direcionada a arvore genealógica do autor mas de todos os negros que vivem agora na América seja ela do norte, central ou do sul.

pribt 21/04/2014

Recomendo a todos amantes de uma boa leitura
Livro perfeito, me faltam palavras para exaltar a grandeza dessa obra um dos melhores que ja li... Até hoje, foi único livro capaz de me tirar lagrimas...

Thaís 22/01/2014

Uma história fantástica!
Dos livros que já li até hoje, este sem dúvida foi o que mais me emocionou.
Foi aquela leitura, a qual você não consegue parar de ler cada linha, cada parágrafo, cada capítulo.
O autor faz uma narrativa tão fantástica e tão real da saga de Kunta Kinte, que eu consegui me ver ao lado do mesmo, sentir tudo de bom e de ruim, não só dele, mas dos demais personagens também.
Além disso, a obra apresenta um embasamento histórico muito bom, pois retrata os conflitos que aconteceram durante o processo de abolição dos escravos norte-americanos.
Tal leitura reforçou alguns valores que julgo importantes, como a união, o amor, o respeito e principalmente o sentimento de orgulho de ser quem a gente é de verdade.

Recomendo a leitura a todos, pois é impossível não se apaixonar e se emocionar com a obra.

vina 09/07/2013

e muito lindo vc começa a ler e esqueçe ele prende do começo ao fim eu recomendo
vina 07/03/2017minha estante
Estou retornando ao skoob depois de um ano vou colocar em ordem minha estante por favor me adicione em grupos de leitores meu wats e 954904426 tim

Mimix 03/07/2013

Sensacional
Descrição da escravidão...um clássico que virou seriado..um livro que merece ser lido pela história, pela escrita, pelo conhecimento

Mobuto 08/02/2013

Vou lhes dizer uma coisa.
A muito tempo não chorava lendo um livro. Em vários momentos da narrativa eu me sentia fragilizado emocionalmente em especial por saber que os relatos eram verídicos e que muito provavelmente meus ancestrais tambem encararam algo parecido.

Via com os olhos da mente os muitos milhares que tinham sdo sequestrados ou que tiveram suas vilas invadidas. Vi homens e mulheres agarrando-se a terra desesperadamente engolindo-a na tentativa desesperada demanter contato com a terra africana que fora seu lar. Imaginei-os açoitados, acorrentados em prateleiras nos porões dos navios.

Eu chorei e sentia que chorava por todas as atrocidades incríveis cometidas ao longo da história pelo homem contra os seus semelhantes, o maior defeito da humanidade.

E quando terminei de ler as 527 páginas tomei a decisão de que iria dar mais valor as minhas raízes. Nunca jamais me envergonharei por ser quem eu sou e jamas deixarei que me rebaixem ou me humilhem pela textura do meu cabelo, pela forma do meu nariz e nem por nenhuma característica pessoal.

Essa mudança de mentalidade deve vir de dentro.
As coisas não ficam melhores se a gente não fazer com que elas fiquem melhores.
Paulo Sérgio So 06/09/2013minha estante
Oi Josiel, permita me intrometer, mas se você se emocionou com o livro NEGRAS RAÍZES, não deixe de ler (diria até que tem a obrigação) o livro UM DEFEITO DE COR de Ana Maria Gonçalves. Antes, procure ler a história de Luiz Gama em algum site na internet. O livro UM DEFEITO DE COR conta a história de sua mãe desde quando foi raptada na África e trazida num navio negreiro para o Brasil.
São 951 páginas que você não conseguirá parar de ler. Aí sim você vai se emocionar, vai chorar, vai soluçar!
Não deixe de ler e depois me diga o que achou.

Um abraço

Paulo Sérgio

Kizzy 06/01/2013

Simplesmente emocionante
Me chamando Kizzy e ouvindo a história de Kunta Kinte por muitos anos na minha infância, fica difiícil escrever qualquer coisa sobre o livro que não seja completamente parcial!
De qualquer forma, a minha opinião é que apesar de romantizado, todos deveriam ler e se interessar sobre as atrocidades cometidas por mais de 3 séculos contra um povo do qual somos quase na totalidade descendentes.
O mais emocionante do livro talvez seja a forma como o autor chegou äs informações e a pesquisa para a obra. Imagino o como deve ter sido emocionante visitar a tribo onde realmente Kunta viveu e ouvir do sábio da tribo a história de um ancestral!
Fica claro também o como os negros escravizados se tornavam menos combatentes e mais conformados à medida que perdiam as suas raízes. Os negros não eram "bonzinhos"e inofencivos como muitos insistem em dizer, eles eram guerreiros, mas que foram tirados de suas terras e jogados às atrocidades e desumanidades em nome de dinheiro e tentavam de todas as formas vãs se livrar dessa realidade, muitas vezes morrendo no caminho. Mas quando uma pessoa já nasce cativa, aí ela perde sua essencia, ela não conhece outra realidade, isso facilitou muito o trabalho do opressor.
De qualquer forma, nao tendo mais nada que hoje possamos fazer contra toda essa atrocidade, só o que podemos é entender que em toda a américa, somos resultados de gente de todas cores e que devemos juntos lutar para reescrever uma história mais descente.

flor 30/11/2012

Excelente! o melhor que já li sobre o tema, descreve a historia mostrando o sentimento de quem viveu.

Teffi 15/08/2012

Um livro maravilhoso! Daqueles que você tem vontade de ler várias vezes (mas só não ler porque é enorme rs). É uma história envolvente, cheia de reviravoltas e muito emocionante. Além de ser baseado em fatos reais!

Vejam o que meu pai fez depois que leu o livro!

Sally.Rosalin 19/02/2012

A emocionate Negras Raízes de Halley
O autor relata a sua genealogia, suas negras raízes. Inicia com a história do seu tataravô, em uma tribo na África, onde é capturado por traficantes de escravos. Antes desse acontecimento, o autor relata os costumes, a educação das crianças, a divisão de posição pela idade e as tradições nessas tribos. Conta o sofrimento sofrido pelos negros no navio negreiro, tendo que defecar no navio, muitos adoeceram pela fome, e falta de contato com o sol. Negras eram estrupadas pelos traficantes, a ponto dos seus órgãos sexuais ficarem na carne viva. Aguns eram jogados no mar para aliviar a fome dos tubarões. Chegando na América do Norte, seu tataravô é vendido, fugindo várias vezes, até ter metade do seu pé amputado. É comprado por um homem que o trata melhor, se tornando caseiro da casa grande. Casa com a doméstica, e a filha desse casal, é vendida, por ter tentado fugir com seu namorado. Apesar do dono ser um homem bom, ele não admitia fugas. Essa menina é estrupada pelo seu novo dono. O autor assim continua, contando detalhes dos costumes de cada etapa da escravidão negra na América Do Norte (colônias do Sul) e dos seus familiares. São 20 anos de pesquisa. Indico para aqueles que queiram ter acesso à História dos vencidos e oprimidos, desmascarando a História cheia de Ideologia dos vencedores.

Erika 18/09/2012minha estante

Juliana 08/12/2011

Negras Raízes
Um dos melhores livros que já li. Recomendo a todos.

1 | 2 | 3 | 4