Poemas

Poemas Bocage

Resenhas - Poemas

Marcos606 08/11/2023

Bocage empregou várias formas de versos, mas está no seu melhor no soneto. Apesar da estrutura neoclássica de sua poesia, seu sotaque intensamente pessoal, frequente violência de expressão e obsessão pelo destino e pela morte antecipam o Romantismo.

Karla 17/12/2020

Eu li, neh?
Não sei se pela fase que me encontro o livro perdeu o brilho, se para mim soou como um grande melodrama mexicano por não acreditar muito no que se esta escrito. De toda forma, esta lido e isso basta. Só compre se acreditar ou se estiver bem apático, caso contrário vai soar zueira e você vai rir. Boa leitura!

Felipe Fleury 29/01/2016

Um dos melhores
Juntamente com Camões e Antero de Quental, compõem a tríade de poetas portugueses que não podem deixar de ser lidos por quem aprecia a melhor poesia. O livro é excelente. Contém sonetos, canções, cantos, elegias, epicédios e muito mais de um dos maiores poetas portugueses. Para ler e ser relido sempre.

priscila.wenzel 23/07/2016

Poemas de Bocage

Pra quem gosta de poemas esse livro é uma bela coleção de 50 anos com inúmeros poemas de Bocage, separado por Sonetos, Odes, Cantos, Elegias e Epicédios, Idílios e Cantatas, Epístolas e Satiras, Odes Anacreônticas, Quadras, Apólogos, Traduções e Poesias Marginais.

Eu particularmente gosto mais de Poesias e Sonetos.

“Sonho ou velo? Que imagem luminosa
Esclarecendo o manto a noite escura,
A meus olhos pasmos se afigura,
Sopeia a tua dor, alma saudosa.

De mais vistoso objeto o céu não goza,
A clareza do sol não é mais pura....
Que encanto! Que esplendor! Que formosura!...
Caiu-te um astro, abóbada lustrosa!...

Sorrisos da purpúrea madrugada,
Vós tão gratos não sois... Ah! Como inclina
A face pra mim branda, apiedade!

Refulgente visão, tu és de Ulina;
Tu es a cópia fiel da minha amada,
Ou o reflexo talvez da luz divina.”

“Amam-se tanto nas sombras
Quanto na luz se enfastiam;
Em mim acabam-se muitos;
Muitos em mim principiam.”

Lethycia Dias 10/01/2019

Desanimador
"Poemas" é uma coletânea do poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), reunindo diferentes formas de poesia: sonetos, odes, canções, cantos, elegias, epicédios, idílios, cantatas, epístolas, sátiras, quadras e apólogos. Também estão incluídas algumas traduções feitas por ele, adivinhações e algumas das poesias marginais que fizeram sua (má) fama.
O livro conta com uma maravilhosa introdução escrita por José Lino Grünwald, que traz um pouco do contexto em que o autor viveu, as influências de sua escrita, um pouco de sua vida e de seus conflitos, que nos ajuda a entender melhor os poemas selecionados.
Minha parte preferida foi a dos Sonetos, que é a forma tradicional de poesia com a qual estou mais acostumada, com muitos temas românticos, aos quais eu não resisto. Uma característica geral do livro são as inspirações da antiguidade clássica, com menções a deuses e criaturas da mitologia grega, além das Musas inspiradoras.
As outras partes do livro me desanimaram um pouco, com poemas que eram basicamente homenagens a pessoas de quem nunca ouvi falar, ou de algumas personalidades históricas um tanto infames, como Maria Antonieta, além da realeza de Portugal. Tudo me soou como bajulação, coisa que, segundo a introdução do livro, ele precisou mesmo fazer. Ao mesmo tempo, alguns dos sonetos pareciam indiretas a pessoas da classe artística, como uma "lavação de roupa suja".
Eu tinha grandes expectativas sobre as poesias marginais, que o fizeram ser perseguido por autoridades religiosas. Como o puritanismo sempre exagera naquilo que condena, eu esperava gostar dessa parte do livro, mas os poemas marginais não tinham nada de erótico, e não tinham construções bonitas ou agradáveis de ler. Eram pornográficos e pareciam escritos por um garoto da quinta série com vocabulário do século XVIII.
Recomendo com ressalvas. Eu diria que só os Sonetos, Cantos e Quadras valem a pena.

site: https://www.instagram.com/p/BsWe5cNg2Sr/