O Imperador das Lâminas

O Imperador das Lâminas Brian Staveley

Resenhas - O Imperador das Lâminas

becka 24/06/2020

Gostei
Não sou muito de fazer resenha, ainda mais positiva kk, mas preciso fazer. Se eu pudesse resumir, diria que é um bom livro mas que você vai encontrar tudo e nada nele.

O livro é interessante, desvia de uns clichês chatos(o que eu gostei muito)e eu até gostei de alguns personagens, o que pra mim é raro. A história também te envolve muito, te envolve tanto que até chegar ao final eu não tinha percebido o quanto não tem realmente um plot UAU, tipo coisas muito básicas foram desenvolvidas no livro e por ter gostado da leitura só fui perceber a falta de algumas coisas em literalmente 97%. Iria dar 4, mas ao perceber comecei a refletir mais sobre a história.

De forma nenhuma é um livro ruim pra mim, gostei bastante e senti que a história vai realmente começar no 2 livro, o primeiro foi apenas introdutório. Mas senti falta da adição de mais coisas no 1 livro, o desenvolvimento político foi mediano mas nada acima da média e senti que os personagens não tiveram muito aprofundamento no livro. Me divertiu e me fez pensar, então virou um dos que gosto, mas não é um amor.

De qualquer forma achei interessante a forma como o livro me pegou tanto que me esqueci de pensar na falta de várias coisas por conta disso, é raro isso acontecer.

Fabrício 18/02/2024

Gostei do livro, mas com algumas ressalvas.
A ambientação é boa. Deuses e raças antigas, feiticeiros e algumas criaturas fazem do livro uma boa fantasia.

O enredo, apesar de parecer arrastado em algumas partes, se mostra bom, principalmente no final.

O ponto negativo aqui vai para os personagens principais, nenhum dos 3 é bom o suficiente pra serem personagens principais.
Adare, que fala o tempo inteiro que não deve se entregar à emoções, faz exatamente isso, o tempo todo. Seus capítulos foram os mais chatos (aquele julgamento das chamas deveria nem ter sido permitido).
Valyn é um completo inútil 99% do livro.
Kaden só serviu pra alguma coisa no finalzinho do livro quando atingiu o vaniate, mas também não é um personagem que te desperta interesse ou empatia, nenhum dos 3 é.

Só pra terminar: o nome desse livro tá correto? Quando vi o título "imperador das lâminas" eu imaginava um cara que reinava, mas não tinha medo de lutar as batalhas. Mas o imperador mal sabe usar uma faca de cozinha. Talvez "as lâminas do imperador" faria mais sentido, porque aí remeteria aos outros personagens (soldados) que no final do livro estão à serviço do imperador. Enfim...

Patricia 29/01/2016

Surpreendente e empolgante
O prólogo desse livro já começa de maneira bem enigmática. Testemunhamos uma raça de seres imortais e sem sentimentos assassinarem seus próprios filhos por não serem perfeitos. E a imperfeição de seus filhos são sua mortalidade e, é claro, os sentimentos que possuem. Esses seres falhos somos nós, os humanos. Após esse ótimo começo, já avançamos para o futuro, milhares de anos no futuro. E nesse futuro, ou melhor dizendo, presente, as coisas já começam agitadas, pois o imperador acaba de ser assassinado em um ato de traição. E a sua morte acontece em um momento delicado, pois seus dois filhos estão longe da capital, incluindo o herdeiro do trono, e sua filha não pode assumir o trono enquanto o herdeiro não retorna.

