Alice em Silêncio

Alice em Silêncio Jefferson Sarmento

Resenhas - Alice em Silêncio

Escritor.Lucas 02/04/2023

Que livro....
Uma grata surpresa ler o livro do meu amigo Jefferson Sarmento. Uma surpresa atrás da outra, e por acaso li um livro sobre uma tragédia de alagamento numa cidade litorânea, após a tragédia do litoral norte. Recomendo muito.

Tatiane 29/06/2018

Alice em silêncio
Resenha: Pedro durante um desmoronamento causado por uma tempestade que destruiu sua casa saiu de carro para procurar ajuda. Mas acaba acontecendo outro desmoronamento na estrada e o carro de Pedro é arrastado e enquanto tenta se salvar encontra uma menina de quatro anos através de um acidente e Pedro começa a chama-la de Alice
Na intenção de não deixar a menina sozinha depois de uma noite de muito sufoco e lama eles chegaram até uma cidadezinha aonde ficaram presos devido a mais desmoronamentos. Lá eles conheceram Patricia e Alan e é ai que começa os problemas porque as pessoas vão começar achar que Alice tem o poder de cura as pessoas feridas com apenas um toque

Eu me surpreendi com esse livro foi uma leitura muito gostosa e nem um pouco cansativa

Emily.fonseca 20/07/2018

Alice em silêncio é um livro intrigante, que te deixa fascinado pelo enredo e louco para descobrir todos os segredos e se o que está acontecendo é real ou as pessoas estão apenas tentando se agarrar aquilo como se fosse a unica esperança para dar tudo certo.
Pedro era um rapaz sem muita perspectiva na vida, vivia fugindo das cidades onde morava pelo simples fato de não querer criar laços com as pessoas, portanto ele acreditava que ninguém se importava com ele, e se morresse não teria uma pessoa se quer para dar sua falta..

""O olhar assustado de uma menininha pode esconder
histórias fantásticas."

Porém na virada do ano uma tempestade extremamente forte cai na cidade, causando o maior caos, Pedro tenta fugir da tempestade, mas para onde iria? Em meio aos desabamentos e a chuva forte o nosso protagonista mal conseguia enxergar a estrada, porém por mais que sua visão estivesse prejudicada ele conseguiu ver quando um furgão passou por ele e nele havia uma garotinha, loira e que devia ter no máximo uns quatro anos, com as duas mãozinhas na janela.
A forte chuva fez com que o furgão e o carro do rapaz fossem arrastados e soterrados, a vida de Pedro estava por um tris, porém ele teve a visão da menina do furgão pedindo ajuda, motivado em ajudá-la Pedro resiste a morte e vai atrás da garotinha..

""No fim das contas, não fui eu quem a protegi. Foi ela. Ela foi meu escudo."

É neste momento que a trama começa, Pedro tenta de todas as formas proteger Alice, que era apenas uma menina assustada que não falava nada, mas ele sabia que ela não era muda assim como tinha certeza que seu nome era Alice. No meio do caos Pedro e Alice conhecem pessoas que podem ser grandes aliados, e outros que possuem uma grande ambição, e o perigo só aumenta quando hipoteticamente Alice curou uma pessoa..

"Alice foi vista naqueles dias, naquele curto espaço de tempo, como um bichinho exótico, um amuleto, uma arma, um anjo. Nesse último item de sua lista de rótulos, há os que a viram com asinhas brancas e auréola e os que viram outra coisa. Uma coisa que tenha caído. Acredite, ela não é nada disso.

Narrado em primeira pessoa vemos toda a aflição de Pedro em proteger a menina, ele já tinha vivenciado o lado mais obscuro do ser humano e sabia que quando queriam algo fariam de tudo para o ter, ainda mais quando se tratava de uma criança que poderia trazer a salvação no meio do caos. Não demoraria muito para que todos começassem a querer o tal "toque milagroso", sendo assim a vida de Alice correria um grande perigo. Deste modo começa uma jornada pela sobrevivência e pela busca da verdade..

