Filosofia Moral Britânica

Filosofia Moral Britânica Bernard Mandeville...




Resenhas - Filosofia Moral Britânica


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Filino 14/03/2017

Uma boa coletânea dos moralistas britânicos
Por vezes um leitor novato de filosofia, ao se debruçar sobre a obra de um pensador célebre, encanta-se com as questões que ele desenvolve e pode vir a acreditar que tudo aquilo que está escrito é obra de sua genialidade. Em que pese a originalidade dos pensadores, também é inegável a sua dívida com as reflexões daqueles que vieram antes dele - seja para combatê-las ou referendá-las.

A reunião de escritos que compõem "Filosofia moral britânica", dentre outras coisas, proporciona um contato com pensadores que não são tão célebres (nem mesmo nas salas de aula das nossas universidades), apresentando-nos textos que se inserem, justamente, nessa tradição de discussões, continuidades e rupturas que compõe a história da filosofia. É possível, por exemplo, ler como Samuel Clarke destila severas críticas contra o pensamento hobbesiano e de que modo questões como o "amor por si mesmo" (que aparecerá na reflexão de vários filósofos posteriores), a "benevolência" e o modo de agir do homem em relação ao meio em que vive se faziam tão presentes naquela época e naquele lugar. Vemos então que muitas questões tratadas por figuras como Rousseau e Kant, por exemplo, já constituíam objeto de estudo de outros pensadores - merecendo um tratamento surpreendentemente semelhante.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR