Percatempos

Percatempos Gregório Duvivier

Resenhas - Percatempos

Julie.Braghetto 22/09/2023

Hilário
Comecei e terminei no mesmo dia.
Percatempos é hilário, o famoso ?para ler em uma sentada?.

Recomendo para todos que querem ?perder um tempinho? com algo gostoso e descontraído.

Nalara 02/08/2023

Humor inteligentíssimo típico de gregório

sou suspeita pra falar pq sou fã demaaaaais

amei amei

Liz 27/07/2023

Uma leitura rápida, divertida e interessante. Você consegue ler em pouquíssimos minutos. Tive a indicação de uma colega, e foi uma boa opção para passar o tempo. Gostei bastante

Danielle 01/10/2022

Então...
Algumas páginas achei simplesmente geniais: ri e pensei "quanta criatividade"! Por outro lado, existem páginas que me fizeram pensar: "Eu, hein? Não tem graça". Então, varia muito o conteúdo. Se quiser tentar, está disponível gratuitamente no app BibliON - a biblioteca gratuita de São Paulo.

Alyne 02/01/2022

Textos & Ilustrações
Leitura dinâmica e cômica, livro totalmente ilustrado pelo próprio Gregório Duvivier. Já o li umas 4 vezes.?

Giselle.Zart 18/02/2018

É inteligente e engracado, com desenhos simples mas humorados e pensamentos contemporâneos. Uma leitura rápida e divertida.

izabelaborges 08/01/2017

Simples e divertido
É um livrinho simples com gravuras feitas pelo Duvivier. Me divertiu!

Jess 07/08/2016

"Gregório Duvivier nos oferece dezenas de desenhos inéditos de nanquim e aquarela, que conciliam o lirismo, a irreverência e o engenho já familiares a seus fãs. Em um passeio pelo repertório cultural do autor, vemos reinventadas vida e língua cotidianas."

Eu gostei demais do trabalho! Com humor, críticas, ilustrações, poesias, cotidiano e brincadeiras que no conjunto, deu certo. A editora também caprichou! A edição está linda e esse amarelo da capa é um destaque no meio de outros livros.

Uma leitura divertida e enriquecedora. Um livro que quero na minha estante e uma ótima dica pra presentear alguém, seja leitor ou não.

site: www.instagram.com/saymybook

ViagensdePapel 25/01/2016

Percatempos
Quem acompanha o blog bem sabe que eu gosto muito do Gregorio Duvivier pelo artista plural que ele é. Já conheci diversas de suas facetas e assim que vi que ele lançaria, pela Companhia das Letras, uma coletânea de ilustrações, logo fiquei curiosa, afinal eu nem sabia que ele (também!) desenhava. Percatempos é um livro fininho, que dá para ler em uns cinco minutos. Traz diversas ilustrações que o autor conta que fez em seu tempo de ócio, enquanto passava horas em aviões, ou para se distrair. É uma obra divertida, tem boas sacadas, mas nada muito além. Confesso que foi interessante conhecer esse novo lado do autor, mas perto de seus textos, roteiros e poesias geniais, fica bem abaixo das expectativas.

Duvivier transpõe o cotidiano em suas ilustrações, o que faz com que seja muito fácil se identificar. Ele também imprime nos desenhos o sarcasmo e o tom de crítica, também muito presentes em seus outros trabalhos. Além de uma brincadeira com os dias da semana, com os meses do ano, e com as expressões regionais, ele utiliza a figura de personalidades como Eike Batista, Arnaldo Antunes e até mesmo Deus para demonstrar as preocupações da sociedade nos dias de hoje, muito mais voltadas para o materialismo e exposição.

Ele também brinca com o negrito, o CAPS LOCK, o itálico e o Comic Sans, que muitas vezes irritam quando mal utilizados e foram até mesmo personificados. Além das ilustrações mais descontraídas, o livro traz aquelas que são crítica pura. Uma das que eu mais gostei traz um Jesus Cristo em formato de paper doll – bonequinhos que podem ser vestidos de maneiras diferentes. Logo na próxima página há diversas opções de vestuário.

Ao virar a página, é difícil parar de ler até finalizar. Apesar de passar muito rápido, é uma leitura divertida, uma boa companhia para quando se quer algo mais descontraído. Gostei de conhecer as ilustrações do autor e espero agora que ele explore melhor essa vertente – quem sabe em um futuro livro mesclando poesias, crônicas ou até mesmo se aventurando no romance (espero ansiosa).

Bruna 08/01/2016

Resenha: Percatempos
Normalmente, quando gosto muito de um trabalho de algum escritor eu sempre procuro ficar atenta para acompanhar os próximos trabalhos dele, e isso não é diferente com o Gregorio Duvivier. Me tornei uma grande fã dele quando comecei a ler sua coluna na Folha de São Paulo (por sinal, os textos que ele escreve são muito bons) e também envolvendo o seu trabalho no Porta dos Fundos, sendo assim quando eu fiquei sabendo que ele estava prestes a lançar um novo livro "Percatempos" eu fiz questão de passar nas livrarias próximas à minha casa para poder me presentear com esse livro, que despertou bastante a minha atenção.