""Emergi num sopro de ar. Trouxe comigo alguém. Puxei da lama com dificuldade e a coloquei para fora, pelo vidro estilhaçado. Ela rolou pela traseira inclinada do furgão e foi parar no chão. Saí depressa. Escorreguei até ela.Era uma menina. Estava coberta de lama como eu. Deixei a água da chuva molhar seu rosto, limpando-o. Coloquei o indicador direito em seu pescoço, procurando batimentos. - Alice, acorde"

Alice em silêncio é de tirar o folego, a narrativa te prende logo no inicio e a trama é cheia de mistérios, o autor vai deixando algumas pistas soltas, mas que consegui resolver umas duas páginas antes de o grande plot twist ser revelado.
Este é aquele tipo de livro que você não quer largar de jeito maneira, que se tiver tempo consegue ler em uma tarde de tão empolgante que é.
Quando eu li a sinopse me interessei muito pelo livro, mas não imaginei nem a metade do que poderia acontecer. Sem sombras de dúvidas é um dos meus livros favoritos..
Recomendo para todos os tipos de leitores, garanto que vão amar a trama assim como eu, leiam por favor.

site: https://livrosrabiscando.blogspot.com.br

Princesa.Leia 17/05/2022

prometeu nada e serviu tudo
Esse livro é pra pessoas observadoras, pq eu mesma só descobri junto com o resto do povo, os detalhes que eu achava necessário fez tudo valer a pena depois.
Só achei o final meio corrido, mas enfim né, finais.

Encanto Literário 04/01/2024

Uma leitura surpreendente e impossível de largar!
Desde que recebi o exemplar de Alice em silêncio até o momento desta resenha, muito tempo se passou. Tal fato se deu pelo medo que eu tinha de sofrer com o livro, pois, para aqueles que não conhecem a escrita do autor Jefferson Sarmento, explico que ele domina com maestria a arte da escrita e envolve completamente o leitor em suas narrativas. Assim, após ler a sinopse, sempre acreditava que não estava preparada emocionalmente para a leitura, mas me arrependo totalmente de ter esperado tanto tempo para abrir as páginas de Alice em silêncio.

Alice em silêncio me capturou antes da narrativa começar, em seus agradecimentos o autor explica como a ideia do livro surgiu (curiosidade que sempre me acompanha quando gosto de uma leitura) a partir dos estragos e desmoronamentos que uma forte tempestade causou em 2002 no litoral fluminense, onde ele e a família estava hospedados para passar as comemorações do final do ano.

A partir daí, somos apresentados ao misterioso protagonista Pedro Malta, um homem que foge de algo que não temos a menor ideia do que seja, para um local que nem ele mesmo sabe. Em sua viagem rumo ao desconhecido, Pedro se depara com uma terrível tempestade que destrói toda uma região, causando inúmeros deslizamentos e acidentes. Seu carro é arrastado por uma avalanche de lama e terra com outros veículos. Entretanto, ele consegue se salvar e no caminho resgata Alice, uma doce menina aparentemente muda que mudará sua vida para sempre.

A descrição sufocante do acidente e da devastação causada pela tempestade, além de os alertas de Pedro para o leitor de que algo muito ruim ainda acontecerá, nos causa uma forte sensação de angústia e assim, quando finalmente Pedro e Alice aos trancos e barrancos conseguem chegar a um local seguro, nós leitores estamos exaustos. Impressionante como uma narrativa bem escrita pode causar sensações físicas, igual o coração ficar acelerado quando assistimos a um bom filme de terror.

Entretanto, algo muito incomum acontece durante esta difícil jornada: Alice aparentemente consegue curar as pessoas apenas com seu toque e Pedro precisará protegê-la de tudo e todos. Assim, o leitor se vê preso a este grande mistério: será que Alice tem o poder da cura? Se for verdade como funciona? De que forma ela adquiriu este dom? Enquanto tais dúvidas nos afligem, outra incógnita surge em um beco muito longe da onde os personagens principais estavam: um mendigo que nos é apresentado como o “Andarilho”, parte em uma caçada alucinada por Alice, e Pedro de alguma forma, também sabe da existência desse algoz e decide que já passou da hora de fugir com ela para longe dali.

Alice em silêncio é uma leitura surpreendente e impossível de largar! O final me deixou literalmente de queixo caído quando finalmente descobri a verdade por trás de todos os segredos da trama. Aliás, a verdade estava ali sempre passeando pelas entrelinhas da narrativa, mas como eu construí uma desconfiava e uma crença em outras coisas, acabei não percebendo o que estava bem diante de meus olhos. Mas, confesso que achei bom me “sentir enganada”, pois, quando desvendei todos os mistérios, fiquei admirada com a incrível capacidade do autor de escrever com tanta destreza. Enfim, mais uma leitura inesquecível de outra obra do grande autor contemporâneo Jefferson Sarmento.

site: https://encantoliterario.com.br/resenha-alice-em-silencio-jefferson-sarmento/