Heavier Than Heaven - Mais Pesado que o Céu

Heavier Than Heaven - Mais Pesado que o Céu Charles R. Cross

Resenhas - Heavier Than Heaven

Júlia 25/08/2011

Adoro ler biografias. Adoro sentir essa proximidade máxima que elas trazem com as pessoas sendo retratadas. Adoro poder ler pensamentos íntimos da pessoa e sentir por aquele momento que só eu sei daquilo, que ela mesma me disse, em confidência.

Mesclei adoração e desprezo pelo cantor à medida que lia certos momentos de sua vida. Sendo filha de pais separados, entendo perfeitamente como esse fato pode marcar indelevelmente uma pessoa, mas não acho que justifique tanto certos atos, como o autor muitas vezes justificou.

O que mais me aproximou do cantor ao mesmo tempo me afastou. Por muitos anos da minha adolescência me sentia como ele. Mas amadureci e comecei a entender certas coisas. Parece que ele não. Ele só procurava a fuga constante. Quando percebeu que não poderia continuar com aquilo pra sempre, simplesmente desistiu. Fugiu, enfim.

É claro que há muitos outros fatores de sua vida que eu nem chego perto de entender o que foi pra ele, então dá-se o lugar à adoração. Ter passado o que ele passou e nunca ter desistido do que ele mais queria na vida - viver de música, não importa como.

Seu sucesso foi uma consequência inevitável, algo pelo qual ele ora se regojizava, ora se martirizava. Confusão muitas vezes explícita pelo autor, com a confissão de que não entendia e não entende até hoje essa dualidade. O querer a fama, mas não se achar digno de merecimento, outra área na qual me identifico - "vergonha" de merecer.

Dualidades se estendem pelo livro inteiro - adoração x desprezo; fuga x persistência; regojizo x martírio - e termina com a maior de todas: a sensação de querer que ele ainda vivesse, continuasse contribuindo genialmente para a música e o aprecio pelo desfecho, tendo em mente como sua vida provavelmente seria se fosse em frente - em fuga, constante fuga...
hannahkkkjk 01/12/2021minha estante
a

Leonardo1121 17/05/2023

Sobre Heavier than Heaven
Um gênio, com sérios traumas de abandono, uma juventude complicada, uma doença rara e um vício crônico de drogas Kurt Cobain mostra toda sua genialidade artística para o mundo.
Entre tristeza absoluta, vício e guerra interior Kurt Cobain se mostra um artista de primeira tanto na composição, como na arte, com desenhos, canto e instrumental. É uma pena que uma mente tão brilhante tenha vivido uma vida tão miserável
me deu vontade de ler

nsksbdjdnekd

lindo

maria eduarda 20/07/2022

Esplêndido
Não preciso nem dizer que é meu novo livro favorito né? Como fã de Nirvana, eu venho dizer este não é um livro sobre o vocalista do nirvana, é sobre Kurt Cobain, e o ser humano que foi. Óbvio que retrata sua trajetória com a banda, e como foram os altos e baixos até a tão esperada carreira. Ao contrário do que dizem, Kurt buscava SIM ser famoso, lutava CONSTANTEMENTE, se dedicava dia e noite, sofrendo por seus extremos internos, seu nauseado estômago, sua hiperatividade, aquele divórcio chato, suas diversas e diversas mudanças de cenário, e infelizmente aos seus declínios (que não foram poucos). Como ser humano como qualquer outro, possuía suas próprias feridas e cicatrizes que não se fechavam, não importa quantas vezes e quantas coisas usou para preencher seu vazio, nada era suficiente, não foi suficiente. As consequências da fama inesperada, os artigos de tabloides, nascimento de sua filha, seu casamento conturbado, o afastamento de seu pai, vício em drogas e outra série de fatores como sua extrema sensibilidade ao mundo ao seu redor, isso tudo acabou sendo muito pesado pra você, foi difícil suportar, e você tomou sua decisão final, aquela infelizmente sempre se fez presente em sua vida. Kurt você foi incrível como artista, nos concebendo o prazer do conhecimento da sua arte, das suas letras melancólicas e certas vezes macabras com sentidos implícitos e metáforas incríveis, seus fascínios, e a forma como sua mente brilhante funcionava tudo isso foi deixado de presente a nós, e também, você renovou a década em que viveu deixando sua marca até os dias de hoje, seus ideiais e falas em prol dos movimentos lgbt, feministas, e raciais, culturais entre outros foi o que diferenciava você, era toda a sua ira, audácia, e coragem que penetrava e destruía todos esses dogmas antigos vivenciados por você em sua pequena Aberdeen, e a também a todos daquela época. Kurt, quero que saiba que ninguém está aqui para compreender a sua decisão, isso só cabe e coube somente a você, e que embora possa ser visto de forma egoísta, nenhuma biografia, documentário, letras de música, cartas, gravações e vídeos seriam suficientes para explicar definitivamente o que você sentia e por que sentia, isso era algo íntimo somente seu, e nada nem ninguém irá lhe tirar isso, a sua verdade e os seus motivos. A Frances cresceu e está mais velha do que você quando partiu, ela se tornou uma mulher linda, você iria ter se orgulhado assim como tenho certeza que ela se orgulhou de você, como Courtney, Dave, Krist, Pat, sua irmã Kim, seus pais e muitos outros. Nós te amamos muito e desejaríamos de todo coração que não tivesse partido, mas estamos felizes que tenha encontrado sua paz e se livrado de todas as dores que o assombravam. Muito obrigada por tudo, por ter sido diferente, brilhante, fora da lei, criança birrenta, sensível, briguento, carinhoso, por ter sido quem foi com sua empatia gigantesca e amor que eram maiores que você. Esperamos que independente de onde está agora, que esteja bem. Com todo o meu coração, indico esse livro para fãs do Kurt e amantes do nirvana. O livro retrata tudo que citei acima com todos os mais impecáveis detalhes.

