Sua alteza real

Sua alteza real Thomas Mann

Resenhas - Sua Alteza Real

DeaGomes 27/12/2022

Thomas Mann nunca me decepciona..
Eu li sem ver a contracapa dessa edição (que entrega tudo logo de cara) então foi muito legal ter lido sem saber nada da história, pois COM CERTEZA foi uma experiêcia muito mais interessante. O que a Companhia das Letras trás como apresentação do livro na contracapa só acontece depois da metade do livro, por volta da página 180, chegar sem saber é muito mais interessante. Vacilaram feio, hen Companhia das Letras!!!

Sobre a história:
Harmonia entre a burguesia e a nobreza, ou seja, obviamente uma história utópica e irreal, mas que Thomas Mann constrói com maestria! Livro extremamente descritivo que narra a história de Klaus Heinrich, sua alteza real. Príncipe que vive numa bolha (advinda de sua condição de nobreza) desde seu nascimento e que precisa manter as aparências num país em plena decadência econômica.
Historia muito bem contada, mas sem grandes surpresas, reviralvotas ou plot twist (exceto um suicidio no final, mas que abalou a poucos além de mim mesma).

As marcas de Thomas Mann estão todas presentes: a figura do artista, do poeta, a literatura, as origens latinas, a relação entre irmãos e membros familiares...

Vale a pena a leitura? Sim, Thomas Mann SEMPRE VAI VALER A PENA!

Carlos 09/03/2023

Sua alteza real
Após o sucesso de Os Buddenbrook, Mann publica um romance ruim e cansativo, com motivo o mais criticado dele.

Sua alteza real peca nas descrições excessivas (sei que é uma característica do autor, mas mesmo assim) e na construção dos personagens, os quais são bem chatos.

Foi uma boa tentativa de representar a aproximação entre a aristocracia e a burguesia no início do século XX, mas não passou de uma tentativa. Gostei muito de A Montanha Mágica, o que me levou a querer ler a bibliografia do autor. Este livro quase me convenceu do contrário.

Camila Faria 01/06/2022

Um mergulho na história do (fictício) grão-ducado de Grimmburg, uma dinastia decadente, cujos cofres monárquicos se encontram vazios, sem o mínimo do capital necessário para manter as estruturas do Estado. Klaus Heinrick, um dos príncipes-herdeiros, vive protegido dos problemas reais do povo e se sente cada vez mais sufocado pelo ritualismo vazio da sua existência. A chegada de um bilionário americano na região ~ e de sua excêntrica e sarcástica filha Imma Spoelmann ~ expõe o príncipe a uma nova mentalidade e a um novo tipo de poder, baseado não na dignidade e na nobreza inata e sim no pragmatismo do mundo materialista. A narrativa é riquíssima em detalhes, do cotidiano da corte aos pormenores da sua precária situação econômica. E o forte do livro é justamente esse, uma vez que o desenrolar da história é bem previsível e a grande dúvida/pergunta que acompanha o príncipe é até anunciada nas sinopses e resumos: seria um casamento fora do círculo aristocrático a solução para a ruína do Estado? Eu gostei da leitura, mas não tanto quanto a leitura do seu livro anterior, Os Buddenbrook, que eu achei mais fluido e mais cheio de eventos memoráveis.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-34/

Mel 27/07/2022

Conhecendo Thomas Mann
Meu primeiro livro do Mann, disseram-me que não comecei pelo melhor? realmente, apesar de ser um texto gostoso de ler, tem uma diferença bem grande entre os 2/3 iniciais do livro e o final, em termos de escrita. Ele começa prolixo e descritivo, como é seu estilo, depois passa a uma escrita rápida e com certo atropelo de acontecimentos, justo no momento em que você quer mais detalhes? Ainda assim, um livro gostoso de ler e que oferece temas para inúmeras reflexões.

jiji.books 04/02/2024

Meh
Neste romance de formação, acompanhamos klaus heinrich, segundo na linha de sucessão do grão ducado de grimmburg. apesar da proposta ser muito interessante, o livro é bem prolixo, não me prendeu muito.

CAcera3 28/09/2023

Um Mann fofo
Com a maestria narrativa de sempre Thomas Mann consegue nos entregar um conto de fadas moderno com questões políticas muito fortes. Acompanhamos Klaus Heinrich, príncipe de um ducado alemão, desde seu nascimento e contemplamos várias questões que circundam esse universo real. Todo esse começo é bem importante, mas a história fica ainda mais interessante quando surgem três personagens bem diferentes do apresentado naquela cultura. Os temas caros ao autor como identidade, patriotismo, beleza, etc., continuam sendo abordados aqui, mas com uma apresentação bem inusitada e que me encantou bastante.