Kaden, embora seja o filho mais novo, é o herdeiro do Trono de Pedra Bruta. Para a sorte dele, ou azar, seus irmãos mais velhos não estavam aptos à serem os herdeiros. A irmã por ser uma mulher e o irmão por não possuir a cor dos olhos corretas. Isso mesmo, a cor dos olhos. O fato é que a tradição diz que o trono só pode ser ocupado por homens e com os olhos característicos da linhagem que eles dizem ser presente de uma deusa. Os olhos de Kaden são da cor de chamas. Por sinal, a família de Kaden só está no poder porque há muitos anos atrás um antecedente dele foi agraciado pela deusa da Luz, Intarra, com esses olhos após passar por um teste envolvendo fogo.
Enfim, por ser o herdeiro, Kaden foi enviado quando tinha uns 8 anos para ser treinados pelos monges Shin em Ashk'lan, que fica quase que literalmente no fim do mundo. Os monges dessa ordem são extremamente rigorosos, pois eles são fiéis do Deus do Vazio, o deus mais antigo que existe, e estão constantemente se submetendo a rigorosos exercícios e jejuns em busca do vaniate, o vazio. Um monge pode levar uma vida inteira até conseguir esse feito, pois não é nada fácil atingir o vazio, pois para isso é preciso não sentir qualquer coisa.

Depois de tantos anos sendo treinado e espancando pelos monges, Kaden já está mais do que acostumado as tarefas brutais e a dor, e assim ele vai vivendo a sua rotina enquanto aguarda ser chamado de voltar para Annur, para um dia assumir o trono. Porém a rotina de Kaden é destruída quando uma cabra aparece brutalmente assassinada, até mesmo o cérebro da cabra foi consumido. Não se sabe o que poderia ter feito isso, pois naquele região nenhum predador seria tão violento. Então os monges e Kaden ficam completamente perdido sobre o que poderia estar acontecendo. E tudo piora porque essa cabra foi apenas a primeira.
E para Kaden mais uma coisa muito importante acontece no dia da morte da primeira cabra. Ele é transferido para outro umial, um monge que atua como mestre dos acólitos. Isso por si só não seria uma grande surpresa, já que a troca é comum. O que surpreende de verdade é a escolha para seu novo umial, pois ele foi transferido para Tan, um monge que nunca teve um acólito antes e que sempre se mantém na dele. Por sinal, ele nem se parece tanto com um monge.

E agora ele está tendo de lidar com um umial que parece até que está tentando matá-lo, de tão violento que ele é, enquanto ensina para ele o vaniate. E ainda tem o animal / criatura misteriosa que está violentamente assassinando as cabras. E além disso tudo, ele começa a suspeitar que o seu umial e monge responsável pelo mosteiro estão escondendo alguma coisa dele. E olha que ele nem imagina que o pai foi assassinado e que agora é o novo imperador, afinal o mosteiro fica no fim do mundo e ainda levará meses até que alguém consiga chegar até ele. Sem dúvidas, ele pode dizer adeus para a rotina.

Já o seu irmão mais velho, Valyn, também não está imune à todos os problemas que estão prestes a explodir em cima dele. Inapto para assumir o trono, por possuir olhos escuros, Valyn foi enviado para treinar com os kettral, os assassinos mais letais do império. Mas eles não são simples assassinos, eles são como soldados de elite, altamente treinados. Valyn em breve irá passar pelo Julgamente de Hull, a prova mortal que determinará se ele se tornará um verdadeiro kettral, e falhar nesse julgamento significa a morte. Então ele já tinha um problema e tanto para se preocupar, mas aparente a situação iria ficar ainda pior. Durante um treinamento de investigação em um navio aparentemente atacado por piratas, Valyn acaba descobrindo algo muito sério. Um dos ocupantes do navio atacado consegue sobreviver por tempo o suficiente para lhe dar um aviso. Ele diz para Valyn que na verdade o navio havia sido enviado pelo imperador para buscá-lo, pois o imperador havia descoberto uma conspiração contra a família imperial e o mesmo temia pela vida dos filhos. E além dessa já terrível revelação, o homem também avisa à Valyn que os kettral poderiam estar envolvidos.