Fer2410 23/09/2020

Incrivelmente perturbador
Do início ao meio do livro, percebemos o autor contar a história de vida do Kurt. Com isso, podemos entender a motivação de muitos acontecimentos que se sucederam em sua vida. Do meio para o final, o livro dá uma alavancada e temos os primeiros relatos fortes das suas overdoses e luta contra o vício. O autor opta por encerrar o livro, nos contando sobre o último dia do astro do rock.

Obs.: indico somente para quem realmente é fã e se interessa pela vida do mesmo. Os demais, acharão cansativo.
Angie - @livros_libras 02/12/2023minha estante
Estou lendo aqui a bio, tô na metade mais ou menos e vim ler algumas coisas para abstrair a tensão. Nirvana foi a minha primeira banda de rock que ouvi - e gosto até hoje -, mas não me sentia preparada para entrar no particular do Kurt. Estou gostando muito da narrativa.

Fer2410 02/12/2023minha estante
Sim! Quem é fã, sente tudo na pele mesmo kkk Boa leitura! ?

Joyce.SkySou 11/02/2023

Uma vida desperdiçada
Eu demorei muito pra terminar esse livro pq ele é realmente pesado, mas muito bom. Ele esclarece várias coisas. Com esse lance de falarem que a Courtney tinha coisa haver com a morte do Kurt, nesse livro é esclarecido que ela só foi mais uma vítima da fatalidade que o marido cometeu contra si mesmo. Eu como fã achei muito importante ler esse livro pq mostrou um lado do Kurt Cobain que eu não conhecia, um lado mais humano, sensível e artístico dele, já que eu desconhecia o fato que ele também desenhava. Estou triste por ter terminado esse livro, como tantos outros que terminei de ler também. Mas dessa vez é diferente, tem uma empatia pela perda da família, e um sentimento de perda por Kurt ter feito o que fez. Eu lamento muito por isso. Imagina quantas obras mais ele poderia nos proporcionar ainda estando vivo! Mas com essa leirura ne sentí mais íntima dele, e entendo seus motivos, por mais que não concorde com eles.
Não sei se r comendo a leitura, pq a leitura é bastante pesada e arrastada, mas pra quem é fã seja essencial pra poder saber mais sobre a vida desse artista tão emblemático!
Boa leitura pra quem se aventurar e boa sorte. Foca aí!

Xiva 22/01/2023

Mais Pesado do que Tudo
Poucos livros foram tão difíceis e ao mesmo tempo tão interessantes para mim, que gosto de dramas. Mais que um excelente músico e ótimo letrista, o livro traz Kurt como o que ele realmente era (uma alma atormentada) e o eleva ao patamar de grandes gênios como Vicent Van Gogh, William S. Burroughs e Ernest Hemingway que, eternamente insatisfeitos, observavam a sociedade não como os pastores dizem que são, mas como são de fato, um bando de hipócritas que não liga para o ser humano e apenas para o quanto dinheiro ele é capaz de fazer. Denso mas necessário à todos aqueles que se dizem fas da maior banda de rock dos anos 90.

