Aprender a viver

Aprender a viver Luc Ferry

Resenhas - Aprender a viver

Luiza.Thereza 18/03/2016

Aprender a Viver
Uma das coisas que estou adorando na TAG - Experiências Literárias é que ela está me proporcionando acesso a livros que normalmente não me chamariam atenção. Graças a ela, estou saindo (ainda mais) do meu lugar comum e conhecendo livros e autores novos.

Neste livro, o que me foi apresentado de novo foi a filosofia.

Aqui, o filósofo francês Luc Ferry se propõem a dar a seus leitores uma explicação geral sobre alguns dos grandes momentos dessa disciplina que, por vários motivos, quase sempre é colocada em segundo (ou terceiro, ou quarto) plano no interesse dos alunos.

O que me chamou atenção é que Ferry consegue passar todas as informações que ele quer, sem recorrer à palavras complicadas nem a teorias (muito) desconhecidas. O autor é direto no que quer falar, de modo a não perder tempo dando voltas no mesmo ponto, e não deixa de ressaltar o que, no ponto de vista dele, merece algum reforço. Mesmo os exemplos e os trechos de referência utilizados são de fácil compreensão. (E, se ele achar que o exemplo ainda não ficou claro, ele lhe dará outro, que sempre virá acompanhado por uma explicação do exemplo tomando por base o ponto em que ele quer chegar).

Lembro-me que, durante os primeiros semestres da faculdade, fiquei mesmo animada em aprender filosofia, mas, a medida que a disciplina foi sendo dada, desanimei. Fiquei desmotivada não apenas pela quantidade de textos passados, mas também pela dificuldade que era a interpretação dos mesmo e por algumas deficiências que meus professores (e minha turma) apresentaram.

Aprender a viver é mais uma iniciação filosófica do que um aprofundamento no tema. As grandes ideias geradas pela filosofia ao longo do tempo são abordadas sem que sua riqueza e sua profundidade sejam perdidos.

Apesar da quantidade de informações, elas são passadas de maneira branda, de modo que é bastante fácil sobreviver a leitura. No todo, estou contentíssima com a leitura, e sei que, de alguma maneira, consegui absorver bastante do que Luc Ferry se propôs passar com Aprender a Viver.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2016/03/aprender-a-viver-luc-ferry.html

Ricardo 13/10/2016

Uma obra importante
Considero que para qualquer um sem formação filosófica essa obra é muito esclarecedora, trazendo informações muito interessantes sobre a história da filosofia.
A preparação dos conceitos para o entendimento de pensamentos futuros é muito didática e facilita o entendimento de ideias que, caso contrário, seriam difíceis de serem plenamente compreendidas.
Apesar de toda a didática do autor na condução de sua linha de raciocínio, alguns capítulo se mostram mais pesado e complexos e requerem um esforço extra do leitor, até mesmo uma releitura, antes que possa se passar de forma segura para os próximos capítulos.
Um livro para se ler com um bloco de anotações ao lado e no final se sentir realizado com toda a informação extraída.

Gisele567 02/01/2021

Aprender a Viver Filosofia para os novos tempos
A obra apresenta-se como uma iniciação a filosofia, porém com riqueza e profundidade das ideias filosóficas que vai muito além de uma leitura superficial.
Após a caminhada pelas ideias filosóficas através dos tempos, Luc Ferry conclui:
" Você já entendeu que eu amo a filosofia e, acima de tudo, a ideia do pensamento alargado,que prezo muito. O que talvez seja o essencial da filosofia moderna e do humanismo contemporâneo.
Ela possibilita, na minha opinião, pensar uma theoria que confere à autorreflexão o lugar que merece, uma moral aberta ao universo globalizado que a partir de agora teremos de enfrentar, mas também uma doutrina pós-nietzschiana do sentido e da salvação.
...
Toda grande filosofia resume em pensamentos uma experiência fundamental da humanidade, como toda grande obra artística ou literária traduz os possíveis das atitudes humanas nas formas mais sensíveis. O respeito pelo outro não exclui a escolha pessoal. Ao contrário, a meu ver, ele é sua condição primeira."

Drica.Barros 17/11/2022

Experiência incrível
Não foi uma leitura fácil pra mim, pois em cada capítulo o autor vai derrubando os tijolinhos que empilhei por anos para formar as minhas crenças.
Além disso, uma outra dificuldade foi que esse não seria um livro que eu normalmente leria. Foi uma indicação. Então, em algumas partes ele foi cansativo sim, mas extremamente necessário, porque abriu meus horizontes. Me senti com um leque de novas possibilidades de pensamento.
Com certeza é um livro que tornarei a ler, porque muitos conceitos me escaparam.
Foi uma experiência incrível. Me senti aprendendo algo completamente novo de fato.

Heloísa 28/12/2022

Aprender a viver
Luc Ferry me vendeu o livro dizendo que era uma ?iniciação na Filosofia? e depois descobri que até pra iniciante eu ainda preciso aprender mais. Kkk

Amélia Mel 25/01/2022

Filosofia para os novos tempos
Luc Ferry passa por grandes momentos da filosofia procurando explicar as diferenças em termos de três dimensões:teoria, ética e salvação.

Apesar do autor ter as suas preferências das correntes filosóficas que apresenta, este sabe extrair o melhor de cada momento, sem precisar utilizar de depreciação ou ironia para apresentar as suas ideias. Essa maneira de construir um novo pensamento, buscando sempre compreender os momentos anteriores ao invés de simplesmente criticá-los, ao meu ver, pode ser considerado um exemplo prático do que ele chama de ?pensamento alargado?, conceito este que o autor busca transmitir como parte de uma filosofia contemporânea.

O autor é muito mais um ótimo professor do que um bom escritor, por isso, não espere uma escrita eletrizante, nem mesmo um livro de auto ajuda, mas sim, um livro bem fundamentado, com algumas partes um tanto prolixas.

Não sou especialista em filosofia, mas acredito que o livro cumpre plenamente com o seu objetivo de apresentar o essencial da filosofia de maneira relativamente simples, porém, sem que para isso tenha que distorcer os pensamentos apresentados.

Joyce654 10/01/2024

Ame a singularidade
Esse livro percorre todos os principais conceitos da filosofia, desde a clássica à contemporânea, de uma forma simples e completa. E, ao final, deixa em nossas mãos a liberdade para se apropriar das ideias com as quais mais nos identificamos. Com isso, para mim, me encontro entre o existencialismo e o humanismo, no sentido de aceitar a ausência de qualquer sentido intrínseco à vida, mas ciente de que é nosso dever, através do amor, atribuir sentido aos nossos dias. Não o amor pelas particularidades ou qualidades, inteligência, beleza?, mas pela singularidade de casa ser humano, aquilo que ele é, forjado pelas experiências, o que o torna único.