Enquanto Valyn ainda está tentando absorver essas revelações e pensando em quem ele poderia confiar, chega a notícia do assassinato do imperador. Então para Valyn não resta dúvidas que o homem havia dito a verdade e que a sua vida corre perigo. E ele percebe rapidamente que outra vida corre muito mais perigo, a do seu irmão Kaden, agora imperador. Tudo que Valyn quer fazer é montar em um dos pássaros que os kettral usam como transporte e ir até Kaden o mais rápido possível. Porém isso não será possível até ele passar pelo Julgamento. Porém agora, o Julgamento que antes parecia tão perto, parece estar longe demais. E fica cada vez mais claro que alguém realmente quer ele morto, pois estranhos incidentes começam a ocorrer, pondo sua vida em risco. Mas ele precisa não só descobrir quem está tentando matá-lo, como superar essa pessoa, pois a sua vida e a do seu irmão dependem dele.

Enquanto isso em Annur, Adare, filha mais velha do imperador, está tendo de bater de frente os problemas causados pela morte do pai. Com a morte do imperador, Adare se torna ministra das Finanças, ocupando um cargo que sempre foi tradicionalmente ocupados por homens. Como se não bastasse o preconceito que enfrenta, Adare terá de enfrentar o assassino do pai, o sacerdote do templo de Intarra, justamente a deusa adorada pela família imperial. E para ela não está sendo nada fácil sequer olhar para cara do indivíduo. Ela possui um temperamento explosivo, mas se quiser conseguir justiça pelo seu pai e ao mesmo tempo de consolidar no novo cargo e garantir a permanência da sua família no porder, ela precisará domar seu gênio, e mostrar para todos o quão forte ela realmente é.

A essa altura você deve estar se perguntando: tá, mas e os caras imortais do prólogo? Então, eles são importantes para a estória, mas não vou entrar em detalhes para não estragar a graça de vocês, então leiam o livro!

A narrativa desse livro é maravilhosa, como fã de fantasia posso te garantir que o livro é extremamente viciante. O livro tem tudo o que você poderia querer: intrigas políticas, uma ameaça antiga, muitas lutas, assassinos altamente treinados, criaturas assustadoras, uma história antiga rica em detalhes, sabedoria, violência, etc. E tudo isso flui de forma mágica, você vai virando página após página, desesperado para saber o que acontece. E quando chega próximo do fim do livro, aquele sentimento de "preciso saber o que vai acontecer, mas não quero que o livro acabe" nos arrebata completamente.
A estória segue o ponto de vista de Kaden, Valyn e Adare. A maioria dos capítulos são do Kaden e do Valyn, onde a ação está acontecendo nesse livro. Já os capítulos da Adare, embora poucos, são muito importantes, principalmente, imagino, para o que está por vir nos próximos livros.

Quando li a sinopse pela primeira vez, eu sabia que ia gostar do livro. Mas mesmo assim eu não imaginava que iria amar tanto essa estória. Estou complemente empolgada com essa nova trilogia e não vejo a hora de ler os próximos livros, pois como já devem imaginar, o final me deixou desesperada. A edição do livro está perfeita e a capa é maravilhosa, nela existe uma representação dos 3 irmãos que ficou linda demais. Obviamente, dei 5 estrelas para o livro, o favoritei e já virei fã da série e do autor.

O ano mal começou, mas sem sombra de dúvidas esse livro será um dos melhores livros do ano para mim. Leitura obrigatória, principalmente se você for fã de fantasias!

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-imperador-das-laminas-de.html

kauzzara 30/07/2020

O livro não era o que eu esperava me surpreendeu e adorei isso, conta a história de três irmãos filhos do imperador e estão cada um em um lugar diferente do império, Kaden que mora com monges praticamente fora do império e ele é o herdeiro, Valyn que aprende a lutar com uma ordem de assassinos e a Adere que tá na capital tentando lidar com traidores e religiosos. Pra mim as partes mais interessantes foram as do Valyn porque sempre tem alguém tentando matar ele enquanto ele tenta sair vivo do teste final pra se tornar um kettral ao mesmo tempo que procura o traidor que está entre eles, as partes do Kaden também são bem legais começam a aparecer pessoas e criaturas que você não sabe o que tá acontecendo e em quem pode confiar, nas partes da Adare o que senti foi mais raiva com ela tentando matar o traidor mas não dando certo. Mas essas partes que você não gosta tanto faz com que você fique ainda mais ansiosa pra saber o que vai acontecer no próximo capítulo, então vai lendo um capítulo então passa pro próximo até que quando vê o livro já terminou.