"Depois de surpreender a todos com sua verve poética, em Ligue os pontos, e de se consolidar como um dos mais inventivos cronistas brasileiros da nova geração, com Put some farofa, o aclamado ator e roteirista do Porta dos Fundos revela nova face de seu talento. Com influência de Millôr, Sempé, Steinberg e de sua avó Ivna, Gregório Duvivier nos oferece dezenas de desenhos inéditos de nanquim e aquarela, que conciliam o lirismo, a irreverência e o engenho já familiares a seus fãs. Em um passeio pelo repertório cultural do autor, vemos reinventadas vida e língua cotidianas. A originalidade e o frescor de Gregório estão de volta, dessa vez para enriquecer a tradição de nosso humor gráfico."

Como leitora sempre gosto um pouco de sair da minha zona de conforto, e a experiência que eu tive ao ler "Percatempos" me proporcionou isso. A leitura desse livro foi bem diferente de tudo do que eu já havia lido até então, por conta de ser um livro fino e que trabalha com figuras a leitura foi extremamente rápida durando em torno de 5 a 10 minutos.

Se trata de uma leitura bem visual e o Gregorio transpõe o cotidiano em suas ilustrações, e ao mesmo tempo em que ele brinca com pequenas coisas como o negrito, o itálico, o CAPS LOCK e a Comic Sans; ou um sinal de trânsito; os dias da semana; o calendário e os diversos mapas do Brasil, Duvivier também coloca um pouco do seu tom de sarcasmo e crítica em alguns desenhos, algo que não poderia faltar e que na maior parte das vezes está presente em seus outros trabalhos.

Alguns dos desenhos simplesmente parecem uma verdadeira maluquice, já outros podemos identificar a presença de personalidades como Eike Batista, Arnaldo Antunes e até mesmo Jesus, e sempre envolvendo algum jogo de palavras ou outros elementos que remetem ao fato da nossa sociedade atual se preocupar com a questão do materialismo e da exposição.

E de maneira geral a leitura de "Percatempos" foi rápida e gostosa, de modo que em nenhum momento eu me arrependi de ter saído da minha zona de conforto. Dei boas gargalhadas ao longo da leitura (principalmente nos agradecimentos, como sempre Gregorio consegue mostrar mais uma vez o seu talento de transformar coisas comuns do cotidiano em pura graça), e acho que o único ponto negativo que posso apontar é o fato de o livro ser muito pequeno e a leitura muito rápida. Ao terminar de ler demorou um pouco para cair a ficha de que só era aquilo, e foi inevitável sentir aquele sentimento de "quero mais". Agora, o que me resta a fazer é continuar acompanhando a coluna dele na Folha de São Paulo, e aguardar ansiosamente para um próximo lançamento de um novo trabalho dele, seja na forma de um livro assim de desenhos, poesias ou crônicas.

site: http://escritorawhovian.blogspot.com.br/2016/01/resenha-percatempos.html

Alan 16/12/2015

Notebook do bom humor
O mais divertido caderno de desenhos que já tive a oportunidade de folhear: cada página traz uma tirada genial para salvar o dia. Ótimo para presentear o amigo ranzinza ou para deixar sobre a mesa de trabalho para abrir à esmo naquelas segundas-feiras complicadas.

Mila F. @delivroemlivro_ 10/12/2015

Estou desapontada...
Tenho uma grande admiração pelo trabalho do Gregório Duvivier, acho um escritor bem crítico, irônico, sarcástico e bem humorado, ele tem sempre algo a falar e é polêmico e reflexivo, o que é uma grande característica em um mundo tão vazio de pensamentos originais e críticos, mas infelizmente essa nova produção do escritor não me envolveu.
Percatempos é uma leitura bem visual e mesmo trazendo as características primordiais das produções de Duvivier (humor, crítica, pegadas rápidas) não consigo esconder meu desapontamento e após a leitura (que levou uns 10 minutos) cheguei a conclusão de que um livro assim não tinha muita necessidade de ser publicado.
Não vou dizer que não é criativo e engraçado – algo que Duvivier faz quando não está fazendo nada, mas o pensamento continua ali a martelar na cabeça, só que diferente das outras produções do escritor Percatempos carece de uma substância maior que dê um sentido a publicação e, como leitora, não consigo encontrar sentido para um livro assim.
Em suma, estou desapontada, senti que o livro deu todas as pistas de que seria uma “perda de tempo”, mas eu fui na fé que tenho no escritor e acabei tomando um banho de água fria.

site: www.delivroemlivro.com.br

Carol 10/12/2015

Percatempos. Mas bem poucos tempos
'li' esse livro em cinco minutos na livraria enquanto esperava começar minha sessão no cinema.
O Livro está bem editado e tem uns desenhos loucos, outros engraçadinhos do Gregório.

Que me chamem de filisteia, mas eu não daria dinheiro para ter uma cópia desses desenhos em casa. Me diverti nos 5 minutos na livraria e agradeço o Gregório pela companhia. E é só.

site: www.sanduichedepapel.com