Como a Natureza Mudou a História

Como a Natureza Mudou a História Erik Durschmied

Resenhas - Como a Natureza Mudou a História

Peterson Boll 24/11/2022

Quando vi, achei que era uma daqueles livros de banca de jornal, onde o autor obteve a sua pesquisa do Google e colocando de qualquer forma. Que grata surpresa! O autor foi correspondente de guerra, esteve no meio da ação no Vietnã, e entende é claro, muito desse assunto. A primeira leitura, sobre as legiões perdidas de Varo, a campanha napoleônica na Rússia, idem o mesmíssimo fracasso da Wehrmacht e por fim, a Ofensiva das Ardenas, são os pontos altos.

Makoto 08/01/2017

Natureza e história...
Neste livro, o autor cita uma série de passagens históricas onde a natureza desempenhou um papel decisivo para uma mudança dos rumos dos acontecimentos. Em sua maioria, os exemplos são casos de guerra, mas não deixa de ser interessante como esses eventos aleatórios, em sua maioria climáticos, puderam ter tanta influência sobre tantas vidas humanas. Fica aí a ideia para os historiadores de plantão seguirem o exemplo e tentarem escrever outros livros, onde a natureza tenha influenciado no andamento da história, não só nas guerras, mas em outros tipos de situações também.