Charlie e O Grande Elevador de Vidro

Charlie e O Grande Elevador de Vidro Roald Dahl

Resenhas - Charlie e o Grande Elevador de Vidro

Mateus 23/10/2010

Para a maioria das pessoas, Charlie e o Grande Elevador de Vidro é totalmente desconhecido. O que não sabem é que o livro é a continuação de A Fantástica Fábrica de Chocolate, que possui duas adaptações bastante famosas. Talvez o fato de os filmes terem ganhado tanta fama tenha levado ao ofuscamento de sua continuação, pois não vejo o porque desse divertido livro ter se tornado tão desconhecido.

Como todas as pessoas que já leram livros de Roald Dahl podem perceber, o autor tem uma narrativa ímpar. Escreve suas histórias com um misto de humor, fantasia e aventura, fazendo com que nós leitores entremos totalmente no livro e nos divirtamos muito.

A história se passa logo depois que Willy Wonka vai até a casa de Charlie em seu elevador de vidro, para convidá-lo a se tornar o novo dono da Fábrica de Chocolate. Toda a família então embarca no grande elevador para ir à fábrica, mas ocorre um imprevisto e acabam indo ao espaço. Encontram então um hotel espacial dos Estados Unidos, astronautas, Cnidos Vermicosos e muita confusão.

As brigas de Willy Wonka com vovó Josefina e vovó Jorgina são hilárias. Xingamentos mais criativos quanto os deles vai ser difícil encontrar. O Sr. Wonka imitando extraterrestres então nem se fala, ri muito com eles. E como era de se esperar, os umpa-lumpas aparecem neste livro com novas canções bastante divertidas.

Se em A Fantástica Fábrica de Chocolate Roald Dahl faz diversas críticas às crianças, desta vez ele vem fazer críticas ás pessoas de todas as idades. Aos políticos principalmente, pois no livro o presidente dos EUA se tornou presidente porque não sabia fazer mais nada. E os adultos (no caso, idosos), sempre querendo mais e mais e dando saltos maiores que as pernas sofrem as consequências. Resumindo, um livro super divertido que recomendo não apenas para as crianças, mas para pessoas de todas as idades. É diversão certa.

JoiceCoutinho 15/08/2021

Daria um bom filme...
Esse livro conta o que acontece com Charlie e sua família logo após ganhar a fábrica de chocolates. Tem várias aventuras e seria ótimo assistir uma adaptação em filme!

Franklin Moreno 19/05/2023

Charlie e o Elevador de Vidro
Eu realmente estava ansioso por uma parte 2 do "A fábrica de chocolate", mas me cansei deste livro no final (o que já adianto, não acontece com livros bons).
Fiquei me perguntando pq não fizeram filme deste livro também, e agora entendi o porquê.
Não tem sentido, são um monte de acontecimentos desconectados e que não acrescentam muito para a história.
Sei que tem desenhos que parecem que são assim e fazem muito sucesso, mas não foi o caso do sucesso do primeiro livro (e este é a continuação pô, tinha que manter a mesma linha de raciocínio).
Os acontecimentos são desconectados, os personagens não se encaixam, o que acaba deixando chato muitas vezes, mesmo tendo uma escrita dinâmica.
Enfim, desse eu não gostei muito

Adriana1090 11/07/2020

Precisava de continuação?
Minhas expectativas para essa continuação era ver Charlie conhecendo os segredos da fábrica e como ela deveria ser mantida. Porém, a narrativa entra num buraco de minhoca que olha... Difícil defender!

A estória tem uma linha narrativa muito diferente do primeiro livro, os acontecimentos são absurdos, as personagens são excêntricas demais, até o senhor Wonka, que eu amava no primeiro livro, eu odiei nessa continuação.

Duas estrelas, recomendo.

Bruna 10/07/2022

Charlie e o grande elevador de vidro
- Um pouquinho de insensatez alegra a vida até dos mais sensatos!

- Charlie teve uma sensação de pavor ao se ver ali, no meio daquele vazio inumano. Era como se estivesse num outro mundo, aonde nenhum ser humano jamais tivesse chegado.

Babi 19/03/2010

E ai sim fomos surpreendidos novamente...
O Charlie de “A fantástica fábrica de chocolate” era um menino bem pobre, que morava com os avós maternos e paternos e também com os seus pais, ele encontra um dos 5 bilhetes premiados para ir visitar a maior fábrica de chocolate do mundo, no enredo da história conhecemos os oompa loompas, o Sr wonka e suas criações...

Para quem leu o primeiro livro, sabe que o charlie ganhou a fábrica do Sr.wonka no final do livro (e filme). Já em Charlie e o Grande Elevador de Vidro, na sua volta para a fábrica, Sr. Wonka, coloca toda a família de Charlie no elevador (incluindo a cama dos velhinhos que se recusam a levantar) e tem a grande idéia de subir aos céus a toda velocidade, para assim quando voltar ele abrir um buraco no teto da fabrica (?!), o porém que eles vão um pouco mais além, chegando ao espaço...