Rildery 03/12/2022

Uma vítima da fama
Esse livro pode ter um significado completamente diferente para quem não conhece a vida do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Você consegue ver um pouco da infância e adolescência do artista até a conquista do estrelato. No entanto, para quem é fã da banda e conhece esses detalhes da vida do cantor pode se deparar com um amontoado de informações ultrapassadas que não acrescentam em nada. Minha leitura serviu para mostrar mais sobre a relação amorosa de Kurt e a vocalista do Hole, Courtney Love. O livro é um compilado de relatos daqueles que conviveram com Kurt e acompanhou sua batalha contra as drogas e a depressão.

Gabriella Chame 06/11/2018

Leitura obrigatória
Não tinha nome melhor para esse livro. Quis ler a versão original em inglês, já que Kurt Cobain já é um personagem controverso por si só e eu não queria ser afetada por problemas da tradução/adaptação.

"Heavier than heaven", o famoso "mais pesado que o céu" é um dos livros mais icônicos da minha geração. Quando eu era adolescente todo mundo queria ler as 500 e poucas páginas sobre o Jesus dos anos 90. Sim, Jesus. Assim Kurt Cobain foi visto por pelo menos duas gerações de jovens, que precisavam inventar teorias mirabolantes para não lidar com o fato de que seu ídolo era humano e cometeu suicídio.

Eu não sou viúva do Kurt Cobain já há mais de dez anos, já estava escolada nas controversias, mas ainda assim esse livro me doeu o coração. Imagino que sejam páginas difíceis pros adoradores do Jesus Cobain, já que foram difíceis até pra mim.

É uma biografia escrita em prosa, porém reúne centenas de entrevistas com as mais variadas pessoas ao redor de Kurt e todas elas contam coisas parecidas demais para ser ensaiado. Acredito que seja sempre bom lembrar que toda escrita é subjetiva, mas os fatos comuns a todos os depoimentos ajudam a ter uma noção do que era a realidade.

"heavier than heaven" é um livro repleto de informações, não só sobre a vida de Cobain, como sobre a depressão, vícios e problemas de saúde, que são temas recorrentes em sua história. Aqui vemos um Kurt que viveu em profundo sofrimento, físico e psicológico, tanto que chega a doer na gente. Ao fim das 500 e poucas páginas, seu suicídio não parece coisa descabida.

Na minha concepção, se Cobain tinha que deixar um legado de algo além de música com sua morte prematura, é a mensagem de que as pessoas precisam de ajuda e de atenção. Infelizmente a mensagem que ficou pra um número grande de pessoas é só a imagem de "um cara muito foda", sem perceber que suas fraquezas e problemas precisavam de uma sensibilidade e da famosa empatia, que poderiam ter salvado sua vida.

hannahkkkjk 01/12/2021

Desmitificação
Não só eu, mas muitos fãs por hora endeusaram Kurt, mas isso mostrou que ele é humano e erra exatamente como nós, nos aproximando dele. Kurt era uma pessoa sofrida, mas que deu o melhor de si pois tinha compromisso com as coisas. Esse livro é importantíssimo!

allebasæ 04/04/2022

Meu Ídolo.
Diga-se que essa é minha "carta aberta de amor" para Kurt Donald Cobain. E ter lido sua biografia principal além de ter assistido ao seu documentário, produzido pela própria filha, foram muitos importantes para eu nutrir ainda mais admiração pela criatura extraordinária que ele foi nessa terra. Às vezes eu digo brincando que ele foi o ser de luz mais abençoado que pisou nesse Mundo mas sei lá... Às vezes levo a sério esse pensamento.

"Mais Pesado que o Céu" é a justificativa do por que Kurt merece ser valorizado. Não direi idolatrado pois isso possa soar meio radical as pessoas, enfim... Acompanhamos passo a passo, desde nascimento até a morte precoce e súbita e infeliz desse homem, seus dilemas, seu sofrimento constante tanto psicológico quanto físico e como ele se sustentou entre as drogas e as músicas e das músicas para as drogas, numa simbiose de amor&ódio, que criou raízes em seu ser. Sua relação conturbada com Courtney Love, mãe de sua única filha, Frances Bean Cobain que venho sendo muito amada, tanto pelo pai quanto pela mãe que ansiavam em construir uma família perfeita; família essa que não tiveram a oportunidade de terem e que queriam ter essa chance. Infelizmente sabemos os rumos tortuosos que o casal passou antes, durante e após o nascimento da filha

Também temos um gostinho de sua genialidade, por trás da sua arte, crua e visceral, sua fixação pelo orgânico e pela geração. Seu nirvana pessoal. Sua mente cheia de coisas que eram por vezes perturbadoras e por vezes belas.