Alexandre.Medeiros 24/08/2021

Fantasia de Qualidade
Pode parecer um pouco enrolado no início, pois o livro trás muitos nomes diferentes. Tanto nomes dos personagens, quanto dos deuses e cidades. Mas conforme as páginas vão passando, a leitura começa a fluir. Conhecemos os filhos do imperador assassinado, Adere (ministra das finanças) que permanece no império, Valyn um cadete soldado Ketral prestes a se formar e Kaden o sucessor do imperio, sendo treinado por monges nas montanhas geladas (no final do livro descobrimos o pq de ele ter sido treinado por monges). Cada um em um lugar diferente, com seus problemas e tentando encontrar o verdadeiro traidor. No livro, encontramos magias, diferentes raças humanas e as grandes aves Ketral. Um baita livro com fantasia de qualidade. Recomendo.

Yve 25/02/2021

Asas e espadas te levarão ao campo de batalha!
Me sinto estúpida por ter levado tanto tempo para terminar. Estou no processo de ler esse livro HÁ MESES, finalmente criei vergonha na cara e terminei, ele é incrível, de verdade, muitas coisas ainda não foram explicadas, mas o livro é mais uma introdução, ele aborda uma época diferente, costumes e deuses diferentes, mas, ele é incrível, de verdade. Resumidamente, existe essa conspiração contra o imperador e o livro segue contando a história do ponto de vista dos três filhos do imperador, que estão em locais diferentes, com diferentes inimigos e ambições. A história realmente te prende e te emociona, é possível acompanhar o desenvolvimento dos irmãos e suas evoluções conforme a investigação segue em frente. Tem umas cenas chatinhas, MAS VALE MUITO A PENA, LEIAM !!!!

Fabrício Araújo 14/06/2022

Comecei o livro por amar essas questões de tramas políticas e brigas por poder. A história é muito boa, só acho que o autor enrolou muito para desenvolver alguns eventos, mas é maravilhoso acompanhar tudo e vou seguir lendo

yagoo 28/12/2023

Prometeu nada, porém entregou tudo e mais um pouco!
Mano surreal como esse livro me conquistou de um jeito, que não imaginei, eu não esperava que seria tão envolvente, os personagens, o desenrolar dos acontecimentos, e o desenrolar dos próprios personagens, tudo em geral é muito bom e muito bem feito, super recomendo a qualquer pessoa este livro, sem sombra de dúvidas é claro...

Mas enfim, o livro conta a história de um império super poderoso, que controla dois continentes, o imperador e sua família, são descendentes de uma deusa (Intarra), mas conhecida como deusa do sol ou da luz, porém depois de alguns acontecimentos, o imperador acaba sendo assassinado, porém muitos antes dele ser assassinado e já prevendo isso, ele manda seus dois filhos (kaden o mais velho e Valyn o mais novo), para regiões distante afim de preparar eles para o futuro, e sua filha do meio, Dea ele decide deixar ela no palacio juntamente com ele afim de ensinar tudo sobre politica para ela, Kaden é mandado para um mosteiro cheio de monge, onde ele acaba sendo treinado para se tornar um monge, e Valyn é mandado para uma região onde existe o maior e mais poderos grupo militar, um grupo conhecido como Kettral, e por fim ele acaba sendo treinado para se tornar um kettral... Com a morte do imperador, os 3 irmãos que se encontram distantes uns dos outros, percebem que existe um golpe de estado sendo montado, e não somente para acabar com o imperador, mas sim para acabar com toda a sua família, e é nesse momento que eles terão que fazer de tudo para impedir isso, e para salvar uns aos outros, já que todos eles correm perigo...