O livro não fica tão focado a fábrica, porque poderia se tornar entediante, mas sim a novas localizações.E ele é tão legal quanto o primeiro, o Sr. Wonka louco como sempre, temos novos personagens, novas criaturas, temos menos de oompa loompas, mas também tem umas musícas bem legais, sendo que uma poderia ter sido muito bem repreendida, apenas um resumo “já que ele não sabe ler ou escrever, qual profissão nós vamos arranjar para ele? PRESIDENTE!!” Não precisa muito comentário. A outra é bacana é o que fala para não usar remédios que não foram receitados para nós. Perfeito para as crianças. :)

Creio que filme não terá, pois a historia é bem curtinha, mas o papel seria novamente perfeito para o Johnny Depp, porque o Sr. Wonka é bem mais sacartisco nesse livro.

Mais uma vez uma obra prima de Dahl, que realmente fico me perguntando, será história para crianças? Não sei. Mas quem não leu Alice no pais das maravilhas, garante que é um livro para crianças, e pois é, não é.

Recomendadissimo

Myy 12/04/2022

Tinha tempo que não lia uma aventura louca assim.
Nunca poderia imaginar que existia a continuação desse livro, nem entendo porque é tão desconhecida por todos. Mas assim como a obra original essa aqui não poderia deixar de ser tão viajada quanto as outras né?! As intrigas e briguinhas com os velhotes são a melhor parte.

Ziza 28/01/2022

O mesmo encantamento
Fiquei curiosa pra saber o que tinha acontecido com Charlie e sua família após ganhar a fábrica de chocolates do sr. Wonka.
Bom, depois de um começo um tanto espetaculoso com uma viagem ao espaço sideral, achei essa primeira parte um tanto chatinha, mas depois, confesso que fiquei curiosa pra saber no que iria dar aquela loucura toda!
A segunda parte, quando eles retornam à Terra, pareceu mais com o primeiro livro, falando sobre as confusões com o Vita-Wonka e o Wonka-Vita Age! Enfim... Coisas que acontecem com Charlie e sua família.
O final promete uma continuação na Casa Branca, entretanto, não sei se tem! :(
Valeu a leitura. Acho que me divirto mais agora adulta do que quando criança com esse tipo de livro.
Roald Dahl é uma boa pedida!

Carlinha 03/09/2021

Amei.
Para mim, como adolescente, essa leitura me animou, me fez feliz enquanto lia e quando terminei. É muito fantasioso, e por isso fica tão engraçado, por ter elementos que antes a gente nem pensaria que poderia existir na história. Gosto muito de livros infantis, e o Roald Dahl sabia como escrever bons livros infantis, sou apaixonada. É um livro que recomendo para todos que gostam da Fantástica Fábrica de Chocolate, assim como eu.

Magalyne 16/06/2021

O retorno de Willy Wonka
Quem não quer saber como a família bucket e Charlie vivem depois do grande prêmio? Bom, antes disso, somos convidados a uma nova aventura com o Sr. Wonka, a bordo de uma "nave" bem incomum. Nada é o que parece, e até coisas impossíveis podem ser solucionadas pelo nosso mais excêntrico personagem. Uma boa aventura para quem busca por mais da escrita criativa e imaginativa presentes nas obras de Dahl.

@dinkley_atelie 25/05/2020

Criei muita expectativa pra esse livro, por causa do primeiro, mas fiquei bem decepcionada, esse livro é sem pé nem cabeça, uma história sem nexo, não faz o menor sentido com a primeira, passou longe do que deveria ser uma continuação

Daniana.Bittencourt 13/11/2020

Aventura para crianças!
Para quem não conhece, esse livro é continuação de “A fantástica fábrica de chocolate”. Logo após ganhar a fábrica de chocolates para si e ir buscar a família junto com Sr. Wonka, Charlie vivenciará muito mais aventuras.
Ao retornarem à fábrica no Grande Elevador de Vidro, um imprevisto acontece e acabam indo parar na órbita da Terra. O grupo acaba iniciando uma aventura envolvendo um hotel espacial, um grupo enorme de Cnidos Vermicosos e muita confusão.
Enfim, mais uma vez de volta à fábrica, mais confusão espera esse grupo quando os avós administram doses erradas de uma pílula rejuvenescedora.
Assim como no livro anterior, Roal Dahl procura trazer lições de moral para seus leitores. O livro traz uma leitura envolvente e super acessível ao público infanto-juvenil. Indico para as crianças a partir de 9 anos.

site: @livromeulivroseu

marcosandrade.e 17/07/2021

Esse livro, diferente de Charlie e a Fábrica de Chocolate foi bastante difícil de ler.
O livro mal aproveita o universo já construído no livro anterior, mas também não aproveita o que foi construído nesse.
Aqui, parece que Roald Dahl não atingiu a inventividade e o absurdo que ele normalmente atinge em suas outras obras.

Lucas Felpi 02/06/2020

Esperando uma continuação à altura para o famoso filme, me decepcionei. A sequência de Roald Dahl não é outra épica história, mas um conto que nostalgicamente traz os conhecidos personagens. Embora dito infantil, Dahl perspicazmente inclui críticas políticas ao período da Guerra Fria. Ao ler, leia com as devidas expectativas.