Ele com certeza foi um homem delicado e sensível, sensível demais para suportar a crueza do mundo. Ele com certeza é e sempre será meu amor, um amor que me baseio e me inspira, me motiva.

A leitura é detalhada e fluída e te faz querer devorar sua história pois bem, a história dele por si só foi muito interessante.

Para sempre, meu, nosso, eterno Kurt D. Cobain.

fbragga 03/11/2023

Um rockstar devorado pela mídia
Um livro bem denso, demorei pouco mais de um mês pra finalizar a leitura, mas valeu a pena.

Por mais que a história de Kurt seja caótica e triste, podemos compreender um pouco melhor o seu lado, não era apenas um rockstar sendo devorado pela mídia, definitivamente os laços familiares e a infância ditaram muitas de suas ações e pensamentos.

Ainda fico um pouco receoso sobre a escrita desse livro e também sobre o documentário, será que Kurt era mesmo esse ser melancólico e suicida que todos pintaram assim como Ian Curtis do Joy Division? E Courtney Love? Me pareceu que ela saiu bem ilesa nessa historia.

Raphaella Chris 18/08/2010

I Hate Myself And I Want To Die
Um livro fascinante e que realmente nos deixa num universo mais pesado que o céu. Volta a infância do ídolo de várias gerações, um ídolo que era um anti-herói, assim como o foi nosso querido dom quixote de la mancha.
Narra histórias importantes de uma criança que nunca superou os traumas dos seus primeiros anos e que vomitou seus medos em canções com letras retorcidas, os abandonos que sofreu e os que infligiu para que não mais voltassem a machucá-lo.
Em sintese, uma história de como o mundo pode ser cruel com alguem que não consegue fechar seus olhos para a realidade que o envolve e o chuta, que traz a tona toda a tristeza da humanidade.
Heavier than heaven tem o efeito de chocar e tirar lágrimas das pessoas mais insensiveis, porque nao conta a historia do astro de rock "kurdt Kobain", mas do garoto solitário cobain.

Flávia 26/03/2015

Heavier Than Heaven - Charles R. Cross
O que é a morte? É a nossa primeira e última companheira, ela anda ao nosso lado desde o momento que somos preconcebidos, porém, apesar de sua familiaridade, é extremamente triste saber que ela vem para alguns cedo demais. Assim, ler a biografia de alguém que já sabemos que morreu é sofrer por antecipação.
A biografia HEAVIER THAN HEAVEN, fala sobre a curta e fatídica história do líder do Nirvana, Kurt Cobain. Charles R. Cross, autor do livro, teceu a grande maioria dos acontecimentos da vida do ídolo do grunge, que apesar de breve, rendeu um belíssimo livro.
Kurt era um garoto, que durante toda a sua vida sentiu-se abandonado pelas pessoas que amava. Desde muito cedo já flertava com o suicídio.
O livro trata da infância difícil e pobre, da adolescência em abandono, todas as dificuldades iniciais para conseguir fazer nascer sua banda. Através destes fatos, surgem muitas histórias tristes e alegres. Depois de ler esse livro será difícil assistir aos clipes e shows do Nirvana da maneira usual, tem-se outra visão, tanto artística, como em relação ao estado de espírito em que os integrantes se encontravam.
Cobain era louco, depressivo, e extremamente talentoso, revolucionário. Podemos ver claramente o cenário do Punk Rock da época, outras bandas que caminharam juntas nessa história e que foram influências para Kurt, e para o Nirvana.
Nesse meio todo de confusão mental Kurt Cobain encontra a companheira da sua breve vida, tão caótica quanto ele, Courtney Love. Desde o primeiro encontro , o casamento e a concepção da filha do casal, e todas as atribulações envolvidas no processo.
Biografia que prende do começo ao fim. Triste, louca, caótica, maravilhosa. Inesquecível. Indicado para todos que gostam de biografias, para quem não gosta , para os fãs, e para os não fãs.

site: http://umaleitoranadapopular.blogspot.com.br/