Na boa parece que o livro vai ser só isso, 3 irmãos tentado impedir um golpe.de estado, mas é muito mais profundo, tem magia, tem seres do passado que tentam voltar a vida, tem deuses, tem muita coisa, que prefiro não falar para não dar spoiler, porém é muito bom o livro, não vejo a hora de começar o livro 2, e é isso que vou fazer agora kkkkk

DeiaMolder 31/07/2020

Leitura concluída.
O Imperador das lâminas - As crônicas do trono de pedra bruta, volume I.
Fantasia, ah fantasia como ti quero bem.
Sim, mais uma fantasia no meu currículo.
Vamos aos fatos...

"O medo é cegueira....a calma, a visão".

Esse é um dos tantos aforismos que compõem essa narrativa.

Com assassinatos, conspirações, lutas sangrentas, guerreiros altamente treinados, segredos mitológicos ocultos, criaturas estranhas, feiticeiros poderosos todos esses ingredientes de qualidade nos levam a uma excelente trama.
Três irmãos precisam encontrarem-se para unirem forças e resgatarem o Império daqueles que os traíram.
Dessa forma três estórias evoluem para um mesmo fim.
O autor me deixou "zen" e sem fôlego ao mesmo tempo.

"Viva o agora.... O futuro é um sonho."

Excelente leitura.

@APassional 21/03/2016

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Sensacional é o mínimo que podemos dizer dessa obra, cenas brutais, intrigas mordazes, romance, ação, aventura, magia, companheirismo, mistério, suspense, cenários exuberantes, mitologias arcaicas, feiticeiros, seres fantásticos... uma fantasia épica de tirar o sono, não dá para desgrudar os olhos da escrita mágica de Staveley.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2016/02/resenha-o-imperador-das-laminas.html

Anderson Tiago 13/06/2016

Um bom começo...
The Emperor’s Blade é mais um dos grandes títulos dessa nova onda de excelentes livros de fantasia épica publicados nos últimos anos que devem chegar ao Brasil em breve. O livro, escrito pelo autor norte-americano Brian Staveley, é o primeiro volume da trilogia Chronicle of Unhewn Throne, e teve seus direitos de publicação no Brasil adquiridos pela Novo Século Editora.

Logo no começo da história descobrimos que o Imperador de Annur, a maior nação do mundo criado por Staveley, foi assassinado através de uma grande traição. A morte do Imperador deixa todo o Império em crise. Rumores de uma grande conspiração são ouvidos, mas a identidade do assassino não parece ser um grande mistério. O herdeiro do trono se encontra a meio mundo de distância e a Igreja de Intarra, a deusa do Fogo, reúne seus exércitos esperando uma provável oportunidade de tomar o poder.

Mais segredos se escondem por trás da morte do Imperador do que se imagina, principalmente quando descobrimos que as lendas de uma raça de seres imortais destruída pela humanidade em um passado muito distante podem não ser apenas lendas.

É nesse cenário que a trama segue através do ponto de vista dos três filhos do Imperador. Adare é a mais velha, porém por ser mulher não pode ascender ao trono. Ela foi indicada pelo pai ao cargo de Ministra das Finanças antes da morte dele. Adare é a única dos três que se encontra na capital de Annur no momento da morte do pai , portanto é através dela que vemos a tensão política no centro do governo Annuriano. Infelizmente, os capítulos de Adare são poucos nesse livro. Espero ver mais dela no próximo livro já que ela parece ser bem mais esperta e preparada do que seus irmãos.

O herdeiro do trono é Kaden, o primeiro filho homem do rei que possui, assim como Adare, os olhos faiscantes que justificam o seu lugar como integrante da família escolhida pela deusa para governar. Como já foi dito antes, Kaden está a meio mundo de distância da capital do Império, sendo educado no mosteiro de Ashk’lan, lar dos monges Shin, devotos do Deus Vazio. Lá o garoto aprende conceitos como paciência, humildade, a suportar a dor e esvaziar a sua mente através de trabalhos compulsórios e castigos físicos. Alheio a morte de seu pai, Kaden tem que lidar com a ameaça de uma misteriosa criatura que está devorando os rebanhos do mosteiro sem deixar vestígios.

