Sholay: The Making of a Classic

Sholay: The Making of a Classic Anupama Chopra

Resenhas - Sholay: The Making of a Classic

Carol 14/11/2015

O maior filme de todos? Para um país inteiro, sim.
Este livro foi bem mais completo do que o esperado. Anupama Chopra é claramente uma grande fã do filme e da equipe, mas isto não a impediu de fazer uma profunda pesquisa. Há detalhamento não apenas de toda a técnica envolvida na criação do filme, como também do clima amistoso nos bastidores e do estado de espírito dos roteiristas, atores e diretor. Para coroar o livro como um bom entretenimento também para quem não entende dos aspectos técnicos do cinema (eu! eu!), a autora também relatou várias curiosidades. Quem imaginaria o Dharmendra gravando uma cena de ação bêbado e quase dando um tiro no Amitabh Bachchan?

"Engoli" o livro em um dia e o leria muitas vezes mais. Fiquei impressionada com o esforço feito para criar Sholay. Costumamos ver tudo com o olhar do Ocidente e não entendemos como é difícil criar uma obra dessa magnitude num país de 3º mundo, em plenos anos 70 e com menos recursos do que havia em outras indústrias de cinema. Em um país no qual filmes são gravados em no máximo 6 meses, esse levou 2 anos e meio. Foi feito com sangue, suor e lágrimas de toda a equipe.

Também não consigo ser imparcial com Sholay. Sou muito fã. E como fã, sou grata por esse livro incrível.