Valyn é o mais velho entre os homens, embora haja uma certa confusão sobre a idade dos dois irmãos, segundo o próprio autor. O motivo de Valyn não ser o herdeiro é o fato de ele não ter os olhos que caracterizam a figura do Imperador. Ao mesmo tempo que Kaden foi enviado para Ashk’lan, Valyn foi mandado para as Ilhas Qirin para ser treinado com um Kettral, uma unidade de infiltração de assassinos de elite. Os Kettral formam equipes chamadas Wings e voam para missões à bordo de estruturas carregadas por pássaros gigantes. O treinamento é duro e mortes acontecem frequentemente. No entanto, tudo fica ainda pior quando Valyn descobre que alguém entre seus colegas ou instrutores deseja matar o filho do Imperador.

The Emperor’s Blade segue o padrão entre os livros de fantasia mais atuais, fazendo do primeiro livro da série uma grande introdução com uma narrativa mais cadenciada. Se você gosta desse tipo de desenvolvimento mais gradual com foco maior no desenvolvimento do personagens, esse livro é para você. O único ponto negativo é que a trama de Valyn é tão superior a de seu irmão que você até desanima um pouco quando vira a página e vê que o próximo capítulo é de Kaden.

site: http://intocados.com/

Juniorlima 17/12/2016

O imperador das lâminas é excelente!
Realeza. Conspiração. Política. Assassinato. Militarismo. Aves gigantes. Monges. A narrativa segue a história de 3 irmãos. Cada qual tendo que lidar com problemas e tentativas de assassinato. O final é tudo aquilo que se espera de um livro de fantasia. Os ganchos para o segundo livro são incríveis e a ansiedade só aumenta.

Fernanda Bard Chagas 31/12/2022

Um Império no limiar de uma conspiração
Em O imperador das lâminas vamos conhecer a história de três irmãos que são filhos do Imperador Annuriano, morto em uma conspiração.
Kaden é o sucessor do Trono de Pedra Bruta, mas ele está isolado em um monastério Shin, onde as lições dos monges são mais doloridas e rígidas possíveis.
Valyn também está isolado em uma ilha, há oito anos ele treina para ser um kettral e passar pelo julgamento de Hull...ele aprende a ser um assassino nas sombras.
E por fim, tem Adare, que é ministra das finanças de seu pai e precisa fazer o seu lugar em meio a tantos ministros mais velhos que a desfavorecem por ser uma mulher, ela também se encontra encurralada quando o seu pai é morto e precisa achar um jeito de encontrar os assassinos e conspiradores.
No primeiro livro, vemos mais o desenvolvimento do treinamento de Kaden e do de Valyn... Sinceramente o Valyn é a parte mais empolgante do livro, mas também sem desmerecer os capítulos do Kaden. Praticamente desde o inicio o Valyn já sabia que havia uma conspiração, então ele sempre esteve a procura de quem deveria desconfiar e confiar ao seu redor.
O universo do livro nesse primeiro volume é mais simples, mas promete muita ação e desgraça para os próximos dois volumes. Estou louca para saber mais sobre os Csestriim, que parecem estar no cerne da conspiração, mas são uma raça aparentemente extinta nesse mundo.

Nattacha.Iank 23/09/2019

Surpreende.
Li com as expectativas realmente baixas e tive uma excelente surpresa. A narrativa promete uma viagem para dentro de si mesmo, autodescoberta e sabedoria, tudo em meio à traições e batalhas. Personagens cativantes que nos fazem questionar suas reais intenções durante toda a narrativa.
Não poderia ter tido melhor surpresa, com frases marcantes ao longo de cada capítulo e com um final instigante, é uma ótima leitura do começo ao fim.
Gabriel 31/10/2019minha estante
Boa resenha, agora, diferente de vc vou ler com a expectativa alta...rs
Uma pergunta, o livro aborda muito temas sobrenaturais ou é mais próximo ao realismo?
Tem magos, bruxas e coisas assim?
Obrigado.